Publicidade

Como Organizar uma Escola Bíblica Dominical - EBD eficiente.

Construindo uma Escola Bíblica Dominical - EBD


Construir uma igreja ou escola dominical não é o mesmo que atrair uma multidão. Alguns igrejas são semelhantes a um show evangélico ou a uma conferência bíblica. Essas igrejas atraem multidões por sua música ou seu orador. Mas uma igreja do Novo Testamento é mais do que um assembléia de pessoas que se reúnem no domingo de manhã. Uma igreja é como um exército que deve ser recrutado, treinado, implantado e levado para a batalha.

Muitas igrejas nunca tiveram seus membros convertidos na Escola Dominical classes onde eles são discipulados na Palavra de Deus. Eles nunca treinaram seus leigos para ministério. Elas não são igrejas do Novo Testamento no pleno significado da palavra. Uma das tendências da Escola Dominical hoje é expressa na declaração "O Domingo.

Escola Dominical é a base e a torre


A escola que tem sido o campanário da igreja deve se tornar a base a torre símbolo de atração da igreja. O braço evangelístico anteriormente forte do domingo. Escola que no passado atraiu pessoas para a igreja deve ser considerada como um forte braço de ensino da verdade.

Então, a Escola Dominical tem uma função de alcançar os perdidos e mantê-los quando eles chegarem. Desenvolver uma estratégia para construir uma igreja é semelhante ao desenvolvimento de uma estratégia para construir uma pirâmide. Para elevar a frequência, você deve ampliar a base. Como qualquer pirâmide, quanto maior a pirâmide, mais ampla a base. Se a Escola Dominical se tornou a base da igreja, a igreja crescerá apenas quando essa base for ampliada.

Leis tradicionais do crescimento da Escola Dominical


Nos Estados Unidos da América as igrejas crescentes hoje estão retornando às leis tradicionais do crescimento da Escola Dominical e implementando estes princípios em seu ministério. As leis tradicionais do crescimento da Escola Dominical foram desenvolvidas naquele país por um pregador que surpreendeu seus colegas pastores construindo uma grande igreja. Este jovem ministro começou seu ministério através da construção de uma igreja do leste do Texas a partir de uma média de aproximadamente 50 ou 60 para mais 1.000 participantes. As pessoas questionaram como ele fez isso, especialmente à luz do fato de que era conhecimento comum ele não era um grande pregador.

Foi assumido que grandes igrejas foram construídas através de grande pregação. Devido ao seu sucesso na construção da igreja, o pastor foi convidado a abordar uma convenção para pastores. Ele desafiou seus colegas pastores a construir as Escolas Dominicais como a base para a construção igrejas. Ele disse: "se você construir suas escolas dominicais, elas construirão suas igrejas".

Em vez de pregar um sermão tradicional, ele compartilhou com eles as leis da Escola Dominical. crescimento que o ajudou a construir sua igreja.

1 - A Lei do Professor 


A primeira dessas leis declarou que deve haver 1 trabalhador / professor da Escola Dominical para cada 10 alunos. (As autoridades não concordam se isso significa apenas o professor ou todo o pessoal de apoio) Essa porcentagem de 1 a 10 não precisou ser aplicada a todas as aulas, mas refletiu Média da Escola Dominical. As crianças mais jovens precisam de mais professores, portanto, suas aulas são geralmente menor com eu trabalhador para cada 4 ou 5 alunos. Menos professores são necessários em classes de adultos , portanto eles podem se tornar maiores com 12 ou 15 alunos em uma classe. Ainda assim, a chave é professores. Quando Jesus passou pelas cidades e aldeias, viu as multidões e foi movido com compaixão por eles. Então Jesus exortou Seus discípulos: "Rezem, pois, o Senhor da seara, que enviará obreiros para a sua seara "(Mt 9:38). O crescimento da Escola Dominical começa com a lei do professor. Para aumentar sua escola dominical em 50 nos próximos meses, comece com uma campanha de recrutamento para inscrever 5 novos professores.

2 - A Lei da Classe


Uma segunda lei do crescimento da Escola Dominical é a lei das unidades de ensino. Esta lei declarou que deve ser um grupo de 10 alunos. Isso não significa que uma sala de aula porque em algumas salas há três ou mais grupos de 10 alunos, especialmente entre os departamentos de crianças menores que usam os centros de ensino de atividades. Mais uma vez, a lei de unidades de ensino é uma declaração geral que se aplica ao total da Escola Dominical.

