Publicidade

Estudo Bíblico sobre a Genealogia de Jesus em Mateus 1: 1-17

Um Estudo Bíblico sobre a genealogia de Jesus é a seção inicial do primeiro dos quatro evangelhos, Mateus.

O texto bíblico de Mateus recita os nomes das gerações de antepassados de Cristo, culminando no nascimento de Jesus, o Cristo.

Aspectos da Genealogia de Jesus em Mateus 1: 1-18


Mateus 1. genealogia de Jesus. Resumo

• Mateus 1: 1-17 contém a lista de Mateus da Genealogia de Jesus
• Mateus mostra o direito legal de Jesus ao trono davídico através de linha de Salomão.
• A genealogia dada em Mateus é abreviada, mas apesar alguns nomes serem omitidos, a linha de descendência não é invalidada.
• Mateus remonta a Abraão

Publicidade

Capítulo 1 de Mateus sobre a genealogia de Jesus


1) Mateus 1: 1: Há três coisas que Mateus enfatiza neste versículo que devem ser considerados sobre a genealogia de Jesus . 

  • Primeiro, que Jesus é de fato o Cristo (Messias). 
  • Segundo, que Jesus é um herdeiro legal do rei Davi, o que significa que ele tinha direito a trono como um descendente da família real (cumprindo 2 Samuel 7: 12-13 ). 
  • Terceiro, que Jesus é um filho de Abraão, pai dos hebreus e o cumprimento da promessa de Deus a Abraão em Gênesis 22:17. Confira a divindade de Jesus em 10 passagens bíblicas

Há algo mais interessante aqui também. Observe a frase “O livro da genealogia de Jesus Cristo. ” 

Há apenas uma outra vez em que essa frase é usada na Bíblia - em Gênesis 5: 1. Diz, "Este é o livro da genealogia de Adão." Assim, o que temos dentro da Bíblia são dois livros genealógicos - duas famílias. No Antigo Testamento, lemos sobre aqueles que nascem na família de Adão, cujo destino é a morte. Isso inclui todos , como todos somos descendentes de Adão. Já publicamos sobre o tema em as mulheres na genealogia de Jesus.

No Novo Testamento, no entanto, vemos o começo de um novo livro, uma nova genealogia contendo os nomes de todos aqueles da família de Jesus - cujos nomes estão escritos no Livro de Vida (Ap 3: 5, 20: 12-15). Duas famílias, dois destinos eternos. Uma alusão muito interessante de Mateus quando ele inicia sua gospel.

2) Mateus 1: 2 Jesus, como vemos, é descendente dos Patriarcas. Não só Abraão, mas Isaque (o filho do promessa) e Jaco. Os filhos de Jacó compunham as 12 tribos de Israel, e é aqui que Jesus é descendente de Judá. 

No seu leito de morte, Jacó abençoou Judá dizendo-lhe: “O cetro não aparta-te de Judá, nem legislador de entre os seus pés, até que venha Siló ”( Gn 49:10 ). Em outras palavras, Jaco fortalece que a linhagem real dos reis virá através dos filhos de Judá (como eles fizeram) e continua assim até 'Shiloh'. Quem é Shiloh? É um título messiânico que significa "O pacificador "ou" a quem pertence o domínio. "Jesus é o cumprimento de ambos os títulos. Veja as semelhanças entre Moisés e Jesus

3) Mateus 1: 3: Aqui, vemos Judá na genealogia de Jesus .

4) Mateus 1: 4: A filha de Aminadabe (irmã de Naasson) era esposa de Aarão, o sumo sacerdote (Ex 6:23). Nahshon tornou-se o líder da tribo de Judá. (Números 2: 3). Nada é conhecido de salmão fora de seu lugar na genealogia de Jesus.

5) Mateus 1: 5: Raabe está na genealogia de Jesus e era uma prostituta em Jericó que depositou sua fé no Deus de Israel e protegeu a nação de Israel com espias durante a campanha contra Jericó. (Josué 2) Sua fé no Deus de Israel literalmente salvou ela e sua família quando as paredes de Jericó desceram. Obede era o avô de Davi, que seria o maior rei de Israel. Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé;

Publicidade
6) Mateus 1: 6: Davi foi pai de Salomão, através de Bate-Seba. O rei de Israel, cobiçou a mulher de Urias, mandou chamá-la e ficou grávida de seu filho (2 Samuel.11). Davi então enviou Urias, o marido de Bate-Seba, para as linhas de frente da batalha para garantir que ele seria morto. Então Davi tomou Bate-Seba como sua esposa. 

Deus estava muito descontente com Davi por essa ação, e como resultado, o primeiro filho de Davi por Bate-Seba morreu no parto. Seu segundo filho foi Salomão, que se tornou rei depois de Davi e construiu o templo em Jerusalém. Salomão também escreveu os livros de Provérbios, Eclesiastes e Cântico de Salomão.7: 1: 7: Agora entramos na linhagem real dos reis.

