Estudo Bíblico sobre As 10 Pragas do Egito na Bíblia
As Dez Pragas
Moisés não é o mesmo homem que era em Êx 4:10 , 13 ! Ao longo das 10 pragas, quando ele confronta o Faraó (4 que ele inflige sem aviso), ele o faz obedientemente e corajosamente. Ele veio a realmente conhecer a Jeová como o SENHOR que é capaz de realizar o que Ele ordena a Moisés que realize ( Êx 6:1-2 + ). Observe que a palavra praga é usada apenas em Êx 9:14 , Êx 11:1 e Êx 12:13 .
As duas primeiras pragas foram direcionadas contra os deuses e deusas do Nilo e tudo associado ao Nilo.
Quatro pragas foram direcionadas contra os deuses e deusas da terra.
As quatro pragas finais foram direcionadas contra o céu e tudo associado ao céu. Até mesmo a décima praga, a morte dos primogênitos, foi contra o céu. O Faraó era considerado a encarnação terrena do deus-sol Rá, a força mais poderosa do céu. Seu filho primogênito teria sido a próxima encarnação.
Primeira Praga: Água Transformada em Sangue (Êxodo 7:14-25)
- ¹⁵ Vai pela manhã a Faraó; eis que ele sairá às águas; põe-te em frente dele na beira do rio, e tomarás em tua mão a vara que se tornou em cobra. Êxodo 7:15
O primeiro milagre registrado de Jesus foi água para vinho (provavelmente vinho tinto) ( Jo 2:1-11 + ), mas aqui o primeiro milagre de Jeová é água para sangue vermelho! Deus vai responder ao coração teimoso (pesado) do Faraó com uma ordem para confrontar o comandante do Egito
Três vezes Moisés o encontrou neste encontro matinal para avisá-lo sobre pragas, ou seja, a primeira, a quarta e a sétima ( Êx 8:20 ; Êx 9:13 ).
Moisés se aproxima do Faraó em Ex. 7 e diz-lhe a ordem do Senhor para deixar o Seu povo ir (Êxodo 7:16).
Ex. 7:7 nos diz que Deus enviou Moisés e Arão nesta missão de libertar os israelitas da escravidão quando eles tinham 80 e 83 anos de idade, respectivamente.
Ponto: Nunca é velho demais para ser útil e servir ao Senhor
Que qualificações um assassino de 80 anos e um escravo de 83 anos têm para representar e libertar os israelitas da escravidão? Nenhum mesmo!
Mesmo assim, Deus os usou! Deus também pode usar você, independente da idade!
Faraó sente confiança em sua confiança em seus deuses e se recusa a dar ouvidos ao Deus dos hebreus.
Porque Faraó não quis ouvir e endureceu o seu coração…
- ¹⁷ Assim diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor: Eis que eu com esta vara, que tenho em minha mão, ferirei as águas que estão no rio, e tornar-se-ão em sangue. Êxodo 7:17
- ²⁰ E Moisés e Arão fizeram assim como o Senhor tinha mandado; e Arão levantou a vara, e feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue, Êxodo 7:20
Tomou-se cuidado para garantir que isso fosse feito “à vista de Faraó e à vista de seus servos”.
Não houve preparativos por parte de Moisés... nenhum truque de prestidigitação. Num momento o Faraó estava olhando para as águas do Nilo e no outro era sangue!
Consequências
Desde o primeiro golpe, Deus atingiu o coração do Egito – o rio Nilo.
Todas as colheitas, comércio, comércio, verdadeiramente a própria vida dependiam do Nilo.
Não só a água arruinada ficou adequada para uso, mas os peixes também foram mortos.
O fedor dessas águas era tão ofensivo que proibia seu uso (Êxodo 7:21). Fétido significa ter odor ofensivo, um cheiro rançoso e nauseante, como de algo em decomposição (peixe morto)!
Denota um mau cheiro físico (sangue no Nilo - Êx 7:21 ) ou odor de maná estragado ( Êx 16:20 ). Em sentido figurado, fala de uma pessoa que se torna fortemente repugnante para outra, um metafórico "fedor nas narinas". "Quando Moisés feriu as águas do Nilo, os peixes morreram e o rio tornou-se fétido ( Êx 7:18 , 21 )
Em Êx 7:17, a referência era apenas ao Rio Nilo, mas depois se refere a todos os seus afluentes, bem como à água potável em todas as vasilhas do Egito
A água ficou completamente inutilizável, forçando os egípcios a cavar poços às pressas para obter água (7:24).
