Estudo Bíblico sobre Genêsis 4: 1-15: Caim e Abel na Bíblia.
Caim e Abel trazem uma oferta ao Senhor. A oferta de Abel é trazida com fé (Hebreus 11: 4), mas João nos diz que o coração de Caim era mau (1 João 3:12).• O primeiro assassinato: Motivação de Ciúme e inveja
Verdades valiosas a serem aprendidas.
• Os irmãos fizeram sacrifícios
◦ Caim- Fruto da terra
◦ Abel - Animal (Gênesis 4:3, 4)
O ponto real da história é o efeito do pecado na vida de uma pessoa. Caim enfrenta a escolha universal e escolhe o mal.
Estudo Bíblico sobre Caim e Abel na Bíblia. Genêsis 4: 1-15
1. Caim e Abel eram filhos de Adão e Eva (Gênesis 4)Eva concebeu e deu à luz a Caim, dizendo aquiri um homem pelo SENHOR e depois deu à luz a seu irmão Abel (Genêsis 4: 1-2).
2. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
Os dois filhos, ao contrário de seus pais no Éden, subsistiam com o trabalho de suas mãos. Dentre os frutos de seus trabalhos eles reconheceram a bênção divina, e sentiram gratidão a Deus por Sua recompensa.
Leia o Resumo e Esboço completo do Livro de Daniel
3. Caim e Abel ofereceram sacrifícios
Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR e Abel trouxe também dos primogênitos de suas ovelhas, e de sua gordura. E olhou o SENHOR com agrado a Abel e à sua oferta (versículos 3-4). Suas ofertas foram espontâneas. Abel é caracterizado como trazendo "o melhor dos primogênitos de seu rebanho" e Caim é simplesmente denominado como vindo "do fruto do solo", sem maiores detalhes. Abel parece ter demonstrado uma qualidade de coração e mente que Caim não possuía.
4. Deus não aceitou o sacrifício de Caim.
Abel trouxe dos primogênitos do seu rebanho e da sua gordura; e para fazer isso, um sacrifício tinha que ser feito.
Hebreus 11: 4 nos diz que pela fé, Abel ofereceu Deus é um sacrifício mais excelente que Caim.
Ele não disse que Abel foi melhor, mas que a oferta que ele deu foi agradável e aceitável para o Senhor. Mas Deus não olhou com bons olhos a Caim e à sua oferta. E irritou-se Caim em grande maneira, e decaiu seu semblante.
Talvez Deus não tenha aceitado a oferta de Caim porque sua atitude estava errada. A passagem sugere isso, com o consequente ciúme e assassinato de seu irmão. Caim pode não ter percebido que Deus está tão preocupado com o coração quanto com as ações.
Um diálogo surge em 4: 6-7 com uma série de perguntas de Deus a Caim, Hebreus 11: 4 nos diz que pela fé, Abel ofereceu Deus é um sacrifício mais excelente que Caim.
Ele não disse que Abel foi melhor, mas que a oferta que ele deu foi agradável e aceitável para o Senhor. Mas Deus não olhou com bons olhos a Caim e à sua oferta. E irritou-se Caim em grande maneira, e decaiu seu semblante.
Talvez Deus não tenha aceitado a oferta de Caim porque sua atitude estava errada. A passagem sugere isso, com o consequente ciúme e assassinato de seu irmão. Caim pode não ter percebido que Deus está tão preocupado com o coração quanto com as ações.
- Por que te irritaste, e por que se mudou teu rosto?
- Se bem fizeres, não serás aceito?
5. Caim ficou irritado
Deus o instrui a fazer o que é certo e se arrepender. Mas ele iria? De jeito nenhum! Em vez disso, ele atrai Abel para o campo e o mata.
6. Caim matou Abel
O que estava prestes a acontecer, aconteceu.
E falou Caim a seu irmão Abel...e aconteceu que estando eles no campo, Caim se levantou contra seu irmão Abel, e o matou.
O resultado trágico é que o pecado leva a mais pecados e as gerações vindouras são afetadas. Logo veremos a destruição da humanidade por causa disso.
Deus chama Caim para prestar contas, mas Caim rejeita toda responsabilidade (vs 9-11). Um segundo diálogo vai acontecer em 4: 9-15
- Onde está Abel teu irmão?
- E ele respondeu: Não sei; sou eu guarda de meu irmão?.
- Disse Deus: Maldito sejas tu da terra que abriu sua boca para receber o sangue de teu irmão de tua mão.
Leia também: Saiba para onde o Rei Davi fugiu e se escondeu.
7. A maldição de Caim e a Proteção de Deus
Punido por Deus com uma grave maldição (v 12) de que quando lavrasse a terra, não teria a sua força: errante e fugitivo andaria na terra, ainda assim, o irmão matador recebe a promessa de receber a proteção de Deus (v 15). Garantiu-lhe o SENHOR que qualquer um que matar a Caim, sete vezes será castigado. Em seguida, segundo o texto Deus pôs sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer um que o achasse. Deus quer ser o guardião do homem quem não queria ser o guardião de seu irmão.
É para cada Estudioso da Bíblia claramente que o sinal de Caim, em Ao contrário da carga que os locais geralmente atribuem a ela indica uma marca ou simulação. No contexto de Gênesis 4 é claro sobre um sinal que impede os potenciais ameaçadores, e, portanto, oferece proteção.
A história finazaliza saindo Caim de diante do SENHOR, e habitou na terra de Node, ao oriente de Éden.
Viva com as consequências físicas
◦ Marca colocada sobre ele (vv. 11-16)
◦ Supôs que ele se arrependeu (Provérbios 13:15)
• Não é diferente hoje
◦ O pecado ainda traz consequências
◦ Deus ainda nos ama (Atos 17:30; 2 Pedro 3:9)
História de Caim e Abel citada no Novo Testamento.
- Jesus citou a história e considerou Abel como o primeiro perseguido e assassinado santo (cf. Mt 23,35; Lc 11,50-51).
- O autor de Hebreus refere-se ao sacrifício de sangue de Abel como grande ato de fé (Hb 11: 4).
- João menciona Caim como um exemplo supremo de maldade e ódio contrário ao amor (1 Jo 3: 11-12).
- Judas fala de homens perversos, que rejeitam a autoridade como pessoas que seguiram “no caminho de Caim” (v. 11).
Aproveite este Estudo Bíblico para reuniões e Escola Bíblica Dominical
Referências
1. Caim é Abel Brian Schwertley http://www.reformedonline.com/uploads/1/5/0/3/15030584/cain_and_abel.pdf
2. http://shammai.org/genesis_4_commentaries.pdf
3. In het teken van Kaïn. Een theologische exegese van Genesis HGL Peels 1 (Theologische Universiteit, Apeldoornhttp://www.scielo.org.za/pdf/vee/v29n1/11.pdf
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.