Estudo Bíblico sobre o Natal: O Nascimento de Jesus Mateus 1: 18-25
Em um Estudo Bíblico sobre o Natal e o Nascimento de Jesus não podemos deixar de abordar que para muitos historiadores o dia 25 de dezembro foi gradualmente sendo marcado como nascimento de Cristo.No início dos anos 300, a igreja romana se estabeleceu como esta data, e dentro de um século encontrou apoio em todo o império. A igreja de Jerusalém, no entanto, manteve a data tradicional oriental de 6 de janeiro para Natal até cerca de 575.
Enquanto a maioria dos países celebra o Natal em 25 de dezembro de cada ano, algumas igrejas nacionais ortodoxas orientais... celebram a Grande Festa da Natividade em 7 de janeiro... Por outro lado, a Igreja Apostólica Armênia celebra o Natal em 6 de janeiro (1)
Por mais inexplicável que pareça, a data do nascimento do [Messias] não é conhecida. Os Evangelhos não indicam nem o dia nem o mês” - The New Catholic Encyclopedia, vol. 3, pág. 656.
A Bíblia não apresenta o nascimento de Jesus como mito, fábula ou lenda. Pelo contrário, apresenta como um ato sobrenatural de Deus pelo qual Ele invade o espaço e o tempo e passa a viver no meio de nós.
Publicidade
Veja também
A Bíblia não apresenta o nascimento de Jesus como mito, fábula ou lenda. Pelo contrário, apresenta como um ato sobrenatural de Deus pelo qual Ele invade o espaço e o tempo e passa a viver no meio de nós.
O Nascimento de Jesus em Mateus 1: 18-25
O relato bíblico do nascimento de Cristo envolveu um grande elenco de personagens. O relato conta a história de Zacarias, Isabel, Gabriel, os Pastores de rebanhos, os magos, Herodes, Simeão e Ana. E a notícia do nascimento de Cristo se estendeu muito além da manjedoura, impactando e mudando vidas. Como o anjo declarou aos pastores: “Trago-vos boas novas de grande alegria que será para todo o povo”(Lucas 2:10).
Discussões sobre o nascimento virginal são quase sempre voltadas para a questão do sobrenatural e essa não é a abordagem principal da Bíblia.
Se você tem fé e acredita na Sagrada Escritura, você não terá problemas em ver que o caminho para o nascimento de Jesus da virgem Maria foi um nascimento divinal.
Se você tem fé e acredita na Sagrada Escritura, você não terá problemas em ver que o caminho para o nascimento de Jesus da virgem Maria foi um nascimento divinal.
Como foi o nascimento de Jesus Cristo?
O capítulo começa com a genealogia do rei, certificando-se de que o leitor saiba que Jesus é o herdeiro legítimo de seu pai Davi (vv.1-17). Depois Mateus descreve a origem divina de Jesus (vv. 18-25). O verso 1 afirma que Jesus é o:
- Filho de Davi (2 Sm 7: 12-16)
- Filho de Abraão (Gn 12: 1-3; 22:18)
Historia do nascimento de Jesus Cristo em Mateus
Sobre o nascimento, Mateus prossegue dizendo-nos como o nascimento de Jesus aconteceu, dando-nos a principais pessoas e eventos envolvidos. Ao fazer isso, várias lições maravilhosas são apresentadas.
1. Deus abençoa a pureza. (cf. Lucas 1: 26-37)
- ➢ Nascimento - ( gênese ) - origens, começando (nos leva de volta a Mateus 1: 1, mas também Gen.1: 1!)
- ➢ Cristo - ( Christos , Heb. "Messias"), ungido
- ➢ Maria prometida - Famílias na cultura antiga do Oriente Médio geralmente organizava o casamento de seus filhos.
Em uma cerimônia formal diante de testemunhas, um casal entrava em um contrato conjugal. Só poderia ser quebrado por um divórcio legal. Então, o casal era visto como casado (cf. verso 19, “José, seu marido”), embora não tivessem unido para consumar seu relacionamento.
O noivado geralmente durava cerca de um ano e serviu como um tempo de testes em relação ao casal (e especialmente a fidelidade da mulher). Infidelidade sexual durante o noivado era considerado um ato de adultério e a pena poderia ser a morte por apedrejamento (cf. Deut. 22: 23-24), embora no período do Novo Testamento o apedrejamento fosse raro.
