Mulher! Alegra-te no Senhor | Habacuque 3:17
Introdução: Em Habacuque 3:17 as palavras do autor relatam a possibilidade de uma série de acontecimentos negativos.
Talvez como o profeta você esteja preocupada com as dificuldades te assolam diariamente.
Porém ainda que esses eventos negativos ocorram, conclui Habacuque no versículo 18 que: Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
Alegrar-se no Senhor é uma forma de vida. Uma maneira de viver em meio a qualquer circunstância.
1. Mulher! Descanse no Senhor
Embora seu mundo pareça estar desmoronando sobre si, Habacuque se alegrará no SENHOR.
O contexto de Habacuque: Habacuque viveu em um momento de grande injustiça e sofrimento em Israel. Ele viu a maldade prosperar e o povo de Deus enfrentar a opressão e a destruição. Nesse contexto, ele buscou respostas de Deus e encontrou consolo e orientação em suas conversas com o Senhor.
Ao final de sua jornada, Habacuque descobriu que a verdadeira alegria não é encontrada nas circunstâncias externas, mas sim em um relacionamento profundo com Deus.
Os olhos de Habacuque se abriram e a fé se fortaleceu através da oração de alegria, fé e louvor
- ainda que a figueira não floresça,
- nem haja fruto nas vides;
- ainda que falte o produto da oliveira,
- e os campos não produzam alimento;
- ainda que as ovelhas sejam arrebatadas,
- e não haja gado nos currais ;
Declara: "Todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação."
Aqui é atingido o auge da fé; aqui está a fé pela qual os homens vivem ”(Hailey).
2. Mulher! Alegra-te em Deus por meio da Fé
A alegria mencionada por Habacuque não é uma emoção superficial que depende de circunstâncias favoráveis. É uma alegria fundamentada em uma perspectiva eterna e na fé em Deus.
A verdadeira alegria é duradoura, pois se baseia no caráter imutável de Deus e na Sua fidelidade, independentemente do que estamos enfrentando. É uma alegria que transcende as tribulações e nos sustenta mesmo em meio ao sofrimento
No meio de uma invasão iminente pelos babilônios e o medo e problemas associados o profeta Habacuque declara: "Terei alegria no Deus da minha salvação."
- 'Ainda que'
- 'embora ele.., eu ainda espero nele
- Somos pressionados, mas não esmagados '
- Jó: bendito seja o nome do Senhor
Habacuque poderia ter dito algo assim: "Oh não! Agora, o que fazemos? É melhor nos agacharmos, nos escondermos e torcermos para tudo acabar bem".
E você como agiria?
3 Razões para nos alegra-te no Senhor:
Alegria na salvação: A maior razão para nos alegrarmos é a nossa salvação em Cristo. Somos resgatados do poder do pecado e da condenação eterna. Essa realidade deve encher nossos corações de gratidão e alegria, mesmo quando enfrentamos lutas e desafios neste mundo.
Em Filipenses 4:4, o apóstolo Paulo nos encoraja a nos alegrar sempre no Senhor.
Alegria na presença de Deus: A presença de Deus é uma fonte inesgotável de alegria. Saber que Ele está conosco em todos os momentos nos traz conforto e segurança. Ele nos fortalece e nos guia em meio às tempestades da vida.
O Salmo 16:11 declara: "Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita, delícias perpetuamente."
Alegria na esperança futura: Como cristãos, temos a esperança de uma vida eterna com Deus, livre de todo sofrimento e tristeza. Essa esperança nos dá alegria, mesmo quando enfrentamos as dificuldades presentes. Sabemos que, no final, Deus cumprirá todas as Suas promessas e nos dará uma alegria eterna.
Em Romanos 15:13, Paulo escreve: "O Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo."
- As Lições que aprendemos com Rute na Colheita. Rute 2
- Mulher! Deus está no controle.
- Livro de Habacuque: Estudo, Resumo e Esboço
Conclusão
As circunstâncias em torno de Habacuque não o desencorajam. Ele coloca sua fé no Senhor. Ele está olhando além deste conflito atual para a salvação que ele sabe que é para ele.Seja como Habacuque: Confie no senhor!
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.