- E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:17
Pregação e Estudo sobre a Vontade De Deus para Nossas Vidas
A vontade de Deus é tudo o que Deus nos faz conhecer pela Palavra e pelo Espírito, como sendo Sua vontade para nossas vidas.
A vontade de Deus torna sua vida boa, agradável e perfeita. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 (Versão SBB)
A vontade de Deus é que você faça parte dessa família. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe. Marcos 3:35 (Versão SBB)
Debaixo da vontade de Deus você passa ter uma outra atitude em relação a vida.
Como Fazer a Vontade de Deus?
Pois eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 2 Timóteo 1: 9.
Devemos constantemente abandonar o mal e buscar a vontade e o caminho do Senhor em nossas vidas.
- 1. Amar a Deus -Jo 14:15
- 2. Conhecendo Sua vontade -Os 4: 6; Ac 17:11
- 3. Fazendo Sua vontade - Tiago1:22; Ro 2:13; Lc 6:46; Mt 7: 21-23
Publicidade
I. O que fazer sobre a vontade de Deus?
1. Deve ser revelado por Deus ao homem. Como posso conhecer sua vontade ou conhecer a minha? Cada um deve revelá-lo ao de outros.
2. Este fato é claramente reconhecido pelo apóstolo inspirado Paulo. ( 1 Coríntios 2:11)
- Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 1 Coríntios 2:10,11
II. A Vontade de Deus é revelada pela Bíblia
É a vontade de Deus que:
- Sua palavra seja pregada (Marcos 16:15)
- Os santos necessitados, sejam cuidados (1 Cor. 16: 1)
- Necessitados em geral sejam ajudados (Gal. 6:10)
- Os Filhos Devem Ser Educados de Forma Adequada (Ef. 6: 4)
- Irmãos exortam uns aos outros (Hb 3:13)
Quanto a como eles devem adorar. (João 4:23)
- Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23
Sobre como eles deveriam viver. (Tiago 1: 26, 27.)
- Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. Tiago 1:26
III. A Vontade de Deus que os homens sejam salvos.
“Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor' entrará no reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.”
Ao longo de seu ministério, Jesus trabalhou obedecendo à vontade de seu Pai (Lucas 4:42; 6:12; 11: 1; Mateus 26:36).
Jesus considerou fazer a vontade de seu pai como supremo João 6:38; João 8:29
As pessoas gostam da ideia de aceitar Jesus como seu Salvador ...
Mas a ideia Dele como Senhor, alguém a ser obedecido totalmente ... bem, isso não é tão atraente!
À medida que amadurecemos em Cristo, fazendo Sua vontade e obras, recebemos a plenitude de Deus e de Cristo (Efésios 3:19; 4:13; Colossenses 1: 9).
Estudo sobre a Vontade De Deus
1. A melhor pergunta que os crentes devem perguntar sobre a vontade de Deus
Para o crente que quer conhecer a vontade de Deus para a sua vida, a primeira pergunta que ele NÃO deve fazer é "O que devo fazer?"
Talvez você tenha tentado usar a Bíblia para responder à pergunta “O que devo fazer?” diante de uma decisão difícil, talvez você tenha meditado por horas em um salmo ou uma história nos Evangelhos, pedindo a Deus que lhe mostre como agirem em seu problema atual.
Para fazer a vontade Deus a pergunta é "Quem devo ser?"
Talvez você tenha conhecido a frustração de não ter ouvido nada, ou pior, de agir com base em um palpite ou "liderar" apenas para descobrir depois que, aparentemente, você não tinha ouvido a vontade do Senhor.
Eu conheço esse processo melhor do que gostaria de admitir, e também conheço a vergonha que o acompanha - a sensação de que sou surdo para o Espírito Santo, que sou terrível em descobrir a vontade de Deus.
A esperança do evangelho em nossa santificação não é simplesmente que faríamos escolhas melhores, mas que nos tornaríamos pessoas melhores.
Mas Deus não esconde sua vontade de seus filhos. Como pai terrestre, não digo aos meus filhos: “Há uma maneira de me agradar. Vamos ver se você consegue descobrir o que é. ”Se eu não ocultar minha vontade de meus filhos terrenos, quanto mais nosso Pai celestial? Sua vontade não precisa ser descoberta.
Para fazer a vontade de Deus é preciso agir da forma correta
É claro que as perguntas “O que devo fazer?” E “Quem devo ser?” Não são independentes. Mas a ordem em que pedimos é importante.
Se nos concentrarmos em nossas ações sem abordar nossos corações, poderemos acabar apenas como amantes de si mesmos, só que mais comportados.
Pense nisso! De que adianta eu escolher o emprego certo se ainda estiver consumido pelo egoísmo? De que adianta eu escolher o lar ou o cônjuge certo se eu ainda for devorada pela cobiça? O que me aproveita para fazer a escolha certa se ainda sou a pessoa errada? É preciso agir da forma correta.
