Publicidade

Estudo Bíblico sobre a Criação: Como Deus Criou o mundo? Gênesis 1:1-31

Estudo Bíblico sobre a Criação em Gênesis 1:1-31

Como Deus criou o mundo?


A primeira coisa que a Bíblia nos diz é que Deus é um criador. “No princípio, Deus criou os céus e a terra ”( Gênesis 1: 1).

Deus fala, e as coisas nascem do que não estava lá antes, começando com o próprio universo. A criação é um ato de Deus. Não é nem um acidente, nem um erro, nem o produto de uma divindade inferior, mas a auto-expressão de Deus.

Basta as pessoas simplesmente acreditarem nesta declaração da Bíblia! Deus fez tudo! Muitos, no entanto, não escolhem acreditar nisso. Veja, se aceitarmos que Deus é nosso Criador, isso significa responsabilidade de nossa parte de ser obediente à Sua autoridade, mas isso é algo que o coração natural resiste a fazer, por isso preferem não acreditar.

No princípio criou Deus o céu e a terra.

O verbo hebraico para "criar" ( bara ' ), usado aqui, é uma palavra usada aproximadamente cinquenta vezes ao longo do Antigo Testamento, sempre em correlação com Deus.

Fórmula da criação:

  • 1) anúncio: “Deus disse”,
  • 2) mandamento: “haja”
  • 3) cumprimento: “foi assim”,
  • 4) execução: “luz”,
  • 5) aprovação: “viu… bom”,
  • 6) palavra subsequente: “Deus chamou”,
  • 7) número de dias
Publicidade

Leia também o Resumo e Esboço completo do Livro de Daniel

Em Gênesis 1, a primeira mensagem do relato da Criação é “Deus”. Nós temos na tradução: “No princípio Deus” (Gn 1:1). Em primeira linha (Gn 1:1) , a palavra “Deus” é colocada no meio do versículo e é sublinhado pelo acento mais forte no hebraico litúrgico, tradicional cantando para enfatizar a importância de Deus. O texto da criação começa, então, com uma ênfase em Deus, o Autor da Criação.

O livro do Gênesis começa, de fato, com duas apresentações diferentes de Deus. O primeiro relato da Criação (Gn 1:1–2:4) apresenta Deus como infinitamente distante dos humanos, o Deus transcendente, Elohim , cujo nome fala da supremacia de Deus. O nome Elohim denota preeminência e força, e o uso da forma plural da palavra Elohim expressa a ideia de majestade e transcendência.

O segundo relato da Criação (Gn 2:4-25) apresenta Deus como bem próximo e pessoal, o Deus imanente YHWH, cujo nome muitos acreditam denota proximidade e relacionamento. O texto da Criação como um todo é, depois, um apelo implícito para adorar a Deus; primeiro, para estar ciente de Deus e poder infinitos, e ao mesmo tempo reconhecer nossa dependência Dele porque Ele nos criou “e não nós mesmos” (Sl. 100:3) . É por isso que muitos dos salmos frequentemente associam adoração com Criação (Salmos 95:1–6; Salmos 139:13, 14 [compare com Apoc. 14:7]).

A cada passo do relato da Criação, Deus avalia Sua obra como tov , "bom." É geralmente entendido que este adjetivo significa que o trabalho da Criação foi bem sucedido e que a observação de Deus de que “foi bom” significa que “funcionou”. A luz iluminava (Gn 1:4) , as plantas estavam dando frutos (Gn 1:12) , e assim por diante. Mas essa palavra se referia a mais do que a eficiência de uma função. 

Viu Deus que era bom

A história da criação nos mostra que Deus trouxe o mundo físico à existência a partir do nada. Ele é o único capaz de fazer algo do nada. O relato detalhado da criação encontrado nos dois primeiros capítulos de Gênesis, mas Deus como criador também é um tema em Isaías 40-48. Deus cria cada coisa em ordem deixando a criação do homem para o sexto e último dia da criação era especial porque ele deveria governar o restante da criação (Gênesis 1:28-30) e foi escolhido para ser criado à imagem de Deus (Gênesis 1:26 e 27). Observe que Deus faz menções seis vezes no relato da criação (Gênesis 1) que o que Ele criou era bom.