Faraó permaneceu em sua teimosia durante todos os sete dias em que o rio era sangue antes que o Senhor finalmente acabasse com esta praga.
(Apo. 16:6) Deus indica nesta passagem que dar sangue para beber era justiça, visto que os egípcios provavelmente foram culpados de matar profetas durante os 400 anos que os judeus passaram no Egito, muitos desses anos passados em maus tratos como escravos.
O versículo 21 diz: “…houve sangue por toda a terra do Egito”. A notícia se espalhou rapidamente e todos ficaram sabendo do que Deus havia feito.
Este é um caso das conversões mais teimosas – confrontado com o milagre inegável, o Faraó é forçado a admitir que aconteceu, mas ainda se recusa a aceitar o Deus que fez isso acontecer!
Recusando-se a aceitar o Deus superior dos hebreus, o Faraó convoca seus horoscopistas (como aqueles que escrevem horóscopos). Esses homens eram astrólogos, mágicos ou profetas na mente dos egípcios.
Observe com atenção: “…os mágicos do Egito fizeram o mesmo com seus encantamentos…”
A batalha passa a ser sobre qual magia é maior – a do Egito ou a dos hebreus – quais deuses são mais poderosos?
Embora diga que os mágicos egípcios fizeram o mesmo, observe que o que eles fizeram não poderia ter sido do mesmo calibre do milagre realizado por meio de Moisés e Aarão:
O Nilo já estava transformado em sangue.
Esses mágicos só conseguiram pegar um pouco de água e fazê-la parecer sangue.
Esta praga foi muito mais do que uma batalha de feiticeiros – foi um ataque a vários dos maiores deuses do Egito:
Os egípcios adoravam o deus Khnum (foto) – o guardião do Nilo (representado como um ser humano com cabeça de carneiro)
Nilo/ Água para sangue Êx. 7:20 + ; Sl 105:29 e Apocalipse 8:8-9 ‣ ; 11:6 ‣ ; 16:3-6 ‣
Deus Hapi e outros deuses
Eles também acreditavam no deus Hapi (ou Hapy - Imagem) que era o deus do espírito ou da essência do Nilo.
Ele foi o responsável pelo transbordamento do Nilo a cada ano, depositando águas e solos férteis ao redor das margens do rio.
A divindade que pode ter sido "alvo" nesta primeira salva contra o rio Nilo foi o chamado deus chamado Hapi. Hapi era o deus da inundação anual do Nilo na religião egípcia antiga
Hapi também foi reconhecido como o deus dos peixes e dos pântanos.
Porque ele era a fonte de peixes, água e fornecia meios de comércio, Hapi era, em muitos aspectos, uma fonte de vida e riqueza e os egípcios cresceram para credencia-lo por criar o mundo e tudo no universo.
Mais um dos maiores deuses do Egito derrotado ao transformar o sangue em água foi o deus Osris (foto) , o deus do submundo. Os egípcios acreditavam que o Nilo era a sua corrente sanguínea. Deus tornou isso bastante literal.
Também foi agredido o deus egípcio Tauret (Taweret – Foto) , a deusa hipopótamo do rio e Nu (Foto) o deus da vida no Nilo.
Os Magos
Mas os mágicos do Egito fizeram o mesmo com suas artes secretas E o coração do Faraó estava endurecido. O resultado da dureza de coração do Faraó foi que ele não quis ouvir a ordem de Deus dada por Moisés e Arão
A Segunda praga: As Rãs (Êxodo 8:1-15)
Outra terceira vez o Senhor envia Moisés para ir ao Faraó ordenando-lhe que deixe o Seu povo ir (5:1; 7:16; 8:1).
- ² E se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos. Êxodo 8:2
Sapos Êx 8:6 + Sl 105:30 Apocalipse 16:13 ‣
As rãs por si só não seriam uma visão incomum no Egito. À medida que o Nilo subia e depois recuava novamente, poças de água foram deixadas ao longo de todas as margens do Nilo, servindo como principal terreno fértil para as rãs. Mas havia uma abundância de sapos – tanto que chegava a ser um incômodo!
Podemos fazer cinco observações-chave que indicam que isso não foi um resultado natural da água poluída:
- 1) Isso acontece em conjunto com a mão e o cajado de Moisés e Arão. Êx 8:6
- 2) As rãs não se limitavam a habitar as margens do Nilo, mas cobriam todo o Egito. Êx 8:6
- 3) O próprio Faraó percebe que este é um julgamento de Deus. Êx 8:7 – não algo anual do Rio Nilo.
