Publicidade

Estudo Bíblico sobre Santa Ceia: Significado Profundo para os Evangélicos

Estudo Bíblico sobre Santa Ceia: Significado para os Evangélicos


A instituição da santa ceia é descrita nos evangelhos sinóticos (Mc 14:22-25; Mt. 26:26-29; Lc. 22:17-20), bem como 1 Coríntios 11:23-26.

Uma Breve Narrativa da Santa Ceia

Todos os quatro relatos da primeira ceia dizem que Jesus “tomou pão”. (A palavra pão [artos] refere-se a um pão levedado ou sem fermento. 

Depois que o Senhor escolheu o pão Ele deu graças.  1 Coríntios 11:24

(Lucas usou 'obrigado'[eucharistēsas], da qual obtemos a Eucaristia, em vez de 'obrigado' [eulogēsas] ou 'abençoar' como em Marcos 14:22 e Matt. 26:26. Há pouca diferença de significado entre esses dois termos gregos”).

Depois que nosso Senhor partiu o pão e o deu aos discípulos, ele disse: “Tomai, comei; isto é meu corpo” (Mc. 14:22; Mt. 26:26; Lc. 22:19; 1 Cor. 11:24) “que é dado por vós” (Lc 22:19).

Depois que o pão foi partido, Cristo disse: “faça isso em memória de mim” (Lc. 22:19; 1 Coríntios. 11:24). O verbo (poieite, presente ativo imperativo) indica continuamente celebrado.

Então o Salvador pegou um cálice (Este cálice continha “o fruto da videira” [Mt. 26:29]. Deu Graças.

Passou o cálice para Seus discípulos dizendo: “Isto é o meu sangue da aliança que é derramado por muitos” (Mc 14,24),“para remissão dos pecados” (Mt. 26:28); “Este cálice é a nova aliança no meu sangue (Lc. 22:20; 1 Cor. 11:25), que é derramado por vós” (Lc. 22:20).

Mateus diz: “Bebei dele todos; Mateus 26:27”, enquanto Marcos observa, “todos eles beberam dele”

Paulo apresenta a sentença, “Isso [presente imperativo ativo], sempre que você beber, em memória de mim” (1 Coríntios 11:25)

Qual é o significado do sacramento da Santa Ceia do Senhor?


Essa é uma questão complexa e que varia de acordo com cada comunidade cristã. Mas alguns traços são comuns como a questão do corpo de Cristo e seu sangue como elementos da celebração da Santa Ceia.

Há uma visão bem coesa, entre os evangélicos, de que os elementos da Santa Ceia do Senhor, ou seja, pão e vinho, são promessas da presença real de Cristo. Eles são os meios através do qual Cristo manifesta a sua presença e sua morte é lembrada. (I Coríntias 11: 26 Pois quando você come este pão e bebe este cálice, você proclama a morte do Senhor até que ele venha). Neste artigo não pretendemos abardar questões teológicas como a transubstanciação, somente refletir sobre a o Culto de Santa Ceia e a santa ceia na bíblia.

NOMES DIFERENTES : 

1.  A CEIA DO SENHOR (1 Cor. 11:20).
2.  Comunhão (1 Cor. 10:16,).
3.  Partir o pão (Atos 2:42 e ao longo de Atos).
4.  Eucaristia (da palavra grega em 1 Cor. 11:24 – “ Ele deu graças ” --- eucharistasas ).

A “Ceia do Senhor” transmite que o próprio Jesus é o anfitrião da ceia e que celebramos esta festa em obediência a Cristo.
A “Santa Comunhão ” destaca a união íntima que experimentamos tanto com Cristo quanto com outros crentes. 

O Significado Profundo da Santa Ceia

Existem dois fatos relacionados com a Ceia do Senhor que o expõe por si mesmo e o distingue muito acima de todos os outras instituições comemorativas. Esta é a sua profunda simplicidade, juntamente com seu significado profundo - a simplicidade profunda da própria ordenança e os eventos importantes e de longo alcance que comemora

1. É comemorativo- "este faça em memória de mim. " (Lucas 22:19)

2. É profético - "até que ele venha". (1 Coríntios 11: 26)

3. É uma proclamação - "vós proclama a morte do Senhor. "(1 Cor. 11 : 26)

Jesus viveu uma vida sem pecado - He 4:15; 1Pe 2:22

Seu corpo quebrado por nós. Jesus deu a Sua vida por nós-MT 20:28. Ele é o Bom Pastor -Jo 10: 15-18

2. O Significado da Santa Ceia. O Pão e o Cálice

Não é o propósito agora entrar em uma discussão detalhada do assunto, mas para chamar atenção especial para o significado da Santa Ceia do Senhor e a participação na comunhão do pão e vinho.
1. Seus elementos: (1) o pão, (2) o cálice.