Os caminhos sádicos de Roboão resultaram na divisão de Israel em dois reinos (1 Reis 12: 1-24), Israel ao norte e Judá (que incluía Jerusalém) ao sul. Roboão era o rei de Judá. O filho de Roboão, Abias, também era um ímpio rei, mas seu filho Asa era um rei que temia a Deus (1 Reis 15: 9-14) e destruiu os ídolos para outros deuses que seus pais haviam feito. A Bíblia nos diz que “o coração de Asa era fiel ao Senhor todos os seus dias”.

8) Mateus 1: 8 Jeosafá, citado aqui na genealogia de Jesus, era filho de Asa, era outro bom rei, mas seu filho Jorão era iníquo. Jorão descendente, Uzias, era um bom rei que temia o Senhor, mas ficou cheio de orgulho e entrou no templo para queimar incenso ao Senhor, contornando os sacerdotes. (somente eles eram permitidos no templo santuário). Quando os sacerdotes pediram que ele deixasse o santuário, o rei Uzias ficou furioso e ele preparou-se para queimar o incenso, Deus o atingiu com lepra na testa. (2 Cr 26: 16-21). Uma vez ferido com lepra, Uzias foi isolado e isolado do povo, e seu filho Jotão se encarregou do palácio e governou Israel em seu lugar.

9) Mateus 1: 9: Jotão, citado por Mateus na genealogia de Jesus, era um bom rei, mas seu filho Acaz era muito perverso e participava de rituais ocultos pagãos. para outros deuses. Depois de ver um altar pagão de que gostava, ele fez uma parte duplicada e remodelada do templo em Jerusalém para acomodá-lo! (2 Reis 16). Ezequias, seu filho, no entanto, era muito bom rei que amava o Senhor. 2 Reis 18: 5 afirma que “Não havia ninguém como ele entre todos os reis de Judá, seja antes dele ou depois dele.

10) Mateus 1:10: Manassés aparece na genealogia de Jesus em Mateus era o rei mais malvado para governar o reino de Judá. Tão mal na verdade, que de acordo com 2 Cro. 33: 9 ele fez mais mal diante de Deus do que qualquer uma das nações que Israel destruiu anteriormente. No entanto, Manassés arrependeu-se de seus pecados no final de sua vida (2Cr 33:13). Amon, o seu filho, foi outro rei perverso, mas Josias, filho de Amon, era um bom rei que se voltou para o Senhor e tentou com todo o seu coração, alma e força para desfazer toda a má obra de seu pai. (2 Reis 23: 19-25).

11) Mateus 1:11: Babilônia chegou ao poder neste momento . Jeconias reinou em Jerusalém apenas três meses antes Babilônia cerco a isso. Jeconías foi removido do poder e um de seus irmãos (Zedequias), um governante fantoche do rei da Babilônia, Nabucodonosor, foi instalado no trono em seu lugar. Eventualmente Nabucodonosor conquistou Jerusalém completamente, destruindo-a e o templo. A nação inteira foi levado ao exílio para a Babilônia em 586 aC (2 Reis 24: 16-25: 21). Este exílio marcou o fim dos reis de Israel.

Existe uma profecia muito interessante sobre Jeconia em Jer. 22: 24-30 que nenhum de seus descendentes iria“ sentar-se no trono de Davi ”. Em outras palavras, nenhum descendente de Jeconias jamais será rei ou se sentará no trono de Davi! Jesus não é desta linha de sangue. Esta linha é A genealogia legal de Jesus através de seu pai Jose (ver comentários em 1:16), mas Jesus não era filho de Jose biologicamente. Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, não por José!

12) Mateus 1:12: O neto de Jecononias, Zorobabel, era importante porque ele era governador (e não rei) de Israel. Depois do exílio babilônico (Ag 1: 1). Quando as pessoas puderam retornar à sua terra natal, Zorobabel foi uma figura chave na reconstrução do templo. (Esdras 5: 2). O livro de Ageu fala muito sobre Zorobabel e como Deus o usou para iniciar o trabalho de reconstrução do templo.

13) Mateus 1: 13-15: Nada se sabe sobre esses homens. Eles viveram no período de 400 anos entre o Velho e o Novo Testamentos

14) Mateus 1:16: Agora chegamos a José, que na genealogia de Jesus é pai legal e guardião de Jesus. Observe o que Mateus escreve sobre ele. “José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo”. Você não vê qualquer menção que “José gerou Jesus” como você vê com os outros descendentes. Jesus foi concebido do Espírito Santo, como indicado no verso 18.

15) Mateus 1:17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações.

Estudo Bíblico sobre a Genealogia de Jesus em Mateus 1: 1-17



Veja também:

Apesar de José não ser pai biológico de Jesus, do ponto de vista da lei judaica, ele era o pai de Jesus. Pai legal. Jesus, como filho adotivo de José, tinha todos os direitos dos primogênitos. Ele também teve todos os direitos devidos a ele como filho na linhagem real. Assim, Jesus foi um herdeiro legal do trono.

Referências:
Saint Johns Bible https://www.saintjohnsbible.org/promotions/assets/images/programing/genealogy_of_jesus.pd
A Bible study guide by pianist David Nevue http://www.davidnevue.com/studies





👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)