A ordem do culto.
Sugestão de ordem para o culto de adoração (Liturgia)
1. Oração / Ação de Graças: Iniciamos agradecendo porque estamos na presença de Deus para reconhecer seu trabalho na criação e em adoração e reverência aguardando a vinda de Cristo.
2. Leitura da Escritura (Leitura do Antigo Testamento e Evangelho ou Epístola atestam o fato de que o prometida Palavra de Deus está entre nós. Veja aqui alguns versículos para saudação na igreja.
3. Hinos de Louvor/Período de Louvor - Canto congregacional (O objetivo é nos identificarmos com o coro angélico que saudou a vinda de Cristo e a redenção que ele forneceu). Confira nossas dicas para organizar o ministério de musica da igreja.
4. Momento de oração Como em Isaías 6, vemos quem realmente somos diante de Deus.
Publicidade
- Pastor, membro do Conselho, criança, adolescente, jovem adulto
- Com/sem fundo musical
- Oração com outra pessoa ou com um pequeno grupo;
- Ajoelhar - Ministro, Pastor, Congregação, Pessoal, Liderança
- Mãos levantadas ou palmas para cima enquanto sentadas
- Sente-se ou fique de pé
- Colocação de mãos com um grupo / indivíduo diferentes faixas etárias (ex .: criança, juventude, sênior, viagem missionária, evangelismo)
- Cante uma oração ou um salmo
5. Contribuição (Como Jesus foi a Jerusalém para oferecer sua vida, então nos apresentamos através de nossos dons. Já abordamos o tema em Malaquias 3, confira.
6. Participação especial (Comunhão Hino, Testemunho, Saudação)
7. Sermão Como Jesus ensinou quando esteve conosco, o anúncio do governo de Deus é proclamado. Confira nossa lista de temas para pregação.
8. Convite Hino - Oração/Conversão Como Jesus chamou seus discípulos para responder - então hoje somos chamados ao discipulado.
9. Orações de intercessão (pedimos em nome dos necessitados e dos novos convertidos)
10. Hino da Celebração (encerramento)
12. Benção Apostólica
Leia também: o significado da Santa Ceia do Senhor para os evangélicos.
Evolução da ordem do culto de adoração
Desde a revolução cultural em meados dos anos sessenta, a sociedade tornou-se cada vez mais pluralista. Amplos segmentos de nossa cultura (ensino superior, negócios, entretenimento e mídia) se tornaram quase que totalmente secularizado. Essas grandes mudanças em nossa cultura afetaram o evangelho de hoje e a nossa vida na igreja que, cada vez mais, se adapta em um ambiente urbano.
Para enfrentar este desafio, várias “liturgias experimentais” com ordem do culto de adoração diferentes emergiram e continuam a ser abundantes entre nós. Uma característica positiva é que algumas dessas atividades são capazes de “atingir” pessoas que tiveram pouco contato com o evangelho. Leia a postagem as 35 razoes incontestáveis para ir igreja.
Um grande perigo é que a liturgia diária e nossos cultos de adoração reflitam desintegração típica da cultura geral como um todo. A seguinte ordem de culto incorpora atividades na assembléia que são honradas no histórico Tradição cristã. Veja aqui as 4 qualidades da verdadeira igreja de cristo. Em vez de considerar os atos da liturgia como eventos isolados projetados para atender a um requisito, propor uma ordem de culto que é uma atividade totalmente conectada ancorada em resposta ao ato redentor de Deus por nós na vida de Cristo.
Importância da liturgia
Seguindo o princípio de que a verdadeira adoração é recapitular a obediência de Cristo através da oração, canção, ouvindo a Palavra e alimentando a mesa, nos preparamos para seguir a cada semana o mesmo caminho de serviço nosso Salvador.
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.