2. Seu significado: "O pão, uma comunhão do corpo de Cristo ";


O fermento deveria ser removido - Êx 12:15. O fermento frequentemente representa pecado -1Co 5: 7

O cálice, uma comunhão do sangue de Cristo ". Lugar de Perdão

1. Através do sangue de Jesus -Efe 1: 7
2. Pela obediência ao evangelho, contatamos o sangue -Ro 6: 3, 4
3. Caminhando na luz -1Jo 1: 7
Paulo os lembra da natureza e do propósito da Ceia do Senhor quando Cristo a instituiu. 1 Cor. 11.23-27 : Elementos adequados, propósito adequado e maneira adequada de comer (seguir o exemplo do Senhor, memorial, proclamação, comunhão).

Abuso da Ceia do Senhor: Estava sendo associado a uma refeição comum, 11: 18-21. Divisões de classe surgiram quando eles abusaram do propósito da Ceia do Senhor, 11: 20-22 .

Compare e contraste (o contexto determina o significado) - Atos 2:42, 46
uma. Comunhão -vs. 42. Refeição comum -vs. 46

Santa Ceia é Liturgia?


Jesus usou verbos no plural e pronomes enquanto falava aos discípulos no cenáculo (Mt 26:26-29). Paulo escreveu a toda a igreja em Corinto quando soube dos abusos na celebração da Ceia do Senhor.

Percebe-se que existe uma dimensão vertical e horizontal para a preparação adequada para a Ceia do senhor. Vertical ao examinar-se diante de Deus (1Cor. 11:28) e horizontal ao se comportar de maneira cristã diante de seus irmãos em Cristo (1 Coríntios 11:17). 

Adoração. No 1º dia da semana: “Ora, no primeiro dia da semana, quando os discípulos se reuniram para partir o pão, 
“Pois, ao comer, cada um toma a sua ceia antes dos outros; e um está com fome e o outro está bêbado” (1 Coríntios 11:21, cf. 11:34,)
Como um memorial. “e, tendo dado graças, partiu-o e disse: 'Tomai, comei; este é o meu corpo que é partido por vós; faça isso em memória de mim'” (ibid. v. 24)
Com auto-exame. “Mas o homem examine a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice” (ibid. v. 28)

Não é uma refeição comum, “Você não tem casas para comer e beber?” (1 Cor. 11:22; Rom. 14:17). Não comer uma refeição comum - 1 Coríntios 11:34
- pães ázimos (Mateus 26:17; 1 Coríntios 5:7, 8)
- fruto da videira (Mateus 26:29; Lucas 22:18)
 Envolvia comer pão e beber o fruto da videira.
 
Liturgistas consideram que ministrar a Santa Ceia é fundamental. O planejamento litúrgico com cuidado parece ser primordial, nestes casos. Na palavra de Deus, e m Atos 2: 42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e à oração. Liturgistas buscam compreender o significado e a experiência significativa de participação no corpo e no sangue de Cristo, durante a celebração da Ceia.

Em particular, a liturgia visa apoiar a ideia central da Santa Ceia, ou seja, que um crente neste momento vive uma experiência especial em Cristo. Parece que os sinais e símbolos são importantes para a vida das pessoas. Na Bíblia podemos ver que Deus usa o que é comum para preparar os participantes na liturgia para ter profundidade e significado.

Afinal, durante os cultos e em atos litúrgicos, as pessoas tentam fazer o sentido de suas experiências e de sua participação na liturgia ter significado com a sua fé ao cantar hinos, orações, ouvindo a pregação, versículos e com a celebração da Santa Ceia do Senhor.

Certo é que a Liturgia em si é provavelmente um dos atos mais significativos em que os cristãos se envolvem como parte de sua experiência única de fé porque se relaciona com os aspectos substantivos e significativos.

Cristo iniciou a Ceia do Senhor na noite anterior à Sua morte como o sinal da nova aliança (Lucas 22:20; 1 Coríntios 11:25) notado frequentemente no AT (Jeremias 31:31-34; Ezequiel 16:60- 62). Essa aliança promete a Israel e Judá (v. 31) uma redenção nacional e espiritual ainda futura (quando “todos me conhecerão”, v. 34), mas certos elementos também têm aplicação presente à igreja:

O que significa auto-exame para evitar comer e beber “indignamente” (1 Coríntios 11:27)?

