Publicidade

É Possível fazer Obras Maiores que Cristo? João 14:12

 Pregação sobre João 14:12 Obras Maiores

  • Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crêem mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12

Jesus apresentou dois fundamentos sólidos para a nossa confiança nEle. Podemos crer em Jesus simplesmente por causa de Sua pessoa e palavras, ou podemos crer nEle por causa das obras que Ele realizou milagrosamente.

Jesus apenas encorajou os discípulos a confiarem, a se apoiarem Nele e a se apegarem a Ele com fé, por causa de quem Ele é, das palavras que proferiu e dos milagres que realizou. Agora, Jesus descreveu o benefício ou bênção que advém àquele que crê.

Publicidade

1. Aquele que crê 

  • Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crêem mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12

Em verdade, em verdade vos digo  : só Jesus começa uma frase como essa e até a duplica 25 vezes, tudo no Evangelho de João. A ideia é verdade, confiável, certa. Esta declaração dá grande ênfase à verdade do que se segue, o que exige atenção cuidadosa.  

Aquele que crê ( pisteuo )  em mim, as obras que eu faço ( poieo ) também  as fará ( poieo

Observe que nesta passagem Jesus claramente vincula crer com fazer. 

O consentimento intelectual aos fatos sobre Jesus não salvará ninguém. Deve haver crença de coração para assegurar a salvação ( Rm 10:9-10 ). Como Tiago diz, crer sem fazer é uma fé morta e não salvadora ( Tg 2:17 + ). No livro de Atos, os apóstolos de fato fizeram muitas das obras que Jesus fez, até mesmo ressuscitando os mortos (cf. Pedro em Atos 9:37 , 40 + )

Andamos pela fé e não pelo que vemos (2 Coríntios 5:7).

2. Quais são as Obras Maiores?

E qual é a maior obra? 

Para alguns estudiosos Jesus não quis dizer maiores no sentido de mais sensacional , mas maiores em magnitude como a obra da evangelização.

Por outro lado há quem acredite que Jesus quis dizer que os crentes individuais podem e devem realizar obras mais espetaculares do que Jesus realizou durante os anos de Seu ministério terreno. como andar sobre as águas, acalmar tempestades com uma palavra, multiplicar alimentos para milhares, ressuscitar pessoas.

Evangelismo?

Em Atos 1:8+ Jesus declarou: "recebereis poder ( dunamis ) ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra ".

Seus seguidores espalharam o evangelho por todo o mundo. Jesus teve apenas um alcance limitado aos gentios (cf. Marcos 7:26ss ), mas os discípulos (particularmente Pedro e, mais tarde, Paulo) alcançariam o mundo gentio com o evangelho. O número de crentes em Cristo também cresceria muito além das centenas ( Atos 1:15 ; 1 Coríntios 15:6 ) que foram contadas durante Sua vida

O número de crentes em Cristo também cresceria muito além das centenas ( Atos 1:15 ; 1 Coríntios 15:6 ) que foram contados durante Sua vida

Milagres?

Jesus realizou muitas obras incríveis e maravilhosas — ressuscitar mortos, andar sobre as águas e alimentar milhares de pessoas — como pode ser verdade que aqueles que têm fé nEle realizarão obras "ainda maiores" do que essas?

É Verdade que a igreja primitiva realizou muitas obras: 1 Coríntios 12 se refere ao dom de milagres. Tiago 5:14–16 menciona orações eficazes por cura. Pedro e João e a cura de um coxo, Paulo ressuscitou o jovem, Hebreus 6:4–5 indica que aquela comunidade havia experimentado os “poderes do mundo vindouro”, provavelmente significando milagres. Em outras palavras, onde quer que nos voltemos no Novo Testamento, encontramos uma comunidade de fé que operava milagres. João 14:12 não teria causado problemas a nenhum deles. Eles conheciam suas próprias limitações, mas também sabiam o que Deus poderia fazer por meio deles.

  • ¹³ E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. João 14:13

3. Eu vou para o Pai

Jesus relaciona as obras de Seus seguidores com o fato de Seu retorno ao céu. De fato, Ele diz que Sua ausência é a  causa  de suas obras maiores: “Quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará coisas ainda maiores do que estas,  porque eu vou para o Pai ” ( João 14:12 ). Mais tarde, Jesus disse a Seus discípulos que o dom do Espírito Santo dependia de Seu retorno ao céu ( João 16:7 ). Foi por meio do Espírito que a igreja foi capacitada a realizar a obra de Deus.

 Os apóstolos, no  livro de Atos,  realizaram alguns milagres semelhantes às obras de Jesus. O Espírito Santo concede dons diferentes a pessoas diferentes, conforme Ele considera adequado ( 1 Coríntios 12:4 ). Nem todos têm o mesmo conjunto de dons. Alguns crentes têm dons mais públicos, enquanto outros têm dons mais discretos e privados.

Ele "estará em vocês" ( Jo 14:17 ). Isso é amplificado como "Eu voltarei para vocês" ( Jo 14:18 RSV). Finalmente, Jesus observa em João 14:23 com referência ao seu Pai: "Nós viremos a ele [aquele que ama Jesus e guarda seus mandamentos] e faremos nossa morada nele". 

Através do Espírito, o crente terá Deus dentro dele ou dela. Assim como o Pai fez as obras que as pessoas viram Jesus fazer, ele (ou Jesus ou o Espírito — o texto se refere a todos como estando dentro do crente) fará os milagres que os crentes farão.

Ele enviará o Espírito Santo para habitar nos crentes e eles terão poder sobrenatural para realizar obras . Como eles seriam maiores ? 

É Possível fazer Obras Maiores que Cristo? João 14;12
Veja também

  1. Jovens: Princípios para ser um Vencedor Provérbios 3:5
  2. A Fé como um Grão de Mostarda move Montanhas. Mateus 17:20
  3. Apenas um Toque de Fé! Marcos 5: 21-4

Conclusão


Jesus repetiu algo enfatizado no Evangelho de João; que Jesus viveu e falou em constante dependência de Deus Pai e não fez nada fora de Sua autoridade e orientação ( João 5:19 , 8:28 ).


Por que Devemos Compartilhar o Evangelho? 2 Coríntios 4:1-18

Por que Devemos Compartilhar o Evangelho? 2 Coríntios 4:1-18

A pregação do evangelho não é uma tarefa fácil, mas é a mais nobre. Em 2 Coríntios 4, Paulo nos ensina que, como servos de Cristo, somos chamados a proclamar a mensagem de salvação com ousadia, integridade, e, acima de tudo, humildade. Nosso papel é sermos vasos de barro que, apesar de frágeis, contêm e irradiam a luz gloriosa do evangelho de Jesus Cristo.

Publicidade

1. Devemos compartilhar o evangelho porque é uma missão e não podemos desfalecer (2 Coríntios 4:1)

  • ¹ Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; 2 Coríntios 4:1

Começamos com um chamado à ação. Paulo nos lembra que este ministério não é algo que conquistamos, mas algo que nos foi dado pela misericórdia de Deus. A consciência de que Deus nos capacitou para esta obra, apesar de nossas fraquezas, nos dá a coragem para não desfalecer.

    • Deus nos Concedeu o Ministério: O evangelismo não é um fardo, mas um privilégio. Recebemos a graça de Deus e, por isso, somos comissionados a levá-la a outros. A coragem de que precisamos não vem de nossa própria força ou habilidade, mas da certeza de que fomos escolhidos e capacitados por Deus para esta tarefa.

    • O Antídoto para o Desânimo: O desânimo é um inimigo comum na jornada da fé. Mas, a lembrança de que Deus nos trouxe à Sua graça e nos confiou o Seu ministério é a âncora que nos impede de naufragar. O que nos move a continuar, mesmo diante das dificuldades, é o entendimento de que a missão é d'Ele, não nossa.


2. Devemos compartilhar o evangelho para manifestar a verdade (2 Coríntios 4:2)

  • ² Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. 2 Coríntios 4:2

A forma como compartilhamos o evangelho é tão importante quanto o conteúdo da mensagem. Paulo é enfático: o nosso testemunho deve ser marcado por uma integridade inabalável.

    • Rejeitando as Trevas Ocultas: A pregação do evangelho não pode se misturar com "coisas ocultas e vergonhosas". Isso inclui manipular a Palavra para benefício próprio, usar a astúcia para enganar as pessoas, ou distorcer a verdade para torná-la mais atraente. Nossa mensagem deve ser clara, pura e verdadeira.

    • A Palavra e a Consciência: Nossa pregação é um apelo à consciência das pessoas. Não é uma performance para agradar a plateia, mas uma apresentação da verdade diante de Deus. Quando agimos com integridade, o Espírito Santo trabalha na consciência do ouvinte, convencendo-o da verdade e da seriedade da mensagem que está sendo proclamada.


3. Devemos compartilhar o evangelho porque o inimigo cegou os entendimentos dos incrédulos (2 Coríntios 4:3-6)

  • ⁴ Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4

Paulo nos confronta com uma dura realidade: nem todos aceitarão o evangelho. No entanto, ele nos exorta a ter confiança inabalável em Deus e na mensagem, e não em nossa própria capacidade de persuadir.

    • A Cegueira Espiritual: O evangelho pode parecer "encoberto" para aqueles que estão perecendo, não por causa de sua falta de clareza, mas porque o "deus deste século", Satanás, cegou suas mentes. Esta é a batalha espiritual que enfrentamos. Não estamos lutando contra a incredulidade humana apenas, mas contra uma força maligna que busca manter as pessoas na escuridão.

    • O Foco na Mensagem, não no Mensageiro: A solução para a cegueira espiritual não é nos exaltarmos. "Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor" (v. 5). Nossa tarefa é apontar para Ele, e não para nós.

    • A Luz Brilha de Deus: A maior confiança que podemos ter é que o mesmo Deus que disse "Haja luz" na criação, é o mesmo que faz "brilhar a luz em nossos corações" (v.6) para nos dar o conhecimento da glória de Cristo. Nossa responsabilidade é plantar e regar; é Deus quem faz a semente germinar e crescer.


4.Devemos compartilhar o evangelho porque é um tesouro (2 Coríntios 4:7)

  • ⁷ Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. 2 Coríntios 4:7

Este versículo é o cerne de toda a passagem. Ele nos dá a perspectiva correta de nosso papel no ministério.

    • Um Tesouro Precioso: O evangelho é o "tesouro mais precioso da vida". É a mensagem da salvação, da vida eterna e da glória de Deus. No entanto, este tesouro nos foi confiado em "vasos de barro" – somos frágeis, imperfeitos e limitados.

    • A Excelência do Poder: A razão para esta aparente contradição é clara: para que a "excelência do poder seja de Deus e não de nós". Quando vemos a glória do evangelho transformando vidas através de nós, sabemos que o mérito não é nosso. O poder não vem do vaso, mas do tesouro que ele contém.


5. Devemos compartilhar o evangelho para uma renovação interna (2 Coríntios 4:8-16)

A vida do servo fiel é marcada por lutas. Paulo nos mostra que o ministério não acontece na ausência de problemas, mas através deles.

    • Perseguições e Perseverança (versos.8,9): Paulo lista as aflições que ele e seus companheiros enfrentaram: "pressionados, perplexos, perseguidos, abatidos". No entanto, em cada uma dessas situações, ele encontra a vitória: "não estamos sem saída, não estamos desesperados, não estamos desamparados, não estamos destruídos". A tenacidade é a marca daquele que sabe em quem tem crido.

    • A Morada de Cristo em Nós (verso 10): O apóstolo nos lembra que "sempre levamos no corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja manifestada em nosso corpo". As lutas que enfrentamos nos identificam com Cristo, e é na nossa fraqueza que a Sua força se manifesta.

