Deus instituiu o casamento como uma união sagrada entre um homem e uma mulher. Ele projetou essa união com propósitos específicos.
Companheirismo e intimidade: Deus criou o casamento para que o homem e a mulher desfrutassem de companheirismo e intimidade profunda. O casamento é um vínculo de amor e cumplicidade, onde marido e mulher se tornam uma só carne.
"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." (Gênesis 2:24)
Estudo Bíblico sobre Família Projeto de Deus: Visão de Timóteo
1. A Família é um Projeto de Deus porque ele é o criador do casamento
Em que relacionamento divino Deus instituiu o lar? Casamento “bíblico” Gênesis 2: 21-24
- Começou Gênesis 4: 1, 2. “Seja fecundo e multiplique”
- Gênesis 1:28. Forme uma relação complementar de “uma só carne” Gn 2:24
- Crie uma casa Gn 2:24.
- Produzir descendência Gen 1:28; 4: 1, 2.
- Promova outros lares Gen 5
- Junte-se a outros para criar sociedades Gn 11: 1-4
- Deus é o Desenhador e Criador - Gn 2: 20-23
- Ele é a autoridade e instrutor do casamento Mateus 19: 3-9; Marcos 10: 2-12
Publicidade
2. Aspectos da Família como Projeto de Deus na visão de Timóteo
Na visão de Timóteo, a importância de cuidar da própria família é vista como uma questão de fidelidade com Deus. O autor destaca em 1 Timóteo 5:8 que aquele que não se preocupa com os seus familiares, especialmente os de sua própria casa, está negando a sua fé e se torna pior do que um incrédulo.
Essa responsabilidade de cuidar da família é comparada à responsabilidade de cuidar da igreja de Deus. Conforme mencionado em 1 Timóteo 3:5, se alguém não sabe como governar a sua própria família, como poderá cuidar da igreja?
Além disso, a modéstia e o cuidado são aspectos importantes a serem considerados. Em 1 Timóteo 3:4, a Bíblia nos exorta a governar bem a nossa própria casa, tendo os filhos em sujeição com toda a dignidade.
Quanto às viúvas, elas são consideradas parte da família. 1 Timóteo 5:3 nos instrui a honrar as viúvas que são verdadeiramente desamparadas. As "viúvas de fato" são aquelas descritas em 1 Timóteo 5:9, 10. É importante observar a estipulação do Senhor em que elas estão entre os "seus" (1 Timóteo 5:8, 9, 10).
3. A família como Projeto de Deus é a base da sociedade
A influência divina que ela projeta convida outros a participarem das ricas bênçãos de servir a um Senhor de amor. Contribui para o bem-estar geral da comunidade.
A ideia por trás dessa perspectiva é que a família é o núcleo da sociedade, fornecendo um ambiente seguro e estável para seus membros. Ela é vista como o lugar onde se aprendem valores morais, princípios éticos e o amor altruísta. A família é responsável por transmitir esses ensinamentos e preparar as futuras gerações para serem cidadãos responsáveis e contribuintes para a sociedade.
Primeiro, um casamento sadio onde marido e mulher estão focados em servir a Deus e tornar seu casamento o que Deus deseja Ele é o nosso porto seguro.
Conclusão
Considere a palavra de Deus. Obedeça, conheça, estude, pratique e viva a verdade! Orem juntos em e individualmente por qualquer desacordo ou conflito pelo seu cônjuge. Ore e lance todos os seus anseios ao Senhor (1 Pedro 5: 7).
Como projeto de Deus cresce em graça e conhecimento de Cristo, desenvolve-se como Cristo por cabeça. 2Pe 1: 5-8,
Tratem-se como irmãos - com humildade, benignidade, longanimidade, abstendo-se de amor - Ef 4: 1-2; Php 2: 3-4 Assim como os irmãos amorosos ajudam a garantir bons dias e respondem às orações - 1Pe 3: 7-12 Ame seus inimigos, assim como Deus ama você! Recusar a retaliar, responder com bom - Mt 5: 38-42. - Mt 5: 43-48.
Fontes:
http://www.goodnewsworld.org/images/goodnews/pdf/Bible_Study-THE_CHRISTIAN_HOME_AND_FAMILY_02012017.pdf
Compartilhe nas Redes Sociais!