- 4) As rãs deixaram toda a terra e voltaram para o Nilo por ordem de Deus. Êx 8:11
- 5) As rãs morreram em grande número, ao mesmo tempo, em lugares diferentes. Êx 8:13
O Nilo se encherá de rãs - O verbo " enxame" significa multiplicação, como usado para Israel em Êxodo 1:7+ , que " cresceu muito e se multiplicou". O que isso significa é que Deus está dizendo que, quando Ele enviar esta praga, você olhará para o Nilo e verá a água se multiplicando com rãs se movendo
- ³ E o rio criará rãs, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e às casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras.⁴ E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus servos. Êxodo 8:3,4
Então Arão estendeu a mão sobre as águas do Egito, e as rãs subiram e cobriram a terra do Egito . Cobrir a terra significa que você não poderia dar um passo sem pisar em uma rã pegajosa!
- ⁶ E Arão estendeu a sua mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs, e cobriram a terra do Egito. Êxodo 8:6
Êxodo 8:7 Os magos fizeram o mesmo com suas artes secretas, fazendo subir rãs na terra do Egito.
Capazes de criar a alusão de transformar água em sangue no passado, os mágicos são impotentes para livrar o Egito das rãs. (Êxodo 8:8) Então Faraó chamou Moisés e Arão e disse: Rogai ao Senhor que tire as rãs de mim e do meu povo ; e deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao Senhor ." (NVI)
O Faraó é forçado a admitir que só o Deus dos hebreus pode tirar essas rãs… ele nem parece pedir ajuda aos seus deuses impotentes.
Ver um sapo, segundo os egípcios, era considerado uma aparição da deusa Heqt (ou Hekt ou Heket - Imagem) , esposa do criador do mundo e deusa do nascimento.
Heqt sempre foi mostrado com cabeça e corpo de sapo.
As mulheres usavam escaravelhos e amuletos representando Hekt para proteger as mulheres durante o parto
Moisés disse a Faraó: "Tens a honra de me dizer: quando rogarei por ti, pelos teus servos e pelo teu povo, para que as rãs sejam eliminadas de ti e das tuas casas, e fiquem somente no Nilo?" Êxodo 8:9 Então ele disse: "Amanhã." - Por que amanhã em vez de imediatamente?
Então ele disse: "Seja conforme a tua palavra, para que saibas que não há ninguém como o Senhor, nosso Deus ." Este é o propósito de Moisés ser respeitoso e permitir que o Faraó determinasse o momento da partida das rãs.
O Senhor fez conforme a palavra de Moisés, e as rãs desapareceram das casas, dos pátios e dos campos . Observe novamente que isso é evidência de que isso não é natural, mas sobrenatural. As rãs não morrem naturalmente.
Ainda assim, mesmo no final desta praga, quando Faraó encontrou alívio, seu coração endureceu novamente.
A Terceira Praga: Os Piolhos (Êxodo 8:16-19)
- ¹⁶ Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito. Êxodo 8:16
Mosquitos ( ken/kinnim ) - Em hebraico moderno, kinnim significa piolho, mosquito. Um dos vários pequenos insetos conhecidos por picar ou ser irritantes.
A palavra hebraica kinnim vem de uma raiz que significa “cavar”, o que significa que era provável que esses piolhos fossem do tipo que cavariam sob a pele (o Deus hebraico literalmente entraria sob sua pele).
Sobre homens e animais - indica toda a humanidade e todo o reino animal juntos (ex .: Nm 3:13 ; 8:17 ; 18:15 ). A escala da terceira praga foi tão vasta que nenhuma criatura da terra saiu ilesa.
Os mágicos tentaram com suas artes secretas fazer nascer mosquitos - Eles tentaram, mas não tiveram sucesso como nas duas primeiras pragas ( Êx 7:22 + , Êx 8:7 + ).
Portanto, os piolhos paralisariam afetivamente a maioria, se não todas as atividades sacerdotais e religiosas no Egito.
Êxodo 8:19 Então os magos disseram a Faraó: "Isto é o dedo de Deus". Mas o coração de Faraó endureceu-se, e ele não os ouviu, como o Senhor tinha dito.
