Fogo se Apagou? Apocalipse 3: 14-22
1. O Fogo é a Presença de Deus
O Fogo de Deus não é apenas uma forma importante da interação de Deus conosco, mas também uma manifestação de Seu Poder e Glória.Fogo aparece no momento da aliança de Deus com Abraão (Gen. 15:17). Em Êxodo, ouvimos a voz de Deus sarça em chamas, chamando Moisés para sua futura missão (Ex. 3:3-4). Moisés recebe as tábuas de pedra no monte Sinai, a montanha está envolta em chamas (Ex. 19:18). Um pilar de fogo guia os israelitas durante sua jornada no deserto (Ex. 13:12,22).
Sua indiferença. O cristão morno é geralmente o último a saber que ele é morno. Eles ainda amavam o Senhor, mas houve um tempo em que eles O amavam mais. Podemos nos tornar mornos quando assumimos que estamos bem e começamos a esfriar por graus.
Mas não tinha o fogo, era morna. Deus, o Espírito Santo, está lhes dizendo que, apesar de sua lã, riqueza e medicina, eles precisavam de um fogo sagrado.
Publicidade
- Presença de Deus2 Crônicas 7:3
- Proteção de Deus Em Zacarias 2:5 Deus fala de Jerusalém e diz: "E eu mesmo serei um muro de fogo ao seu redor",
2. O Fogo que Refina
Nós temos um grande problema na igreja hoje em que acreditamos, mas não temos zelo ou entusiasmo pelas coisas de Deus. Pelo fogo no altar. Apocalipse 3: 14-22Mas não tinha o fogo, era morna. Deus, o Espírito Santo, está lhes dizendo que, apesar de sua lã, riqueza e medicina, eles precisavam de um fogo sagrado.
Eles precisavam do ouro da glória de Deus; ouro que havia passado pelo fogo.
A Bíblia ensina que Deus é um refinador que refina seu povo. (Malaquias 3:3). O refinamento é um processo que requer o uso do fogo. O fogo é usado para purificação e para testar a natureza do metal. Deus emprega fogo no processo de refino através do qual Ele envia seu povo.
Quando João Batista apresentou Jesus, ele disse que Jesus veio batizar as pessoas como Espírito Santo e fogo. "Eu realmente batizá-lo com água para o arrependimento, mas Aquele que é vindo após mim vai batizar com o Espírito Santo e fogo" (Mateus 3:11)
A palavra hebraica para "refinar" é "tsaraph" que significa "derreter", "refinar", "purificar", "para tentar pelo fogo", "examinar" e "testar". Este verbo é usado para se referir ao derretimento do processo pelo qual as impurezas são removidas dos metais preciosos.
Deus questiona em Jeremias 23:29a: "Minha Palavra não é como um fogo?" A Palavra de Deus é como fogo que queima e consome. A Palavra de Deus purifica e tenta nossos corações.
Ele testa os corações do Seu povo colocando-os no fogo da refinaria. "O SENHOR testa os justos" (Salmo 11:5a). Assim como metais são testados em forno, Deus testa os corações de Seu povo. "O pote de refino é para prata e a fornalha para o ouro, mas o Senhor testa os corações" (Provérbios 17:3).
3. O Deus que responde com fogo merece nossa adoração (1 Reis 18:17-24).
O Fogo de Deus é atemporal. Pode ser experimentado pelos cristãos de hoje tão claramente e poderosamente quanto era experimentado nos tempos bíblicos. O Fogo de Deus é uma realidade espiritual.
O Poder de Deus Hebreus 12:29 diz - Nosso Deus é um fogo consumdor. Purificação de Deus Batismo de fogo – João Batista falou de Jesus em Mateus 3:11
- Deus instrui os sacerdotes como usar fogo para sacrifícios (Lev. 1-4).
- Elias é levado para o céu em uma carruagem de fogo (2 Reis 2:11).
- As línguas como de fogo aparecem aos apóstolos quando recebem os dons do Espírito Santo (Atos 2:3).
- O fogo eterno aguarda os pecadores.
- "Ele faz ... chamas de fogo Seus servos" (Ps. 104:4;Heb. 1:7)
Veja também
Conclusão
A falta de Fogo no altar é um pecado horrível. O maior mandamento é amar a Deus com todo o nosso coração. Em contraste, o maior pecado é não amar mas a lã, ouro ou o colírio. O arrependimento do pecado é o combustível para o fogo no altar.Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.