Alguns ensinam que a participação indigna significa uma falha em entender a verdadeira natureza do pão e do cálice que representam o corpo e o sangue do Senhor. No entanto, esse conceito está relacionado a comer e beber “sem discernir o corpo” (1 Coríntios 11:29) — não “sem discernir o corpo e o sangue”. Além disso, “examine-se a si mesmo” não se refere a examinar sua compreensão da natureza dos elementos, mas a estar em uma relação correta com os outros no corpo (cf. Grudem, 997, n. 15).

O contexto de 1 Coríntios 11 revela que a prática imediata (maneira) que era tão indigna relacionava-se às relações da igreja no corpo: embriaguez, acumulação de alimentos, etc. (11:21).
Uma pessoa deve participar da Ceia do Senhor se estiver fora da comunhão com outro membro do corpo de Cristo?

Aqui está a área que mais se aproxima da situação coríntia. Paulo disse-lhes que, visto que não estavam em harmonia uns com os outros, não haviam examinado a si mesmos. Nós também não devemos participar quando estamos fora da comunhão com outro crente.

Às vezes, os crentes pensam que não é espiritual deixar passar o pão e o cálice. Na verdade, o oposto não é espiritual – quando estamos fora da comunhão com Deus ou com o homem, prejudicamos a nós mesmos participando da Ceia do Senhor! Alguns coríntios ficaram doentes e alguns até morreram por abusar desse princípio (11:29-30).

Jesus também destacou o papel indispensável que os relacionamentos desempenham na aproximação de Deus na adoração (o que inclui a Ceia do Senhor):

Estudo Bíblico sobre Santa Ceia: Significado Profundo para os Evangélicos

Veja também
  1. Cristo é o exemplo supremo Filipenses 2:5
  2. Você conhece Deus de ouvir falar? (38: 1-40: 5)
  3. Vem Cear! 1 Coríntios10: 16

O que a Santa Ceia representa para a igreja evangélica?


Aparentemente, o que se pode compreender do sentido da Santa Ceia, nesta igrejas é que tudo o que Cristo fez para a salvação deve ser lembrado através de uma conexão com as celebrações frequentes da Santa Ceia a fim de permitir uma compreensão do seu significado.

Será que há um declínio gradual na consciência simbólica da igreja ao longo dos anos? Essa é uma questão a ser investigada.

Outra questão que se deve refletir é até que ponto a Santa Ceia do senhor como um dos sacramentos de sinais visíveis da graça está sendo considerada como meros ritos, ao invés de realidades em curso de garantia da participação no corpo e no sangue de Cristo.

Por que você acha que é importante para celebrar a Santa Ceia com freqüência? Quando as comunidades religiosas estão enfrentando desafios em suas práticas, é necessária uma reflexão sobre as práticas significativas.

A Santa Ceia do Senhor é um ato de fé?


O cristão realmente pensa sobre o fato de que você foram salvos pelo que Cristo fez quando comemora a Sagrada Ceia? A fé está no centro da vida cristã. Cristãos afinal professam que eles foram salvos pela fé e que eles estão conscientes de que agora devem viver pela fé em relação com Deus. Participação significativa no culto de Santa Ceia significa que os participantes estão envolvidos em algo de importância suprema que afeta grandemente suas vidas diárias.

Uma celebração memorável da Santa Ceia pode oferecer uma oportunidade de examinar a realidade fraturada da vida, lembrando a preocupação de Deus para o quebrantamento da vida. A realização desta lembrança é algo que deve ser aplicado à vida das pessoas, convida as pessoas a olhar e ver que novas perspectivas sobre a vida diária que são necessários, fé em Deus implica que as pessoas podem confiar nele e dependem de sua confiabilidade.

Em comer o pão e beber o vinho, os participantes deveriam reconhecer Jesus Cristo como a realidade significado. ( João 6: 48 Eu sou o pão da vida). Comer o pão deve significar a rejeição do poder do pecado, ao beber o vinho deve oferecer uma visão sobre a destinação dos tesouros do tesouro de Cristo. Comer e beber são preenchidos com a idéia de participação no corpo e no sangue de Cristo, pois em João 6: 53 Jesus disse que em verdade, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terás vida em ti.

