Estudo Bíblico sobre Efésios 1:3 Bênçãos Espirituais
- ³ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Efésios 1:3
O versículo 3 nos fala sobre as bênçãos que desfrutamos como filhos de Deus.
Este versículo nos apresenta essa riqueza e nos mostra por que nosso Deus soberano é digno de ser louvado.
I. A Fonte destas Bênçãos –
A fonte das nossas bênçãos é identificada como " Deus ". Paulo diz: " Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo ".
Abençoado (Bendito) ( eulogetos deeu= bom +logos= palavra - "elogio" em português = um discurso ou escrito que elogia alguém altamente) é o adjetivo que descreve Aquele que é digno de louvor e, no Novo Testamento, é corretamente usado apenas para Deus e Cristo Jesus. Raramente eulogetos é realmente usado como um nome para Deus — "o Abençoado" (Marcos 14:61).
A palavra " abençoado " traduz uma palavra que significa " falar bem de ". É daí que vem a palavra " elogio ". Se você já ouviu um elogio em um funeral, provavelmente ouviu uma ocasião em que alguém tentou falar bem de outra pessoa.
Paulo está dizendo: “ Deus é bom !” Quão verdadeiro isso é! Ele é um Deus bom. Em Gênesis 14:20 , Melquisedeque diz: “ E bendito seja o Deus Altíssimo… ”. Em Apocalipse 5:13 diz: “ E ouvi toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que há no mar, e todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra , e glória, e poder para todo o sempre .” Assim, do Gênesis ao Apocalipse, Deus é chamado de “ bendito ”.
Gostamos de dizer que Deus é bom quando as coisas estão indo do nosso jeito. Deixe-me apenas lembrá-lo de que Ele ainda é o mesmo Senhor quando as coisas parecem estar contra você, como Ele é quando você está desfrutando do melhor que a vida pode oferecer.
Deus não é apenas o " abençoado ", Paulo também nos diz que ele é o " abençoador ". Ele diz: " Que abençoou ". Todas as bênçãos que desfrutamos nesta vida vêm a nós da mão de Deus acima, Tiago 1:17 . Mesmo quando pensamos que as coisas estão ruins, Deus tem uma maneira de transformá-las para o nosso bem, Romanos 8:28 . Deus é bom e Ele demonstra essa bondade aos Seus filhos sendo bom para eles. Ele é abençoado, e Ele é o abençoador !
Quando Paulo diz " bendito seja Deus ", ele está louvando a Deus pelas bênçãos que Ele concede aos Seus filhos. Isso nos lembra que nosso Deus é digno de louvor o tempo todo!
A maioria das coisas que fazemos em nossa fé, fazemos porque nos foi ordenado. Participamos do culto, damos o dízimo, testemunhamos, oramos, tudo como atos de obediência. Quando dedicamos tempo para abrir a boca e louvar ao Senhor, estamos dando a Ele uma oferta de amor.
Poucas coisas podem ser oferecidas ao Senhor para louvá-Lo por Sua bondade em nossas vidas, mas todos podemos louvá-Lo por Suas bênçãos e Sua graça em nossas vidas. Nossas palavras são sacrifícios que agradam ao Senhor, Hb 13:15 ; Os 14:2 .
No Antigo Testamento, havia o que era conhecido como " oferta voluntária ". Esta era uma oferta dada ao Senhor por alguém simplesmente porque O amava. Eles traziam seu sacrifício ao Senhor e o ofereciam voluntariamente porque eram movidos por um amor avassalador pelo Deus de sua salvação. Esse mesmo tipo de oferta ainda é válido hoje! É uma oferta que Ele aceitará. Sl 119:108 : " Aceita, peço-te, as ofertas voluntárias da minha boca, ó SENHOR, e ensina-me os teus juízos. "
II. O Assunto destas Bênçãos –
Paulo diz que Deus “ nos abençoou ”. O “ nós ” a que Paulo se refere são os “ santos ” e “ os fiéis ” que ele mencionou no versículo 1. Os destinatários das bênçãos de Deus são aqueles que Ele salvou por Sua graça.
Nossas bênçãos para Ele são as palavras que dizemos. Suas bênçãos para nós são as ações que Ele realiza em nossas vidas. Quando Paulo diz que Deus " nos abençoou ", é a mesma palavra que é usada para Ele. Em outras palavras, Deus tem bons pensamentos para com o Seu povo, Jr 29:11 . O tempo verbal aqui sugere que Deus está sempre pensando coisas boas para com os Seus filhos. Esses bons pensamentos se traduzem em boas ações na sua vida e na minha.
A palavra bênção em Efésios 1:3 é uma tradução da palavra grega eulogia e significa "falar bem de". Como Deus é quem age neste versículo, podemos dizer que Deus falou coisas boas a nosso respeito , ou pronunciou coisas boas para o nosso benefício.
