Conquistando os Projetos de Deus para sua vida!
Introdução: Projeto de vida: Determinar o objetivo a alcançar e viver de maneira a conquistá-lo é o que prega a psicologia comportamental moderna.
Muitas vezes as pessoas querem utilizar-se de Deus para se apropriar destes projetos pessoais e egoísticos.
Neste sermão, procuramos desenvolver o pensamento de que é preciso entender que os nossos projetos devem ser os projetos de Deus. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. ( Isaías 55:8)
Através da oração Deus irá te revelar o caminho a seguir. Para conquistar os projetos de Deus para a Sua vida:
1. Tudo que te vier à mão para fazer, faça... conquiste!
O pregador diz o que te vier à mão e não tudo o que tua mão procurar.Tudo que te vier à mão significa oportunidade. Mais do que isso, fazer o que vier à mão indica a responsabilidade em contraposição a preguiça, relaxamento.
“Tudo que te vier à mão para fazer, faze-o...”. Assim o escritor, em sua inspiração divina, nos ensina a sair da inércia executar o que lhe é responsabilizado e não deixar o tempo passar e levar com ele o que lhe é oportuno.
Não enterrar o talento e sim exercê-lo como lhe é devido. Nas palavras de Cristo “o amanhã se preocupará consigo mesmo” reflete-se o compromisso com o hoje, que é a base para o amanhã.
O texto não te convida a se erguer e procurar ou inventar algo a fazer, mas a fazer o que lhe foi determinado.
Se é ministério, seja em ministrar. Se é ensinar, haja dedicação ao ensino... Faça-o. “... o que te vier à mão” é independente de seleção.
Não tem escolha. Coisas grandes ou pequenas, simples ou complexas, fáceis ou difíceis, Faça-o. Ide e pregai, cumpra. Orai e vigiai, pratique. Sede santo, seja.
2. Faça conforme as tuas forças”
O texto bíblico desafia-nos a realizar de imediato o que vier à mão, porém, mais interessante é que ele também nos fornece um elemento limitador.Há um equilíbrio, no ato de fazer o que te vier à mão. Segundo as circunstâncias, em conformidade com , de acordo com, “... as tuas forças”.
Você não precisa ir além de suas condições, mas também deve achar que é incapaz. Faça conforme suas forças e o Senhor te ajudará. Esforça-te e eu te ajudarei diz o Senhor.
Todas essas definições fazer exige uma capacidade, mas, para o autor, este fazer deve estar diretamente relacionado com o potencial daquele que faz. Não há espaço aqui para extrapolação de limites além do que se possa alcançar, contudo, incita-se a um fazer balanceado por um poder limitado.
Embora discursos diversos têm levado o cristão contemporâneo a uma busca desenfreada pelo ter, possuir e poder, o texto revela a necessidade de um reconhecimento dos limites humanos que possuímos: “conforme as tuas forças”. Uma forma de se promover é criação de uma série de super-heróis com super poderes e domínio sobre todas as coisas.
Não é ser um super cristão. No entanto, a ideia de equilíbrio, está disseminada nas escrituras. “Conforme as tuas forças” revela que o homem tem força para fazer, embora tenha um limite que não o impede de realizar o que à mão vier. O pregador não diz não faça, porque não pode, mas diz: faça até onde puder. Faça a sua parte. Saia da inércia.
by Pixabay @memorycatcher |
Veja também
- Rompendo os Obstáculos para obter a Vitória | 2 Reis 5:10-14
- Para quem a Vitória está Garantida?
- +100 Temas para Culto da Vitória
Conclusão
Concluindo, normalmente estamos à procura de algo.Talvez grandes realizações! Não observamos o quê está em nossa mão e não fazemos.
Realize os projetos de Deus para sua vida Hoje! Ore a Deus! Faça da sua vida secular um ministério para obra de Deus Hoje.
A força que tenho hoje não será a mesma de amanhã fazer o que vier a mão hoje pode ser um meio de aumentarem as forças de amanhã.
“...na
sepultura para onde vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem
sabedoria alguma.”
Eis uma oportunidade inadiável de reconhecer o sacrifício que Cristo fez na cruz. Ele fez, conforme Suas forças por você. Na sepultura para onde vais, com Cristo, encontrarás salvação e vida eterna, pois todos os projetos, conhecimentos e sabedoria findaram.
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.