Estabelecendo estratégias de Discipulado para Jovens
Um Discipulado de jovens é projetado para recompensar seus alunos à medida que desenvolvem hábitos espirituais. crescimento para fortalecer seu relacionamento com Cristo. Os incentivos encorajam o movimento para desenvolver hábitos, enquanto o Espírito de Deus cresce seu desejo de aprofundar o relacionamento com Jesus.Discipulado significa ...Aprendendo sobre Jesus (Mt. 11: 28-30; Jo. 6: 44-45 )
Discipulado:
- O que Jesus convida todos os homens a fazer (Mt. 11: 28-30)
- O que todos devem fazer (João 6: 44-45)
Aprender sobre Jesus significa aprender sobre:
- O que ele pensa sobre as coisas
- Como ele se sente sobre as coisas
- Como ele agiria
João 6: 44-45
O discipulado para jovens concentra o envolvimento do aluno em áreas principais de crescimento.
Sugestões de estratégias para aplicação em Discipulado para Jovens
- Equipar os jovens com a verdade da Palavra de Deus - 2 Timóteo 4: 2 - Através da Escola Dominical: Ênfase em lições doutrinais e teológicas
- Aplicar a doutrina da Bíblia em meio de um mundo em constante mudança ou polêmicas - 2 Timóteo 3:16 - Através do Grupo de Jovens: Fornecendo aplicações práticas com lições de tópicos enraizadas na Bíblia
- Envolver os jovens nas oportunidades de ministério, tanto locais quanto estrangeiras - Atos 1: 8 - Através de eventos de alcance e Missões
- Melhorar uma comunidade de encorajamento, unidade e amor - Hebreus 10: 24-25 - Através de eventos sociais divertidos e unificadores veja as Sugestões para um retiro de carnaval.
- Evangelizar jovens que estão perdidos sem Deus - Lucas 19:10 - Através de Eventos Especiais. consulte nossa postagem sobre culto de jovens: versículos e temas
- Encoraje os jovens a compartilhar sua fé com um mundo não salvo - Marcos 16:15 - Através de treinamento específico: Testemunhas, Especiais (ou seja, ver você no polo)
- Incentive os jovens a se tornarem homens e mulheres íntegros - Salmos 101: 2-4 - Através de pequenos grupos, grupos divididos, estudos especiais. Confira as Características de um bom líder do ministério de jovens
- Estabeleça jovens que se tornarão líderes de amanhã - 2 Timóteo 4:12 - Através de treinamento específico de Liderança
- • Participação - Participar de uma igreja local é vital para o estudo e instrução da Palavra de Deus e estudos bíblicos. Leia as 7 dicas para fazer um estudo bíblico eficaz
- • Tempo de oração - No discipulado de jovens é preciso ajudar os alunos a desenvolverem um tempo diário em Palavra com oração. O tempo de silêncio é preenchido com perguntas profundas, insights e aplicação pessoal.
- • Memória das Escrituras - A Palavra da Vida conjuntos de memória das escrituras cobrem tópicos com uma variedade de temas bíblicos importantes. Eles estão disponíveis em papel e digital formatos.
- • Serviço - Encorajamos os alunos a mostrar seu amor por Cristo como eles servem aos outros em sua igreja e comunidade. Desenvolver uma lista criativa de ideias de serviço para envolver os alunos no ministério.
- • Leitura de livros - Uma maneira de desenvolver nossa personagem é lendo sobre o desafios e vitórias de outros Cristãos Encorajamos os alunos a ler livros de uma lista específica de livros relevantes tópicos, biografias cristãs, bem como a todo o Novo Testamento.
- • Traga um amigo - Uma ótima maneira de apresentar estudantes não salvos para Jesus é ter a sua Amigos cristãos trazê-los para um evento em sua igreja para que você possa começar o conversa com eles sobre Jesus. Veja como organizar uma EBF - Escola Biblica de Férias
- • Conversa pelo Evangelho - O mais eficaz maneira de envolver todos os alunos com o Evangelho de Jesus é para os alunos terem conversas pessoais do Evangelho com a sua amigos
Tornando-se como Jesus (Mt. 10: 24-25; Lc. 6:40)
Um discípulo é um aprendiz e um seguidor (Mt. 10: 24-25; Lc. 6:40)Tornar-se como Jesus significa:
- Pensando da maneira que ele pensa
- Sentindo o que ele sente
- Agindo e reagindo da maneira que Ele faz
Não se exiba. Em vez disso…Sirva como Jesus (Marcos 1:14–10:52). Ajudar os outros apesar da oposição, que Jesus viveu e ensinou.
- Cristo nos serviu em sua mensagem, chamando outros e fazendo milagres (Marcos 1:14–2:12).
- Jesus cuidou das pessoas anunciando o reino que as libertava do pecado por meio do arrependimento (Marcos 1:14-15).
- Jesus cuidou das pessoas chamando discípulos para uma vida com propósito (Marcos 1:16-20).
- Jesus não usou sua autoridade de forma egoísta, mas serviu aos outros expulsando um demônio e curando a sogra de Pedro (Marcos 1:21-34).
- Jesus evitou a popularidade orando e seguindo seu chamado para todas as pessoas, em vez de simplesmente para o povo de Cafarnaum (Marcos 1:35-39).
A atitude de Samuel: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve ” (1 Sam. 3: 10-11)
A atitude de Isaías: Também ouvi a voz do Senhor, que dizia: “Quem enviarei, e quem irá por nós?” Então eu disse: “ Eis-me aqui, envia-me a mim . ” (Isa. 6: 8)
A atitude de Isaías: Também ouvi a voz do Senhor, que dizia: “Quem enviarei, e quem irá por nós?” Então eu disse: “ Eis-me aqui, envia-me a mim . ” (Isa. 6: 8)
Discipulado e Lealdade ao Senhor
- Pregando o Senhor Jesus (Atos 11:20)
- Creram e se voltaram para o Senhor (Atos 11:21)
- Continue com o Senhor (Atos 11:23)
- Adicionado ao Senhor (Atos 11:24)
- Os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez (Atos 11:26)
Discipulado de Jovens
A liderança deve sempre:
- Falar sobre o significado de discipulado
- Fazer estudo bíblico sobre jovens
- Trazer sempre uma palavra de Deus para jovens
- Disponibilizar livros de estudo
- Ter criatividade em temas de estudos bíblicos para jovens
- Investir em estudo sobre evangelismo
- Promover curso de discipulado
Referências
http://www.lvbiblechurch.org/wp-content/uploads/2018/09/Handbook-18-19.pdf
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.