Conheça as mulheres citadas na Genealogia de Jesus
Tamar, Raabe, Rute, Esposa de Urias e Maria. A presença de algumas mulheres na genealogia de Jesus, no Evangelho de Mateus, prefigura as peculiaridades da Genealogia de Cristo . Ao mesmo tempo, Jesus tem o DNA e a linhagem de um rei, e essa linhagem não teria sobrevivido sem as intervenções extraordinárias dessas mulheres que surpreende a narrativa bíblica e tem um significado importante para o cristianismo. Leia também Mulheres Formosas na Bíblia.
As Mulheres na Genealogia de Jesus
Mulheres da Genealogia de Jesus
É
incomum que as mulheres sejam mencionadas nas genealogias bíblicas,
que geralmente são patriarcais (baseadas no lado do pai da família,
e não nas da mãe). É importante se familiarizar com as histórias
únicas de algumas dessas pessoas para entender o significado que
esta linhagem tem para oferecer. Um outro estudo bíblico sobre mulheres na Bíblia você pode encontrar em História de Abigail mulher sabia e de discrição.
1- Tamar na Genealogia de Jesus
Tamar - (Gênesis 38) - concebeu com Judá, seu sogro,
disfarçando-se como uma prostituta porque este não cumpriu o prometido. " E conheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a tenho dado a Selá meu filho. E nunca mais a conheceu". Gênesis 38:26.
- О Gênesis 38: 6-26 - Tamar agia como prostituta do templo, mas tinha direitos sob o costume levirato, desde quando Judá se recusou a dar o seu mais novo filho em casamento com Tamar, a obrigação coube ao próprio Judá. No entanto, quando ela engravidou, ela foi acusada de prostituição e chegou perto de ser morta. Judá, porém, declarou que ela era mais justa do que eu ”( verso 26 ).
2 - Raabe na Genealogia de Jesus
Raabe - A prostituta que protege os espiões israelitas. (Josué capítulo
2). De cananeu por etnia e uma prostituta pelo comércio, salvou a
vida de dois espias israelitas.
- Em Josué 2:1-21 - Raabe aparentemente possuía Casa em Jericó. Ela deu abrigo para os dois espias enviados por Josué e se alinhou com Israel. (veja Hebreus 11:31; Tiago 2:25 ), ela e sua família foram poupadas em Jericó ( Josué 6: 17,23-25 ). Ela passou a se casar Salmão (ou Salma) e, como Tamar, tornou-se a ancestral de Davi.
3 - Rute a Moabita na Genealogia de Jesus
Rute 4:13 é o início de sua linhagem para Davi.
Buscou justiça para si mesma e sua sogra Naomi. Rute disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei
espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. Rute 2:2
- Rute 1-4 - Rute era moabita e excluída da parte de Deus aliança, mas por causa da fidelidade à sua sogra Naomi, ela tornou-se parte da comunidade da aliança de Israel. Curiosamente, ela casa com Boaz (que era o filho de Salmon e Raabe). Rute 4: 21-22 .
4 - A esposa de Urias na Genealogia de Jesus
Em 2 Samuel 11 a esposa de Urias foi objeto dos
avanços sexuais do rei Davi , que providenciou a morte de Urias na
batalha para legitimar seu próprio relacionamento com a mulher.
- 2 Samuel 11-12 - Bate-Seba era a esposa de Urias. É verdade que Davi cometeu dois pecados - adultério e assassinato. Com o tempo, Davi buscou e recebeu o perdão de Deus (Salmo 51 ), e seu primeiro filho vivo, Salomão, mais tarde se tornou rei de Israel e o antecessor de Jesus.
5 - Maria
A
concepção e nascimentos de Cristo com Maria, então solteira, foi
uma situação que quase causou que José rompesse seu noivado
(Mateus 1:19).
- О Mateus 1: 16,18-25 - A genealogia agora se concentra na quinta e última mulher, Maria, que como Tamar foi acusada de fornicação e como a outra as mulheres se tornaram de má reputação. Mas Mateus mostra que em todas as coisas, José e Maria eram irrepreensíveis
Veja também:
Davi e Abrão na Genealogia de Jesus
A genealogia de Mateus situa Jesus dentro da história em andamento do povo de Israel como um todo. Ao conectar Jesus a Abraão, Mateus enfatiza que Jesus é de genealogia judaica, um "insider" descendente do patriarca que Deus prometeu "fazer de você uma grande nação" ( Gênesis 12: 2).
No Evangelho de Mateus podemos perceber que os dois títulos em aposição, com o Filho de Davi que precede o Filho de Abraão, podem ser uma sinal reluzente de que a história que se segue é a história de um rei, sim, mas um rei que está destinado a ser sacrificado.
Ao mesmo tempo, a proeminência do rei Davi nas credenciais de genealogia judaica de Jesus para o papel social da realeza, para ser o messias (isto é, um ungido, como os antigos reis israelitas).
Veja também:
Ele também é o filho amado, o Filho unigênito de Deus, assim como Isaque, o amado de Abraão destinado ao sacrifício.
Referências
1 - Estudos bíblicos / Comentários do Novo Testamento / O Evangelho de Mateus / Capítulo 1. (2013, 4 de fevereiro). Wikibooks, The Free Textbook Project . Obtido 17:11, 1 de janeiro de 2018 em https://en.wikibooks.org/w/index.php?title=Biblical_Studies/New_Testament_Commentaries/The_Gospel_of_Matthew/Chapter_1&oldid=2484363 .
2 - Q & A da Bíblia do Seminário de Luther http://www.enterthebible.org/blog.aspx?post=2646
3 - Matthew’s Jesus crafted from the story of Isaac - https://vridar.org/2011/11/29/matthews-jesus-crafted-from-the-story-of-isaac/
4 - Bíblia On Line - https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/1
5 - http://college.online-bible-college.com/space/lesson/files/es112-03.pdf
5 - http://college.online-bible-college.com/space/lesson/files/es112-03.pdf
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.