Introdução: O livro de Eclesiastes começa e termina com essencialmente a mesma frase: “'Vaidade de vaidades ', diz o Pregador,' Vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. '”(1: 2; 12: 8).
Futilidade observada nos Ciclos da Vida (1: 4-11)
1. Tudo está no controle do criador (4-7)
1. Gerações vêm e vão, enquanto a terra permanece para sempre2. O sol é constante com o seu nascer e pôr
3. Os ventos continuam seu ciclo de girar
4. O ciclo da água também, quando os rios correm para os mares, e depois através da evaporação e a chuva retorna aos rios novamente
Quando começamos a apreciar a grandeza e as riquezas da graça, isso pode ser um motivador para o cristão (Jo 1:17).
Muitas das coisas com as quais nos preocupamos nunca acontecerão ou não podem ser evitadas de qualquer maneira, Mateus 6.31-34.
Use seu tempo com sabedoria, porque você não pode voltar no tempo. Não se preocupe com as pequenas coisas - veja o “quadro geral”.
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:33,34
Quando você honra o Senhor através do seu estilo de vida piedoso e excelente espírito, como Daniel, Ele irá honrar você.
2. Futilidades da vida e a Insatisfação (8)
Apesar de todos os nossos esforços, o homem parece nunca está realmente satisfeito. Muitos convivem com uma falta de paz no coração. O olho não fica satisfeito em ver, nem o ouvido se enche de
audição
A paz de Cristo diz que ultrapassa todo o entendimento porque pode estar lá, não importa o que mais aconteça ao nosso redor.
“Deixo-vos a paz; Minha paz eu dou a você; não como o mundo dá, eu dou a você. Não se turbe o seu coração, nem se amedronte. (Jo 14.27).
Como diz a letra do hino, precisamos contar nossas muitas bênçãos todos os dias e você ficará surpreso com o que o Senhor fez (e o que Ele está fazendo).
- • Todo grande presente e todo presente perfeito vem de Deus. (Tiago 1:17)
- • Todas as bênçãos espirituais (Efésios 1: 3-4)
- • Tudo o que precisamos (Mateus 7: 7-12)
3. Nada é novo sob o Sol (9-11)
O que será feito é aquilo que foi feito Infelizmente, muitas pessoas aparentemente esquecem a grandeza de Deus e tentam dizer a Ele o que devemos fazer, em vez de se submeter ao que Ele já nos disse para fazer.
Prepare-se para o retorno de Jesus
- Podemos ter certeza de que o Senhor está vindo! - 2 Pedro 3: 3-10
- Viva como se fosse - 2 Pedro 3: 11-14
- Cuidado com a queda - 2 Pedro 3: 14-17
- Pregação sobre Homens Templos do Espírito Santo 1 Coríntios 6:19
- Sermão: 3 Passos para uma Vida Cristã Vitoriosa Filipenses 3:12
- +100 Assuntos Bíblicos para Pregação e Estudo
Conclusão
Deus é o autor da vida. Deus diz que a vida é significativa.
O Deus Imutável da Glória (Atos 7: 2). Deus, glorificado na criação (Sl 19: 1; 148: 1-5, Apocalipse 4:11)
O autor de Eclesiastes diz que a morte torna a vida sem significado. Mas Deus incluiu a queixa de Eclesiastes em sua palavra. E, ao fazer isso, Deus está nos dizendo que a luta de Eclesiastes é algo que ele se importa.
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.