À medida que sua Escola Dominical cresce, organize turmas em departamentos (adultos, jovens, etc.). Mais uma vez, todos os departamentos não terão o mesmo número de alunos. Departamentos adultos são maiores e os departamentos infantis são menores. Isto é um lei importante, que explica um dos níveis de perigo ou platôs do crescimento da Escola Dominical.

3 - A Lei da Administração 


A administração de uma crescente escola dominical é imperativa. Como a Escola Dominical cresce em números, os administradores devem ser adicionados para dar supervisão de eficiência e divulgação. Esta quarta lei recomenda que os administradores representem 5% do total comparecimento. Os administradores são a gordura e o óleo que mantêm a escola dominical maquinaria lubrificada. Como a igreja é tanto um organismo quanto uma organização, a escola deve ter organização para impedir que o alcance espiritual se desmorone. O que é organização? É colocar a pessoa certa no lugar certo, fazer a coisa certa em o caminho certo, com as ferramentas certas, na hora certa, para o propósito certo.

Superintendente da Escola Dominical 


  • 1 Fornecer conselho e orientação a seus professores enquanto planejar eventos de classe. 
  • 2 Promover entusiasticamente o programa e promoções especiais. 
  • 3 Coordenar as várias atividades de diferentes classes e departamentos. 
  • 4 Fornecer liderança e direção à Escola Dominical.
  • 5 Recrutar e treinar professores e obreiros para a Escola. 
  • 6 Para pastorear o seu rebanho, aqueles mestres e obreiros que são sob sua autoridade. 

Publicidade

4 - A Lei da Sala de Aula 


Deve haver espaço educacional para o crescimento. Esta lei do crescimento da Escola Dominical era implicado anteriormente com o problema do estrangulamento sociológico. Escolas Dominicais Crescentes devem ter salas de aula se elas continuarem a crescer. Mas os educadores cristãos diferem em suas conclusões sobre quanto espaço deve haver para o crescimento da Escola Dominical. As tradicionais leis exigem 10 metros quadrados por aluno. Aqueles que conduzem um domingo centrado na atividade A escola, no entanto, deve ter 25 metros quadrados por aluno. Seu espaço e construção serão para alguns grau ditar sua abordagem para o ensino da Escola Dominical.

5 - A Lei do Alcance Organizado 


A Escola Dominical deve ser organizada para o crescimento. Como o ensino é atender às necessidades a Escola Dominical deve ser dividida por idades para reunir as necessidades comuns dos alunos em um unidade de ensino eficaz. Isto também é referido pelos educadores cristãos como Escola de domingo. A classificação reconhece certos grupos sociológicos naturais, que ajudarão os professor em ensinar sua classe e se tornar a base para adicionar novas classes são uma estrutura organizacional típica da Escola Dominical. Dependendo do local condições, a idade sugerida e / ou agrupamentos de notas podem ser ligeiramente alterados.

A maioria das pessoas acha que a Escola Dominical é maior, mas esquecem a baixa frequência nos feriados e no verão puxa a média para baixo.

Desafios para o Crescimento da Escola Bíblica Dominical

Primeiro desafio das Escolas Bíblicas: 

O primeiro nível de perigo ou patamar de crescimento da Escola Dominical vem quando a assistência vai além da média e pára de crescer. Este tipo de Escola Dominical é chamada a Escola Dominical de “um cômodo” ou a Escola Dominical da turma. Isso é porque tudo é organizado em torno de aulas individuais, ou eles se encontram no auditório (um quarto).

Assim como a raiz de uma plantinha em sua varanda vai superar o pote em que foi plantada à medida que cresce, então o número de alunos superará as instalações e estrutura organizacional à medida que cresce. Se a Escola Dominical não for reorganizada para cuidar de mais alunos, tanto a planta como a Escola Dominical se tornarão "ligadas às raízes" e começarão a morrer sem crescimento. Uma planta encravada na raiz engasga com suas próprias raízes.

Crie espaços para novas turmas...para o crescimento. Se eles simplesmente ficam sem espaço ou salas de aula novas classes não podem ser iniciadas para o crescimento porque não há espaço. Lembre-se do problema da sociologia estrangulamento? Um prédio está cheio quando está 80% cheio. Isto significa edifícios que pode acomodar 125-200 pessoas confortavelmente vai ficar ligado à raiz quando se aproximam deste primeiro nível de perigo.

