O Bezerro de Ouro na Bíblia: Significado, Explicação e Esboço de Pregação
O "bezerro" era um símbolo pagão comum de fertilidade. O povo, sem dúvida, conhecia muito bem Ápis, o touro sagrado do Egito. Sua adoração era acompanhada de atividades sexuais promíscuas, o significado de "brincadeira" em Êxodo 32:6 , 25.
Moisés demorou a descer do monte, cerca de 40 dias, então o povo pediu a Arão que construísses deuses para adoração, assim o Sacerdote confeccionou o Bezerro de Ouro
1. O Bezerro de Ouro é fruto da Falta de Paciência e Liderança de Arão
- ¹ Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se o povo de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. Êxodo 32:1
Quando o povo viu que Moisés tardava em descer do monte , aprendemos em Êx 24: 18+ que "Moisés entrou no meio da nuvem enquanto subia ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites".
Aparentemente, nem Arão, nem mesmo Moisés, tinham ideia de quanto tempo duraria seu encontro com Jeová.
A demora de Moisés é um pouco enganosa, pois Moisés não decidiu atrasar voluntariamente, mas o Deus soberano do universo ordenou que ele ficasse 40 dias e 40 noites. O povo percebeu a " atrasada " de Moisés, o que levou ao desvio, à ilusão e ao engano de Israel!
Também notável é o verbo hebraico ( bosh ), que significa (vergonha) principalmente neste contexto, "causou decepção" porque ele ainda não havia retornado.
O povo se reuniu em torno de Arão. O povo se uniu contra Arão ” . Não há nada como uma multidão para influenciar um líder fraco, e Aaron provou ser muito fraco, o que o tornou um “agradador de multidões” e um criador de ídolos.
A impaciência está na raiz deste pecado de Israel. Eles não podem esperar. Para onde foi Moisés? Eles precisam ter deuses visíveis... querem um deus "com rosto", como todos os outros.
É como se a ignorância deles sobre o tempo de Moisés retornar da presença de Deus lhes desse "carta branca" para entrar no negócio de criar "deuses". É como dizer: "Já que não sabemos, temos um bom plano alternativo". Provérbios 6:18 diz: "Um coração (metonímia para "vontade") que maquina planos perversos (cf. Gn 6:5 ),
Mas então, depois de todas essas demonstrações da glória e do poder de Deus, enquanto Moisés estava no monte, encontrando-se com Deus, Arão rapidamente cedeu ao pedido do povo e moldou o bezerro de ouro para Israel adorar
2. O Bezerro de Ouro é fruto da cegueira espiritual (outros deuses)
E disse-lhe: " Vem, faze- nos um deus que vá adiante de nós ." - O impulso inicial para fazer um ídolo não veio de Arão, mas do povo.
Eles se acostumaram, enquanto estavam no Egito, a ver representações visíveis de divindades, e aprendemos, por Josué, que eles próprios as adoravam habitualmente. 24:14-16
O salmista, no entanto, nos diz que aqueles que depositam sua confiança nesse comportamento se tornarão, essencialmente, espiritualmente inúteis ( Salmo 115:8 ). Precisamos depositar nossa confiança no Senhor "que nos guardará de todo mal" ( Salmo 121:7 ) e que prometeu suprir todas as nossas necessidades quando confiamos nele.
3. O Bezerro de Ouro é Fruto da Idolatria
- ² E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Êxodo 32:2
Arrancai as argolas de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei - as a mim . Rasgar significa remover as argolas (cf. Gn 35:4 , Jz 8:24 + = Gideão fez um éfode). Este é provavelmente o ouro adquirido dos egípcios (ver Êx 12:35 , 36 + ).
Então todo o povo arrancou os brincos de ouro que estavam em suas orelhas e os trouxe a Arão
A maioria foi unânime e prontamente renunciou aos seus ornamentos; ensinando-nos assim que o impulso de uma superstição louca e tola às vezes é suficientemente poderoso para anular os princípios do orgulho e da avareza, e que as acusações de idolatria são enfrentadas com mais alegria do que as despesas da verdadeira religião.
- ⁴ E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Estes são teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. Êxodo 32:4
Ele tomou isso das mãos deles e o moldou com uma ferramenta de entalhe - Ele tomou na Septuaginta é dechomai (na voz média = receber para si mesmo), que normalmente significa tomar algo com uma atitude favorável! O que ele recebeu? O ouro. Isso sugere que o próprio Arão foi o "criador" desse "deus".