A palavra hebraica tov também é usada na Bíblia para expressar uma percepção estética, associação de algo belo (Gn 24:16). Também é usado em contraste para o mal (Gn 2:9) , que está associado à morte (Gn 2:17).

A frase “foi bom” significa que a Criação estava trabalhando bem, que era belo e perfeito, e que não havia maldade nele. O mundo “ainda não era” como o nosso mundo, afetado pelo pecado e pela morte, uma ideia afirmada na introdução do segundo relato da Criação (ver Gn 2:5).

Esta descrição da Criação contradiz radicalmente as teorias da evolução, que declaram dogmaticamente que o mundo moldou-se progressivamente através de uma sucessão de acontecimentos acidentais, a partir de uma condição inferior e progredindo para uma superior.

Em contraste, o autor bíblico afirma que Deus intencionalmente e de repente criou o mundo (Gn 1:1) . Não houve nada por acaso ou arriscado sobre qualquer um deles. O mundo não surgiu por si mesmo, mas apenas como resultado da vontade e da Palavra de Deus (Gn 1:3). O verbo bara' , “criar”, traduzido em Gênesis 1 como no princípio Deus “criou” os céus e a terra, ocorre apenas com Deus como seu sujeito, e denota brusquidão: Deus falou, e assim foi .

O texto da Criação nos informa que “tudo” havia sido feito então (Gn 1:31) , e de acordo com o próprio Criador, tudo foi julgado “muito bom” (Gn 1:31). Gênesis 1:1 declara o próprio evento, a Criação
do céu e da terra; e Gênesis 2:1 declara que o evento terminou. E tudo foi concluído, incluindo o sábado, em sete dias

A Criação e o Big Bang


A luz vem de certos criadores de luz (hebraico me'orot). Os especialistas teorizam que eles vieram do "big bang", mas são incapazes de explicar a causa. A Bíblia diz simplesmente: “Deus disse: 'Haja luz'. "No entanto, devemos ser lentos para equiparar 1:3 com o "big bang" porque, esta é uma teoria científica, e todas essas teorias estão sujeitas a revisão ou rejeição por outros estudos científicos.

A relação do logos com Deus e a criação


      Esta seção apresenta a identidade da Palavra em quatro esferas, a saber, preexistente fora do tempo (vv1-2), em segundo lugar como agente da criação dentro do tempo (v.3), em terceiro lugar, vida e fonte de vida na terra (v.4 ) e, finalmente, o princípio invencível conquistando as trevas ou as forças do mal (v.5). Portanto, as palavras de abertura desta seção, "No princípio" (1:1) ecoam a frase de abertura do primeiro livro do Pentateuco "No princípio" (Gn 1:1). Ambos significam praticamente a mesma coisa. Em princípio, a frase do Gênesis diz: Beresh î t b r ā Eloh î m et hashamayim we ʼ et h āʼ ā res . . . "No princípio, Deus criou o céu e a terra..." (Gn 1:1). Esta frase revela a situação antes da criação. 

Por outro lado, o Novo Testamento diz: En arch ē ē n ho logos, kai ho logos ē n pros ton Theon . . . "No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus..." Ambos revelam a ideia de antes do tempo ou da eternidade. Há, portanto, uma ligação canônica entre as primeiras palavras do AT e o Evangelho de João. A ideia do v.1 de João "localiza a existência de Jesus na eternidade passada com Deus e prepara o cenário para a elevada cristologia de João, que é incomparável com qualquer um dos outros Evangelhos canônicos". Uma olhada superficial no relato da criação em Gênesis dá a ideia da força/poder real do logos de Deus. O logos/palavra também está na eternidade passada com Deus. Deus fala e as coisas passam a existir (Gn 1:3, 6, 9, 11, 14-15, 20 etc.). Os salmistas por conta própria retratam o logos de Deus de maneira quase personificada (Salmos 33:6; 107:20; 147:15, 18). Profetas como Isaías não são deixados de fora neste retrato do logos como um ser quase personificado (Isaías 55:10-11). A literatura de sabedoria também não é deixada de lado na quase personificação do logos como João fez (Prov. 8) e o judaísmo antigo acabou identificando a sabedoria personificada como a Palavra e a Lei (Craig, 1993:264). João foi além do que outros antes dele estabeleceram e personificou firmemente o logos como alguém que apareceu no tempo e no espaço (João 1:14, 17)

O trabalho criativo de Deus:

Como Deus criou o mundo em 7 dias?

