Introdução: Neste devocional veremos 5 valiosos exemplos de atitudes de José do Egito. A História bíblica de José é um exemplo para a vida do Cristão. Nesta postagem trouxemos um estudo sobre José do Egito sobre cinco atitudes deste personagem que revelam ensinamentos valiosos para os nossos dias.
7 Segredos do Sucesso de José do Egito.
1. A Lição da Paciência nas Provações (Gênesis 41:51):
José experimentou muitas provações, desde ser vendido como escravo até ser injustamente lançado na prisão. No entanto, sua paciência foi recompensada quando, eventualmente, ele foi exaltado como governador do Egito. Isso nos lembra que, mesmo em meio às adversidades, devemos confiar no tempo de Deus e cultivar a paciência.
2. José enfrentou os problemas
E a mulher do Faraó falando a cada dia a José, e ele não lhe dando ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela, Gênesis 39:10.
Este era um problema que José precisava enfrentar a cada dia. Ele não abandonou a sua posição por causa do problema, mas também não cedeu. Reflita na mensagem que publicamos em
posso todas as coisas Filipenses 4:13.
Quando nos deparamos com problemas, a fim de continuar com nossa atitude vencedora, devemos aprender a usar essa técnica psicológica para evitar problemas que envenenam todo o nosso ser e arruínam nossas vidas. Como?
Coloque os problemas dentro de um armário na sua mente, para serem removidos somente se precisar enfrentá-los.
3. Habilidade em Lidar com a Tentação (Gênesis 39:12):
José demonstrou grande sabedoria ao fugir da tentação. Em vez de ceder aos desejos imediatos, ele escolheu a fidelidade a Deus. Isso nos desafia a sermos vigilantes em nossas próprias vidas, tomando decisões sábias quando confrontados com as tentações que podem surgir em nosso caminho.
E José era da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito. Gênesis 41:46.
Na vida, sempre existem oportunidades de aprendizagem. As coisas que José enfrentou nem sempre funcionou como esperava, foi vendido por seus irmãos e esteve preso, mas se apresentou a Faraó a assumiu o comando do Egito.
5. Atitude Perante a Injustiça (Gênesis 39:20-21):
Quando José foi lançado na prisão injustamente, em vez de alimentar ressentimento, ele continuou a servir com fidelidade. Sua atitude positiva mesmo em meio à injustiça destaca a importância de confiarmos em Deus, sabendo que Ele está no controle, mesmo quando enfrentamos circunstâncias difíceis e injustas.
E José disse aos seus irmãos: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus? Gênesis 50:19.
Os vitoriosos não deixam determinadas situações ficarem em seu caminho. Aqueles ao seu redor e em sua rede de relacionamentos vão cometer erros e entrarão em conflito com você em algum momento.
Nada que alguém faça para você é eterno, e cada pessoa deve ter uma segunda chance.
7. José disse não a vingança.
Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles. Gênesis 50:21.
Não desperdice tempo e energia com um pensamento infantil de acertar ou planejar uma vingança contra aqueles que nos prejudicaram.
Veja o que podemos aprender com
Rute na colheita. Use a raiva como lenha ou o combustível para o fogo de nossas missões, porque o sucesso é a melhor vingança.
José já percebeu como os vencedores nunca perguntam se algo é possível?
Esta é uma característica comum entre aqueles que alcançam a vitória, e é a maior crença que você deve adotar se quiser intensificar sua vida e aumentar seu sucesso.
Como José é preciso adquirir o hábito de desafiar aqueles que acreditam que algo não pode ser feito e mostrar aos outros que nada é impossível. José inspira as pessoas ao seu redor, assim como reforça a fé ainda mais em sua mente. Disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra à terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó. Gênesis 50:24
👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.