Para fazer a vontade de Deus é preciso se submeter ao Espírito Santo
Somente uma pessoa habitada pelo Espírito Santo pode fazer uma boa escolha com o propósito de glorificar a Deus.
A esperança do evangelho em nossa santificação não é simplesmente que faríamos escolhas melhores, mas que nos tornaríamos pessoas melhores.
É o que inspira o apóstolo Paulo a falar dos crentes “sendo transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (2 Co 3:18).
O evangelho nos ensina que a graça que é nossa através de Cristo é, pela obra do Espírito, nos transformando cada vez mais em alguém melhor. Mas não apenas alguém melhor
O evangelho começa a nos transformar em quem deveríamos ter sido. Ele nos redefine. Quer saber o que deveria ter sido o ser humano? Olhe para o único humano que nunca pecou, Cristo. Sejam imitadores de Cristo e farão a vontade de Deus.
7 passos para o Centro da Vontade de Deus
A vontade de Deus. Segundo o Pastor Jimmy Fuller qualquer que seja o caminho de serviço ou ministério que o Senhor tenha escolhido para nós, será a melhor coisa para nós e para aqueles a quem ministramos:
1 - Como entender a vontade de Deus? (João 17: 7)
Quando nós entregamos completamente nossas vontades a Deus, o próprio Espírito Santo traga-nos uma revelação mais profunda do Senhor Jesus Cristo e da Sua Palavra. Apenas o O Espírito Santo pode “iluminar os olhos” de nossos corações para Deus e para um compreensão de Sua vontade para nós.
2 - Como fazer a vontade de Deus?
Não há meio termo na vida cristã, ou estamos andando em o Espírito e cumprindo os Seus desejos ou estamos cumprindo os desejos da carne.
Andar no Espírito e andar na carne são mutuamente exclusivos. Você não pode andar no Espírito e na carne ao mesmo tempo. Sempre haverá ser um "Esaú" e um "Jaco" em nós, lutando pela supremacia em nossos corações.
Nossa obrigação para com Deus Antes de sermos salvos, não tínhamos escolha, mas quando fomos salvos o Espírito da vida que está em Cristo Jesus nos libertou da atração para baixo de a lei do pecado e da morte.
Nós saímos da velha lei do pecado e veio sob a nova lei da liberdade em Cristo que é a liberdade do pecado e do mundo, a carne e o diabo. (Romanos 8: 1-4) Uma vez que o crente realmente nasceu de novo Deus espera que nós superemos a tentação e o pecado. (Romanos 8: 12-14).
3 - Como conhecer a vontade de Deus?
Paulo disse: "Então eu digo viver pelo Espírito e não satisfareis os desejos da natureza pecaminosa ” (Gálatas 5:16).
A vontade deve ser estabelecida quando nossas vontades forem totalmente entregues a Deus, o Espírito Santo nos dará a revelação profunda de que a Bíblia é a Palavra viva e ativa de Deus. (Hebreus 4:12) Ele nos guiará a toda a verdade porque Ele é o Espírito de Verdade e nunca nos conduzirá à doutrina errada ou à conduta anti-bíblica de qualquer tipo.
- Há crentes que foram salvos por muitos anos, mas ainda acham difícil conhecer a vontade de Deus para suas vidas.
- Muitos nunca entregaram completamente e sinceramente suas vontades para A vontade de Deus para a vida deles. Quando não fazemos a vontade de Deus perecemos
- Outros fizeram alguma decisão emocional em um reunião, mas nunca realmente entenderam que Deus exige a rendição de nossas vontades a Ele antes de qualquer outra coisa.
- Se nós nos rendemos completamente vontades a Deus e são discípulos de Sua Palavra, então também seremos capazes de discernir ensino errado.
- Muitos não identificam se alguém está falando do Senhor ou de sua própria mente e imaginação porque é o Espírito Santo nos mostrará se o ensinamento que ouvimos vem de Deus ou de outra fonte.
Publicidade
4 - Entender a vontade de Deus não é fácil
Há muitos hoje em dia que estão em todos os tipos de experiências espirituais emocionalmente gratificantes de um tipo ou outro que não podem reconhecer o ensino falso do ensino verdadeiro.
- Entendendo a vontade de Deus para entregar nossas vontades não tem nada a ver com as emoções, mas com o ação da vontade.
- Uma vez que nossos pensamentos são colocados para segundo plano e a vontade de Deus assumida pela fé a vontade de Deus e a própria Bíblia tornar-se muito mais claro para nós.