A palavra "dia" (hebraico yom), como é geralmente reconhecida, tem vários significados: (1) o período de luz, em oposição à escuridão ou noite (por exemplo Gn 1:5; João 11:9); (2) o período que compreende dia e noite (por exemplo, Gen2:2), o dia de 24 horas; (3) um período indefinido, como "o dia em que o Senhor fez" (Sl 118:24); (4) um dia ou evento específico, como "o Dia da Expiação" (Levítico 23:27), "o Dia da preparação" (Marcos 15:42); (5) um longo período de tempo, como "o dia da salvação" (2 Cor 6:2, referindo-se a esta idade da graça) ou "como mil anos" (2 Pedro 3:8).
  • Dia 1 (cria luz) - Dia 4 (cria os luminares)
  • Dia 2 (forma o céu e o mar) - Dia 5 (cria aves e peixes)
  • Dia 3 (cria terra e plantas) - Dia 6 (cria animais e humanos).

E a terra era sem forma e vazia; e a escuridão estava no rosto das profundezas. E o Espírito de Deus moveu-se sobre a face das águas. (Gênesis. 1: 1–2).

Aqui vemos que três pessoas chamadas da “Divindade” que cooperaram a criação deste nosso mundo. Alguém pode perguntar: "Mas eu pensei que acreditávamos em um só Deus. ”Sim, mas nosso único Deus é representado por três Personalidades;

  • (1) Deus, o Pai,
  • (2) Deus, o Filho Jesus,
  • (3) Deus, o Espírito Santo.


Dia 1 - Deus cria luz e separa-a das trevas, formando o dia e noite (Gênesis 1: 3-5).


A frase que há luz é uma tradução da frase hebraica yehi ˈor , que foi traduzida “fiat lux ”em latim. Uma tradução literal seria um comando, algo como “Luz, existe”. Deus está falando no vazio e a luz que comanda vem a existir.

Confira o Malaquias 3:7-12 - Significado de Roubar a Deus nos Dízimos.

Dia 2 - ele separa as águas e cria o céu (Gênesis 1: 6-8).

O texto sugere que Deus diz para que algo seja colocado entre as águas: um espaço ou firmamento ou abóbada ou céu ou céu (dependendo da tradução). O termo hebraico é rā'qi'a , que implica algo sólido e de apoio.

Dia 3 - ele separa a terra seca do mar ( Gênesis 1: 9-10).


No terceiro dia, a água abaixo do raqia é “reunida em um só lugar” para formar o mar e permitir que a terra seca apareça. Assim, fez a separação das Águas e a Terra Seca.

Segundo a Bíblia, a vegetação é dividida em gramíneas (a comida dos animais), ervas (remédios e alimentos para o homem e às vezes animais) e árvores frutíferas (comida para o homem). Cada um desses termos traduz termos hebraicos específicos para grama ( deshe ' ), as ervas produtoras de sementes ( ' eseb mazria zera ) e as árvores frutíferas ( ets pariy ).

Dia 4 - ele cria o sol, a lua e as estrelas (Gênesis 1: 14-19)

Deus não só é o Criador do nosso mundo, a nossa lua, o nosso sol e planetas em nosso sistema, mas Ele também criou todas as outras estrelas ou sóis.

A criação que Deus no quarto dia foi o sol e a lua para dividir o dia da noite. Criou os luminares. O sol e a lua marcam a diferença entre dia e noite na Terra. As estrelas também foram criadas no quarto dia. A questão é que a Luz do Sol não é a mesma de Gênesis 1 em que Deus disse Haja Luz.

Dia 5 - Deus enche a água e o céu com peixe e pássaros (Gênesis 1: 20-23)


Se você ler o primeiro capítulo de Gênesis, verá que Deus fez o peixe, aves, mares, etc. Este capítulo explica a origem de todas as formas de vida nesta Terra, Deus criou todos eles.


As traduções da Bíblia usam uma palavra diferente para essas criaturas: baleias, jacarés, monstros marinhos e até dragões. A palavra hebraica é "taninim".

Dia 6 - ele cria os animais (Gênesis 1: 24-25)


Ao dar às criaturas recém-criadas Sua bênção para multiplicar, é como se Deus passe a eles a capacidade de criar, isto é, Ele lhes dá a capacidade de reproduzir novas criaturas de si mesmas, cada uma em seu próprio tipo.

