Significado de Pentateuco e Cânon.
Livros históricos que compõem o pentateuco (Lei ou Torá).
1) Gênesis,
2) Exôdo
3) Levítico,
4) Números
5) Deuteronômio.
Tanto a tradição judaica
e cristã aceitam a autoria de Moisés.
É mais comum a utilização do termo Torá - muitas vezes traduzida como “Lei” também no sentido, como em pentateuco, se referindo aos primeiros cinco livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio), conhecidos como os " Cinco Livros de Moisés ".
A Bíblia tem sido tradicionalmente dividida em três partes:
- (1) Lei, ou Torá (Pentateuco)
- (2) Profetas
- (3) Escritos/Sabedoria
Após a morte de Moisés ( Josué 1: 7-8) , o próprio Deus falou a Josué e referiu-se a um Livro da Lei que Moisés tinha dado ao povo(2). Para a igreja cristã na época de Josué, a Torá, (Pentateuco), que foram canonizados como Lei de Deus para Moisés, Josué 8: 30-35; 23: 6; 24:26, 2 Reis 14: 6; 22: 3-20.
Acredita-se que Pentateuco, a Lei ou a Torá, foi criada entre o 8º e o 5º séculos aC (5) Os textos legais (Êxodo 24: Deuteronômio 31) são necessários para governar a vida dentro da comunidade onde foram, os primeiros dados, coletados. De acordo com o texto de Êxodo 24: 4, Moisés escreveu as palavras do Senhor, sendo então preparadas para o povo. Assim, por volta do ano 400, o livro de Neemias menciona Ezra que lê a Lei de Moisés ao povo (ver Neemias 8). O grupo de livros do pentateuco foi provavelmente formado nessa época.
O Pentateuco dificilmente poderia ser colocado em qualquer outra posição, pois relata as origens do mundo e de Israel, e ao fazê-lo forneceu um pano de fundo para tudo o que se segue. Além disso, os cinco livros não poderiam ser colocados em qualquer ordem que não a existente dado o enredo que os conecta com a sequência histórica bíblica, por exemplo, Deuteronômio é a ligação entre o Pentateuco e os demais livros do Antigo Testamento, não simplesmente com Josué - Reis, e assim, por exemplo, a profecia de Malaquias faz uso extensivo de Deuteronômio.
Assim, g rande parte da tradição cristã evangélica no Brasil entende que o Pentateuco foi dado a Moisés.
O Pentateuco e o Cânon
- Tem origem na palavra grega kanon que significa “cana”.
- Kanon eram palhetas usadas como instrumentos de medição.
- O significado de kanon gradualmente se transformou em "regra" ou “Medida”.
- No contexto do teológico cânon bíblico, refere-se aos livros que são aceitos como sendo divinamente inspirado e que tenham se preservado através dos tempos como nossa Bíblia
Leis da Canonicidade(1)
- 1. Profeta ou Origem Apostólica - atribuída e baseada na pregação / ensino do Antigo Testamento. Profeta do Testamento ou apóstolos da primeira geração (ou seus companheiros próximos).
- 2. Aceitação Universal - reconhecida por todas as principais comunidades cristãs da antiguidade mundo (até o final do século IV), bem como o cânone aceito pelas autoridades judaicas (para o Antigo Testamento).
- 3. Uso Litúrgico - lido publicamente quando as primeiras comunidades cristãs se reuniram para o Ceia (seus cultos semanais de adoração).
- 4. Mensagem Consistente - contendo uma perspectiva teológica semelhante ou complementar a outra escritos cristãos aceitos.
- 5. Mensagem inspirada - o livro tem uma qualidade que fala de inspiração divina?