Segundo desafio das Escolas de Domingo: 

A segunda razão para este patamar natural no crescimento está relacionada com a gestão básica princípio de extensão e direção. Um gerente nunca deve ter mais de 7 pessoas reportando-se a ele. Um superintendente não pode dar direção efetiva, nem assumir responsabilidade por mais que essa quantidade de trabalhadores. No momento em que a aula da Escola Dominical chegou 100-150, o superintendente da Escola Dominical provavelmente está tentando administrar de 10 a 15 professores e todos começam a se perguntar por que tantos detalhes? Aumente sua equipe gerencial.

Veja também:


Como vencer os desafios da Escola Bíblica Dominical - EBD: 


  • 1 Comece novas classes.
  • 2 Adicione administradores extras.
  • 3 Encontre espaço adicional para novas salas de aula
  • 4 Considere ir a uma Escola Dominical de dois níveis.
  • 5 Mude grandes turmas ensinadas por um professor por uma equipe com vários professores. 
  • 6 Organize grandes turmas ou aulas ministradas em equipe em um departamento. 
  • 7 Indique um professor como superintendente departamental para supervisionar / coordenar os outros professores. 

Como organizar a EBD

Como recrutar professores para a Escola Dominical?


  • 1 Amplie o escritório.
  • 2 Desafie-os a serem pastores de pessoas, em vez de distribuidores de fatos. 
  • 3 Desafie-os com o modelo de outro sucesso professores. 
  • 4 Recrute com base em dons espirituais.
  • 5 Vá pessoalmente aos futuros professores.
  • 6 Dê-lhes uma descrição de trabalho por escrito (o que devo fazer) e objetivos (o que devo realizar). 
  • 7 Prometa-lhes treinamento e supervisão.
  • 8 Peça-lhes que orem sobre o desafio.


O segundo passo para começar uma nova aula é conseguir que alguns membros de semente ajude o novo professor começar a aula. Algumas vezes os membros das sementes vêm da divisão de uma classe. Não divida uma aula com muita frequência porque isso tende a desencorajar os membros que reconstroem classe apenas para ser dividida novamente. É difícil começar uma nova aula apenas com um professor. Quando o professor entra em uma sala vazia, ele pode ficar desanimado e desistir. No entanto, se ele tem um núcleo de pessoas para ajudá-lo a construir a classe, é menos provável que ele desanime.

O maior problema para algumas igrejas ao começar uma nova aula é encontrar um lugar para a classe. Esse problema não é insuperável, mesmo se você já estiver usando o estudo do pastor e vários corredores e templo para Escola Dominical.
Use a criatividade. Em diversas igrejas as aulas da escola estão se reunindo fora da sede da igreja. As aulas estão se reunindo em casas, escolas, restaurantes e muitos outros ambientes não tradicionais.  Encontrar espaço para uma nova aula nem sempre significa um novo programa de construção.


Adicionar ou dividir classes da EBD?


A abordagem tradicional, dividir classes para crescer, não é a única base para expansão. Novas classes podem ser adicionadas sem cortar classes existentes (veja as etapas 32-36). A divisão de classes e criação de novas classes em si e por si só não fornece motivação para crescer. Crescimento vem de um espírito evangelístico e um desejo de alcançar pessoas por Cristo. O crescimento vem de um espírito dinâmico que cresce a partir de um "orientado para o povo". A frase tradicional era "dividir e multiplicar". Novas classes podem ser adicionadas sem o desvantagens associadas à quebra de uma boa e crescente classe. Ou, quando letargia entra em cena, dividir uma turma se torna um passo para o crescimento

5 SUGESTÕES PARA ENCONTRAR NOVOS MEMBROS PARA A NOVA CLASSE 


  1. Escreva um boletim informativo com informações sobre a nova turma(objetivos, localização, oficiais, primeira série de lições, nomes de sementes membros).
  2. Indique um líder de alcance para ser responsável por liderar a classe para entrar em contato com as perspectivas. 
  3. Anúncios na igreja devem apresentar o alcance potencial da classe, não apenas o seu potencial de ensino. Como um resultado, os membros podem ter perspectivas para a nova classe, ou eles podem querer se juntar à turma. 
  4. Expandir nomeando oficiais de classe para a nova turma para ajudar a alcançar outras pessoas. 
  5. Vá atrás das pessoas Em última análise, começar uma nova aula envolverá sair em busca de novas pessoas. Como observado anteriormente, há apenas uma maneira de construir uma igreja. Dessa forma, é atingindo novos membros. 

Referências
Towns, Elmer L., "154 Steps to Revitalize your Sunday School and Keep your Church Growing" (1988) http://digitalcommons.liberty.edu/towns_books/7




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)