Publicidade

Pregação Sobre Finanças: Como evitar dívidas, segundo a Bíblia? Estudo Bíblico

Busque em Deus o Controle das Finanças! 

Se você tem uma dívida você deve pagá-la o mais rápido possível. Esta é a coisa certa a ser feita. Como sair das dividas urgente?  como pagar minhas dividas e sair do vermelho? como pagar dividas acumuladas? como sair das dividas de cartão? 

1. Uma boa gestão da Vida Financeira do crente o liberta para Obra do Senhor

A maioria das pessoas tem alguma dívida. 

Dificuldades materiais/financeiras e Tensão financeira causa estresse.  Mat. 6:24-33 – preocupação, ansiedade com coisas materiais, dívidas e outros problemas.

Essas dívidas também devem ser pagas a tempo para ser um mordomo fiel. “O ímpio pede emprestado e não retribui, Mas o justo mostra misericórdia e dá. ” Salmo 37:21. Sabedoria diria que para os justos serem misericordiosos e generosos, eles devem ficar de fora da dívida, tanto quanto possível.

O prudente prevê o mal e se esconde.  Provérbios 22: 3 Vá até a formiga, preguiçoso; Provérbios 6: 6-‐8 

Não seja um homem que põe as mãos em penhor ou dá garantia para dívidas; se você não tem meios para   pague, sua própria cama será arrancada de debaixo de você. Provérbios 22: 26-‐27

Libertar-se das dívidas o levará a se dedicar a obra do Senhor.

O dinheiro é uma ferramenta para ajudar uns aos outros, não um mestre para nos escravizar.


Publicidade

11 Razões para sair das dívidas, segundo a Bíblia

  1. Planeje os seus próximos gastos - Provérbios 27:12. Planejar seus gastos é saber o que fazer com o seu dinheiro. Para organizar nossas finanças precisamos manter bons registros.  Uma dica comum é  organizar suas dívidas da menor para o maior. Começando com a menor dívida, pague-a o mais rápido possível.  Leia esta mensagem sobre a multiplicação do azeite da viúva com profeta Eliseu.
  2. Economizar e investir - Provérbios 13:11 “...quem reúne o dinheiro pouco a pouco faz crescer”.  Após pagar as contas economize o que sobrar. Se você chegou a uma situação em que nada sobra é mais complicado, mas do pouco que restar sempre procure juntar em um tipo de investimento, resista as tentações e controle suas finanças.
  3. Não contrair dívidas - Provérbios 22: 7 “Os ricos dominam os pobres e o mutuário é escravo do credor”. Se você tem um financiamento quite. Se puder troque por outro com juros menor ou negocie. As vezes é provavelmente inevitável, mas seja sábio e tente e use financiamento apenas para coisas que valham a pena. Leia Romanos 13: 8.
  4. Valorizar o que tem - Às vezes a solução para suas finanças pode estar ao à sua frente. 1 Tim 6: 6. A piedade com contentamento é um grande ganho. Pois não trouxemos nada para o mundo, e não podemos tirar nada disso. Mas se tivermos comida e roupas, nos contentaremos com isso.  Um talento, uma capacidade, bens, pessoas, alguma coisa ao seu redor pode ser a fonte do milagre para sair dessa situação. Olhe ao redor. Medite nesta mensagem: O que fazer quando achamos que deus esta em silencio?
  5. Saber compartilhar - 2Cor 8: 7 “Crescer nesta graça de dar”. Leia 1 Timóteo 6:18. Ser rico em boas ações, e ser generoso e disposto a compartilhar. Quando você compartilha, você recebe. O que e quanto tem compartilhado na sua comunidade?
  6. Ter disciplina - Provérbios 20:45 - “O preguiçoso não ara após o outono, Então ele implora durante a colheita e não tem nada… ” - compra de impulso, compra de“ terapia ” 
  7. Ter contentamento e satisfação - Filipenses 4: 11-12 - Muitos acham que Deus não é suficiente. Reflita na mensagem todas as coisas cooperam para o bem dos que amam Deus.
  8. Busca por significância - Mateus 6: 25-33 - Não se preocupem sua vida, sobre o que você vai comer ou o que você vai beber, nem para o seu corpo, sobre o que você vai vestir. Não é mais a vida que a comida, e o corpo mais do que roupa? O importante é como você está em seu interior.  Veja as 7 demonstrações do maior plano de Deus para sua vida.
  9. Buscar conhecimento e informação - Provérbios 1: 2931 - “Porque eles odiavam conhecimento E não escolheram o temor do Senhor. Eles não aceitariam o conselho de Deus, rejeitaram toda a repreensão. Quais são os conselhos que você tem seguido? Você tem frequentado a igreja? Lei aqui sobre as  35 razoes incontestáveis para ir igreja.
  10. Fé em Deus que é a fonte - Seu salário não é sua fonte e suas economias não são sua segurança - não coloque sua confiança em algo que pode ser tirado de você. Leia esta postagem sobre o que e Fé?. “O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas” Filipenses 4:19 Mateus 6: 31-32.  
  11. Ser produtivo - Deuteronômio 8:18 “Mas lembre-se do Senhor. É ele quem dá a você a capacidade de produzir riqueza ”. Colossenses 3:23. Provérbios 14:23. Deus nos quer produtivo. Nós vamos encontrar mais alegria se prestarmos atenção a como Deus nos projetou e nossos talentos. 'Encontre algo que você gosta de fazer e você nunca terá que trabalhar um dia em seu vida.'