E fez dele um bezerro de fundição; e disseram: "Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito." - A palavra hebraica fundido ( massēkâ ) é uma palavra hebraica para "ídolo (fundido)" ( Êx 34:17 ; Lv 19:4 ; Dt 9:12 , 16 ; 27:15 ; Jz 17:3 , 4 ; 18:14 ; 2 Rs 17:16 ; Os 13:2 ; etc.). Esta é uma violação direta do segundo mandamento "Não farás para ti imagem de ídolo, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." ( Êx 20:4 ) A declaração te tirou da terra do Egito mostra a ilusão da idolatria, pois este ídolo não existia no dia anterior.
E aqui vemos Arão, o artesão, moldando um deus falso, e então se transformando em Arão, o artesão de altares, levando o povo à adoração falsa! E mais tarde, quando confrontado por Moisés, ele acrescenta autoengano e mentira (coloquei ouro e este bezerro saiu)! Então, em pouco tempo, Arão quebrou os Mandamentos 1, 2 e 9 ( Êx 20:3-6 , 16+ e provavelmente o 3, tomando o nome do SENHOR em vão [ Êx 20:7+ ] ao equiparar o deus falso a Jeová - Êx 32:4 "este é o seu deus...").
4. O Bezerro de Ouro e o Sincretismo Religioso
Amanhã será uma festa ao SENHOR - Observe que a festa não é em honra ao ídolo, mas a Jeová, ao SENHOR . Isso apoiaria a premissa de que o ídolo-bezerro pretendia ser uma representação de Jeová (cf. Dt 4:12-22 , 23 , 24 ), ou seja, sincretismo .
A palavra é חַג ( chag/khag ), a festa do peregrino. Esta foi a palavra usada por Moisés para sua peregrinação ao deserto. Arão parece estar tentando fazer o que Moisés pretendia que fizessem: fazer uma festa para Javé no Sinai, mas seus esforços não competirão com o ídolo.
E Arão fez uma proclamação, e disse: Amanhã é festa ao Senhor. Heb. הג ליהוה hag laihovah, festa para, por, ou de Jeová. Ao construir um altar e proclamar esta festa ao Deus verdadeiro, Arão parece que ele ainda se propôs a conduzir os pensamentos do povo através do meio exterior e fixá-los no próprio Jeová, o único objeto adequado de adoração. Mas tal mistura de adoração divina e idólatra ( SINCRETISMO ) nunca deixa de enganar a massa dos homens, e embora os sacerdotes de uma religião corrupta, imitando Arão, possam alegar que o uso de pinturas, imagens e sacrifícios se destina meramente a ajudar, por meios sensatos, à adoração espiritual, ainda assim não pode haver dúvida de que seus efeitos práticos são sempre os mesmos daqueles aqui registrados, e que ele está sujeito à mesma condenação.
No dia seguinte, levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se para comer e beber . Observe a frase " eles se levantaram cedo" , etc., indicando seu zelo em adorar o ídolo.
E levantou-se para brincar - O significado desta frase não é totalmente claro, pois por um lado poderia descrever uma celebração em geral, mas por outro lado poderia ter conotações sexuais. O mesmo verbo brincar é traduzido como " acariciar " (Isaque acariciando sua esposa) em Gênesis 26:8 e é traduzido na Septuaginta com o mesmo verbo paizo usado para traduzir brincar em Êxodo 32:6 .
5. O Bezerro de Ouro é destruído por Moisés
Então o SENHOR disse a Moisés: " Desça imediatamente, por causa do seu povo
Ter corrompido (corrompido) ( shachath ) significa decair, ir à ruína, corromper, destruir (Sodoma e Gomorra = Gn 13:10 , Gn 18:28 , 31-32 ), devastar (o Egito de enxames de moscas - Êx 8:24 ). Shachath é usado para os israelitas que adoravam o bezerro de ouro ( Êx 32:7 ; Dt 9:12 ; 32:5 , Os 9:9 ).
