Pregação sobre Encorajamento: Seja forte e corajoso Josué 1: 9
- Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9
A Bíblia é uma grande fonte de encorajamento muitos versículos oferecem encorajamento em sua vida diária e fornecem inspirações e força à medida que você enfrenta os desafios da vida.
A Bíblia é a palavra viva de Deus e nos alimenta através das promessas de Deus. O plano de Deus para a sua vida é que você tenha alegria e vida em abundância.
Nesta passagem, Deus exorta Josué a ser forte e corajoso diante dos desafios que ele enfrentaria como líder do povo de Israel. Essa mensagem não é apenas para Josué, mas também para nós hoje.
1. O Encorajamento é uma marca de Deus para o Cristão
A razão pela qual podemos ser fortes e corajosos está enraizada em quem Deus é e no relacionamento que temos com Ele. Ele é o nosso Deus poderoso e fiel, que nos ama e cuida de nós.
Podemos encontrar força e coragem em Sua presença, sabendo que Ele nos fortalecerá e capacitará para enfrentar qualquer desafio que nos confronte. Não dependemos de nossa própria força, mas confiamos na força e no poder de Deus que habita em nós.
Por toda a Bíblia podemos ver essa marca do encorajamento
- Josué 1: 9 Eu não te mandei? Seja forte e corajoso...
- Aprendemos em Hebreus 3:13 Encorajem-se diariamente
- 1 Tessalonicenses 5:11 Encorajem-se e edifiquem-se como você já está fazendo.
- Filemon 1: 7 Tenho grande alegria e encorajamento pelo seu amor, porque o coração dos santos foi renovado por você, irmão.
- Lucas 17:19 Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.
- Provérbios 6:9 Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?
- Jeremias 15:21 E arrebatar-te-ei da mão dos malignos, e livrar-te-ei da mão dos fortes.
- Provérbios 30:25 As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida;
Nesse mesmo sentido encontramos exemplos de encorajamento:
Quando Deus acalma os temores de Abrão após sua batalha com os reis de Sodoma, o cativeiro de Ló e seu resgate, Deus diz: “ Não temas, porque eu sou o teu escudo ” (Gênesis 15: 1).
Quando agar se desesperava por sua vida e a de seu filho no deserto, o anjo do Senhor lhe disse: “ Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino onde ele está ” (Gênesis 21:17).
O anjo do Senhor dizendo a Maria para ter coragem de enfrentar a prova de estar grávida de Jesus pelo do Espírito Santo “ Não temas ... porque achaste graça diante de Deus ” (Lucas 1:30).
O anjo do Senhor dizendo a Maria para ter coragem de enfrentar a prova de estar grávida de Jesus pelo do Espírito Santo “ Não temas ... porque achaste graça diante de Deus ” (Lucas 1:30).
Os pastores são igualmente ordenados a terem bom ânimo e coragem pelo anjo que trouxe boas novas de grande alegria (Lucas 2:20)
Zacarias foi instruído a não temer, pois sua oração havia sido ouvida (Lucas 1:13)
2. O Encorajamento e o desafio de agir de acordo com a fé:
A mensagem de encorajamento de Deus a Josué não era apenas para consolá-lo, mas também para motivá-lo a agir com fé. Ser forte e corajoso envolve tomar medidas e avançar na direção do propósito de Deus. Da mesma forma, somos desafiados a agir com fé e coragem em nossa jornada cristã.
Devemos confiar nas promessas de Deus e dar passos de fé, mesmo quando enfrentamos incertezas e obstáculos. É na ação e na obediência que experimentamos o poder e a fidelidade de Deus.
- O Pai está realizando Sua vontade, que é boa, aceitável e perfeita (Rm 12: 2)
- Cristo ora em nosso favor (João 17: 20-21, Hebreus 4: 14-16)
- O Espírito Santo habita nos crentes (1 Cor. 6: 19-20)
- A graça de Deus é suficiente (2 Cor. 12: 1)
- Nenhuma tentação é poderosa demais. Deus promete vitória, não necessariamente libertação (1 Cor. 10:13)
Deus instrui Josué a ser forte e corajoso. Isso não significa que Josué não sentiria medo ou enfrentaria dificuldades, mas sim que ele não deveria deixar que o medo o paralisasse. Da mesma forma, como seguidores de Cristo, somos chamados a ser fortes e corajosos. Isso não significa que seremos isentos de desafios ou adversidades, mas significa que não devemos permitir que o medo nos impeça de prosseguir na vontade de Deus. Deus nos capacita com Sua força e coragem para enfrentar tudo o que encontramos em nosso caminho.
3. Encorajamento em meio as adversidades
Assim como Josué enfrentou muitas adversidades ao liderar o povo de Israel na conquista da Terra Prometida, também enfrentamos nossas próprias batalhas e desafios em nossa jornada de fé. No entanto, a promessa de Deus permanece a mesma: Ele está conosco e nos encoraja a não nos apavorarmos nem desanimarmos. Podemos confiar que, mesmo em meio às dificuldades, Deus nos capacitará e nos dará a vitória.
Calebe sabia das adversidades, mas porque tem um espírito diferente e seguiu plenamente a ordem do Senhor, entrou na terra para a qual ele foi, e seus descendentes a possuirão. Números 14:24 - Fruto da Coragem de Calebe ele e a seus filhos pisaram, porque ele seguiu inteiramente ao Senhor! 'Deut. 1:36
Busque o encorajamento na Bíblia além e procure sempre : Ler um texto biblico de encorajamento na hora da angústia;
Ser um porta voz de uma mensagem de encorajamento e fé .
Veja também:
Conclusão
Devocional: O Cristão deve buscar ser forte corajoso. Levar um versículo bíblico sobre encorajamento para os carentes; Ter uma palavra de encorajamento para jovens; Meditar em salmos de encorajamentoSer um porta voz de uma mensagem de encorajamento e fé .
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.