A Quarta Praga: Os Enxames de Moscas (Êxodo 8:20-32)
- ²¹ Porque, se não deixares ir o meu povo, eis que enviarei enxames de moscas sobre ti, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, e às tuas casas; e as casas dos egípcios se encherão destes enxames, e também a terra em que eles estiverem. Êxodo 8:21
O inseto exato é incerto. A palavra hebraica "insetos" (arob) foi usada como uma palavra que se refere a "moscas". De fato, no Salmo 78:45 , ela é traduzida como "enxames de moscas".
Muitos tradutores traduziram 8:21 para dizer que o Senhor “…enviará enxames de moscas…” (Êxodo 8:21). A frase “de moscas” deve estar em itálico na sua Bíblia, indicando que foi acrescentada pelos tradutores. A verdade é que não sabemos o que o Senhor causou enxames.
Alguns comentaristas especulam se deveria ser entendido como um inseto, como a mosca ou miríades de insetos.
Se houvesse um deus egípcio dos insetos, teria sido Amon-Ra, o criador e rei dos deuses, que era frequentemente descrito como tendo cabeça de besouro, embora aparecesse em várias outras formas. Muitas vezes ele era retratado como um escaravelho (o escaravelho) empurrando o sol pelo céu.
Outros especulam que os enxames eram moscas sugadoras de sangue que causavam cegueira. Outros ainda pensaram que poderiam ser as moscas caninas que são mais irritantes do que os mosquitos e se prendem ao corpo humano.
Em você, em seus servos, em seu povo e em suas casas - Observe a frase repetida " em... " indicando que esses insetos não ficarão restritos à mesa da cozinha, mas estarão literalmente por todo o corpo das pessoas.
- ²² E, naquele dia, eu separarei a terra de Gósen, em que meu povo habita, a fim de que nela não haja enxames de moscas, para que saibas que eu sou o Senhor no meio desta terra. E porei separação entre o meu povo e o teu povo; amanhã será este sinal. Êxodo 8:22,23
Gósen, onde os israelitas viviam, estava isenta da praga. Deus colocou uma "porta de tela" gigante e invisível ao redor de Gósen! A terra de Gósen ficava na parte oriental do delta do Nilo. Era uma área fértil, cujo vale principal se estendia por cerca de 64 quilômetros
A distinção entre Israel e Egito tornou óbvio que a fonte das pragas, das quais Israel foi libertado, era o Deus de Israel (cf. Êx 9:4 , 26 ; 11:7 )
E vieram grandes enxames de insetos à casa de Faraó e às casas de seus servos - Nenhum lugar é excluído, exceto Gósen.
Faraó disse: " Vai, sacrifica ao teu Deus dentro da terra" O Faraó então faz a proposta mais sutil das três, dizendo ( Êx 10:8-11 ) que os israelitas poderiam sair para oferecer sacrifícios ao seu Deus, mas seus filhos deveriam permanecer no Egito.
Moisés disse: "Não é certo fazer isso, pois sacrificaremos ao Senhor, nosso Deus, o que é uma abominação para os egípcios — Israel sacrificaria animais considerados sagrados pelos egípcios e que, na verdade, simbolizavam seus deuses!" Se sacrificarmos o que é uma abominação aos egípcios diante dos seus olhos, eles não nos apedrejarão?
Devemos ir uma jornada de três dias pelo deserto e sacrificar ao SENHOR, nosso Deus, como Ele nos ordenou - Semelhante ao que Jeová lhes havia dito em Êx 3:18 +
O SENHOR fez como Moisés pediu e removeu os enxames de insetos do Faraó, de seus servos e de seu povo; não sobrou nenhum . Pela segunda vez, Jeová respondeu afirmativamente a Moisés. O extermínio foi completo, de modo que não sobrou nenhum . Mais uma vez, vemos evidências de que este foi claramente um milagre realizado pelo poder soberano de Javé! Êxodo 8:32 Mas Faraó endureceu o coração também desta vez e não deixou o povo ir.
A Quinta Praga: Gado Doente (Êxodo 9:1-7)
- ³ eis que a mão do Senhor será sobre teu gado, que está no campo, sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois e sobre as ovelhas, com pestilência gravíssima. Êxodo 9:3
Nenhuma das pragas anteriores foi anunciada como pragas da mão do SENHOR , mas esta foi. Este não é o " dedo de Elohim" ( Êx 8: 19+ ), mas a " mão de Yahweh!"
