Por Que o Cristão Prega Para os Outros?
Texto: 2 Timóteo 4:1-8
Introdução: O trabalho de algumas pessoas é apenas relatar problemas, mas o nosso trabalho como cristãos é muito mais vital: é alertar, ensinar e informar os outros sobre a verdade de Deus. Nossa missão, dada por Cristo, é pregar a Palavra em benefício daqueles que estão perdidos.
Por que, no entanto, devemos ser tão zelosos e urgentes nessa tarefa? Nós pregamos a Palavra aos perdidos porque:
I. Eles Enfrentarão o Julgamento (2 Timóteo 4:1-2)
A razão mais solene para a nossa pregação é a realidade de que todos os seres humanos, sem exceção, prestarão contas a Deus.
A. Todos Enfrentarão o Julgamento:
1. Tanto os Vivos Quanto os Mortos (vs. 1): O julgamento é universal.
2. Todos Comparecerão no Julgamento (2 Coríntios 5:9-11): A Bíblia nos ensina que devemos nos apresentar perante o tribunal de Cristo, onde cada um receberá a recompensa pelas ações feitas no corpo.
3. O Ateu que se Engana a Si Mesmo (Filipenses 2:9-11): No final, todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor, confirmando Sua soberania, mesmo aqueles que O negaram.
B. Portanto, Pregamos:
1. Conhecemos o "Terror do Senhor" (2 Coríntios 5:11): Por sabermos da seriedade e da justiça do julgamento de Deus, somos impulsionados a persuadir os homens, alertando-os sobre a necessidade de salvação.
2. Pregamos "a Tempo e Fora de Tempo" (2 Timóteo 4:2): A urgência do Julgamento exige que preguemos em todas as circunstâncias, sendo insistentes, reprovando, repreendendo e exortando com toda longanimidade e doutrina.
II. Eles Se Desviarão da Verdade (2 Timóteo 4:3-4)
O mundo tem uma tendência natural de rejeitar a verdade bíblica em favor de mentiras agradáveis que justifiquem seus desejos.
A. Eles Não Suportarão a Verdade:
1. Buscarão Seus Próprios Professores: Chegará o tempo em que as pessoas não suportarão a sã doutrina. Em vez disso, impulsionadas por seus próprios desejos, acumularão professores que lhes dirão exatamente o que querem ouvir, desviando os ouvidos da verdade.
2. O Exemplo de Acabe (2 Crônicas 18:7): O rei Acabe não gostava do profeta Micaías porque Micaías nunca profetizava coisas boas a seu respeito, apenas a verdade. As pessoas que odeiam a verdade hoje são como Acabe.
B. Os Tempos Não Mudaram:
1. Desejo de Fazer o que Parece Certo: A natureza humana caída deseja fazer o que lhe parece certo, não o que Deus diz ser certo. Sem a pregação da Palavra, as pessoas caminham para a perdição, seguindo o próprio coração enganoso.
2. Sem a Verdade, São Escravos do Pecado (João 8:34): Jesus afirmou que quem comete pecado é escravo do pecado. A pregação da Palavra é o único meio pelo qual a verdade pode libertá-los (João 8:32).
III. Eles Sentirão Falta do Céu (2 Timóteo 4:5-8)
A pregação do Evangelho é o caminho de Deus para que as pessoas possam alcançar a recompensa eterna: a coroa da vida no céu.
A. A Resposta de Timóteo:
1. Esteja Atento e Persevere (vs. 5): Paulo exorta Timóteo a ser sóbrio, a suportar o sofrimento e a perseverar.
2. Faça o Trabalho de um Evangelista: O ministério de pregar a Palavra não é apenas para alguns; é a missão principal de cada um de nós para cumprir o nosso ministério.
B. A Coroa da Vida:
1. Paulo Está Pronto Para Partir (vs. 6-7): Paulo podia olhar para trás e dizer com confiança: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé." Sua fidelidade era a garantia de sua recompensa.
2. A Coroa é para Todos os Fiéis (vs. 8): A "coroa da justiça" não estava reservada apenas para Paulo, mas também para todos aqueles que amam e aguardam a vinda de Cristo.
Veja também
- Por que Devemos Compartilhar o Evangelho? 2 Coríntios 4:1-18
- O Crente com Autoeficácia para Evangelizar
- A Missão do Pastor Evangelista Romanos 15: 14-24
Conclusão:
Hoje, continuamos a pregar a Palavra de Deus e a ser zelosos porque:
1. Um Julgamento Certo está Chegando para todos os homens, e eles precisam de um Salvador.
2. As Almas serão Perdidas sem o sangue de Cristo, o único poder purificador.
3. As Almas Perderão o Céu se permanecerem sob a ilusão e o engano do diabo.
O Evangelho é a única esperança. É por isso que pregamos.