Pentateuco no Antigo Testamento (3)
- 1. Antes do cativeiro babilônico - Antes deste período (606 aC), o Antigo Testamento aparentemente, livros foram colocados ao lado da Arca da Aliança no templo. Isto é indicado nas seguintes passagens: (Êx 24: 3-4, 7). (Deut. 31: 24-26) (2 Reis 22: 8-10), (1 Sam. 10:25),
- 2. Durante o cativeiro babilônico - Os livros foram provavelmente levados para a Babilônia e mais tarde recolhido por Daniel. Em 9: 2 de seu livro, o profeta Daniel (Dan. 9: 2). Aqui Daniel afirma especificamente que ele estava lendo Jeremias e "os livros", uma referência, sem dúvida, aos outros livros do Antigo Testamento escrito até aquele momento.
- 3. Após o cativeiro babilônico - Estes livros podem ter sido levados de volta para Jerusalém pelo profeta Esdras e mantido no templo recém-concluído. (Veja Esdras 3: 10-11; 6: 15- 18; Neh. 8: 1-8.)
Podemos resumir, de forma bem sintética, a história da formação do cânon em (4):
- A maioria dos livros do Antigo Testamento eram originalmente escrito em hebraico;
- Depois que Alexandre, o Grande conquistou a Palestina no século IV aC, os livros que se tornariam o Antigo Testamento foram traduzidos para Grego.
- A versão grega das Escrituras judaicas chegou a ser chamada de Septuaginta.
- Outros textos bíblicos, como Tobit, Judith, Baruch e 1 e 2 Macabeus, foram traduzidos para o grego e posteriormente incluídos nos livros históricos dao cânon.
- Os livros incluídos são considerados “Deuterocanônico” (segundo cânon) e não estão incluídos na maioria das versões protestantes da Bíblia, pois os reformadores protestantes preferiram incluir apenas aqueles livros que foram originalmente escritos em hebraico.
Proposta cronológica para o Cânone por Philip W. Comfort (6)
- c. 1400–400 aC Livros do Antigo Testamento hebraico escritos
- c. 250–200 aC A Septuaginta, uma tradução grega popular do Antigo Testamento;
- 45 a 85 dC Livros do Novo Testamento Grego escritos
- 90 e 118 Concílios de Jamnia dão a afirmação final ao cânon do Antigo Testamento (39 livros) *
- O “Novo Testamento” herético de 140-150 de Marcion incita os cristãos ortodoxos a estabelecer um cânon NT
- 303-306 A perseguição de Diocleciano inclui confiscar e destruir as Escrituras do Novo Testamento
- c. 305-310 Lucian do texto grego do Novo Testamento de Antioquia; torna-se uma base para Bíblias posteriores
- 367 A Carta Festiva de Atanásio lista o cânon do Novo Testamento completo (27 livros) pela primeira vez
- 397 Concílio de Cartago estabelece cânone ortodoxo do Novo Testamento (27 livros)
- c. 400 Jerônimo traduz a Bíblia para o latim; esta "Vulgata" torna-se padrão da igreja medieval
Os livros canônicos que compõem a Bíblia evangélica e que contêm as premissas básicas do cristianismo e suas doutrinas como dízimo, dons espirituais e outros são oriundas deste conjunto canônico hoje estudado por estudiosos de eclesiologia, cristologia, soteriologia, escatologia, hermenêutica, pneumatologia e outras disciplinas teológicas, a fim de fornecer bases sólidas ao pensamento cristão
Aproveite este Estudo Bíblico para reuniões e Escola Bíblica Dominical
Referências: (1) http://www.rvcc.info/pdf/2014/01.26.14-bible_canonization.pdf
(2) http://www.grockcofc.org/index_files/Docs/The Biblical Canon.pdf
(3) Willmington, Harold, "O Canon da Bíblia" (2018). O arquivo do manual do proprietário . 69 http://digitalcommons.liberty.edu/owners_manual/69
(4) http://www.usccb.org/bible/national-bible-week/upload/milinovich-bible-literacy.pdf
(5) https://hts.org.za/index.php/HTS/article/viewFile/494/393
(6) https://static1.squarespace.com/static/544ec724e4b0507056ef35b0/t/5821192c6a49637a07d8700e/1478564140849/How+We+Got+Our+Bible.pdf
Wikipedia
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.