Publicidade

Estudo Bíblico: 40 Dias Dramáticos na Bíblia

Quarenta é um número que aparece algumas vezes na Bíblia simbolizando tanto um tempo de preparo quanto de consagração. Além disso também um número que indica um período de tempo indicado no plano de salvação de Deus.

Exemplos de 40 Dias Dramáticos na Bíblia

  1. Jornada de quarenta (40) dias de Elias ao Monte caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 1 Reis 19:8
  2. Os quarenta (40) dias de Jesus no deserto e a sua tentação. Lucas 4:2
  3. Ascensão de Jesus quarenta (40) dias após a sua ressurreição. Atos 1:3
  4. Os homens de Israel espiaram a terra de Canaã por quarenta 40 dias. Números 13:25
  5. Moisés esteve quarenta (40) dias no Monte. Sinai
  6. Quarenta dias foi o desafio de Golias pela manhã e à tarde; 1 Samuel 17:16
  7. Chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.Gênesis 7:1
Publicidade

1 - Jornada de quarenta (40) dias de Elias


No Antigo Testamento, Horebe parece ser um outro nome para o Monte Sinai, "a montanha de Deus", onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos. Ele ora pedindo um basta tendo em vista de seu problema com Jezabel e pede ao Senhor que tira a sua vida agora, pois não é melhor do que os seus antepassados ​​”(1 Rs 19: 4).Depois de sua oração, ele viaja por mais 40 dias e 40 noites e chega ao Monte Horebe.

2 - Os quarenta (40) dias de Jesus no deserto e a sua tentação. Lucas 4:2 Mateus 4: 1


Para alguns autores é uma alusão a jornada de Elias. Mateus escreve que Jesus “foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo”. E Ele não comeu nada durante aqueles dias, e quando eles terminaram, Ele ficou com fome.

3 - Ascensão de Jesus quarenta (40) dias após a sua ressurreição


Foram os quarenta dias entre o tempo de quando Cristo ressuscitou no terceiro dia depois de ser crucificado até quando subiu ao céu para se unir ao Pai.


4 - Os homens de Israel espiaram a terra de Canaã por quarenta 40 dias. Números 13:25


Moisés enviou 12 espias, um de cada tribo para observar a Terra de Canaã. Segundo texto foram 40 dias de espera, e os espias voltaram de explorar a terra, encontraram a Moisés e Arão, e entregaram um relatório a toda a congregação de Israel no deserto de Parã, em Cades. 10 dos espias fizeram um relato negativo e desanimador, mas dois (Josué e Calebe) foram positivos.



5 - Moisés esteve quarenta (40) dias no Monte. Sinai


Depois de dar as instruções, Deus entregou a Moisés os Dez Mandamentos escritos por sua própria mão em tábuas de pedra. Período em que Moisés esteve na montanha por quarenta dias e quarenta noites, e os israelitas fizeram o Bezerro de Ouro.


6 - Quarenta dias foi o desafio de Golias pela manhã e à tarde; 1 Samuel 17:16


Golias tinha lançado seu desafio todas as manhãs e todas as noites durante 40 dias, desafiando nos exércitos de Israel um homem, para que possa lutar. Não é surpresa que os exércitos de Israel estivessem "desanimados e com muito medo".

Estudo Bíblico: 40 Dias Dramáticos na Bíblia



Veja também:
  1. Estudo Bíblico: As Promessas de Deus
  2. Estudo Bíblico para Jovens Prazer e Paixões da Carne

7 - Chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.Gênesis 7:1


Foram os quarenta dias de dilúvio enquanto Noé e sua família se encontravam na Arca com os animais.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)