- A vontade de Deus não é difícil de entender se conhecemos nossas Bíblias e se ainda falta sabedoria, podemos pedir a Deus que nos dê e Ele vai. (Tiago 1: 5-6)
- É nosso dever como filhos de Deus saber tudo precisamos conhecer nosso crescimento espiritual e o próprio Espírito Santo é o aquele que transmite esse conhecimento.
- A vontade, não as emoções O próprio Espírito Santo pesquisa as coisas profundas de Deus e quer revelar eles para nós, mas Ele precisa de nossa permissão.
- Se nossas vontades são completamente entregue ao Senhor, então o Espírito Santo será capaz de nos ensinar o que precisamos saber.
- Quando resistimos ao Senhor, o Espírito Santo habita em nos torna um prisioneiro sem poder, consequentemente, vamos começar a andar em a carne e entristece-lo além do entendimento.
- Deixar nossas vontades é mais do que apenas ter alguma experiência emocional.
Esboços para pregação
-
5 - Seja feita a vontade de Deus
O poder na oração vem quando nós entregamos a nossa vontade a Deus. (1 João 3:22)
Tantas vezes nossas orações ficam sem resposta porque negligenciamos obediência à Palavra de Deus e não são fiéis em viver a vida cristã. Se nós realmente amamos a Jesus, então amaremos e obedeceremos a Sua Palavra.
Se nossas vontades são completamente entregue ao Senhor e conhecemos a Sua Palavra, então vamos orar em linha com a vontade de Deus e ter a certeza de que Ele vai nos responder a cada Tempo. (1 João 5: 14-15) É claro que Ele não vai sempre nos responder diretamente longe, mas se estamos orando em consonância com o Espírito Santo, então teremos o garantia de que nossas orações já foram respondidas, mesmo que nós fazemos não vejo nada no reino físico.
Publicidade
6 - A vontade de deus é boa perfeita e agradável
Quando nos rendemos toda a nossa vontade a Deus não teremos arrependimentos porque a Sua vontade é boa, aceitável e perfeita em todos os sentidos. (Romanos 12: 1-2)
A alegria do Senhor vem quando nós entregamos a nossa vontade a Deus.
- (Salmo 32:11) Alegra-te no Senhor
- (Salmo 40: 6) Todos os que o buscam se regozijem e fique contente em você
- (Salmo 105: 3) O coração deles se regozije e busque a Senhor.
- (Atos 13:52) E os discípulos estavam cheios de alegria e com o Espírito Santo.
A alegria do Senhor sempre segue a rendição da vontade. Nós não podemos ser cheios do Espírito e ser cristãos sem alegria.
Em Neemias, lemos: “O alegria do Senhor é a vossa força ” (Neemias 8:10) . Alegria sobrenatural do Espírito Santo é contagiante e atrairá outros para o Senhor Jesus Cristo. E se temos a alegria do Senhor, então será evidente para os outros, embora nós estejamos passando por testes e testes.
Perseverança deve terminar o seu trabalho para que você possa ser maduro e completo, não faltando qualquer coisa ” (Tiago 1: 2-3) . Alguns lutam nessa área mais do que outros. o alegria do Senhor sempre gerará a força do Espírito Santo para permitir nos perseverar.
Perseverar literalmente significa "permanecer sob pressão" e não desistir.
Perseverança tem um trabalho a fazer em nós, ou seja, nos levando a o ponto em que em todas as situações agimos como homens e mulheres maduros de fé.
Não alguma emoção superficial Agora, a alegria do Senhor não é apenas uma emoção superficial, embora a alegria seja muitas vezes expressa com muita emoção.
Lembre-se que Davi dançou antes do Arca do Senhor e isso foi muito apreciado pelo Senhor. De fato o Senhor delicia-se conosco quando chegamos à Sua presença com alegria, louvor e com agradecimento. (Salmo 100) Esta alegria suporta todas as tempestades da vida e não é dependente de circunstâncias favoráveis. Viver no reino de Deus significa vivendo uma vida de retidão, paz e alegria no Espírito Santo. (Romanos 14:17)
7. Vivendo no centro da vontade de Deus
Seus desejos se tornarão nossos desejos, Seus planos e ambições se tornarão nossos planos e ambições e tudo o que Lhe agrada também nos agrada.
Há apenas uma maneira de realmente experimentar a alegria do Senhor e é apenas através de uma vida rendida.
Quando nossas vontades são incondicionalmente e totalmente entregues à vontade de Deus, o Espírito Santo nos trará o alegria do Senhor, não importa quais sejam as nossas circunstâncias.
Conclusão
O Senhor Jesus se revela a nós quando entregamos nossa vontade para Deus. (João 14:21) “Aquele que tem os meus mandamentos e os obedece, ele é o único que me ama. Quem me ama será amado por meu pai e eu também amarei Ele e mostra-me a ele.
👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.