Deus nos deu o Controle das Finanças Salmos 24:1

Como tem sido sua Vida Cristã?

Uma vida cristã baseada nos princípios bíblicos pode ser fundamental para as suas finanças.

Em Ageu 1:6 vimos como pessoas viviam de forma desregrada: semeado muito e recolhido pouco; comereis, mas não tendes o suficiente; bebeis, mas não vos fartais de bebida; vestis-vos, mas não há bebida quente; e aquele que ganha salário, ganha salário para colocá-lo em uma bolsa com buraco

Você precisa ter cuidados com as finanças. Quanto mais você tem, mais você gasta, até o limite de sua renda. (Eclesiastes 5:11)

A Bíblia diz: “ O ímpio toma emprestado, mas não paga, mas o justo é generoso e dá” ( Salmo 37:21). Nem sempre é possível resolver essa situação, mas é preciso estar ciente no seu agir para evitar que certos problemas o alcance.

Deus é quem muda os tempos e as circunstâncias e dá sabedoria. (Dan. 2: 21-22). Você vai conseguir resolver os problemas com as finanças

  • Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Salmos 24:1

Não há área em que tenhamos maior oportunidade de bagunçar nossas vidas do que nesta área de finanças. ...... Se não conseguirmos controlar nosso dinheiro de acordo com os princípios de Deus, nunca administraremos nosso tempo e talentos bem para o propósito de Deus.

Deus criou tudo - Gênesis 1: 1 ... Deus criou os céus e a terra. Deus possui tudo - Salmo 50: 12. Somos administradores do que Ele nos deu - Gênesis 1: 26-30.

1. Deus quer que você tenha o controle sobre as finanças

Assim como os ricos governam os pobres, o que toma emprestado é servo (escravo) do credor.  Prov. 22: 7.

Deus comprou você por um preço alto. Não seja escravizado pelo mundo. 1 Cor. 7:23 

Permita que a Palavra de Deus lhe mostre conselhos divinos e conheça o estado do seu rebanho (Pv 27:23)

Ore buscando a direção de Deus para enfrentar a situação 

2. Liberte-se da escravidão das finanças para Deus te usar

Ele quer te usar de forma eficaz, mas não deixaremos se estivéssemos presos em qualquer área de nossas vidas. João 11 v 43 - 44. É preciso se libertar das amarras que te prendem.

Elimine Despesas inúteis. Reveja todos os cartões de crédito e baixe taxa de juros. Pague primeiro a menor dívida. À medida que cada dívida é paga, transfira o valor que estava pagando para a próxima dívida maior. Não faça novas dívidas!

Deus tem bons planos para nós Jeremias 29 v 11. Pois eu conheço os pensamentos que tenho para convosco, diz o Senhor, pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar um fim esperado.  

3. Perigos espirituais no controle das finanças

Tentar presumir sobre o futuro protelando a solução dos problemas hoje. - Tiago 4:14 “... você não sabe como será sua vida amanhã ...”

Nega a Deus a oportunidade de nos ensinar ou prover para nós. Promove a inveja e a ganância - Lucas 12:15 “… guarda-te contra toda forma de ganância.

Proteja-se contra a ganância e busque moderação - Lc 12:15; Prv 30: 8 

Cuidado! Esteja contente - Fp 4:12. Quanto mais você tem, mais você gasta, até o limite de sua renda Ec 5:11 

Pregação sobre Finanças: Deus no Controle! Salmos 24:1



Leia também

  1. Libertando da Escravidão das dívidas pela Palavra de Deus. 2 Ped 2: 19b
  2. Vencendo as Dívidas sob a Palavra de Deus 2 Reis 4: 1-7
  3. Vencendo as Dívidas sob a Palavra de Deus 2 Reis 4: 1-7

Conclusão

Devocional: A vontade de construir sua vida sobre os princípios bíblicos para que você possa sempre confiar em Deus para guiá-lo e provê-lo. 

Salmo 11: 3 “ Se os alicerces forem destruídos, o que pode fazer o justo? ” A base de cada estrutura é crucial para seu futuro.  Sua compreensão dos fundamentos de organização divina determina seu futuro no que diz respeito à como você lida com as finanças 

Saiba que você pode melhorar as suas finanças, mas será preciso paciência, diligência e sacrifício.  

As maiores preocupações de muitos brasileiros, inclusive cristãos, com crise é: como sair das dividas rapidamente? 

Deus está interessado em todos os detalhes da sua vida - incluindo sua vida pessoal. Ele quer que você pague sua dívida, e ele ajudará você a fazer isso.



*Procure um profissional especializado para orientações sobre investimentos e crédito

Fontes
https://www.northcreek.org/media/notes/021708_show_the_money.pdf
https://static1.squarespace.com/static/548f35e5e4b0b83c91b1b12d/t/5a0098a5652dea986687c302/1509988517838/Jesus+Said+-+5+-+Biblical+Principles+on+Finance.pdf




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)