Virá com uma pestilência muito severa (gravíssima) - Esta é a primeira praga contra os bens pessoais dos egípcios. Severa já seria ruim o suficiente, mas muito severa deveria chamar a atenção do Faraó! Severa é usada para descrever o coração teimoso do Faraó em Êxodo 7:14
Peste ( deber de dabar = falar) refere-se à praga. Nos três primeiros usos em Êxodo, deber fala de pestilência divinamente induzida no Egito ( Êx 5:3 , 9:3 , 15 ). Em Lv 26:25, como punição pelo pecado de Israel, Deus promete: "Enviarei pestilência entre vós, para que sejais entregues nas mãos inimigas." (Compare Nm 14:12 , Dt 28:21 ) Em 2Sm 24:13 , 15, vemos que a pestilência foi enviada a Israel por causa do pecado do Rei Davi e, como resultado, 70.000 homens morreram! O Rei Salomão se referiu à pestilência como um dos julgamentos que deveriam estimular o povo a orar pedindo a Deus que ouvisse seus clamores ( 1Rs 8:37 , 2Cr 6:28 ). Deus livra da pestilência ( Sl 91:3 ).
A quinta praga afetou os animais domésticos do Egito.
Cavalos e gado não eram apenas altamente valorizados no Egito, mas também considerados sagrados.
Touros e bezerros eram freqüentemente usados como sacrifícios. As novilhas eram consideradas sagradas para a deusa egípcia Ísis..
A anterior praga de enxames teria sido um portador eficaz de qualquer doença que afetasse o gado. Na verdade, Os egípcios consideravam muitos animais e divindades com cabeça ou corpo de animais.
O deus egípcio Apsis é representado como um touro e era adorado no Egito já em 3.000 a.C.
Os egípcios tinham um touro de verdade, conhecido como Touro Apsis, que supostamente era a imagem viva do deus Ptah . O touro usava um disco entre os chifres, supostamente emprestado do deus Rá.
Quando o touro Apsis morria, os sacerdotes viajavam por todas as pastagens em busca de um bezerro substituto com manchas distintas no pescoço, nas costas e no corpo. A terra lamentaria tal como se a nação tivesse perdido um monarca. Seu corpo seria embalsamado, seriam realizados ritos fúnebres e seria sepultado em um sarcófago de granito.
O Apsis touro supostamente tinha o poder da profecia.
Hathor também era a deusa do amor, da dança e do álcool com cabeça de vaca.
Êxodo 9:5 O Senhor estabeleceu um prazo determinado, dizendo: "Amanhã o Senhor fará isso na terra".
O gado dos egípcios morreu, mas o gado dos israelitas não foi afetado (Êxodo 9:6).
Mas o SENHOR fará distinção entre o gado de Israel e o gado do Egito, para que nada morra de tudo o que pertence aos filhos de Israel . A distinção está no gado, mas, em última análise, está nas pessoas que possuem o gado, israelitas versus egípcios. Deus não está fazendo isso porque Israel é tão bom, mas por causa de Sua aliança (abraâmica) com seus antepassados ( Dt 7:6-8 ) e do fato de que Ele os escolheu para serem um povo distinto ( Êx 19:5 , 6 ) de quem Ele traria Seu Messias (cf. Gl 3:16 + ).
Em Êx 33:16, o chamado de Deus para Israel era para ser um povo distinto, distinto e separado, onde a Septuaginta usa o verbo endoxazomai que significa ser um objeto de honra e louvor, para ser tido em alta estima - Usado 13x -
- Êx 14:4 ( Serei honrado );
- Êx 14:17 ( Serei honrado );
- Êx 14:18 (quando sou honrado por meio de Faraó);
- Êx 33:16 ; 2 Reis 14:10 ; Sl 89:7 ; Is 45:25 ; Ez 28:22 ( Eu me engrandecerei );
- Ez 38:23 ( me santificarei );
- Ag 1:8 ( ser glorificado );
- 2 Ts 1:10 (Ele vem para ser glorificado em Seus santos naquele dia);
- 2 Ts 1:12 (o nome do nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês)
Êxodo 9:7 Faraó mandou ver, e eis que não havia morto nenhum gado de Israel. Mas o coração de Faraó se endureceu, e ele não deixou o povo ir.
Sexta Praga: Furúnculos (Úlceras) (Êxodo 9:8-12)
- ⁸ Então, disse o Senhor a Moisés e a Arão: Tomai os punhos cheios da cinza do forno, e Moisés a espalhe para o céu diante dos olhos de Faraó; ⁹ e tornar-se-á em pó miúdo sobre toda a terra do Egito, e se tornará em sarna, que arrebente em úlceras nos homens e no gado, por toda a terra do Egito. Êxodo 9:8,9
O Senhor ordena a Moisés e Arão que peguem as cinzas de uma fornalha e as espalhem no ar.