    • A Deterioração Externa e a Renovação Interna: A vida cristã pode nos desgastar fisicamente, mas, ao mesmo tempo, nos renova espiritualmente. "Ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia." Nossa tenacidade vem da certeza de que o que perdemos no exterior ganhamos em abundância no interior.


6. Devemos compartilhar o evangelho porque O sofrimento de um propósito eterno; ele não é em vão (2 Coríntios 4:17-18)

Finalmente, Paulo nos dá a perspectiva que sustenta toda a nossa jornada. As aflições de hoje não podem ser comparadas com a glória que nos espera.

    • Aflições Momentâneas e Glória Eterna (verso 17): As nossas "leves e momentâneas aflições" estão produzindo para nós um "peso eterno de glória, incomensurável". O sofrimento tem um propósito eterno; ele não é em vão. Cada lágrima derramada, cada dor suportada, contribui para uma recompensa que superará em muito qualquer dificuldade terrena.

    • Olhos no Invisível (verso 18): A chave para viver com tenacidade e perspectiva é "não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem". O mundo se concentra no que é visível: sucesso, conforto e riqueza. Mas nós, como servos de Cristo, devemos ter nosso foco no que é eterno e invisível: a esperança, o céu e a glória de Deus.

Por que Devemos Compartilhar o Evangelho? 2 Coríntios 4:1-18

Veja também

  1. O Crente com Autoeficácia para Evangelizar
  2. A Missão do Pastor Evangelista Romanos 15: 14-24
  3. 3 Assuntos para Falar no Evangelismo.

Que a nossa vida seja um testemunho da glória de Deus, revelada em nossos vasos de barro.


Estudo Bíblico sobre As 10 Pragas do Egito na Bíblia

 Estudo Bíblico sobre As 10 Pragas do Egito na Bíblia

As Dez Pragas

Moisés não é o mesmo homem que era em Êx 4:10 , 13 ! Ao longo das 10 pragas, quando ele confronta o Faraó (4 que ele inflige sem aviso), ele o faz obedientemente e corajosamente. Ele veio a realmente conhecer a Jeová como o SENHOR que é capaz de realizar o que Ele ordena a Moisés que realize ( Êx 6:1-2 + ). Observe que a palavra praga é usada apenas em Êx 9:14 , Êx 11:1 e Êx 12:13 . 

As duas primeiras pragas foram direcionadas contra os deuses e deusas do Nilo e tudo associado ao Nilo. 

Quatro pragas foram direcionadas contra os deuses e deusas da terra. 

As quatro pragas finais foram direcionadas contra o céu e tudo associado ao céu. Até mesmo a décima praga, a morte dos primogênitos, foi contra o céu. O Faraó era considerado a encarnação terrena do deus-sol Rá, a força mais poderosa do céu. Seu filho primogênito teria sido a próxima encarnação.

Primeira Praga: Água Transformada em Sangue (Êxodo 7:14-25)

  • ¹⁵ Vai pela manhã a Faraó; eis que ele sairá às águas; põe-te em frente dele na beira do rio, e tomarás em tua mão a vara que se tornou em cobra. Êxodo 7:15
O primeiro milagre registrado de Jesus foi água para vinho (provavelmente vinho tinto) ( Jo 2:1-11 + ), mas aqui o primeiro milagre de Jeová é água para sangue vermelho! Deus vai responder ao coração teimoso (pesado) do Faraó com uma ordem para confrontar o comandante do Egito

Três vezes Moisés o encontrou neste encontro matinal para avisá-lo sobre pragas, ou seja, a primeira, a quarta e a sétima ( Êx 8:20 ; Êx 9:13 ).

Moisés se aproxima do Faraó em Ex. 7 e diz-lhe a ordem do Senhor para deixar o Seu povo ir (Êxodo 7:16).

Ex. 7:7 nos diz que Deus enviou Moisés e Arão nesta missão de libertar os israelitas da escravidão quando eles tinham 80 e 83 anos de idade, respectivamente.

Ponto: Nunca é velho demais para ser útil e servir ao Senhor

Que qualificações um assassino de 80 anos e um escravo de 83 anos têm para representar e libertar os israelitas da escravidão? Nenhum mesmo!

Mesmo assim, Deus os usou! Deus também pode usar você, independente da idade!

Faraó sente confiança em sua confiança em seus deuses e se recusa a dar ouvidos ao Deus dos hebreus.

Porque Faraó não quis ouvir e endureceu o seu coração…

  • ¹⁷ Assim diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor: Eis que eu com esta vara, que tenho em minha mão, ferirei as águas que estão no rio, e tornar-se-ão em sangue. Êxodo 7:17

  • ²⁰ E Moisés e Arão fizeram assim como o Senhor tinha mandado; e Arão levantou a vara, e feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue, Êxodo 7:20


Tomou-se cuidado para garantir que isso fosse feito “à vista de Faraó e à vista de seus servos”.

Não houve preparativos por parte de Moisés... nenhum truque de prestidigitação. Num momento o Faraó estava olhando para as águas do Nilo e no outro era sangue!

Consequências

Desde o primeiro golpe, Deus atingiu o coração do Egito – o rio Nilo.

Todas as colheitas, comércio, comércio, verdadeiramente a própria vida dependiam do Nilo.

Não só a água arruinada ficou adequada para uso, mas os peixes também foram mortos.

O fedor dessas águas era tão ofensivo que proibia seu uso (Êxodo 7:21). Fétido significa ter odor ofensivo, um cheiro rançoso e nauseante, como de algo em decomposição (peixe morto)!

Denota um mau cheiro físico (sangue no Nilo -  Êx 7:21 ) ou odor de maná estragado ( Êx 16:20 ). Em sentido figurado, fala de uma pessoa que se torna fortemente repugnante para outra, um metafórico "fedor nas narinas". "Quando Moisés feriu as águas do Nilo, os peixes morreram e o rio tornou-se fétido ( Êx 7:18 ,  21 )

Em Êx 7:17, a referência era apenas ao Rio Nilo, mas depois se refere a todos os seus afluentes, bem como  à água potável em todas as vasilhas do Egito

A água ficou completamente inutilizável, forçando os egípcios a cavar poços às pressas para obter água (7:24).

Faraó permaneceu em sua teimosia durante todos os sete dias em que o rio era sangue antes que o Senhor finalmente acabasse com esta praga.

(Apo. 16:6) Deus indica nesta passagem que dar sangue para beber era justiça, visto que os egípcios provavelmente foram culpados de matar profetas durante os 400 anos que os judeus passaram no Egito, muitos desses anos passados ​​em maus tratos como escravos.

O versículo 21 diz: “…houve sangue por toda a terra do Egito”. A notícia se espalhou rapidamente e todos ficaram sabendo do que Deus havia feito.

Este é um caso das conversões mais teimosas – confrontado com o milagre inegável, o Faraó é forçado a admitir que aconteceu, mas ainda se recusa a aceitar o Deus que fez isso acontecer!

Recusando-se a aceitar o Deus superior dos hebreus, o Faraó convoca seus horoscopistas (como aqueles que escrevem horóscopos). Esses homens eram astrólogos, mágicos ou profetas na mente dos egípcios.

Observe com atenção: “…os mágicos do Egito fizeram o mesmo com seus encantamentos…”

A batalha passa a ser sobre qual magia é maior – a do Egito ou a dos hebreus – quais deuses são mais poderosos?

Embora diga que os mágicos egípcios fizeram o mesmo, observe que o que eles fizeram não poderia ter sido do mesmo calibre do milagre realizado por meio de Moisés e Aarão:

O Nilo já estava transformado em sangue.

Esses mágicos só conseguiram pegar um pouco de água e fazê-la parecer sangue.

Esta praga foi muito mais do que uma batalha de feiticeiros – foi um ataque a vários dos maiores deuses do Egito:

Os egípcios adoravam o deus Khnum (foto) – o guardião do Nilo (representado como um ser humano com cabeça de carneiro)

 Nilo/ Água para sangue Êx. 7:20 + ; Sl 105:29 e Apocalipse 8:8-9 ‣ ; 11:6 ‣ ; 16:3-6 ‣

Deus Hapi e outros deuses

Eles também acreditavam no deus Hapi (ou Hapy - Imagem) que era o deus do espírito ou da essência do Nilo.

Ele foi o responsável pelo transbordamento do Nilo a cada ano, depositando águas e solos férteis ao redor das margens do rio.

A divindade que pode ter sido "alvo" nesta primeira salva contra o rio Nilo foi o chamado deus chamado Hapi. Hapi  era o deus da  inundação anual do Nilo  na  religião egípcia antiga 


Hapi também foi reconhecido como o deus dos peixes e dos pântanos.

Porque ele era a fonte de peixes, água e fornecia meios de comércio, Hapi era, em muitos aspectos, uma fonte de vida e riqueza e os egípcios cresceram para credencia-lo por criar o mundo e tudo no universo.

Mais um dos maiores deuses do Egito derrotado ao transformar o sangue em água foi o deus Osris (foto) , o deus do submundo. Os egípcios acreditavam que o Nilo era a sua corrente sanguínea. Deus tornou isso bastante literal.

Também foi agredido o deus egípcio Tauret (Taweret – Foto) , a deusa hipopótamo do rio e Nu (Foto) o deus da vida no Nilo.

Os Magos

Mas os mágicos do Egito fizeram o mesmo com suas artes secretas E o coração do Faraó estava endurecido.  O resultado da dureza de coração do Faraó foi que ele não quis ouvir a ordem de Deus dada por Moisés e Arão

A Segunda praga: As Rãs (Êxodo 8:1-15)

Outra terceira vez o Senhor envia Moisés para ir ao Faraó ordenando-lhe que deixe o Seu povo ir (5:1; 7:16; 8:1).

  • ² E se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos. Êxodo 8:2

Sapos Êx 8:6 +   Sl 105:30  Apocalipse 16:13 ‣

As rãs por si só não seriam uma visão incomum no Egito. À medida que o Nilo subia e depois recuava novamente, poças de água foram deixadas ao longo de todas as margens do Nilo, servindo como principal terreno fértil para as rãs. Mas havia uma abundância de sapos – tanto que chegava a ser um incômodo!

Podemos fazer cinco observações-chave que indicam que isso não foi um resultado natural da água poluída:

  • 1) Isso acontece em conjunto com a mão e o cajado de Moisés e Arão. Êx 8:6
  • 2) As rãs não se limitavam a habitar as margens do Nilo, mas cobriam todo o Egito. Êx 8:6
  • 3) O próprio Faraó percebe que este é um julgamento de Deus. Êx 8:7 – não algo anual do Rio Nilo.
  • 4) As rãs deixaram toda a terra e voltaram para o Nilo por ordem de Deus. Êx 8:11
  • 5) As rãs morreram em grande número, ao mesmo tempo, em lugares diferentes. Êx 8:13
O Nilo se encherá de rãs  - O verbo " enxame" significa multiplicação, como usado para Israel em Êxodo 1:7+ , que " cresceu muito e se multiplicou". O que isso significa é que Deus está dizendo que, quando Ele enviar esta praga, você olhará para o Nilo e verá a água se multiplicando com rãs se movendo
  • ³ E o rio criará rãs, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e às casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras.⁴ E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus servos. Êxodo 8:3,4
Então Arão estendeu a mão sobre as águas do Egito, e as rãs subiram e cobriram a terra do Egito  . Cobrir a terra significa que você não poderia dar um passo sem pisar em uma rã pegajosa! 
  • E Arão estendeu a sua mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs, e cobriram a terra do Egito. Êxodo 8:6

Êxodo 8:7  Os magos fizeram o mesmo com suas artes secretas, fazendo subir rãs na terra do Egito.

