Publicidade

Estudo Bíblico sobre Os Reis Magos: 7 Fatos da Visita a Jesus. Mateus 2:1-13

7 Fatos da Visita dos Reis Magos a Jesus. Mateus 2:1-21


Os Reis Magos e o Nascimento de Jesus, na Bíblia. Muitas dúvidas e mistérios existem acerca dos Reis Magos; Questões como nomes. Se realmente eram três Reis Magos. O significado dos presentes, ouro incenso e mirra, ou seja, a historia dos reis magos na Bíblia. Nesta postagem vamos acompanhar a narrativa de Mateus sobre o nascimento de Jesus segundo a versão Bíblica de João Almeida.
  1. Os Magos Vieram do Oriente para ver Jesus.
  2. Procuravam pelo lugar de nascimento de Rei dos Judeus
  3. O Rei Herodes ficou preocupado e questionou aos magos sobre Jesus
  4. Os Magos encontram o local do nascimento de Jesus e O adoraram;
  5. Os Reis levaram presentes para Jesus
  6. Revelados retornam por outro caminho e evitam Herodes.
  7. Frustrado o Rei da Judéia ordena uma matança porque não encontrou Jesus

Publicidade

1. Os Magos Vieram do Oriente para ver Jesus.

No evangelho de Mateus, no contexto do nascimento de Jesus o evangelista relata a partir do capítulo 2 alguns eventos que ocorrem após este fato. Segundo o autor Jesus nasceu em Belém da Judeia. Na época do nascimento reinava Herodes (Mateus 2:1). O relato aponta que naqueles dias chegaram na região de Jerusalém uns magos do Oriente. 

Mateus 2: 1-12 é o único lugar na Bíblia que fala sobre os sábios, magos em algumas versões. Alguns estudiosos acreditam que esses homens sábios eram astrólogos, homens que estudavam as estrelas. Eles reconheceram a aparência de uma nova estrela como o sinal do nascimento de Jesus.

2. Procuravam pelo lugar de nascimento de Rei dos Judeus

A estrela brilhante levou-os a procurar o Salvador. Quando os Magos chegaram na cidade, segundo a história descrita, perguntaram: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? (Mateus 2:2) Na sequência da pergunta vem a explicação da curiosidade. Segundo o escritor os forasteiros alegavam que “vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo”. O fato de andarem pela cidade interrogando os cidadão sobre o nascimento de Jesus chegou até os ouvidos do Rei.
 
A informação era conhecida deles. Tratava-se de uma profecia das Escrituras. “Em Belém da Judeia” (Mateus 2:5), responderam eles, é o que está escrito por intermédio do profeta:


E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel. (Mateus 2:6)

3. O Rei Herodes ficou preocupado e questionou aos magos sobre Jesus.

Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém (Mateus 2:3). A novidade chamou atenção de Herodes que agora passou a agir como os Magos. Interrogando sobre o nascimento do Cristo. Herodes convocou todos aqueles que eram considerados os principais sacerdotes e escribas do povo e passou a indagá-los sobre “onde o Cristo deveria nascer” (Mateus 2:4).

Herodes, então chama os magos e lhes pergunta se sabem com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera (Mateus 2:7). O Rei de Belém da Judéia solicita aos Magos que retornem e indiquem onde Jesus está;

Em seguida o Rei envia-os a Belém, mas propõe um trato: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo (Mateus 2:8). O Objetivo de Herodes não era exatamente adorar a Jesus, mas matá-lo.
Publicidade

4. Os Magos encontram o local do nascimento de Jesus e O adoraram;

Então os magos saíram e seguiram a estrela até brilhar sobre o lugar onde o menino Jesus estava. Entraram na casa e, quando viram a criança com sua mãe Maria, ajoelharam-se e o adoraram. Eles lhe deram seus presentes.

5. Os Reis levaram presentes para Jesus

A visita dos sábios simbolizava o status real de Jesus. Os presentes que os sábios trouxeram foram adequados para a realeza. O incenso. A mirra era usada para embalsamar . O ouro era muito valioso como hoje. A tradição de presentear no Natal remonta a esses atos de louvor.

Os visitantes ao se depararem com o Rei prostraram-se e o adoraram. Abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. (Mateus 2:11)
  • 1. Ouro . Isso, provavelmente, ajudaria a viagem ao Egito que José e Maria e José teriam que fazer.
  • 2. Incenso . Um perfume usado para fumigação sacrificial. De acordo com Isaías 60: 6 e Jeremias 6:20, o povo hebreu importou sua incenso da Arábia. Jesus seria a nossa Páscoa, (1 Coríntios 5: 7) nosso Cordeiro sacrificial.
  • 3. Mirra Um perfume. Muitas vezes usado na morte para preparar o corpo para o enterro. isto foi usado para embalsamamento.

6. Revelados retornam por outro caminho e evitam Herodes.

Herodes era um homem perverso, sempre com medo de que alguém tomasse o seu lugar . Então, quando os magos lhe contaram as notícias sobre o bebê que seria o rei dos judeus, ele estava preocupado. Mas um anjo alertou os magos em um sonho que eles não deviam voltar para ele, e eles retornaram ao seu país por outra estrada.

Assim, os Magos foram alertados por Deus, em sonho, a não retornarem a Herodes e regressaram por outro caminho a sua terra.(Mateus 2:12)

7. Frustrado o Rei da Judéia ordena uma matança porque não encontrou Jesus.

Muitos estudiosos acreditam que os magos ou sábios chegaram cerca de dois anos após o nascimento de Jesus . Isso coincidiria com a ordem de Herodes de matar todas as crianças em Belém e arredores que tinham dois anos de idade ou menos. O rei Herodes, o governante nomeado do território romano da Palestina, não se arriscou que essa criança se tornaria o próximo rei.

O ataque de Herodes não impediu o cumprimento da promessa. Jesus foi levado ao Egito após a revelação em um sonho a José e escapou do ataque de Herodes
Estudo Bíblico sobre Os Reis Magos: 7 Fatos da Visita a Jesus. Mateus 2:1-13

O que Mateus fala sobre os Reis Magos?

Pouco se sabe sobre esses sábios. Quem eram esses homens sábios do leste? Tão misteriosamente quanto eles entram em cena. . . Eles desaparecem.
Segundo De Doug Hamilton há alguns mitos sobre os fatos (2)
  • 1. Não diz “três” sábios, mas “sábios” ou “magos” dependendo da versão. A tradição do número “três” veio posteriormente, provavelmente pelos três tipos de presentes que foram dados.
  • 2. Os nomes dos sábios foram acrescentados muitos séculos depois. A Bíblia não fala nada a respeito.
  • 3. Para muitos estudiosos eles não vieram na noite do nascimento de Jesus.


Citações Bíblicas
1. SBB Almeida Revista e Atualizada
2. Bíblia Livre

Fontes
(1)https://www.biblecharts.org/sermons/thebirthofjesuschrist.pdf
(2) http://camphillchurch.org/publication_files/biblical-facts-and-worldly-myths-surrounding-the-birth-of-jesus.pdf
(3)http://www.epctoronto.org/Press/Publications_JRHughes/When was Jesus Born.pdf




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)