As cinzas causarão furúnculos nos egípcios e no gado restante em toda a terra.
Lançar - ( zaraq ) significa aspergir, lançar, espalhar em abundância, ser aspergido e a maioria dos usos do ( Êx 9:8 ; Êx 9:10 ; Êx 24:6 ; Êx 24:8 ; Êx 29:16 ; Êx 29:20) se refere às ações do sacerdote na execução dos rituais dos sacrifícios e ofertas. O primeiro uso por Moisés descreve "lançar" a fuligem de uma fornalha no ar na presença do Faraó ( Êx 9:8 , 10 ).
Ela se tornará pó fino sobre toda a terra do Egito - Observe que isso é parte do milagre - a fuligem em Êxodo 9:8, na verdade, "se multiplica" porque milagrosamente se transforma de fuligem em pó e não apenas isso, mas apenas uma pequena quantidade nas mãos de Moisés e Arão se multiplica em pó suficiente para cobrir toda a terra do Egito.
Então, eles pegaram fuligem de um forno e se apresentaram diante do Faraó; Moisés a jogou para o céu, e ela se transformou em furúnculos que causaram feridas em homens e animais .
Mesmo os mágicos não puderam ficar diante de Moisés por causa do grave surto de furúnculos.
Furúnculos ( shechin ) furúnculo, erupção, uma doença de pele grave e irritação com feridas purulentas. A doença está associada a Jó ( Jó 2:7–8 ) e Ezequias ( Isaías 38:21 );
No entanto, apesar de tudo isso, o Faraó ainda não deixou o povo ir.
Esta afronta provou que o deus egípcio Serápis (ou Sarapis) , o deus egípcio da cura, Imhotep (cabeça de touro), o deus da medicina, foi considerado impotente e também Thoth , o deus da inteligência e do aprendizado médico com cabeça de íbis (pássaro). .
Sétima Praga: Granizo (Saraiva) (Êxodo 9:13-35)
- ¹⁸ Eis que amanhã por este tempo farei chover saraiva mui grave, qual nunca houve no Egito, desde o dia em que foi fundado até agora. Êxodo 9:18
Novamente, como sempre, Moisés é enviado para dizer ao Faraó que deixe seu povo ir.
Deus fixou um tempo para trazer a sétima praga. Ela não ocorrerá apenas 'amanhã', como nas pragas número dois ( Êx 8:10 ), quatro ( Êx 8:23 , 29 ) e cinco ( Êx 9:5 ). Mas será 'neste momento, amanhã', ou seja, na mesma hora em que Moisés está falando com Faraó, um dia depois
O Egito é essencialmente uma terra de pouca chuva. A média é de menos de 2,5 cm (Na verdade, algo como 5 a 7,5 cm)
Então o Senhor disse a Moisés: " Estenda a mão para o céu
Que caia granizo sobre toda a terra do Egito, sobre os homens, sobre os animais e sobre toda planta do campo, em toda a terra do Egito - Em toda a terra do Egito, mas NÃO na terra de Gósen, a terra habitada pelos israelitas ( Êx 9:26 ). Apocalipse 16:21
O granizo parece ter sido acompanhado simultaneamente por uma violenta tempestade, comum em climas quentes, marcada por descargas elétricas popularmente chamadas de "bolas de fogo" (versículo 24; cf. Ez 1:4 ). Assim como no Sinai, trovões e relâmpagos são sinais da presença de Deus ( Êx 19:16 )
A "voz" do Senhor é uma expressão frequentemente usada como equivalente a "trovão". Gênesis 3:8 . Assim, Apocalipse 6:1 : "E ouvi como que o ruído (φωνη, voz) de trovão." Apocalipse 10:3 : "E quando ele clamou, os sete trovões emitiram as suas vozes."
Então houve granizo, e fogo flamejando continuamente no meio do granizo, muito forte, como nunca houve em toda a terra do Egito desde que se tornou uma nação
O granizo atingiu tudo o que estava no campo em toda a terra do Egito, tanto homens quanto animais
O granizo também atingiu todas as plantas do campo e destruiu todas as árvores do campo
Êxodo 9:26 Somente na terra de Gósen, onde estavam os filhos de Israel, não houve granizo.
A Princípio Faraó reconheceu Êxodo 9:28 Suplicai ao Senhor, porque já bastam os trovões e a saraiva de Deus; então vos deixarei ir, e não ficareis mais tempo.