Capazes de criar a alusão de transformar água em sangue no passado, os mágicos são impotentes para livrar o Egito das rãs. (Êxodo 8:8) Então Faraó chamou Moisés e Arão e disse: Rogai ao Senhor que tire as rãs de mim e do meu povo ; e deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao Senhor ." (NVI)

O Faraó é forçado a admitir que só o Deus dos hebreus pode tirar essas rãs… ele nem parece pedir ajuda aos seus deuses impotentes.

Ver um sapo, segundo os egípcios, era considerado uma aparição da deusa Heqt (ou Hekt ou Heket - Imagem) , esposa do criador do mundo e deusa do nascimento.

Heqt sempre foi mostrado com cabeça e corpo de sapo.

As mulheres usavam escaravelhos e amuletos representando Hekt para proteger as mulheres durante o parto

Moisés disse a Faraó: "Tens a honra de me dizer: quando rogarei por ti, pelos teus servos e pelo teu povo, para que as rãs sejam eliminadas de ti e das tuas casas, e fiquem somente no Nilo?" Êxodo 8:9  Então ele disse: "Amanhã." - Por que amanhã em vez de imediatamente? 

Então ele disse: "Seja conforme a tua palavra, para que saibas que não há ninguém como o Senhor, nosso Deus  ." Este é o propósito de Moisés ser respeitoso e permitir que o Faraó determinasse o momento da partida das rãs.

O Senhor fez conforme a palavra de Moisés, e as rãs desapareceram das casas, dos pátios e dos campos  . Observe novamente que isso é evidência de que isso não é natural, mas sobrenatural. As rãs não morrem naturalmente. 

Ainda assim, mesmo no final desta praga, quando Faraó encontrou alívio, seu coração endureceu novamente.

A Terceira Praga: Os Piolhos (Êxodo 8:16-19)

  • ¹⁶ Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito. Êxodo 8:16

Mosquitos ( ken/kinnim ) - Em hebraico moderno,  kinnim significa piolho, mosquito. Um dos vários pequenos insetos conhecidos por picar ou ser irritantes. 

A palavra hebraica kinnim vem de uma raiz que significa “cavar”, o que significa que era provável que esses piolhos fossem do tipo que cavariam sob a pele (o Deus hebraico literalmente entraria sob sua pele).

Sobre homens e animais  - indica toda a humanidade e todo o reino animal juntos (ex .: Nm 3:13 ; 8:17 ; 18:15 ). A escala da terceira praga foi tão vasta que nenhuma criatura da terra saiu ilesa.

Os mágicos tentaram com suas artes secretas fazer nascer mosquitos  - Eles tentaram, mas não tiveram sucesso como nas duas primeiras pragas ( Êx 7:22 + , Êx 8:7 + ). 

Portanto, os piolhos paralisariam afetivamente a maioria, se não todas as atividades sacerdotais e religiosas no Egito.

Êxodo 8:19  Então os magos disseram a Faraó: "Isto é o dedo de Deus". Mas o coração de Faraó endureceu-se, e ele não os ouviu, como o Senhor tinha dito.

A Quarta Praga: Os Enxames de Moscas (Êxodo 8:20-32)

  • ²¹ Porque, se não deixares ir o meu povo, eis que enviarei enxames de moscas sobre ti, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, e às tuas casas; e as casas dos egípcios se encherão destes enxames, e também a terra em que eles estiverem.  Êxodo 8:21

O inseto exato é incerto. A palavra hebraica "insetos" (arob) foi usada como uma palavra que se refere a "moscas". De fato, no Salmo 78:45 , ela é traduzida como "enxames de moscas".

Muitos tradutores traduziram 8:21 para dizer que o Senhor “…enviará enxames de moscas…” (Êxodo 8:21). A frase “de moscas” deve estar em itálico na sua Bíblia, indicando que foi acrescentada pelos tradutores. A verdade é que não sabemos o que o Senhor causou enxames.

Alguns comentaristas especulam se deveria ser entendido como um inseto, como a mosca ou miríades de insetos.

Se houvesse um deus egípcio dos insetos, teria sido Amon-Ra, o criador e rei dos deuses, que era frequentemente descrito como tendo cabeça de besouro, embora aparecesse em várias outras formas. Muitas vezes ele era retratado como um escaravelho (o escaravelho) empurrando o sol pelo céu.

Outros especulam que os enxames eram moscas sugadoras de sangue que causavam cegueira. Outros ainda pensaram que poderiam ser as moscas caninas que são mais irritantes do que os mosquitos e se prendem ao corpo humano.

Em você, em seus servos, em seu povo e em suas casas - Observe a frase repetida " em... " indicando que esses insetos não ficarão restritos à mesa da cozinha, mas estarão literalmente por todo o corpo das pessoas.  

  • ²² E, naquele dia, eu separarei a terra de Gósen, em que meu povo habita, a fim de que nela não haja enxames de moscas, para que saibas que eu sou o Senhor no meio desta terra.  E porei separação entre o meu povo e o teu povo; amanhã será este sinal.  Êxodo 8:22,23

 Gósen, onde os israelitas viviam, estava isenta da praga. Deus colocou uma "porta de tela" gigante e invisível ao redor de Gósen! A terra de Gósen ficava na parte oriental do delta do Nilo. Era uma área fértil, cujo vale principal se estendia por cerca de 64 quilômetros

A distinção entre Israel e Egito tornou óbvio que a fonte das pragas, das quais Israel foi libertado, era o Deus de Israel (cf. Êx 9:4 , 26 ; 11:7 )

E vieram grandes enxames de insetos à casa de Faraó e às casas de seus servos - Nenhum lugar é excluído, exceto Gósen.

Faraó disse: " Vai, sacrifica ao teu Deus dentro da terra"  O Faraó então faz a proposta mais sutil das três, dizendo ( Êx 10:8-11 ) que os israelitas poderiam sair para oferecer sacrifícios ao seu Deus, mas seus filhos deveriam permanecer no Egito.

Moisés disse: "Não é certo fazer isso, pois sacrificaremos ao Senhor, nosso Deus, o que é uma abominação para os egípcios  — Israel sacrificaria animais considerados sagrados pelos egípcios e que, na verdade, simbolizavam seus deuses!" Se sacrificarmos o que é uma abominação aos egípcios diante dos seus olhos, eles não nos apedrejarão? 

Devemos ir uma jornada de três dias pelo deserto e sacrificar ao SENHOR, nosso Deus, como Ele nos ordenou - Semelhante ao que Jeová lhes havia dito em Êx 3:18 + 

O SENHOR fez como Moisés pediu e removeu os enxames de insetos do Faraó, de seus servos e de seu povo; não sobrou nenhum  . Pela segunda vez, Jeová respondeu afirmativamente a Moisés. O extermínio foi completo, de modo que não sobrou nenhum . Mais uma vez, vemos evidências de que este foi claramente um milagre realizado pelo poder soberano de Javé! Êxodo 8:32  Mas Faraó endureceu o coração também desta vez e não deixou o povo ir.

A Quinta Praga: Gado Doente (Êxodo 9:1-7)

  • ³ eis que a mão do Senhor será sobre teu gado, que está no campo, sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois e sobre as ovelhas, com pestilência gravíssima.  Êxodo 9:3

Nenhuma das pragas anteriores foi anunciada como pragas da mão do SENHOR , mas esta foi. Este não é o " dedo de Elohim" ( Êx 8: 19+ ), mas a " mão de Yahweh!" 

Virá com uma pestilência muito severa (gravíssima) - Esta é a primeira praga contra os bens pessoais dos egípcios.  Severa já seria ruim o suficiente, mas muito severa deveria chamar a atenção do Faraó!  Severa é  usada para descrever o coração teimoso  do Faraó em Êxodo 7:14 

Peste  ( deber  de  dabar  = falar) refere-se à praga. Nos três primeiros usos em Êxodo, deber fala de pestilência divinamente induzida no Egito ( Êx 5:3 ,  9:3 ,  15 ). Em  Lv 26:25,  como punição pelo pecado de Israel, Deus promete: "Enviarei  pestilência  entre vós, para que sejais entregues nas mãos inimigas." (Compare  Nm 14:12 ,  Dt 28:21 ) Em  2Sm 24:13 ,  15,  vemos que a  pestilência  foi enviada a Israel por causa do pecado do Rei Davi e, como resultado, 70.000 homens morreram! O Rei Salomão se referiu à  pestilência  como um dos julgamentos que deveriam estimular o povo a orar pedindo a Deus que ouvisse seus clamores ( 1Rs 8:37 ,  2Cr 6:28 ). Deus livra da pestilência ( Sl 91:3 ).

A quinta praga afetou os animais domésticos do Egito.

Cavalos e gado não eram apenas altamente valorizados no Egito, mas também considerados sagrados.  
Touros e bezerros eram freqüentemente usados ​​como sacrifícios.  As novilhas eram consideradas sagradas para a deusa egípcia Ísis..

A anterior praga de enxames teria sido um portador eficaz de qualquer doença que afetasse o gado. Na verdade,  Os egípcios consideravam muitos animais e divindades com cabeça ou corpo de animais.

O deus egípcio Apsis é representado como um touro e era adorado no Egito já em 3.000 a.C.

Os egípcios tinham um touro de verdade, conhecido como Touro Apsis, que supostamente era a imagem viva do deus Ptah  . O touro usava um disco entre os chifres, supostamente emprestado do deus Rá.

Quando o touro Apsis morria, os sacerdotes viajavam por todas as pastagens em busca de um bezerro substituto com manchas distintas no pescoço, nas costas e no corpo. A terra lamentaria tal como se a nação tivesse perdido um monarca. Seu corpo seria embalsamado, seriam realizados ritos fúnebres e seria sepultado em um sarcófago de granito.

O Apsis touro supostamente tinha o poder da profecia.

Hathor também era a deusa do amor, da dança e do álcool com cabeça de vaca.

Êxodo 9:5  O Senhor estabeleceu um prazo determinado, dizendo: "Amanhã o Senhor fará isso na terra".

O gado dos egípcios morreu, mas o gado dos israelitas não foi afetado (Êxodo 9:6).

Mas o SENHOR fará distinção entre o gado de Israel e o gado do Egito, para que nada morra de tudo o que pertence aos filhos de Israel . A distinção está no gado, mas, em última análise, está nas pessoas que possuem o gado, israelitas versus egípcios. Deus não está fazendo isso porque Israel é tão bom, mas por causa de Sua aliança (abraâmica) com seus antepassados ​​( Dt 7:6-8 ) e do fato de que Ele os escolheu para serem um povo distinto ( Êx 19:5 , 6 ) de quem Ele traria Seu Messias (cf. Gl 3:16 + ).

Em Êx 33:16, o chamado de Deus para Israel era para ser um povo distinto, distinto e separado, onde a Septuaginta usa o verbo endoxazomai  que significa ser um objeto de honra e louvor, para ser tido em alta estima - Usado 13x -  

  • Êx 14:4 ( Serei honrado ); 
  • Êx 14:17 ( Serei honrado ); 
  • Êx 14:18 (quando sou honrado por meio de Faraó); 
  • Êx 33:16 ; 2 Reis 14:10 ; Sl 89:7 ; Is 45:25 ; Ez 28:22 ( Eu me engrandecerei ); 
  • Ez 38:23 ( me santificarei ); 
  • Ag 1:8 ( ser glorificado ); 
  • 2 Ts 1:10 (Ele vem para ser glorificado em Seus santos naquele dia); 
  • 2 Ts 1:12  (o nome do nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês)
Êxodo 9:7  Faraó mandou ver, e eis que não havia morto nenhum gado de Israel. Mas o coração de Faraó se endureceu, e ele não deixou o povo ir.

