5 Solas da Reforma Protestante
O que são as Solas da Reforma Protestante?
As "SOLAS" da Reforma Protestante são um conjunto de doutrinas defendidas por teólogos eos clérigos devem ser centrais para esse período de mudança na igreja cristã ocidental. Cada sola—do latim que significa "sozinho" ou "apenas" – representa uma crença-chave mantida pelos reformadores do Século 16 em contraste com o ensinamento da Igreja Católica Romana. O número exato de SOLAS varia, mas listas de três e cinco são comuns.
Quando foram escritas as Solas da Reforma Protestante?
As SOLAS não foram sistematicamente reunidas até o século 20. Mas sola gratia e sola fide foram usados pelos próprios reformadores. Por exemplo, em 1554, Philip Melanchthon escreveu:"sola gratia justificamus et sola fide justificamur" ("somente pela graça você justifica, e somente pela fé somos justificados"). Todas as SOLAS aparecem em vários escritos dos reformadores protestantes, mas nem todos aparecem em um só lugar. Nas primeiras referências à SOLAS, três eram tipicamente mencionadas: Escritura sobre a tradição, fé sobre obras e graça sobre mérito. Cada um desses pares determos destina-se a destacar como o ensino protestante difere do ensino católico.
Os reformadores foram guiados pela convicção de que a igreja de sua época havia se afastado deos ensinamentos essenciais e originais do cristianismo, especialmente no que diz respeito ao que ele estava ensinando sobre salvação — como as pessoas podem ser perdoadas do pecado por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo e receber a vida eterna com Deus. A Reforma procurou reorientar o cristianismo sobre o original da mensagem de Jesus e da igreja primitiva
Doutrina Reformadora
A Reforma Protestante trouxe uma ênfase renovada no verdadeiro Evangelho, conforme delineado nas Escrituras.A verdade do evangelho foi esclarecida pela primeira vez nos cinco Solas :
1. Sola Scriptura (“Somente as Escrituras”): Somente a Bíblia é nossa autoridade para fé e prática.
Escritura. A Bíblia nos dá tudo o que precisamos para a nossa teologia. Cada palavra dos 66 livros da Bíblia é inspirada pelo Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo também nos auxilia para entendermos e obedecermos às Escrituras.2 Pedro 2:20, a Bíblia é sobre Jesus Cristo e seu papel como Deus e Salvador. Romanos15:4 é 2 Timóteo 2:16
2. Sola Fide (“somente fé”): Somos salvos somente pela fé em Jesus Cristo.
A justificação é recebida somente pela fé. Deus declara as pessoas justas, nãopelas boas obras, mas somente pela fé. As boas obras são, então, evidência dessa fé
3. Sola Gratia (“graça somente”): Somos salvos somente pela graça de Deus.
A ideia de que o mérito de uma pessoa é excluído de ter qualquer participação na salvação é expressa nopalavras, "somente pela graça" (sola gratia). A salvação vem pela graça divina, o "favor imerecido" de Deus.e não como algo oferecido, trocado ou sacrificado pelo pecador. A salvação é um dom, umbênção imerecida de Deus por amor de Cristo
4. Solus Christus (“somente Cristo”): Nossa salvação é realizada somente pela obra de Cristo.
Deus nos deu a revelação final de si mesmo enviando Jesus Cristo(Colossenses 1:15). Somente através da graciosa auto-revelação de Deus em Jesus é que nós podemos chegar a um conhecimento salvífico e transformador de Deus. Ele é o único mediador entre um Deus santo e um povo pecador (1 Timóteo 2:5)
5. Soli Deo Gloria (“Somente para a glória de Deus”): Vivemos somente para a glória de Deus.
O objetivo da salvação, como de toda a criação e de toda a vida, é a glória de Deus somente.
Os Solas da Reforma Protestante são importantes hoje?
Se quisermos aprender com os reformadores, fazemos bem em começar com estes resumindos solas. Mas se quisermos entender a substância dos solas da Reforma e aprender com eles, devemos ter em mente dois Pontos. Primeiro, todos os solas estão inter-relacionados e são mutuamente dependentes; você não pode ter um sem os outros. Em segundo lugar, os cinco solas são igualmente importante hoje como eles estavam na Reforma para capturar o coração do evangelho. Sem minimizar essa dependência mútua, no entanto, também precisaremos considerar que um sola desempenha um papel distinto em conectar os outros para nos trazer a plena glória de Deus no evangelho.
Esses cinco princípios fundamentais não apenas resumiram o protesto da Reforma, mas também definem claramente os princípios fundamentais da salvação e da fé cristã. Estes claramente resumem a mensagem evangélica e apontar para o cerne das questões em jogo no Evangelho. Isto aconteceu porque a Igreja Romana tinha, durante um longo período de tempo, afastado do Evangelho, a pessoa e a obra de Cristo não eram mais centrais para a vida e a prática da Igreja. Isso resultou na exibição pomposa da religião feita pelo homem, com todos os seus ritos e tradições, cuja religião os reformadores estavam protestando formalmente. O resultado teologicamente foi um esclarecimento dos principais inquilinos da Fé Cristã e um foco renovado no coração da Mensagem evangélica, a pessoa e a obra de Jesus Cristo
O estudo da Teologia Bíblica deve ser fundamental para o cristão. Veja as principais divisões da Teologia Sistemática. No contexto da reforma, o evangelho foi ainda defendido como uma obra soberana de Deus através do que tem sido chamado de Doutrinas da Graça ou Os Cinco Pontos do Calvinismo.
- Depravação Total - Os pecadores estão mortos espiritualmente e, portanto, são totalmente impotentes para redimir ou contribuir com algo de meritório para sua própria salvação.
- Eleição Incondicional - Deus escolheu, antes da fundação do mundo, aqueles que Ele desejaria libertar da escravidão ao pecado e levar ao arrependimento e fé salvadora em Jesus. A escolha dele não foi baseada no pecador.
- Expiação Limitada - Embora a expiação de Cristo seja disponibilizada a todos através da pregação do Evangelho e é suficiente para salvar todos os que crêem, ele é projetado particularmente para resgatar os eleitos.
- Graça irresistível - Todos os eleitos serão chamados interiormente a Cristo pelo Espírito Santo e responder com fé e arrependimento, e será efetivamente convertido no momento designado por Deus.
- Perseverança dos santos - Acreditamos que todos os que são justificados pela fé perseverarão fé pela graça preservadora de Deus até o fim de suas vidas.
https://centinelabaptistchurch-wpengine.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/The-Five-Solas.pdf
https://northridgesabetha.com/upload/files/Five%20Solas%20of%20the%20Reformation%20Small%20Group%20Study.pdf
https://zondervanacademic-cdn.sfo2.digitaloceanspaces.com/general/Five-Solas-Free-Sample-Collection.pdf
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.