As coisas boas que Deus decretou para nós provavelmente estão além da nossa capacidade de enumerar, mas podemos delinear algumas observando os versículos que seguem a declaração ( Efésios 1:4-13 ).
III. O Alcance Destas Bênçãos –
“ TODAS as bênçãos espirituais ” – A palavra “ todas ” significa “ total, inteiro, de todo tipo ”. Em outras palavras, Deus nos abençoou com “ todas as bênçãos espirituais ”. Recebemos tudo o que Deus tem a oferecer. Quando chegamos à fé em Jesus, Deus abriu os tesouros do Céu e nos autorizou a receber recursos espirituais ilimitados.
As bênçãos espirituais sobre as quais Paulo escreveu nestes 12 versículos incluem:
- ser escolhido antes da fundação do mundo (v.4),
- predestinado para a adoção de filhos (v.5),
- aceito no Amado (v.6),
- redimido e ter todos os nossos pecados perdoados (v.7),
- iniciado no Mistério Divino (vv.8-10), obter uma herança (v.11)
- e ser selado com o Espírito Santo (vv.13,14).
IV. A Natureza dessas Bênçãos –
Paulo nos diz que fomos abençoados com “ todas as bênçãos espirituais ”. A palavra “ espiritual ” traduz a palavra grega “ pneumatikos ”.
Espiritual ( 4152 ) ( pneumatikos de pneuma = espírito) refere-se àquilo que pertence ao mundo sobrenatural, em contraste com o que pertence ao mundo natural.
Em outras palavras, embora a " bênção " possa incluir uma grande conta corrente e poupança (etc.), o foco principal é a inesgotável conta bancária espiritual, prontamente disponível a todo crente e à espera de ser sacada. Muitos santos "ricos", que são providos de todas as bênçãos espirituais, vivem como indigentes espirituais. "
No Novo Testamento, pneumatikos (espiritual) é sempre usado em relação à obra do Espírito Santo."
No Novo Testamento, essa palavra é sempre usada para se referir à palavra do Espírito Santo. Portanto, este versículo está dizendo que Deus nos deu tudo o que o Espírito de Deus pode nos entregar. Tudo o que poderíamos precisar ou desejar nos foi dispensado pela obra do Espírito de Deus em nossas vidas. Somos ricos em recursos espirituais e nem percebemos!
2 Pedro 1:3 diz: “ Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua própria glória e virtude. ” Em Filipenses 1:19 , Paulo chama o que possuímos em Cristo de “ o suprimento do Espírito de Jesus Cristo. ” Somos ricos em todas as bênçãos espirituais!
Infelizmente, nem sempre nos apropriamos do que temos em Jesus. Na verdade, passamos muito tempo pedindo coisas que Ele já nos deu.
Oramos por amor, quando Deus diz que Seu amor está “ derramado em nossos corações ”, Romanos 5:5
Oramos por paz, quando Jesus já disse: “ Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá . Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize ” , João 14:27 .
Oramos por alegria, quando a Bíblia nos diz claramente que temos “ alegria indizível e cheia de glória ” , 1 Pedro 1:8. Gálatas 5:22 nos diz que essas coisas são o “ fruto do Espírito ” em nossas vidas. Quando Ele está em nós, Ele produzirá essas coisas à medida que permanecermos em Cristo.
Isso não é tudo. Oramos por força para fazer as coisas que Deus nos chamou para fazer, quando Ele já nos disse que podemos " fazer todas as coisas em Cristo que nos fortalece ", Filipenses 4:13 . Preocupamo-nos com as nossas necessidades quando o Senhor já prometeu atendê-las. Ele disse que "supriria todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória, em Cristo Jesus " , Filipenses 4:19 . Buscamos a Sua presença quando Ele disse: " De maneira nenhuma te deixarei, nem te desampararei", Hebreus 13:5 .
Achamos que precisamos de muitas coisas que não temos. Na verdade, possuímos grandes riquezas que nunca exploramos. Que o Senhor nos ajude a simplesmente confiar em Sua Palavra e a nos apegar às bênçãos espirituais que já possuímos em Jesus.
Nossos recursos materiais são limitados. Independentemente de quanto você tenha materialmente, você não possui tudo. Cada um de nós pode chegar ao fim de seus recursos financeiros e materiais um dia.
Nestes tempos financeiros difíceis, quando os fundos são limitados, precisamos usar o que temos com sabedoria. Se não o fizermos, ele desaparecerá rapidamente.
Em Jesus Cristo, os santos de Deus têm mais do que poderíamos gastar em mil vidas! Não precisamos ser frugais com Suas bênçãos, mas devemos gastar tudo o que pudermos enquanto estivermos aqui para Sua glória!
V. O Depósito destas Bênçãos –
Paulo diz que nossas bênçãos estão localizadas “ nos lugares celestiais ”. Algumas pessoas pensam que isso significa que o que temos está no Céu. Na verdade, significa que nossas bênçãos estão no reino sobrenatural. Lembre-se: nossas bênçãos são “ bênçãos espirituais ”. Elas são de natureza sobrenatural.