Sexta Praga: Furúnculos (Úlceras) (Êxodo 9:8-12)

  • ⁸ Então, disse o Senhor a Moisés e a Arão: Tomai os punhos cheios da cinza do forno, e Moisés a espalhe para o céu diante dos olhos de Faraó; ⁹ e tornar-se-á em pó miúdo sobre toda a terra do Egito, e se tornará em sarna, que arrebente em úlceras nos homens e no gado, por toda a terra do Egito. Êxodo 9:8,9

O Senhor ordena a Moisés e Arão que peguem as cinzas de uma fornalha e as espalhem no ar.

As cinzas causarão furúnculos nos egípcios e no gado restante em toda a terra.

Lançar - ( zaraq ) significa aspergir, lançar, espalhar em abundância, ser aspergido e a maioria dos usos do (  Êx 9:8 ; Êx 9:10 ; Êx 24:6 ; Êx 24:8 ; Êx 29:16 ; Êx 29:20)  se refere às ações do sacerdote na execução dos rituais dos sacrifícios e ofertas. O primeiro uso por Moisés descreve "lançar" a fuligem de uma fornalha no ar na presença do Faraó ( Êx 9:8 ,  10 ).

Ela se tornará pó fino sobre toda a terra do Egito  - Observe que isso é parte do milagre - a fuligem em Êxodo 9:8, na verdade, "se multiplica" porque milagrosamente se transforma de fuligem em pó e não apenas isso, mas apenas uma pequena quantidade nas mãos de Moisés e Arão se multiplica em pó suficiente para cobrir toda a terra do Egito. 

Então, eles pegaram fuligem de um forno e se apresentaram diante do Faraó; Moisés a jogou para o céu, e ela se transformou em furúnculos que causaram feridas em homens e animais  . 

Mesmo os mágicos não puderam ficar diante de Moisés por causa do grave surto de furúnculos.

Furúnculos ( shechin ) furúnculo, erupção, uma doença de pele grave e irritação com feridas purulentas. A doença está associada a Jó ( Jó 2:7–8 ) e Ezequias ( Isaías 38:21 );

No entanto, apesar de tudo isso, o Faraó ainda não deixou o povo ir.

Esta afronta provou que o deus egípcio Serápis (ou Sarapis) , o deus egípcio da cura, Imhotep (cabeça de touro), o deus da medicina, foi considerado impotente e também Thoth , o deus da inteligência e do aprendizado médico com cabeça de íbis (pássaro). .

Sétima Praga: Granizo (Saraiva) (Êxodo 9:13-35)

  • ¹⁸ Eis que amanhã por este tempo farei chover saraiva mui grave, qual nunca houve no Egito, desde o dia em que foi fundado até agora. Êxodo 9:18

Novamente, como sempre, Moisés é enviado para dizer ao Faraó que deixe seu povo ir.

Deus fixou um tempo para trazer a sétima praga. Ela não ocorrerá apenas 'amanhã', como nas pragas número dois ( Êx 8:10 ), quatro ( Êx 8:23 , 29 ) e cinco ( Êx 9:5 ). Mas será 'neste momento, amanhã', ou seja, na mesma hora em que Moisés está falando com Faraó, um dia depois

O Egito é essencialmente uma terra de pouca chuva. A média é de menos de 2,5 cm (Na verdade, algo como 5 a 7,5 cm) 

Então o Senhor disse a Moisés: " Estenda a mão para o céu 

Que caia granizo sobre toda a terra do Egito, sobre os homens, sobre os animais e sobre toda planta do campo, em toda a terra do Egito  - Em toda a terra do Egito, mas NÃO na terra de Gósen, a terra habitada pelos israelitas ( Êx 9:26 ). Apocalipse 16:21 

O granizo parece ter sido acompanhado simultaneamente por uma violenta tempestade, comum em climas quentes, marcada por descargas elétricas popularmente chamadas de "bolas de fogo" (versículo 24; cf. Ez 1:4 ). Assim como no Sinai, trovões e relâmpagos são sinais da presença de Deus ( Êx 19:16 )

A "voz" do Senhor é uma expressão frequentemente usada como equivalente a "trovão". Gênesis 3:8 . Assim, Apocalipse 6:1 : "E ouvi como que o ruído (φωνη, voz) de trovão." Apocalipse 10:3 : "E quando ele clamou, os sete trovões emitiram as suas vozes."

Então houve granizo, e fogo flamejando continuamente no meio do granizo, muito forte, como nunca houve em toda a terra do Egito desde que se tornou uma nação 

O granizo atingiu tudo o que estava no campo em toda a terra do Egito, tanto homens quanto animais  

O granizo também atingiu todas as plantas do campo e destruiu todas as árvores do campo 

Êxodo 9:26  Somente na terra de Gósen, onde estavam os filhos de Israel, não houve granizo.

A Princípio Faraó reconheceu Êxodo 9:28 Suplicai ao Senhor, porque já bastam os trovões e a saraiva de Deus; então vos deixarei ir, e não ficareis mais tempo.

(Ora, o linho e a cevada estavam estragados, porque a cevada estava na espiga, e o linho em flor. Êxodo 9:31 Mas o trigo e a espelta não foram estragados, porque amadurecem tarde.)    Êxodo 9:32 

Então Moisés saiu da cidade, da presença do Faraó, e estendeu as mãos ao Senhor; e os trovões e o granizo cessaram, e a chuva parou de cair sobre a terra

Mas quando Faraó viu que a chuva, o granizo e os trovões tinham cessado, pecou novamente e endureceu o seu coração, ele e os seus servos. Êxodo 9:34  

Novamente, isto é para provar quem é o verdadeiro Deus… que os egípcios saberão que não existe outro Deus!

Deus os avisa que Ele poderia tê-los eliminado da terra, mas esse não era o Seu desejo.

A região ao redor do Cairo normalmente recebe cerca de 5 centímetros de chuva por ano, então a água do céu era incomum em qualquer forma!

A praga se originou do céu. Aparentemente, a deusa egípcia do céu, Nut foi incapaz de impedir o Deus Hebreu de controlar seus céus!

Além de Nut, onde estavam Shu, o deus do vento, Hórus, o deus do céu com cabeça de falcão do norte do Egito, e Ísis e Seth que protegiam as colheitas?

Todos esses deuses combinados eram impotentes contra o deus dos hebreus!

A Oitava Praga: Gafanhotos (Êxodo 10:1-20)

  • ⁴ Porque se ainda recusares deixar ir o meu povo, eis que trarei amanhã gafanhotos aos teus termos. Êxodo 10:4

Moisés novamente avisa o Faraó que se ele não deixar o povo ir, os gafanhotos virão.

Eles cobrirão a superfície da terra, de modo que ninguém poderá vê-la  . Imagine só: gafanhotos tão numerosos que ninguém conseguiria nem ver o chão e nem pisar sem esmagá-los

Eles também comerão o que sobrou do granizo, e comerão toda árvore que brotar do campo

Seus conselheiros o aconselham a deixá-los ir. Exo 10:7 Faraó chama Moisés de volta e permite que apenas os homens saiam para servir ao Senhor festejando no deserto. Exo 10:8

O Faraó sabia que se ao menos os homens fossem autorizados a ir, eles voltariam para buscar suas esposas e filhos.

Portanto, Faraó não estava realmente disposto a fazer o que o Senhor havia pedido.

Moisés disse: "Iremos com os nossos jovens e os nossos velhos; com os nossos filhos e as nossas filhas, com os nossos rebanhos e as nossas manadas, porque havemos de celebrar uma festa ao Senhor." Êxodo 10:9  

Então o Senhor disse a Moisés: " Estende a tua mão sobre a terra do Egito para os gafanhotos  - A tua mão implica o que está na sua mão, o cajado ( Êx 10:13 )

O vento leste surgirá novamente em Êxodo 14:21, proporcionando uma fuga para Israel. 

Então os Gafanhotos vieram.

E comeram toda a planta da terra e todos os frutos das árvores que o granizo havia deixado. Assim, não sobrou nada verde nas árvores nem nas plantas do campo em toda a terra do Egito

Nos tempos antigos, os gafanhotos podiam destruir o abastecimento de alimentos de uma aldeia inteira em questão de minutos.

Novamente, onde estava a proteção dos deuses do Egito?

  • Nepri (ou Neper), o deus dos grãos?
  • Seth,, o deus ou Ermutet  , a deusa das colheitas
  • Thermusis, a deusa da colheita?

A Nona Praga: Trevas (Êxodo 10:21-29)

  • ²¹ Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem. Êxodo 10:21

A próxima praga foi uma escuridão sobre a terra “…que pode até ser sentida”. (Êxodo 10:21)

A nona praga é que a escuridão caiu sobre toda a terra — exceto sobre Israel. Esta praga é comparável ao silêncio no céu, pouco antes da última e terrível praga ( Ap 8:1 + )

Escuridão absoluta – tão escura que uma pessoa não conseguia ver outra.

Durou 3 dias (Ex. 10:22*23).

É particularmente significativa porque o deus supremo do Egito era o Deus Sol (ver Rá - Deus Sol ). O Senhor Sol estava agora sendo desligado pelo Senhor Yahweh . Se o Egito não deixasse Israel ir adorar seu Deus, então o deus do Egito seria a escuridão 

Como observado acima, a implicação é que nem mesmo velas e lâmpadas conseguiam penetrar naquela escuridão. E estava tão escuro que tudo o que podiam fazer era permanecer imóveis.

O Faraó finalmente chama Moisés e considera deixar os israelitas irem até ouvir que não apenas eles irão, mas todo o seu gado irá com eles. Alguns deles seriam usados ​​como sacrifícios e Moisés não sabia o que o Senhor exigiria até que eles chegassem.

Isto era mais do que Faraó poderia suportar, visto que os egípcios não aceitavam o deus dos hebreus…

Eles também viam o gado e vários outros animais como sagrados – como ousavam os israelitas sacrificar os seus animais sagrados aos seus deuses!

O coração do Faraó endurece completamente e ele se recusa a discutir esses assuntos com Moisés, dizendo-lhe para fugir e se o Faraó visse seu rosto novamente, Moisés morreria.

Neste ponto, as negociações terminaram!

Moisés admite e concorda que nunca mais verá o rosto do Faraó.

No Egito, o maior deus era Amon-Ra , o deus do sol. Nesta escuridão perpetuante, Amon-Ra foi derrotado, assim como:

  • Ptah , o deus que criou a lua e o sol… 
  • Atum (ou Tem See Picture) , o deus do pôr do sol…
  • Shu , o deus da luz solar e do ar…

Veja também

  1. A Praga das Rãs Êxodo 8:1-15
  2. A Praga dos piolhos (Ex. 8:16-19)
  3. A Praga da Transformação da Água em Sangue Êxodo 7:14-25

A Décima Praga: Morte do Primogênito (Êxodo 11:1-12:30)

  • ⁵ E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais. Êxodo 11:5

Até agora, as pragas têm sido pessoalmente incómodas para a saúde, perda de bens, alimentos, etc.

Agora, pessoas inocentes morrerão, até mesmo as da própria casa do Faraó. Foi a única coisa que finalmente faria com que o Faraó atendesse à ordem do Senhor.

O povo respeita os hebreus porque eles viram o grande poder do seu Deus!