(Ora, o linho e a cevada estavam estragados, porque a cevada estava na espiga, e o linho em flor. Êxodo 9:31 Mas o trigo e a espelta não foram estragados, porque amadurecem tarde.) Êxodo 9:32
Então Moisés saiu da cidade, da presença do Faraó, e estendeu as mãos ao Senhor; e os trovões e o granizo cessaram, e a chuva parou de cair sobre a terra
Mas quando Faraó viu que a chuva, o granizo e os trovões tinham cessado, pecou novamente e endureceu o seu coração, ele e os seus servos. Êxodo 9:34
Novamente, isto é para provar quem é o verdadeiro Deus… que os egípcios saberão que não existe outro Deus!
Deus os avisa que Ele poderia tê-los eliminado da terra, mas esse não era o Seu desejo.
A região ao redor do Cairo normalmente recebe cerca de 5 centímetros de chuva por ano, então a água do céu era incomum em qualquer forma!
A praga se originou do céu. Aparentemente, a deusa egípcia do céu, Nut foi incapaz de impedir o Deus Hebreu de controlar seus céus!
Além de Nut, onde estavam Shu, o deus do vento, Hórus, o deus do céu com cabeça de falcão do norte do Egito, e Ísis e Seth que protegiam as colheitas?
Todos esses deuses combinados eram impotentes contra o deus dos hebreus!
A Oitava Praga: Gafanhotos (Êxodo 10:1-20)
- ⁴ Porque se ainda recusares deixar ir o meu povo, eis que trarei amanhã gafanhotos aos teus termos. Êxodo 10:4
Moisés novamente avisa o Faraó que se ele não deixar o povo ir, os gafanhotos virão.
Eles cobrirão a superfície da terra, de modo que ninguém poderá vê-la . Imagine só: gafanhotos tão numerosos que ninguém conseguiria nem ver o chão e nem pisar sem esmagá-los
Eles também comerão o que sobrou do granizo, e comerão toda árvore que brotar do campo
Seus conselheiros o aconselham a deixá-los ir. Exo 10:7 Faraó chama Moisés de volta e permite que apenas os homens saiam para servir ao Senhor festejando no deserto. Exo 10:8
O Faraó sabia que se ao menos os homens fossem autorizados a ir, eles voltariam para buscar suas esposas e filhos.
Portanto, Faraó não estava realmente disposto a fazer o que o Senhor havia pedido.
Moisés disse: "Iremos com os nossos jovens e os nossos velhos; com os nossos filhos e as nossas filhas, com os nossos rebanhos e as nossas manadas, porque havemos de celebrar uma festa ao Senhor." Êxodo 10:9
Então o Senhor disse a Moisés: " Estende a tua mão sobre a terra do Egito para os gafanhotos - A tua mão implica o que está na sua mão, o cajado ( Êx 10:13 )
O vento leste surgirá novamente em Êxodo 14:21, proporcionando uma fuga para Israel.
Então os Gafanhotos vieram.
E comeram toda a planta da terra e todos os frutos das árvores que o granizo havia deixado. Assim, não sobrou nada verde nas árvores nem nas plantas do campo em toda a terra do Egito
Nos tempos antigos, os gafanhotos podiam destruir o abastecimento de alimentos de uma aldeia inteira em questão de minutos.
Novamente, onde estava a proteção dos deuses do Egito?
- Nepri (ou Neper), o deus dos grãos?
- Seth,, o deus ou Ermutet , a deusa das colheitas
- Thermusis, a deusa da colheita?
A Nona Praga: Trevas (Êxodo 10:21-29)
- ²¹ Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem. Êxodo 10:21
A próxima praga foi uma escuridão sobre a terra “…que pode até ser sentida”. (Êxodo 10:21)
A nona praga é que a escuridão caiu sobre toda a terra — exceto sobre Israel. Esta praga é comparável ao silêncio no céu, pouco antes da última e terrível praga ( Ap 8:1 + )
Escuridão absoluta – tão escura que uma pessoa não conseguia ver outra.
Durou 3 dias (Ex. 10:22*23).
É particularmente significativa porque o deus supremo do Egito era o Deus Sol (ver Rá - Deus Sol ). O Senhor Sol estava agora sendo desligado pelo Senhor Yahweh . Se o Egito não deixasse Israel ir adorar seu Deus, então o deus do Egito seria a escuridão
Como observado acima, a implicação é que nem mesmo velas e lâmpadas conseguiam penetrar naquela escuridão. E estava tão escuro que tudo o que podiam fazer era permanecer imóveis.