Essas bênçãos estão associadas a algo chamado "regiões celestiais". Paulo usou essa frase cinco vezes em Efésios. As regiões celestiais são o mundo invisível da realidade espiritual. É uma dimensão que não vemos. Deus e todos os seres angélicos, tanto bons quanto maus, operam nessa dimensão invisível
Pense desta forma: quando somos salvos, nos tornamos cidadãos do Céu, Filipenses 3:20 . Vivemos aqui, mas também vivemos lá. Estamos passando por este mundo, mas não pertencemos mais a este mundo. Nossos corações não estão mais aqui. Nossos desejos não estão mais aqui. Nossas ações não são mais as ações deste mundo. Somos literalmente pessoas que vivem em dois mundos ao mesmo tempo.
Vivemos na Terra, mas comungamos com Deus no reino sobrenatural. Somos " estrangeiros e peregrinos " neste mundo, mas ansiamos por aquele. Nossos amigos e familiares estão lá. Nossas mansões estão lá. Nossos tronos estão lá. Nosso Deus e nosso Salvador estão lá.
Portanto, vivemos neste mundo e ansiamos por aquele mundo. É por isso que Paulo pôde dizer: “ Como entristecidos, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo ” (2 Coríntios 6:10 ). E: “ Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos ” ( 2 Coríntios 4:8-9 ).
Paulo compreendeu o que muitas vezes esquecemos. Ele compreendeu que, em Jesus, somos ricos além da conta. Precisamos apenas nos apropriar das coisas que nos foram dadas em Jesus e usá-las para a glória de Deus.
Posso ler a Bíblia e ver o que tenho em Jesus. Posso lê-la e entender tudo o que tenho " nos lugares celestiais ", mas meu problema é conseguir essas coisas aqui, onde preciso delas.
Esta verdade da participação presente do crente " em " Cristo é ampliada em Efésios 2:5-6, onde Paulo usa três verbos que têm a preposição " sol " (representando união íntima) em seu prefixo ( suzoopoieo = " vivificado juntamente com Cristo ", sunegeiro = " ressuscitado com Ele ", sugkathizo = " assentado com Ele nos lugares celestiais em Cristo Jesus"), que descrevem a participação dos crentes com Cristo em Sua ressurreição e exaltação. Esta verdade da união presente do crente com Cristo também é explicada por Paulo no conhecido versículo Gálatas 2:20
VI. O Estado destas Bênçãos –
Por que Deus concedeu bênçãos tão grandes e maravilhosas a pessoas como você e eu? Ele só faz isso porque estamos “ em Cristo ”. Quando alguém chega à fé em Jesus Cristo, é levado a uma união maravilhosa com Jesus. 1 Coríntios 6:17 : “ Mas o que se une ao Senhor é um só espírito com ele. ”
Quando conhecemos Jesus, nos tornamos um com Ele. Como resultado, tudo o que pertence a Ele agora nos pertence. Romanos 8:16-17 diz: “ O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se filhos, então herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. ”
Pense nisso! Estamos " em Cristo ". Isso significa que onde Ele está, nós estamos. Efésios 2:6 diz: " E nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus ". O que Ele faz, nós fazemos, 1 João 2:6 . O que Ele possui, nós possuímos, Romanos 8:17 . Seus privilégios são os nossos privilégios, Efésios 2:18 .
Tudo o que Jesus tem, os santos redimidos de Deus têm. Não temos porque merecemos, mas recebemos essas coisas por causa da Sua obra em nossos corações e vidas. Fomos introduzidos em uma comunhão tão íntima com Jesus que Ele compartilha tudo o que tem conosco. Não merecemos. Não conquistamos. Tudo nos foi dado como um presente gratuito da Sua graça!
Veja também
- Os 9 Sinais no Evangelho de João
- O que Significa o Espinho na Carne de Paulo? Descubra as 7 Principais Teorias.
- A Tenda do Encontro Êxodo 33:7-11
Conclusão :
São muitas informações, mas tudo isso nos lembra o quão verdadeiramente abençoados somos em Jesus.
Se você está em Cristo hoje, possui todas as bênçãos espirituais nEle. Se essa é a sua condição hoje, você deve vir diante dEle e agradecer pelo que Ele lhe deu em Jesus.
Quando você se apresentar diante dEle, também deve pedir-Lhe que o ajude a andar no Espírito para que possa gastar generosamente tudo o que Ele lhe deu em Jesus. Então, você deve se levantar e sair pelo mundo, vivendo a Sua vontade e andando em Seus caminhos.
Se você ainda não está em Cristo, e Ele está chamando você para ir até Ele, você deve obedecer a esse chamado e vir a Jesus Cristo para a salvação. Não posso garantir que você não terá problemas, mas posso garantir que desfrutará de riquezas espirituais indescritíveis.
Referências
https://www.preceptaustin.org/ephesians_13-4