Há um elemento de "justiça poética" na palavra clamor, pois a mesma palavra hebraica foi usada em Êx 3:7 , onde Deus disse: "atendei ao seu clamor por causa dos seus feitores". E em Êx 3:9:  "Agora, eis que o clamor dos filhos de Israel chegou a mim; além disso, tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem". E assim, na Décima Praga, vemos que os opressores são oprimidos e também soltam um grande clamor .

Deus fará com que todos os primogênitos entre os egípcios morram.

O primogênito seria considerado o futuro líder da família. Se for filho de um Faraó, o próximo na linha de sucessão ao trono.

O primogênito receberia a herança do pai e ocuparia um lugar especial de honra entre sua família.

Mas contra qualquer dos filhos de Israel, um cão nem sequer latirá, seja contra homem ou animal

  • ¹³ E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. Êxodo 12:13

O sangue era um sinal que apontava para a família dentro da casa como protegida da "praga". Não perca a verdade espiritual aqui: (1) Não era um sinal para o Faraó, mas para vocês , para os israelitas. (2) O sinal era uma manifestação da graça de Deus, pois Ele estava concedendo favor imerecido aos israelitas.

A Festa seria um memorial da salvação dos primogênitos dos israelitas no Egito por Deus e da libertação de Israel da escravidão egípcia Exo 12:14

  • ²⁷ Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou. Êxodo 12:27

A expressão "o sacrifício da Páscoa de Yahweh" ocorre apenas aqui. A palavra זֶבַח (zevakh) significa "abate" e, portanto, um sacrifício de sangue. O fato de esta palavra ser usada em Lv 3:1 , 3 , 6 , 9+ para  a oferta pacífica vinculou a Páscoa como um tipo de oferta pacífica, e tanto a Páscoa quanto as ofertas pacíficas eram consumidas como refeições comunitárias.

  • ²⁹ E aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais.³⁰ E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto.³¹ Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito. Êxodo 12:29-31


Tudo isso estava prestes a ser arrancado de toda uma geração de egípcios.

  • Onde estavam os deuses egípcios para protegê-los?
  • Onde estava Meskhenet  , a deusa supostamente presente no nascimento dos filhos?
  • Onde estava Hathor, uma das sete divindades que supostamente assistiam ao nascimento de crianças?
  • Onde estava Min , o deus da procriação?
  • Ou Ísis , o deus da fertilidade?
  • Especialmente, Selket , o guardião da vida?

Até mesmo Renenutet , a deusa cobra e guardiã do Faraó que era a personificação da maternidade.

Pregação sobre A Conversão do Carcereiro Atos 16:31

 Pregação sobre A Conversão do Carcereiro de Filipos Atos 16:31

Introdução

Paulo e também Silas expulsaram demônio de uma jovem que dava muito lucro aos seus senhores, por isso foram levados à praça, à presença dos magistrados que mandaram açoitá-los com varas, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. 

E, perto da meia-noite, eles oravam e cantavam hinos a Deus. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.  

Publicidade

1. O Carcereiro precisava despertar do Sono Espiritual

  • ²⁷ E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Atos 16:27

Quando o carcereiro acordou - O tremor da terra causado por Deus despertaria qualquer um!

A conversão do carcereiro começou quando Ele acordou do sono. É provável que o choque do terremoto o tenha acordado, e a abertura das portas da prisão, e as expressões de alegria e espanto dos prisioneiros, quando no escuro encontraram suas amarras soltas, e gritaram para contar uns aos outros o que sentiam: isso foi o suficiente para despertar o carcereiro, cujo lugar exigia que não fosse difícil acordá-lo. 

Esse despertar do sono significa que ele precisava do despertar de sua consciência de seu sono espiritual. 

O chamado do evangelho é: Desperta, tu que dormes ( Ef 5:14 ), como o de Jonas, 1:6 .

2. Paulo não Fugiu, mas se importou com a Vida e a Conversão do Carcereiro

  • ²⁸ Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. Atos 16:28
Em seu medo, ele sacou sua espada e ia se matar, para evitar uma morte mais terrível, e esperava uma, uma morte pomposa e ignominiosa, à qual ele sabia que estava sujeito por deixar seus prisioneiros escaparem 

A lei romana determinava que, se um guarda perdesse um prisioneiro, ele receberia a mesma punição que o prisioneiro receberia. Conclui-se que o carcereiro sabia que havia alguns homens na prisão que haviam cometido crimes capitais e estavam sendo mantidos para execução. O carcereiro preferia cometer suicídio a enfrentar a vergonha e a execução.

Que irônico! Paulo, aquele que havia sido ferido física e temporalmente, é o agente por meio do qual o carcereiro é poupado física e eternamente. Isso me lembra da declaração de Paulo em 1 Coríntios 9:12: "Tudo suportamos, para não causarmos obstáculo algum ao evangelho de Cristo".

E similarmente na prisão em 2 Timóteo 2:9-10 + ele disse "pelo qual (pelo Evangelho - 2 Tm 2:8 + ) sofro sofrimentos até a prisão como um criminoso (EM ROMA); mas a palavra de Deus não está presa.

Ao não escaparem, demonstraram um discernimento tremendo. As circunstâncias diziam: "Escapem". Mas o amor dizia: "Fiquem por esta alma". Eles não eram guiados apenas pelas circunstâncias, mas pelo que o amor os compelia.

3. Tremendo com medo se prostrou

  • ²⁹ E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.  Atos 16:29

Um sinal da conversão do carcereiro foi a sua atitude. Tremer de medo (entromos, de en = em + tromos = tremor ou terror) significa estar aterrorizado, tremendo ou tremendo de medo extremo.

Caiu diante de (prostrou-se) ( propipto de pros = preposição que expressa movimento ou direção como em direção a + pipto = cair) significa literalmente cair em direção a ou sobre algo e, como aqui, ao se referir a pessoas, significa cair diante de alguém (cf. a mulher curada em Lucas 8:47 , os demônios diante de Jesus em Mc 3:11 , Lucas 8:28 ).

Este endurecido carcereiro caiu trêmulo . Isso foi tão dramático quanto parece. 

Este carcereiro, quando foi assim levado a tremer, não poderia se referir a uma pessoa mais adequada do que a Paulo, pois outrora fora o seu próprio caso; ele já havia sido um perseguidor de homens bons, como este carcereiro — os havia lançado na prisão, como ele os mantinha — e quando, como ele, ele foi conscientizado disso, ele tremeu e ficou surpreso; e, portanto, ele foi capaz de falar com mais sentimento ao carcereiro.
  • Ele pediu uma luz, porque estavam no escuro
  • Ele se prostrou diante deles
  • Ele tinha em seu espírito um temor por eles, pela imagem de Deus sobre eles
  • Ele lhes deu um título de respeito: Senhores, kyrioi . 

4. O que devo fazer para ser salvo?

  • ³⁰ E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para ser salvo? Atos 16:30

O que devo fazer para ser salvo? é a maior pergunta que qualquer homem ou mulher pode fazer.

Todos os prisioneiros ainda estavam lá e sua vida física não estava em perigo. Mas sua vida eterna estava em grave perigo e seus olhos foram abertos para ver sua situação desesperadora! 

O carcereiro imediatamente reconheceu que tal milagre havia ocorrido e que aqueles homens eram, de fato, como o espírito maligno na donzela havia proclamado, "servos do Deus Altíssimo" ( Atos 16:16 ), que poderiam lhe mostrar "o caminho da salvação" ( Atos 16:16 ). 

"O que devo fazer para ser salvo?" é o clamor de pessoas perdidas em todo o mundo, e é melhor que sejamos capazes de dar a elas a resposta correta.  Mas Paulo sabia a resposta certa — fé em Jesus Cristo. No Livro de Atos, a ênfase está na fé somente em Jesus Cristo ( Atos 2:38–39 ; Atos 4:12 ; Atos 8:12 , 37 ; Atos 10:10–43 ; Atos 13:38–39 ). 

Como foi na conversão do carcereiro é assim que Deus quer que nossas vidas sejam: ímãs naturais atraindo as pessoas para Ele. Nosso cristianismo deve fazer com que os outros queiram o que temos com Deus.
  • Primeiro, a Sua salvação é agora a sua grande preocupação.
  • Segundo lugar, Ele não pergunta a respeito dos outros, mas a respeito de si mesmo
  • Terceiro lugar, Ele está convencido de que algo deve ser feito para sua salvação:

5.  Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa.

  • ³¹ E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31

Creia aqui transmite um senso de urgência = Faça isso agora. Essas palavras devem estar conectadas tanto com "creia" quanto com "seja salvo". Não procrastine, pois você pode não ter o amanhã ( 2 Co 6:2 ).
Creia no Senhor Jesus. Foi isso que Pedro disse a Cornélio ( Atos 10:43 ). Este é o cerne da questão tanto para o carcereiro quanto para sua casa.

Uma firme convicção que produz pleno reconhecimento da revelação da Verdade de Deus - 2Ts 2:11 

Uma entrega pessoal à Verdade ( Jo 1:12  

Todos nós precisamos nos perguntar: "Jesus Cristo é meu Senhor?". "Levanto-me cada dia, reconhecendo que este é o dia que o Senhor fez?" ( Sl 118:24 ). "Entrego minha vontade à Sua vontade ao começar cada dia?" (compare  Rm 12:1  ;  Rm 12:2 ).

Salvo: Mateus registrou a conversa do anjo com José declarando "Ela (Maria) dará à luz um filho, e você o chamará de Jesus, porque ele salvará  (  sozo) o seu povo dos seus pecados." ( Mt 1:21 )

Todo aquele que aceita o dom gratuito da salvação oferecido por meio de Sua morte e ressurreição é liberto das garras do pecado e da consequente pena de morte ( Rm 5:8-11 ; 10:9-11 ; Ef 2:1-10 ).

  • ³² E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. ³³ E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. ³⁴ E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e alegrou-se de que com toda a sua casa havia crido em Deus. Atos 16:32-34
Eles passaram a instruí-lo e à sua família na doutrina de Cristo ( v. 32 ): Falaram-lhe a palavra do Senhor. Ele era, ao que parece, um completo estranho a Cristo, e, portanto, é necessário que lhe seja dito quem é esse Jesus, para que creia nele ( João 9:36) . 

É por isso que a casa do carcereiro foi salva. Os pecadores precisam ser apresentados ao Evangelho de Deus para que possam responder, crer e ser salvos.

Esta é a reviravolta sobrenatural que se observa quando uma pessoa se converte genuinamente e passa por uma verdadeira mudança de estilo de vida. A mudança de atitude do carcereiro se manifesta claramente na lavagem das feridas desses dois prisioneiros, pois agora eles eram seus irmãos em Cristo, não seus inimigos.
Pregação sobre A Conversão do Carcereiro Atos 16:31

Veja também

Conclusão


O carcereiro e sua família foram imediatamente batizados e, assim, assumiram a profissão do cristianismo, submeteram-se às suas leis e foram admitidos aos seus privilégios, ao declararem solenemente, como o eunuco, que acreditavam que Jesus Cristo é o Filho de Deus

Paulo e Silas na Prisão: Milagre e Salvação Atos 16:25

 Pregação sobre Paulo e Silas na Prisão Atos 16:25

Introdução

Por que Paulo e Silas foram presos? Os senhores da moça possuída pelo demônio que Paulo e Silas expulsou não se importavam com a moça em si, apenas com a capacidade de explorar sua possessão demoníaca para obter dinheiro. Eles eram "cafetões" do ocultismo, prostituindo-a espiritualmente.