Assim que Moisés se aproximou do acampamento, viu o bezerro e a dança. Se Moisés viu o povo, certamente eles o viram. É interessante que a última vez que vimos Israel cantando e dançando foi depois da libertação do Mar Vermelho por Jeová (leia Êx 15:20 , 21 ), mas agora eles celebram da mesma forma, mas em honra a um bezerro de ouro como seu deus! Uma apostasia incrível!
E a ira de Moisés se acendeu - Literalmente "e a ira de Moisés se acendeu". Embora Moisés tivesse sido informado da rebelião, quando a testemunhou, ficou muito irado. Uma coisa é ouvir falar de alguém próximo pecando, mas outra coisa é ser pego em flagrante.
E lançou as tábuas das suas mãos e as quebrou ao pé do monte . Como a ira costuma fazer, ela provocou ação, neste caso a destruição do decálogo em pedra. É muito provável que a quebra das tábuas da aliança simbolizasse a quebra da aliança por Israel ( Êx 24:3 ).
Ele pegou o bezerro que eles tinham feito, queimou-o no fogo, moeu-o até virar pó e espalhou-o sobre a superfície da água, dando-a aos filhos de Israel para beber. Observe que Moisés chamou o bezerro de " seu pecado " em Dt 9:21
Observe que ninguém tentou impedir Moisés de destruir o "deus"! Moisés desceu do Monte Sinai com a autoridade de um homem que estivera com Deus por 40 dias, e Israel não tentou negá-la. Ao queimar e moer o bezerro, espalhar as cinzas na água e fazer o povo bebê-la, havia um forte simbolismo que demonstrava o repúdio de Moisés à idolatria de Israel.
Então Moisés disse a Arão: "O que este povo te fez, para que trouxesses sobre eles tão grande pecado?" - Lembre-se de que Moisés havia deixado Arão (e Hur) no comando e agora responsabiliza Arão, dizendo que ele trouxe tão grande pecado sobre Israel.
Moisés disse ao povo: "Vocês mesmos cometeram um grande pecado - A leitura literal é mais enfática: "vocês cometeram um grande pecado ". O pronome " vocês " aqui é a segunda pessoa do plural, o que serve para arrastar para essa acusação toda a nação de Israel!
Veja também
- A Transfiguração de Jesus: Significado e Aplicação Mateus 17:1-9
- Estudo Bíblico sobre a Torre de Babel Gênesis 11:1-9
- Estudo Bíblico sobre Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (Ap. 6:2-8)
Esboço de Sermão sobre o Bezerro de Ouro
Leitura das Escrituras: Êxodo 32:1-4
Introdução:
1. O AT foi escrito para nosso aprendizado - Rm 15:4; 1Co 10:11
2. Há muitas lições a serem aprendidas com o bezerro de ouro.
3. Do exemplo de Israel aprendemos o valor de…
I. PACIÊNCIA - Êx. 32:1-6
A. ESPERANDO MOISÉS
1. O povo desistiu cedo demais. Não sabiam o que havia acontecido com ele.
2. Eles rapidamente se afastaram de Deus e passaram a adorar ídolos.
3. Eles rapidamente se esqueceram da presença do Senhor - Êx 20:18-21
B. HOJE: ESPERANDO POR CRISTO - 2Pe 3:1-ss
1. As pessoas questionam a vinda de Cristo -vs. 4
2. As pessoas estavam se afastando rapidamente nos dias de Paulo - Gálatas 1:6
II. LIDERANÇA
A. O ERRO DE ARÂO
1. Ele cedeu à vontade do povo -vs. 2-6
2. Ele não lhes fez nenhum favor -vs. 21-25
B. APELO PARA HOJE
1. Os anciãos devem ser vigilantes - At 20:28-31
2. Os pregadores devem proclamar a verdade - 2Tm 4:1-5
III. INTERCESSÃO
A. MOISÉS INTERCEDE PELO POVO - Deuteronômio 9:13-20
1. Deus teria destruído a nação
2. Ele teria destruído Arão
B. JESUS É NOSSO INTERCESSOR HOJE
1. Todos nós pecamos e carecemos da glória de Deus - Rm 3:23; 1Jo 1:8-10
2. Jesus é nosso:
a. Advogado -1Jo 2:2
b. Sumo Sacerdote - Hb 4:15
c. Mediador -1Ti 2:5
Conclusão:
1. Nós nos esforçamos para viver vidas puras e santas diante de Deus.
2. Mantemos nossas mentes focadas no retorno de Cristo.