O Faraó finalmente chama Moisés e considera deixar os israelitas irem até ouvir que não apenas eles irão, mas todo o seu gado irá com eles. Alguns deles seriam usados como sacrifícios e Moisés não sabia o que o Senhor exigiria até que eles chegassem.
Isto era mais do que Faraó poderia suportar, visto que os egípcios não aceitavam o deus dos hebreus…
Eles também viam o gado e vários outros animais como sagrados – como ousavam os israelitas sacrificar os seus animais sagrados aos seus deuses!
O coração do Faraó endurece completamente e ele se recusa a discutir esses assuntos com Moisés, dizendo-lhe para fugir e se o Faraó visse seu rosto novamente, Moisés morreria.
Neste ponto, as negociações terminaram!
Moisés admite e concorda que nunca mais verá o rosto do Faraó.
No Egito, o maior deus era Amon-Ra , o deus do sol. Nesta escuridão perpetuante, Amon-Ra foi derrotado, assim como:
- Ptah , o deus que criou a lua e o sol…
- Atum (ou Tem See Picture) , o deus do pôr do sol…
- Shu , o deus da luz solar e do ar…
Veja também
- A Praga das Rãs Êxodo 8:1-15
- A Praga dos piolhos (Ex. 8:16-19)
- A Praga da Transformação da Água em Sangue Êxodo 7:14-25
A Décima Praga: Morte do Primogênito (Êxodo 11:1-12:30)
- ⁵ E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais. Êxodo 11:5
Até agora, as pragas têm sido pessoalmente incómodas para a saúde, perda de bens, alimentos, etc.
Agora, pessoas inocentes morrerão, até mesmo as da própria casa do Faraó. Foi a única coisa que finalmente faria com que o Faraó atendesse à ordem do Senhor.
O povo respeita os hebreus porque eles viram o grande poder do seu Deus!
Há um elemento de "justiça poética" na palavra clamor, pois a mesma palavra hebraica foi usada em Êx 3:7 , onde Deus disse: "atendei ao seu clamor por causa dos seus feitores". E em Êx 3:9: "Agora, eis que o clamor dos filhos de Israel chegou a mim; além disso, tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem". E assim, na Décima Praga, vemos que os opressores são oprimidos e também soltam um grande clamor .
Deus fará com que todos os primogênitos entre os egípcios morram.
O primogênito seria considerado o futuro líder da família. Se for filho de um Faraó, o próximo na linha de sucessão ao trono.
O primogênito receberia a herança do pai e ocuparia um lugar especial de honra entre sua família.
Mas contra qualquer dos filhos de Israel, um cão nem sequer latirá, seja contra homem ou animal
- ¹³ E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. Êxodo 12:13
O sangue era um sinal que apontava para a família dentro da casa como protegida da "praga". Não perca a verdade espiritual aqui: (1) Não era um sinal para o Faraó, mas para vocês , para os israelitas. (2) O sinal era uma manifestação da graça de Deus, pois Ele estava concedendo favor imerecido aos israelitas.
A Festa seria um memorial da salvação dos primogênitos dos israelitas no Egito por Deus e da libertação de Israel da escravidão egípcia Exo 12:14
- ²⁷ Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou. Êxodo 12:27
A expressão "o sacrifício da Páscoa de Yahweh" ocorre apenas aqui. A palavra זֶבַח (zevakh) significa "abate" e, portanto, um sacrifício de sangue. O fato de esta palavra ser usada em Lv 3:1 , 3 , 6 , 9+ para a oferta pacífica vinculou a Páscoa como um tipo de oferta pacífica, e tanto a Páscoa quanto as ofertas pacíficas eram consumidas como refeições comunitárias.
- ²⁹ E aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais.³⁰ E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto.³¹ Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito. Êxodo 12:29-31
Tudo isso estava prestes a ser arrancado de toda uma geração de egípcios.
- Onde estavam os deuses egípcios para protegê-los?
- Onde estava Meskhenet , a deusa supostamente presente no nascimento dos filhos?
- Onde estava Hathor, uma das sete divindades que supostamente assistiam ao nascimento de crianças?
- Onde estava Min , o deus da procriação?
- Ou Ísis , o deus da fertilidade?
- Especialmente, Selket , o guardião da vida?
Até mesmo Renenutet , a deusa cobra e guardiã do Faraó que era a personificação da maternidade.