Suas acusações eram vagas, simplesmente acusando Paulo e Silas de serem encrenqueiros. Tanto a multidão quanto os magistrados eram tendenciosos contra Paulo e Silas considerados Judeus

  • ²² E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. Atos 16:22

Depois de serem severamente espancados, Paulo e Silas foram presos em condições de segurança máxima ( ordenando ao  que os mantivesse em segurança... a prisão interior... prenderam seus pés no tronco ).

Paulo e Silas na prisão deus não desamparou

Publicidade

1. Orando e Louvando apesar das circunstâncias

  • ²⁵ E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. Atos 16:25

Aqui estão Paulo e Silas espancados até a morte com "muitos açoites" nas costas nuas com varas de madeira, e eles fizeram um culto de oração!   

É maravilhoso que, com tanta dor, costas laceradas e membros doloridos, Paulo e Silas, por volta da meia-noite, estivessem orando e cantando hinos a Deus. Não gemidos, mas cânticos saíam de suas bocas.  

Oração e louvor são armas poderosas ( 2 Crônicas 20:1-22 ; Atos 4:23-37 ).

Em suma, louvar a Deus não depende das circunstâncias, mas certamente pode mudar nossa reação às circunstâncias! Fp 4:4 , 1 Ts 5:18, 

Qualquer pessoa pode ser feliz em circunstâncias agradáveis, mas a verdadeira alegria só vem de dentro e é um presente disponível aos cristãos em todos os momentos. “Em vez de amaldiçoar os homens, eles bendizeram a Deus.” 

Orando e cantando - Amados, se eu fosse tratado injustamente como Paulo e Silas, temo que muitas vezes minha primeira reação seria murmurar ou contestar as acusações. 

No entanto, em vez de reclamar com Deus ou mesmo clamar a Ele para vingar seu tratamento injusto (Rm 12:17 ; 18 ; 19 ;  20 ; 21 ; 1Ts 5:15 , 1Pe 3:9 ), Paulo e Silas oraram e louvaram a Deus (1Ts 5:16 ; 17 ; 18 ). 

E há outro ponto que poderia ser facilmente esquecido. A palavra que Lucas usa para orar ( proseuchomai ) não sugere petição ("Soltemos, Senhor"), mas, ao contrário, indica suas atitudes de adoração e veneração! Esta é verdadeiramente a graça sobrenatural em exibição, não pedindo petições (o que a maioria de nós faria), mas louvando a Deus! 

Ó, quão poderoso é o efeito energizante do Espírito sobre um coração rendido a Jesus, quando esses homens voluntariamente aceitam a Sua cruz e negam a si mesmos.

 Cantar é uma forma de louvar a Deus, que é digno do nosso louvor (Ap. 5:9).

 Cantamos como forma de agradecer a Deus (Ef. 5:19; Cl. 3:16).

2. O Louvor que evangeliza: Os outros prisioneiros ouviam

  • ²⁵ E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. Atos 16:25

Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus, e os prisioneiros os ouviam. — Atos 16:25

Os prisioneiros e os guardas, sem dúvida, ouviram muito sobre Cristo e Seu evangelho salvador por meio dos hinos de Paulo e Silas, bem como por meio de seu testemunho de alegria em meio ao sofrimento.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça (Ap 2:7,11,17,29; 3:6,13,22).

O que quer que Paulo e Silas estivessem cantando fez com que os outros prisioneiros ouvissem atentamente. Os prisioneiros devem ter ficado atordoados, pois na maioria das prisões há xingamentos, murmurações e espíritos amargos, mas aqueles homens estavam louvando a Deus. Eles sabiam que aqueles dois prisioneiros eram diferentes e tinham algo que lhes dava vitória em meio às provações.

 Preste atenção ao que você ouve ( Marcos 4:24 )

 Preste atenção em como você ouve ( Lucas 8:18 )

É provável que alguns dos prisioneiros, se não todos, tenham se convertido; certamente o milagre operado em seus corpos, ao soltarem suas ataduras, foi operado também em suas almas. Veja Jó 36:8-10; Sl 107:14, 15. Mas é apenas a conversão do guarda que é registrada.

3. Terremoto: O Milagre que abriu as cadeias

  • ²⁶ E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.  Atos 16:26

 Quando oramos, Deus faz coisas que abalam a terra. 

Não se tratou de uma peculiaridade sismológica, mas sim de um verdadeiro milagre, pois terremotos não fazem com que as algemas caiam das mãos e dos pés! Além disso, não há evidências de que o prédio em si tenha sido demolido. Portanto, um terremoto bastante incomum!

Terremoto ( seismos  de seio = sacudir) significa uma agitação ou tremor como uma série de movimentos violentos, geralmente da terra, mas uma vez de uma tempestade ou temporal no mar ( Mt 8:24 ). 

Foram abalados ( saleuo  de  salos  = acenar) significa fazer mover para frente e para trás, fazer vacilar ou cambalear, fazer balançar. Em  Atos 4:31 +  a reunião de oração foi literalmente abalada pelo poder de Deus!

Que demonstração do poder de Deus - Ele é especialista em libertar pessoas de todos os tipos de correntes de escravidão.

Mas um anjo do Senhor abriu durante a noite as portas da prisão, e tirando-os (Pedro e os outros apóstolos) para fora… ( Atos 5:19 + )

Desatado (afrouxado) as corrente ( aniemi  de  ana  = voltar +  hiemi  = enviar) significa enviar de volta, relaxar com a ideia básica de "relaxamento da tensão". Liberar, afrouxar ou afrouxar

Se você é um crente em Jesus Cristo e ainda vive em cativeiro no pecado, precisa abrir os olhos e ver que as correntes caíram.

4. O Milagre da Salvação

  • ²⁷ E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.²⁸ Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.²⁹ E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.³⁰ E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para ser salvo? Atos 16:27-30

Ele estava prestes a se matar — a morte instantânea seria melhor para ele do que a tortura que as autoridades infligiriam antes de matá-lo.

Sabendo disso, Paulo clamou em alta voz: "Não te faças mal, pois todos estamos aqui". Ele garantiu ao que ninguém havia escapado.

Teria sido fácil para Paulo e Silas escaparem da ideia de que Deus havia providenciado outra fuga milagrosa da prisão. Mas, para eles, a vida dos outros era mais importante do que sua própria liberdade e conforto.

Senhores, o que devo fazer para ser salvo? Ele ficou tão impressionado com Paulo e Silas — pelo amor que lhe demonstravam e pela capacidade de se alegrarem mesmo na miséria — que imediatamente desejou o tipo de alegria que Paulo e Silas tinham.

Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo : A resposta de Paulo é uma declaração clássica da essência do evangelho. Esta é a salvação somente pela graça, recebida somente pela fé.

Mas Paulo sabia a resposta certa — fé em Jesus Cristo. No Livro de Atos, a ênfase está na fé somente em Jesus Cristo ( Atos 2:38–39 ; Atos 4:12 ; Atos 8:12 , 37 ; Atos 10:10–43 ; Atos 13:38–39 ).

A Ele seja a glória, agora e até o dia da eternidade. Amém." ( 2Pe 3:18 ) Portanto, não desanime. Não "jogue a toalha", como dizem. Continue perseverando, prossiga (continuamente =  tempo presente ) "para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." ( Filipenses 3:14  )

5. O Milagre e a Justiça Divina vs Justiça do Homem

  • ³⁵ E, sendo já dia, os magistrados mandaram quadrilheiros, dizendo: Soltai aqueles homens. Atos 16:35

Policiais, quadrilheiros( rhabdoúchos  de rhábdos =  uma vara + échō = ter) é literalmente um "portador de vara", e, portanto, um oficial que atendia os magistrados das cidades e colônias romanas e executava seus decretos

Paulo e Silas deixaram a prisão (sob a custódia protetora ) para ministrar à casa deste. No entanto, retornaram à prisão voluntariamente para poupar o guarda da morte certa.

Se Paulo e Silas foram soltos no dia seguinte ao espancamento, prisão e encarceramento, por que Deus enviou o terremoto? A salvação de um certo guarda da prisão e sua família.

Eles nos espancaram em público, sem julgamento, homens que são romanos.  Paulo nasceu cidadão romano ( Atos 22:28 ), 

Como Paulo e Silas eram cidadãos romanos, eles reconheceram os direitos civis, que foram violados pelos magistrados filipenses. Ao saberem disso, os magistrados ficaram cheios de medo, pois era uma grave ofensa tratar os cidadãos romanos como Paulo e Silas haviam sido tratados.

E eles vieram e apelaram a eles  : Por quê? Porque a lei romana dizia que punir um cidadão romano sem um julgamento justo equivalia à morte.

  • ⁴⁰ E, saindo da prisão, entraram em casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram, e depois partiram. Atos 16:40

Eles saíram da prisão e entraram na casa de Lídia  . Foram à igreja na casa de Lídia. Paulo e Silas tinham acabado de ser espancados e colocados no tronco, e, no entanto, eram eles que estavam dando o encorajamento.

Paulo e Silas na Prisão: Milagre e Salvação Atos 16:25

Veja também

Conclusão

Paulo e Silas na prisão na Bíblia nos ensina uma grande lição. Essa história e passagem bíblica é reveladora. 

Apesar das circunstâncias Paulo e Silas cantavam e oravam na prisão quando um interferência divina produziu um milagre naquele lugar.

Em Filipos, Paulo e Silas deixaram para trás dois convertidos notáveis: Lídia e o guarda da prisão. Cada um deles teve suas vidas tocadas por Jesus de maneiras muito diferentes.

Saiba Como Deus Fala com as Pessoas, Hoje!

 Como Deus Fala Conosco?

Deus fala a todos por meio de Sua criação (Romanos 1:18–20 e Salmo 19:1–2 ). Deus se comunicou por vários meios, incluindo anjos, Seus porta-vozes escolhidos ou profetas, sonhos, visões e até mesmo uma jumenta! (Lucas 1:5–38 , II Samuel 24:10–25 , Gênesis 40:1–23 , Atos 9:10–18 e Números 22:21–35 .)

Na Bíblia, a voz de Deus é dita ser poderosa e cheia de majestade (ver Salmo 29:4 ). É comparada a trovões, águas correntes, harpas e trombetas (ver Jó 40:9 , Apocalipse 14:2 e Êxodo 19:16 ). 

Publicidade

1. Deus fala por meio da Sua criação

A primeira forma como Deus se comunica é através de Suas obras. O Salmo 19:1-2 diz: "Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite."

Basta olhar para o céu estrelado, para a complexidade de uma flor ou para a grandiosidade das montanhas para perceber a assinatura do Criador. A natureza não apenas revela o poder e a grandeza de Deus, mas também nos convida a adorá-Lo.


2. Deus fala através da Sua Palavra escrita

A Bíblia é a Palavra de Deus e contém tudo o que precisamos saber para sermos salvos e vivermos a vida cristã. 2 Pedro 1:3

Embora a criação revele a glória de Deus, ela não nos dá um plano de salvação. Para isso, Deus nos deu Sua Palavra. 2 Timóteo 3:16-17 afirma: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra."

A Bíblia é uma das provisões de Deus para nos equipar a fazer a Sua vontade. (Veja 2 Timóteo 3:16–17 .) Inspirada por Deus e escrita por Seus instrumentos humanos, cada palavra da Bíblia é verdadeira, viva e ativa em nossas vidas. A Bíblia é uma parte absolutamente essencial da sua caminhada com Deus. Você não deve negligenciar a Sua Palavra. Através da leitura da Palavra de Deus, Ele fala com você de forma pessoal e poderosa — hoje! (Veja 1 Tessalonicenses 1:5 ; 2:13 .)