Publicidade

Dois textos clássicos da literatura cristã comentam a questão


A Confissão Belga, artigo 35, deixa claro que a essência do sacramento da Santa Comunhão tem de ser clara.

  • De acordo com a Confissão Belga, é certo que Cristo não prescreveu seus sacramentos para nós em vão, porque ele trabalha em tudo o que ele representa por meio desses sinais sagrados nós, embora a maneira pela qual ele faz isso vai além do nosso entendimento e é incompreensível para nós, assim como a operação do Espírito de Deus está escondido e incompreensível. O elemento de acoplamento é ainda mais evidente a partir desta confissão, nomeadamente um acoplamento de estar junto com graças e em uma memória sagrada da morte de Cristo, Salvador.


O Catecismo de Heidelberg, Dias do Senhor 28-30, Pergunta 76, está interessado no que significa comer o corpo crucificado de Cristo e beber o seu sangue derramado.

  • Iisso significa mais do que se podia ver a olho nu. Através do Espírito Santo, que vive tanto em Cristo e em nós, estamos unidos cada vez mais com o corpo abençoado de Cristo. E assim, embora ele está no céu e estamos na Terra, somos carne de sua carne e osso dos seus ossos. Nós sempre viveremos governados por um só Espírito, como membros do nosso corpo são por uma só alma. É evidente que os conceitos de significado (cognição) e lembrança (reconhecimento) são evidentes neste contexto. A garantia da Sagrada Comunhão é que Cristo nos quer assegurar, por este sinal visível e penhor, para que por obra do Espírito Santo,



Pode a Santa Ceia se tornar um mero rito?


Ministrar a Santa Ceia como um ato significativo é algo que deve realmente ser pensado.

S em a memória da paixão de Cristo, não há meditação cristã na vida futura e, inversamente, sem esperança para a vinda de Cristo e, portanto, a memória de Cristo perde seu poder. O culto retrata um esboço sobre ceia do senhor.

Dentre os elementos que compõem o culto temos:
  • mesa da santa ceia
  • passagem bíblica sobre santa ceia
  • versiculo sobre santa ceia
  • oração santa ceia


Quem pode participar da santa ceia?

Essa é uma questão controversa no meio das denominações evangélicas. A liberdade para participação do ritual pode ser resumida em três tipos:

  • Aberta
  • Restrita
  • Ultra-restrita

Versículos para Santa Ceia do Senhor


No culto da Santa Ceia é sempre importante abordar textos bíblicos que tratam do tema, versiculo da ceia do senhor, passagem bíblica sobre a santa ceia, um salmo para santa ceia para servir de base para aquele vai ministrar a palavra
  • Atos 20: 7 - No primeiro dia da semana se reunião para partir o pão.
  • João 6:33 Porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo.
  • João 6:35 - Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca vai passar fome, e quem acredita em mim nunca terá sede.
  • 1 Pedro 3:18 - Ele foi morto no corpo, mas feito vivo no Espírito.
  • Lucas 24:30 - Quando ele estava na mesa com eles, ele tomou pão, deu graças, partiu e começou a servi-los
  • Lucas 22: 19-20, Mateus 26: 26-28 - “Este é o meu corpo dado por você; fazei isto em memória de mim ” - “ Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós.
  • João 6: 48 - Eu sou o pão da vida.
  • Atos 2: 42 - Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e à oração.
  • João 6: 53 a 58 - Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que se não comerdes da carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terás vida em ti.
  • 1 Corinthians 11:17-34 - 24 e, depois de haver dado graças, rompeu-o e disse: “Este é o meu corpo, que é para você; fazei isto em memória de mim. ” 25 Da mesma forma, depois do jantar, ele tomou o copo, dizendo:“ Este cálice é o novo pacto em meu sangue; faça isso, sempre que você beber, em memória de mim ”.

Principais temas para estudo sobre a Ceia do Senhor
  • santa ceia
  • ceia do senhor
  • o que significa cálice
  • calice significado
  • mesa de santa ceia assembleia de deus
  • dissensões significado bíblico
  • última ceia de jesus
  • culto de ceia
  • palavra para culto de santa ceia
  • quem pode tomar santa ceia
  • significado da santa ceia
A ultima ceia de cristo se tronou um clássico com o quadro a ultima ceia de da vinci que foi quem pintou esta referida obra de arte.

Referências
https://thearktheologicalseminary.ng/
https://www.calvaryb.org/s/The-Lords-Supper.pdf




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)