Personagens no Nascimento de Jesus
Maria Mateus 1:18
Neste estudo sobre a vida de Jesus vamos ver alguns personagens fundamentais. Muito pouco se sabe de sua história pessoal (cf. At 1,14). Sua irmã é aludida a (João 19:25) e uma parenta é identificada (Lucas 1:36), mas de sua mãe, pai e família estendida, nada mais é conhecido. Leia também: 15 Aspectos da Genealogia de Jesus em Mateus 1: 1-17
- ➢ As Escrituras são claras quanto à pureza de Maria. Lucas 1: 26-37 é ainda mais inflexível sobre isso [leia Lucas 1: 26-37].
- ➢ Ela foi encontrada com o filho do Espírito Santo. Sobre esta mulher e nenhum outro, o Espírito Santo encontrou alguém cuja pureza e humildade de vida justificavam Sua bênção única e completamente única. Veja as palavras da própria Maria em Lucas 1:38, 46-49 [leia].
- ➢ A linguagem de Mateus e Lucas é casta e contida. Não há sugestão de estupro divino como a do deus Apolo, que na forma de uma cobra impregnou a mãe do imperador Otávio.
Não há nada da luxúria de um deus pagão como Zeus, que desceu sobre o mulher Diana e a levou a conceber e ter um filho chamado Perseu. Isto não é como o mito em torno do nascimento de Alexandre, o Grande, cuja mãe Olympius foi acordado por um estrondo de trovão, atingido por um raio em seu ventre causando um incêndio que, depois de extinto, levou ao nascimento de seu filho. E Ele certamente não foi o filho biológico do justo José. Não, esse nascimento foi diferente. Foi um Nascimento como nenhum outro. Foi mais uma demonstração do fato de que nosso Deus ainda faz o sobrenatural. Veja as 7 promessas de deus para seus servos
José
Pouco se sabe dele também, mas é declarado ser justo ( / dikaios). Isso deve estar relacionado ao respeito de Jose pela lei de Moisés. Fez tudo o que foi humanamente possível como expresso por Deus. Dois verbos gregos são usados para mostrar que Jose não disposto ( / thelo) a envergonhar Maria, mas sim estava preocupado ( / boulomai) em colocar Maria de lado em particular.
1. Vive de uma maneira que agrade a Deus. Mateus 1:19
- ➢ José, o marido dela - eles são legalmente unidos
- ➢ Ser um homem justo - aquele que honrou e obedeceu a lei; aqui também aquele que foi misericordioso e compassivo.
- ➢ José amava a Deus e José amava Maria.
Claramente ainda não sabia o que havia acontecido. Confuso e sem dúvida de coração partido, ele vai agir com justiça e também graciosamente. Aqui está um homem que viveu para agradar a Deus e abençoar os outros, não admira porque o escolheu, assim como Maria, para confiar os cuidados de Seu Filho Jesus.
Ouvir de uma maneira que agrade ao Pai. Mateus 1: 20-21
Ele pensou sobre essas coisas - o que deve ter passado por sua mente? Eu
pensei que eu a conhecia! Por que Deus permitiu isso? Fiz algo de errado?
Anjo do Senhor (o mensageiro)… em um sonho - sonhos se tornarão
Os pesadelos de José (!), Mas também a sua salvação.
José, filho de Davi (cf. Mateus 1: 1) - 10x em Mateus, somente aqui não de Jesus.
Não tenha medo (força imperativa). E por que ele não deveria ter medo de tomar Maria como esposa?
- 1) Sua gravidez é do Espírito Santo.
- 2) Ela terá um filho.
- 3) Você (José) vai chamá-lo de Jesus.
- 4) Salvará o Seu povo dos seus pecados (maior necessidade do homem (salvação) e inimigo (pecado).
Espírito Santo
Mateus 1:18, 20 Duas declarações inacreditáveis (mas bíblicas) são feitas sobre o Espírito neste texto: A criança no ventre de Maria era “do (ek) Espírito Santo”. Isto marca a origem da criança por intervenção divina. O que deve ser gerado em Maria foi do (/ ek) Espírito Santo. ”Estas duas declarações são protestos solenes contra quaisquer pensamentos profanos. De acordo com a lei, Maria mãe de Jesus deveria ter sido apedrejada (Lv 20:10), mas o registro inspirado do que aconteceu é "do Espírito Santo." Porque isso é verdade, Jose é dito por um mensageiro angélico para não “ficar com medo (aorist ingresso), mas para levar sua esposa ao seu lado.
Jesus
“Yahweh é salvação” ou “Yahweh salva” Salmo 130: 7-8 no fundo aqui diz: “Ó Israel, espera no Senhor; porque com o Senhor há misericórdia e com Ele é abundante redenção. E deve redimir Israel de todas as suas iniqüidades. Leia a divindade de jesus em 10 passagens bíblicas. Havia grande expectativa judaica de que um Messias viria e redimir Israel da tirania de Roma. Havia pouca ou nenhuma expectativa de que o Messias davídico daria sua própria vida um resgate para salvar seu povo de seus pecados. No entanto, Mateus 20:28 diz “o Filho do homem não veio para ser servido, mas servir e dar a sua vida em resgate por muitos ”.
