Publicidade

Como ser um Bom Professor da Escola Dominical: Guia Completo

O Professor da Escola Bíblica Dominical deve:

1 - Ter Desejo de discipular

Ensinar de maneira eficaz na Escola Bíblica Dominical envolve mais do que apenas discutir o material e analisar o que foi disponibilizado parra a lição. Precisamos apresentar a informação de uma maneira que toque o coração do aluno. Isso requer minucioso preparação com o aluno em mente. E essa preparação vai se dá com o desejo de discipular. 

2 -  Orar pelos alunos

Comece orando a Deus sobre os alunos e suas necessidades. Peça a Ele para ajudá-lo a alcançar o coração do aluno. (Col. 1: 9, 10) Para ter o tema claramente em mente, reserve um momento para orar e pedir orientação sobre o título (capítulo ou lição), os subtítulos e quaisquer temas relacionados. Pergunte a si mesmo: "O que Deus quer que eu fale?" Isso ajudará você a se concentrar sobre os principais pontos como você conduzirá a aula da Escola Dominical. 


Publicidade

3 - Examinar a lição da Escola Bíblica a ser estudada

Examine cuidadosamente a lição e o material, por parágrafo. Identifique as respostas às perguntas, marcando apenas as palavras-chave, frases e versículos. Analise como as escrituras citadas se relacionam com o ponto principal do parágrafo e decida quais para ler durante o estudo. Você pode achar útil fazer anotações breves na margem da publicação. O estudante deve ver claramente que o que ele está aprendendo é da Palavra de Deus. - 1 Tess. 2:13. 

4 - Personalizar a lição: 

Em seguida, considere a lição com o aluno em mente. Tente antecipar sua perguntas e os pontos que eles podem ter dificuldades em entender ou aceitar. Pergunte a si mesmo: 'O que ele precisa entender ou trabalhar para fazer progresso espiritual? Como posso alcançar seu coração? Então adapte seu ensino adequadamente. Às vezes, você pode precisar preparar uma ilustração, uma explicação ou uma série de perguntas para ajudar aluno compreender o significado de um determinado ponto ou escritura. (Ne 8: 8) Mas evite inserir informações adicionais que contribui pouco para o tema. Uma breve revisão no final do estudo irá ajudá-lo a reter os principais pontos. 


+100 Temas de Estudos para Escola Dominical

Veja também

5 - Preparar-se espiritualmente para aula

Que alegria temos quando as novas dão frutos justos ao louvor a Deus! (Filipenses 1:11). Para ajudá-los a alcançar esse objetivo, prepare-se bem cada vez que você conduzir a lição da EBD. Busque estar bem espiritualmente e coloque sua vida diante do altar. Saiba  Como ser um obreiro aprovado

O Professor da Escola Bíblica Dominical - EBD vocacionado.

A Escola Dominical é uma das maiores oportunidades do mundo para servir a Deus. Mas com essa oportunidade vem a responsabilidade. Ensinar a Escola Bíblica Dominical é diferente. 
  • Envolve um currículo sobrenatural, a Bíblia; 
  • Envolve um chamado, a Grande Comissão; 
  • Envolve uma unção e um revestimento sobrenatural, Chamada e doação (dedicação); 
  • Envolve o poder sobrenatural, a iluminação do Santo Espírito. 

1 - Um professor da Escola Bíblica Dominical é mais que um instrutor 

Um professor da Escola Dominical não é apenas um instrutor, como um professor de escola pública que está ensinando a Bíblia. Um professor da Escola Dominical tem uma tarefa muito mais ampla do que apenas comunicar a verdade bíblica. Muitos têm dificuldade em recrutar professores para suas escolas dominicais. Talvez seja porque eles estão procurando da forma errada. Comece o processo de recrutar um professor relacionando uma lista de dons espirituais. 

Este não é um teste para determinar falha, mas sim reflexo de que dons espirituais a pessoa possui. Então, não tente falar com as pessoas ensinando a Escola Dominical que não tem o dom de ensinar. 


