Pregação sobre a escolha de Rute. Estudo teológico do Livro de Rute em resumo. O que o livro de Rute nos ensina? Neste estudo sobre Rute vamos ver o que podemos aprender com a história de Rute e sua escolha.
Esboço de sermão - Rute e as escolhas (1: 1-22)
INTRODUÇÃO
O livro de Rute é um belo "interlúdio de amor", ambientado em no período em que os juízes governaram Israel - Ru 1: 1, era marcada pela imoralidade, idolatria e guerra - cf. Jz 21:25Ao ler essa passagem sobre Rute você irá perceber que se trata de uma história reconfortante de devoção e fidelidade em relação a uma viúva moabita (Rue) que deixa a sua pátria para viver com sua sogra judaica (Noemi) na terra de Israel
O que aprendemos?
Deus honra o compromisso de Rute no campo de Boaz (um parente próximo a Noemi) onde ela reúne grãos e encontra um lugar na genealogia de Cristo!
Muitos entendem que o livro serve a dois propósitos ...(1) Para ilustrar como Jeová recompensa aqueles que fazem uma escolha espiritual e mostrar lealdade firme e (2) Para explicar como Rute, uma moabita, veio a ser uma ancestral de Davi e, finalmente, o Messias - cf. Ru 4: 21-22; Mt 1: 5-6
Rute enfrentou desafios e tomou decisões corajosas que moldaram seu destino e influenciaram sua história.
I. As circunstâncias desafiadoras de Rute:
No início da história, Rute enfrenta circunstâncias desafiadoras. Ela perde o marido e fica viúva, juntamente com sua sogra, Noemi. A situação parecia desoladora e incerta. Noemi, então, decide voltar para sua terra, deixando Rute com a opção de permanecer ou voltar para sua família. Rute é confrontada com uma escolha que impactará sua vida de forma significativa.
II. A escolha de Rute:
Rute toma uma decisão extraordinária. Em vez de voltar para sua família e sua terra de origem, ela decide ficar com Noemi e seguir seu Deus. Ela diz a Noemi: "Não me instes para que te abandone e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus" (Rute 1:16). Rute escolhe se identificar com o povo de Deus e fazer parte de sua história.
Rute não desiste de Noemi - Rute 1: 14-18. Rute se agarra a sua sogra e Noemi tenta mais uma vez persuadi-la a voltar. Naomi percebe que Rute está determinada a ir com ela.
Escolha nobre de Rute
- 1) Para onde quer que Noemi vá
- 2) viver onde quer que Noemi mora
- 3) Para tornar as pessoas de Noemi seu povo
- 4) Para fazer do deus de Noemi seu deus
- 5) Morrer e ser enterrado onde Noemi está enterrada
- 6) Deixar que nada além da morte venha entre eles
Rute fez uma escolha
- 1) Deixar a família e a falsa religião, para o verdadeiro Deus e Sua família
- 2) Proporcionaria bênçãos temporais e eternas - cf. Mc 10: 29-30
III. As lições das escolhas de Rute:
a) Lealdade: A escolha de Rute revela sua lealdade para com Noemi e para com o Deus de Israel. Ela coloca o bem-estar de Noemi acima de suas próprias necessidades e demonstra uma profunda compaixão e amor.
b) Confiança: Rute confia em Deus ao se comprometer com Noemi. Ela reconhece que a fidelidade de Deus está presente em todas as circunstâncias e decide seguir em fé.
c) Obediência: A decisão de Rute implica em obediência aos mandamentos de Deus. Ela se submete à liderança de Noemi e se dispõe a obedecer às leis e práticas do povo de Deus.
IV. As bênçãos decorrentes das escolhas de Rute:
As escolhas corajosas de Rute não passam despercebidas aos olhos de Deus. Ele recompensa sua fidelidade e obediência, abençoando-a abundantemente. Rute encontra favor diante de Boaz, um parente de Noemi, e é acolhida e protegida em sua terra. Ela experimenta a provisão e o cuidado divinos, e seu nome é incluído na linhagem messiânica de Jesus Cristo.
Veja também
Conclusão:
A história de Rute nos ensina sobre a importância das escolhas que fazemos em momentos cruciais de nossa vida. Assim como Rute, enfrentamos desafios e somos confrontados com decisões que moldam nosso destino espiritual. Que possamos aprender com Rute a ser leais, confiar em Deus e obedecer aos Seus mandamentos. Que nossas escolhas sejam guiadas pela fé e pela busca do propósito divino em nossas vidas.
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.