Veja também
- Estudos Bíblicos sobre Jesus - Completo: História, Ministério e Volta
- Estudo Bíblico sobre João 3:16 A Expressão do Amor De Deus
- Estudo Bíblico sobre Jesus - Completo: Vida, Ministério e Volta
Deus ainda mantém suas promessas. 1: 22-23
• Mateus 1: 22-23. Nestes versos, Mateus forneceu a primeira de muitas citações diretas do Antigo Testamento, e a primeira de muitas Profecias do Antigo Testamento cumpridas pela vida terrena de Jesus. Estas citações e profecias do Antigo Testamento mostram, em parte, a ligação e unidade entre o Velho e o Novo Testamento, ajudando-nos a entender como Deus estava preparando o caminho para o Cristo dos séculos passados. Eles também validam a identidade de Jesus como o Messias prometido, fortalecendo nossa fé Nele. E seu perfeito cumprimento em Jesus nos dá confiança de que Deus é fiel e poderoso para guardar a sua palavra.
1. Deus deu a Sua palavra nas Escrituras. 1:22
2. Deus guardou Sua palavra por um Salvador. 1:23
- Esta é uma citação de Isaías 7:14. No versículo 22, somos apresentados ao primeiro de dez Citações do Antigo Testamento introduzidas pelo autor do evangelho com o fórmula impressionante.
Nosso Salvador é totalmente humano
- O Ela trará um filho (v. 2).
- A virgem deve estar grávida e ter um filho (v. 23).
- O Ela trouxe seu filho primogênito (v. 25).
Nosso Salvador é totalmente divino
- Jesus não é apenas nosso grande Salvador, ele é também Emanuel, Deus conosco.
- Ele era Deus em carne e osso. Essa afirmação é essencial para o cristianismo. • Emanuel - Deus conosco.
- Nenhuma bênção maior existe do que experimentar a presença de Deus
- Jesus não trouxe simplesmente Deus para nós. Ele era Deus entre nós
O que está em jogo em relação ao nascimento de Jesus?
- 1) A confiabilidade das Escrituras.
- 2) A legitimidade ou ilegitimidade do nascimento de Jesus.
- 3) A impecabilidade do Filho de Deus.
- 4) O casamento da divindade e da humanidade.
- 5) A salvação dos pecadores (Ele deve ser tanto Deus como homem).
- 6) A maldição de Jeconias (1:11; cf. Jeremias 22:30). (Jesus está legalmente nesta linha, mas não naturalmente isto.
Deus ainda honra a obediência. Mateus 1: 24-25
• A rapidez, a rapidez e a surpresa destes eventos devem ter deixado José sem fôlego,
atordoado, paralisado. Pelo menos, teríamos entendido se esta tinha sido sua resposta.
Mas não, enquanto no v. 20 ele pensou sobre essas coisas, agora no verso 24 ele pula
ação na palavra que ele recebeu do Senhor.
Devemos obedecer imediatamente. Mateus 1:24
- ➢ Ele acordou de seu sono (não seu sonho).
- ➢ Ele obedeceu a palavra do anjo do Senhor.
- ➢ Ele tomou Maria sem hesitação para ser sua esposa.
- ➢ Não há atraso, debate ou discussão, apenas ação.
- ➢ Ele entendeu totalmente tudo o que estava acontecendo? Eu duvido, mas ele não tem também.
Nascimento de Jesus e o Natal
Essa é uma história para que cada irmã, cada senhora, cada obreiro e cada cristão deve ter orgulho de anunciar: O nascimento do Messias. Hoje o nascimento de Cristo está muito vinculado ao Natal que é comemorado em 25 de dezembro, mas o que este evento representa para igreja é muito mais que consumo de presentes ou ceias voluptuosas. Significa o Plano de Salvação de Deus para a humanidade. O nascimento de Jesus, o Natal, é celebrado de muitas maneiras diferentes em diferentes países.
Um costume universal é a doação de presentes, como fizeram os Reis. As crianças adoram receber e dar presentes. Eles precisam de ajuda para entender que os presentes podem ser mais que coisas.
Referências
http://www.danielakin.com/wp-content/uploads/old/Resource_254/A Birth Like No Other - sermon.pdf
https://www.fbcaa.org/BibleStudies/nt/mt/PastorSaxe/MatthewCh1Vv18to25.pdf
http://www.coffeehousefive.com/uploads/9/0/1/6/9016048/anangelvisitsjoseph2016-12-04.pdf
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.