3. Deus fala pelo Seu Filho, Jesus Cristo

A maior revelação de Deus é a pessoa de Jesus Cristo. Como o autor de Hebreus 1:1-2 nos diz: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho."

Cristo é a revelação plena e final de Deus. Se você quer saber como Deus pensa, o que Ele sente e como Ele age, olhe para Jesus. Ele é a imagem perfeita do Pai, o Verbo que se fez carne para nos mostrar o caminho.


4. Deus fala por meio do Espírito Santo

Após a ascensão de Jesus, Ele nos deixou o Espírito Santo para nos guiar. Jesus prometeu em João 16:13: "Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir."

O Espírito Santo nos guia, consola e nos revela a vontade de Deus. Ele nos dá sabedoria para entender a Bíblia e nos capacita a viver uma vida que agrada a Deus. Ele é a voz de Deus que sussurra em nosso interior.


5. Deus fala através da oração e comunhão íntima

A oração não é apenas um monólogo; é um diálogo. Em Jeremias 33:3, Deus nos convida: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes."

A oração é o lugar onde nos encontramos com Deus. É na comunhão íntima que Ele responde às nossas súplicas, nos dá paz em meio à tempestade e revela Seus planos e propósitos para nossa vida.


6. Deus fala por meio de pessoas e conselhos piedosos

Deus também usa outras pessoas para nos guiar e nos corrigir. Provérbios 11:14 nos ensina: "Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselheiros há segurança."

O Senhor pode usar um amigo, um líder, um pastor, um pai ou uma mãe para nos instruir, nos encorajar e nos alertar. Estar em comunidade com outros crentes e buscar conselhos sábios é uma forma de nos aproximarmos da vontade de Deus.


7. Deus fala pelas circunstâncias da vida

Por fim, até mesmo as circunstâncias do dia a dia podem ser a voz de Deus. Romanos 8:28 nos assegura: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto."

E Deus nos ajuda a discernir o certo do errado por meio de nossas consciências ( 1 Timóteo 1:5 ; 1 Pedro 3:16 ). Deus está em processo de conformar nossas mentes para pensar Seus pensamentos ( Romanos 12:2 ). Deus permite que eventos ocorram em nossas vidas para nos direcionar, nos mudar e nos ajudar a crescer espiritualmente ( Tiago 1:2–5 ; Hebreus 12:5–11 ). Primeira Pedro 1:6–7 

Até nas dificuldades, Deus nos ensina e nos guia. As portas que se fecham, as lutas que enfrentamos, as vitórias que celebramos... tudo pode ser uma forma de Deus nos moldar, nos fortalecer e nos direcionar para o Seu propósito.

8. Deus fala Pessoalmente

Deus falou pessoalmente a várias pessoas nas Escrituras para lhes dizer o que Ele queria que fizessem. Algumas delas incluem Abraão em Gênesis 12:1-4, onde Deus disse a Abraão para deixar seu próprio país para ir para uma terra que Deus lhe daria eventualmente. Moisés e Arão ouviram Deus falar em Êxodo 7 com instruções sobre como abordar o Faraó para exigir que ele deixasse os israelitas saírem do Egito. Deus falou verbalmente no batismo de Jesus em Mateus 3:13-17 pronunciando bênção sobre Seu Filho unigênito quando Jesus começou Seu ministério terreno. Deus também falou pessoalmente a Paulo na estrada para Damasco quando Paulo foi convertido ( Atos 9:3-6 ). 

Saiba Como Deus Fala com as Pessoas, Hoje!

Veja também

  1. Saiba porque pensar como criança aumenta sua Fé em Deus.
  2. Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Tiago 5:7
  3. Reflexão Bíblica: Deus quer te dar a Paz João 14:27

Conclusão

Se você não está ouvindo a voz de Deus, examine seu coração ( II Coríntios 13:5 ). Peça ao Senhor que lhe revele qualquer coisa que esteja impedindo seu relacionamento com Ele e, então, obedeça-O. Peça a Deus que lhe dê ouvidos para ouvir e um coração puro para obedecer. (Veja Mateus 13:43 , Marcos 4:9 , Mateus 5:8 , II Timóteo 2:22 e Salmo 24:3–5 .)

Que possamos estar atentos a essas diversas formas de comunicação de Deus, para que possamos viver uma vida alinhada com a Sua vontade.

Como ser um Cristão Disciplinado?

 Como ser um Cristão Disciplinado?

O cristão disciplinado é aquele que busca viver de acordo com os princípios e ensinamentos de Cristo, sendo intencional em sua jornada espiritual e em seu relacionamento com Deus. 

Ser um cristão disciplinado não significa ser perfeito, mas sim ter uma postura de compromisso, esforço e busca constante por uma vida que honra a Deus. É um processo contínuo de crescimento e transformação, guiado pela graça e pelo poder de Deus.

Publicidade

A lição de Judas 20

  • -Como lidar com escarnecedores.
  • -Como superar paixões ímpias.
  • -Como evitar divisões.
  • -Como se manter incontaminado pelo mundo.
  • -Como ser cheio do Espírito.

Judas fala sobre esses mesmos problemas com os quais as pessoas estão lutando. Judas 1:18-19

Judas 20 diz:  Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo.

1. Um Cristão Disciplinado tem uma Vida Cristã de compromisso com Deus

Compromisso com a Palavra de Deus: O cristão disciplinado valoriza a Palavra de Deus como a autoridade máxima em sua vida. Ele estuda e medita na Bíblia regularmente, buscando compreender seus ensinamentos e aplicá-los em sua vida diária.

Vida de oração constante: O cristão disciplinado busca um relacionamento íntimo com Deus por meio da oração. Ele dedica tempo regular para conversar com Deus, compartilhar suas preocupações, agradecer pelas bênçãos e buscar a direção divina em todas as áreas de sua vida.

Orando no Espírito Santo

-Ore em harmonia com a vontade do Espírito Santo. -Ef. 6:18.

Submissão à vontade de Deus: O cristão disciplinado está disposto a se render à vontade de Deus em todas as áreas de sua vida. Ele busca discernir a vontade de Deus por meio da oração e do estudo da Palavra, e está disposto a obedecer e seguir os caminhos do Senhor.

Mantendo-se no amor de Deus. -I João 1:7 -João 15:10

Esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo. - II Pedro 3:11-13.  Antecipando este dia!

2 Ser disciplinado na Vida Cristã é ter Domínio Próprio

“Pois Deus não nos deu um espírito de medo, mas de poder, e de amor e domínio próprio, (uma mente sã). 2 Tm 1:7

Autocontrole é tudo sobre ser disciplinado! Os atletas devem ter disciplina sobre a mente e o corpo para vencer as corridas.

Paulo deu muita ênfase ao autocontrole em suas cartas a Timóteo.

  • 1 Tim. 2:9 - “As mulheres devem se adornar com roupas respeitáveis, com modéstia e domínio próprio”
  • 1 Tim. 3:2 - "Um supervisor deve ser ... autocontrolado"
  • Tito 2:6 - “Exorta os mais jovens a terem domínio próprio”
  • Tito 2:6 - "Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos a... viver com domínio próprio"

Características de um cristão disciplinado. É a contenção de paixões e impulsos.

Refere-se a alguém que domina seus apetites, emoções, inclinações e impulsos. Envolve abstinência do que é proibido, mas moderação no que é permitido!

Os cristãos devem ter disciplina sobre a tentação e o pecado para vencer a corrida contra Satanás.

3. Como deve Ser Disciplinado na Vida Cristã exige dedicação

O cristão disciplinado reconhece a importância de estar envolvido em uma comunidade de crentes. Ele participa regularmente de reuniões de adoração, estudos bíblicos, grupos de oração e serviços voluntários na igreja. Ele busca o apoio e a prestação de contas mútua com outros cristãos.

Cultive uma vida de adoração: A adoração não se limita apenas ao contexto do culto congregacional, mas deve ser uma atitude diária de reverência e gratidão a Deus. Agradeça a Ele por Suas bênçãos, louve-O por Sua grandeza e busque adorá-Lo em espírito e em verdade em todas as áreas de sua vida.

Não é fácil! É uma luta interna constante para todos nós!

Pode ser obtido, porém, com oração, persistência e posicionamento adequado (não se colocando em situações comprometedoras – 1 Coríntios 15:33).

Exemplos de Vitoriosos discipliandos

José – Gênesis 39 v.9 “Como então posso fazer esta grande maldade e pecar contra Deus”

Daniel – Daniel 1v.8 “Mas Daniel propôs em seu coração não se contaminar”

Jesus – Mateus 4 e 1 João 2:16- Ele não sucumbiria aos “desejos da carne”

Como ser um Cristão Disciplinado?


  1. 5 Coisas que São Certas na Vida
  2. Como Alcançar o Crescimento Espiritual?
  3. Razões pelas quais devemos Ler e Estudar a Bíblia

Conclusão

Paulo disciplina seu corpo para colocá-lo sob controle. Isso não é exagero para o corpo –Co 2:23. Este é o padrão de abnegação - Mt 16:24, Ro 6:11

Um atleta e um cristão se disciplinam de três maneiras:

  • Dieta (Mat. 4: 4)
  • Condicionamento (Mat. 24:13)
  • Técnica (Romanos 12: 9-13)

Devocional: Pratique a autodisciplina e a abnegação como um bom soldado faz. 2 Timóteo 2: 3

O anseio pela coroa o motiva a se manter sob controle

A História de Estevão na Bíblia: O Mártir Apedrejado Atos 6-7

 Estevão na Bíblia: A História do Mártir Apedrejado Atos 6-7

O que Significa o Nome Estevão?

Estevão ( stephanos de stepho  = envolver, entrelaçar ou enroscar) significa coroa. Era "a coroa do vencedor", um símbolo de triunfo nos jogos atléticos gregos. 

Quão apropriado é que seja o nome deste santo piedoso que pagou o preço mais alto quando foi apedrejado por falar a verdade do Evangelho! A palavra relacionada é  stephanos era uma coroa feita de folhagem ou projetada para se assemelhar a folhagem e usada por alguém de alto status ou tido em alta conta. 

Publicidade

Estevão era Cheio do Espírito Santo

  • ⁵ E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; Atos 6:5

E escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo  . 

A ordem dos sete é significativa porque os dois primeiros homens desempenharam papéis importantes na propagação do Evangelho  em Atos 7 (Estêvão) e Atos 8 (Filipe). É notável que Estêvão seja caracterizado como um homem cheio de fé e do Espírito Santo , pois um dos critérios para todos os sete homens era que fossem cheios do Espírito ( Atos 6:3 ). 

Cheio (abundante)  ( pleres  de  pleos  = cheio,  pletho  = encher) significa cheio em oposição a vazio (como de um vaso oco -  Mt 14:20 ,  15:37 ,  Mc 6:43 ). De uma superfície, cobrindo cada parte (lepra em  Lc 5:12 ). 

Figurativamente, de alguém cheio de, cheio de, abundante em, completamente dotado de ( Lc 4:1  cheio do Espírito Santo,  At 9:36  abundante em obras, Estêvão cheio de graça e poder  At 6:8 )  Pleres  é repetidamente associado ao Espírito Santo -  Lc 4:1 ,  At 6:3 ,  5 ,  7:55 ,  11:24 . Claramente, o estado de estar cheio do Espírito foi de grande importância na vida de Jesus e na vida dos discípulos no Livro de Atos. 

Estevão Fazia Prodígios e Grandes Sinais

  • Atos 6:8  E Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.  
Estêvão é repetidamente descrito como um homem "cheio" -  cheio do Espírito em Atos 6:3 e cheio de fé e do Espírito Santo em Atos 6:5 .