O primeiro é o dom de ensinar onde a pessoa tem o desejo de estudo, para descobrir a nova verdade, então comunique-a no processo instrutivo. Este não é o dom que melhor descreve o professor da Escola Dominical, embora muitos professores da Escola Dominical tenha este dom.
O segundo dom é o "pastor-professor" descrito em Efésios 4:11, "E Ele Ele mesmo deu. . . alguns pastores e professores. "O pastor-professor usa instruções para cultivar seus alunos. O pastor é um professor. 
Publicidade


2 - O professor da Escola Dominical é um pastor. 

Um professor da Escola Bíblica Dominical é um pastor. Uma irmã que tem quatro filhos pequenos em torno de um mesa em um porão da igreja deve estar fazendo muito mais do que contar histórias da Bíblia sobre o bebê Moisés nos juncos, ou a arca de Noé. Ela deveria estar dando cuidado espiritual para seus alunos, o que envolve contar histórias da Bíblia. Assim como um pastor pastoreia seu rebanho de diversas maneiras, então um professor da Escola Dominical se preocupa com o rebanho da Escola Dominical nas mais diversas formas de ensino. 
Tudo o que o pastor é para o seu rebanho, o professor é para a turma da Escola Dominical. O mesmo A palavra grega é usada para pastor e professor, sugerindo que seu trabalho é semelhante. 


3 - O professor da EBD é a extensão do ministério pastoral na vida da classe.

 Assim como uma extensão ajuda você a chegar a lugares difíceis de alcançar, um professor da Escola Dominical ajuda o pastor alcançar pessoas difíceis de alcançar (pelo menos difícil de alcançar). Um pastor nem sempre pode chegar até um menino de três anos, mas um professor da Escola Dominical pode. As aulas precisam ser Mais do que centros de conteúdo, eles precisam ser centros de pastoreio. O conselho do apóstolo Paulo aos pastores da igreja em Éfeso é também um desafio para Professores da Escola Dominical hoje. "Portanto, atentai a vós mesmos e a todo o rebanho, entre os quais o Espírito Santo fez você superintendentes, para pastorear a igreja de Deus, que Ele comprou com seu próprio sangue. Pois eu sei disso, que depois da minha partida lobos selvagens entrará no meio de ti, não poupando o rebanho. . . . Portanto vigiai "(Atos 20: 28-31, itálico adicionado). Observe as três palavras que são enfatizadas nesses versículos. Estas palavras contêm o tripla descrição do trabalho de um pastor ou professor da Escola Dominical. 

Primeiro, ele deve supervisionar o rebanho, que está levando ovelhas. 
Em segundo lugar, ele pastores ou alimenta o rebanho, que está dando instrução. 
Terceiro, ele protege o rebanho, vigiando-os, 


4 - Um professor da Escola Bíblica é um líder 

Como o professor da Escola Dominical "pastorear" o rebanho sob seus cuidados? Ele faz isso por cumprindo as três funções primárias do pastor.  Um pastor lidera o rebanho. A maior influência de muitos professores da Escola Dominical tem sido o resultado de sua liderança exemplo. 

5 - Um professor  da EBD é um alimentador 

Embora o bom ensino da Bíblia não garanta a sua a classe crescerá, o ensino deficiente impedirá seu crescimento. PASSO 13: 

6 - Um professor é um protetor 

Finalmente, um pastor protege o rebanho. Jesus disse a Pedro para 'cuidar das minhas ovelhas' João 21:16). Um professor da Escola Dominical visita os alunos que estão ausentes para protegê-los de desvios. Uma das passagens mais conhecidas e amadas em toda a Escritura é o Salmo do Vigésimo Terceiro. Nesta passagem, Davi descreve o cuidado que recebeu das mãos de seu pastor, o Senhor. o exemplo do Senhor que é o nosso Pastor é um desafio constante para a Escola Dominical professor que está tentando ser para sua classe o que o Senhor é para ele.

Referências
Towns, Elmer L., "154 Steps to Revitalize your Sunday School and Keep your Church Growing". http://digitalcommons.liberty.edu/towns_books/7

Boa Aula!




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)