A expressão " cheio de graça " é encontrada em apenas uma outra passagem do Novo Testamento ( João 1: 14+ ), e ali descreve Jesus. O Espírito Santo pôde usar Estêvão porque ele refletia o caráter de Jesus.

Poder  (Milagres) ( dunamis  de  dunamai  = ser capaz, ter poder) poder, especialmente alcançar poder.

Maravilhas ( teras ) são semelhantes a sinais, mas apelam mais aos sentidos, sendo reconhecidas como um fenômeno que precisa ser explicado. 

Os Críticos  de Estevão

  • E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão. Atos 6:9
Cireneus - Judeus de Cirene  (NT - Mt 27:32 , Mc 15:21 , Lc 23:26 , At 2:10 , 11:20 , 13:1 ).

Alexandrinos - Judeus de Alexandria 

Cilícia  - Judeus da Cilícia  Este local é intrigante, pois foi o local de nascimento de Saulo de Tarso, como aprendemos em seu testemunho diante de uma multidão de judeus raivosos...Atos 22:3-5

Ásia - Judeus da Ásia 

Argumentado ( suzeteo  de  sun  = junto +  zeteo  = buscar, inquirir) significa continuar uma discussão, inquirir juntos e evoluiu para um significado negativo - disputar, debater ou argumentar ( Mc 1:27 , etc.). De fariseus discutindo com Jesus ( Mc 8:11 ), de escribas discutindo com os discípulos de Jesus ( Mc 9:14 ), de judeus discutindo com Estêvão ( Atos 6:9 ), de Paulo (Saulo na época) discutindo com os judeus helenísticos ( Atos 9:29 ). 

  • Atos 6:10  Mas eles não conseguiam compreender a sabedoria e o Espírito com que ele falava.

Estêvão tem sido repetidamente descrito como alguém capacitado pelo Espírito. Ele precisava da ousadia que o Espírito lhe dava. Vimos repetidamente que estar cheio do Espírito permite a fala ousada ( Atos 4: 31+ , cf. Atos 4:8 ).

  • ¹¹ Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus. Atos 6:11
Então, se os antagonistas obtivessem sucesso em suas acusações, eles poderiam "legalmente" pedir o apedrejamento de Estêvão, que é a conclusão a que o Sinédrio chegou em Mc 14:64.

 Os oponentes de Estêvão não podiam fazer nada contra os seguidores de Jesus até que tivessem a opinião popular do seu lado. Anteriormente, a perseguição contra os apóstolos havia sido limitada porque a opinião popular estava com eles ( Atos 2:47 , 5:26 ). A opinião popular pode ser facilmente moldada. As mesmas multidões que louvaram Jesus ( Lucas 19:35–40 ) logo pediram Sua crucificação ( Lucas 23:18–23 ). As multidões que amavam os apóstolos ( Atos 2:47 , 5:26 ) clamam contra Estêvão.

Julgamento de Estevão


Multidão agarrando Estêvão para arrastá-lo para longe ( Atos 6.12 )

  • ¹² E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho. Atos 6:12
Conselho  (suprema corte)  ( sunedrion  de  sun/syn  = juntos +  hedra  = um assento ou  hedraios  = sedentário, como alguém sentado em uma cadeira) significa aqueles sentados juntos.

Eles apresentaram falsas testemunhas que disseram: "Este homem fala incessantemente contra este lugar santo e a Lei; Atos 6:13  

Quem disse que este homem fala incessantemente contra este lugar santo e a Lei  ? " Este homem " é a maneira deles de expressar seu extremo desprezo por Estêvão. Eles estão elaborando a acusação em Atos 6:11 . Observe que " contra o lugar santo e a Lei" é sinônimo de "contra o Templo" e "contra a Lei de Moisés".

  • ¹⁴ Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu. Atos 6:14
 Em que sentido ele falou contra o Templo e a Lei? Que palavras blasfemas Estêvão proferiu? Eles explicam suas falsas acusações em Atos 6:13 . Uma mentira geralmente gera outra.

Em outras palavras, Estêvão foi acusado, finalmente, de ser um cristão, de ser um seguidor do Senhor Jesus Cristo e de tudo o que estava envolvido e implícito nisso. 

Esta falsa acusação aparentemente faz alusão às palavras de Jesus ditas quase 3 anos antes de Sua crucificação. Jesus respondeu-lhes: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei”. Os judeus disseram então: “Levaram-se quarenta e seis anos para construir este templo, e tu o levantarás em três dias?” Mas ele estava falando do templo do seu corpo. ( João 2:19-21 )

Qualquer que seja a forma de palavras que Estêvão usou que deu origem à acusação de que ele disse que Jesus, o Nazareno, destruiria o Templo ( Mt 26:61 ), parece claro que ele não apenas repetiu as palavras que o próprio Jesus havia dito, mas também compreendeu e expôs seu significado interno.

  • ¹⁵ Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo. Atos 6:15
E fixando o olhar nele , fitaram Estêvão com os olhos fixos. Imaginem o ódio que enchia os olhos deles! Mas Estêvão é um homem cheio do Espírito (cheio de coragem e ousadia) que teme a Deus e não aos homens! 

Anjo ( aggelos/angelos ) significa literalmente um mensageiro (aquele que traz uma mensagem -  Lc 1:11 ,  2:9 , etc., ou realiza uma tarefa). 

O rosto de Estêvão brilhou com a glória de Deus

Acusação contra Estevão

  • Atos 7:54  Quando ouviram isso, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele.
 As palavras de Estêvão foram como uma serra que dividiu os corações de seus ouvintes, "cortando-os em pedaços", uma figura de linguagem que descreve o fato de que eles estavam ficando furiosos com ele.

Enfurecido, cortado ou dilacerado emocionalmente. Anteriormente, Lucas havia usado o mesmo verbo para descrever a reação do Sinédrio à acusação concisa de Pedro e dos apóstolos.

Em vez de se renderem à verdade, as autoridades endureceram seus corações. Assim como fizeram com Jesus (cf.  Jo 5:16 ;  7:32 ;  8:59 ;  10:31 ;  11:57 ), apesar das abundantes evidências, rejeitaram os ensinamentos (de Estêvão) e se opuseram violentamente" a ele.

O mesmo verbo brucho (range) é usado na Septuaginta do salmo de Davi (que seria um "slogan" preciso para o término de Atos 7 )...“O ímpio conspira contra o justo e range os dentes contra ele. ( Sl 37:12 )

A Visão de Estevão

  • ⁵⁵ Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; ⁵⁶ E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Atos 7:55,56
Cheio do Espírito Santo , Estêvão era um homem cheio e, portanto, controlado pelo Espírito. Cheio do Espírito, Estêvão foi capaz de se manter firme contra os membros do Sinédrio, que estavam cheios de ira, ódio e sarcasmo

 Aqui Estêvão está olhando fixamente para a glória de Deus! 

E viu a glória de Deus - Estêvão começa com uma descrição do Deus da glória  ( Atos 7:2 ) e agora vê a glória de Deus. E não apenas isso, mas a glória de Deus se refletiu no rosto de Estêvão durante todo o seu discurso

E Jesus, em pé, à direita de Deus  . Embora não possamos afirmar com absoluta certeza, é bastante razoável concluir que Jesus está de pé para receber Estêvão, para recebê-lo em casa, para honrá-lo por um trabalho bem-feito. 

O uso que Estêvão fez da expressão claramente messiânica "  Filho do Homem" deve ter sido como uma faca revirando o estômago do Sinédrio e, especialmente, do sumo sacerdote Caifás. Por quê? Lembre-se de que, no julgamento noturno e ilegal de Jesus perante Caifás, houve uma discussão da qual ele certamente se lembraria, pois ocorrera apenas alguns meses antes. 

Mas Jesus guardou silêncio. E o sumo sacerdote (CAIFÁS) disse-lhe: Eu  te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Disse-lhe Jesus: Tu mesmo o disseste; contudo, eu vos digo que vereis em breve o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso, e vindo sobre as nuvens do céu. ( Mt 26:63-64 )

A Morte de Estevão

  • ⁵⁷ Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. ⁵⁸ E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. ⁵⁹ E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. ⁶⁰ E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.  Atos 7:57-60

Nenhuma votação foi realizada pelo Sinédrio. Nenhum escrúpulo foi levantado sobre não ter o direito de condená-lo à morte ( João 8:31 ). 

Apressado ( hormao  de horme = impulso violento de ornumi = excitar, despertar) significa partir, precipitar-se, violentamente, impetuosamente. Descreve um "movimento rápido e violento para a frente, descontrolado pela razão".  É tão apropriado que, enquanto aqui hormao descreve uma manada do Sinédrio, controlada por sua fúria, avançando sobre Estêvão, em Mt 8:32 ( Mc 5:13 , Lc 8: 33+),  hormao descreve uma manada de porcos controlados por espíritos malignos, correndo para a morte! 

Eles estavam no Salão de Pedra Lavrada e não ousaram atirar pedras lá para que o salão não fosse "profanado" (que hipocrisia total !). Assim como o Senhor de Estêvão foi crucificado fora da cidade, Estêvão também foi esmagado por pedras fora da Cidade Santa de Jerusalém.

Apedrejamento ( litoboleo  de  lithos  = pedra + boleo = atirar) significa atirar pedras (  Mt 21:35 ; Mc 12:4; At 14:5 ) ou apedrejar até a morte ( Mt 23:37 ; Lc 13:34 ; Jo 8:5 ; At 7:58-59;  Hb 12:20 ). No Novo Testamento, litoboleo é usado em referência ao apedrejamento (matar) os profetas ( Mateus 23:37 ; Lucas 13:34 ) e Estêvão ( Atos 7:58 , 59 ). Em Icônio, tanto os judeus quanto os gentios procuraram matar Paulo e Barnabé por apedrejamento ( Atos 14:5 ). Na Septuaginta, é o termo usual para execução por apedrejamento ( Deuteronômio 13:10 ). O apedrejamento era a punição judaica para a blasfêmia ( Levítico 24:14-16 ).

Saulo confessou: "Persegui este Caminho até a morte, prendendo e metendo homens e mulheres em prisões... 'E quando o sangue de Estêvão , tua testemunha , estava sendo derramado, eu também estava presente, aprovando-o e guardando as túnicas dos que o estavam matando.' ( Atos 22:4 , 20 ) 

Estevão na Bíblia: A História do Mártir Apedrejado Atos 6-7

  1. Apolo Atos 18_24-28
  2. Jeroboão 1 Reis 12:1-31
  3. Elias, o Tisbita 1 Reis 17

  • ⁵⁹ E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. ⁶⁰ E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.  Atos 7:57-60

Estêvão está pedindo a Jesus que estenda o "tapete de boas-vindas

Jesus estava à direita de Deus e Estêvão se ajoelhou diante dele em adoração e o invocou em oração.

Ele clamou em alta voz  - Este pequeno detalhe é impressionante. Ele está sendo apedrejado e, ainda assim, o Espírito de Deus o capacita a clamar em alta voz

Senhor, não lhes imputes este pecado!  - Literalmente "Não lhes imputes este pecado." ou "não lhes imputes este pecado."

Dito isso, ele adormeceu  . Quando um crente morre, a Bíblia diz que ele adormece. Dorme num momento, mas no momento seguinte está na presença do Senhor Jesus Cristo!

Marcando sua morte calma e pacífica.  Quando Cristo, por outro lado, disse: "Nosso amigo Lázaro dorme" ( Jo 11:11 , 12 ), ele usou a palavra não como uma figura, mas como a expressão de um fato. 

 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)