Assim Deus criou o Universo e a Terra e em seguida...formou o homem.

Obs. Como dissemos acreditamos que este não seja um livro científico, mas respeitamos as diferenças de entendimentos.

Estes versículos nos dizem claramente que Deus falou a Palavra e todas as coisas no universo surgiram.



Estudo Bíblico sobre a Criação em Gênesis 1: 1-31
by Pixabay


O ápice da criação - a humanidade para povoar a terra (Gen. 1: 26-31).

Com o criação da humanidade, Deus viu que era "muito bom" (Gênesis 1:31).

Como Deus é nosso Criador, devemos obedecer e confiar nEle. Porque ele sabe como somos feitos e o que o futuro trará. Ele sabe o que é melhor para nós todas as vezes. Podemos confiar em Seu amor e sabedoria.

Criação segundo Gênesis

  • Gênesis 2: 3 “... Ele havia descansado de toda a Sua obra que Deus criou e fez.”
  • Criar (bara)
  • Faça (asah)
  • Criar é tornar realidade do nada
  • Heb. 4: 3 "... Suas obras foram concluídas desde a fundação do mundo."
  • Elementos básicos do universo físico (espaço, massa, tempo) em Gênesis 1: 1
  • Consciência (alma, sopro da vida) em Gênesis 1:21
  • Homem na “imagem de Deus” em Gênesis 1:27
  • Os elementos básicos do universo foram criados a partir do nada no primeiro dia.
  • O princípio "vida / alma" foi criado no quinto dia para todos os seres vivos, não apenas para os seres marinhos e aéreos.
  • Versículo 21 refere-se à alma do homem e à vida dos animais.

Criação foi um plano de Deus A Bíblia afirma que Deus planejou com antecedência fazer seres se usarem como modelo.
Deus fez um plano primeiro

  • Gênesis 1:26 - “Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do ar e sobre o gado, sobre toda a terra e sobre toda coisa rasteira que rasteja sobre a terra. '"
  • Gênesis 2: 7: “E o SENHOR Deus formou o homem [do] pó da terra, e soprou nas suas narinas o sopro da vida; e o homem se tornou um ser vivo. ”
  • Este texto descreve claramente a ordem dos eventos na criação do homem: primeiro um modelo foi feito e depois a vida foi dada a ele
  • Na criação do homem havia planejamento e premeditação - Design, então fabricação

Deus como Criador

  • Heb. 11: 3: “Pela fé entendemos que os mundos foram moldados pela palavra de Deus, de modo que as coisas que são vistas não foram feitas de coisas que são visíveis”.
  • Jó 12: 7 "Mas pergunte aos animais, e eles ensinarão você, ou os pássaros do ar, e eles lhe dirão; 8 ou fala à terra, e ela te ensina, ou deixa que os peixes do mar informem. 9 Qual de tudo isso não sabe que a mão do Senhor fez isso? 10 Na sua mão está a vida de toda criatura e o fôlego de toda a humanidade. ”
  • Rom. 1:20 "Porque desde a criação do mundo...
  • João 1: 1-3: “ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada foi feito.
  • Ecl. 12: 1 Lembre-se agora do seu Criador nos dias da sua juventude..
  • Rom 1:25 que trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a criatura, e não o Criador , que é abençoado para sempre. Amém.
  • 1 Ped. 4:19 Portanto, os que sofrem segundo a vontade de Deus comprometem suas almas [a Ele], fazendo o bem, como a um Criador fiel.
  • Sal. 119: 73 As tuas mãos me fizeram e me modelaram; Dá-me entendimento, para que eu possa aprender os teus mandamentos. 

Seis dias de criação

  • Energização dos elementos físicos do cosmos
  • Formação da atmosfera e hidrosfera
  • Formação da litosfera e biosfera
  • Formação da astrosfera
  • Formação da vida na atmosfera e hidrosfera
  • Formação da vida na litosfera e na biosfera
  • Descanso 
Publicidade

A criação em Gênesis 1: 11 (1), 12 (2), 21 (2), 24 (2), 25 (3)

  • Dez principais categorias de vida orgânica criadas “segundo seu tipo ”
  • Reino vegetal - grama, ervas, árvores frutíferas
  • Reino animal - monstros marinhos, outros animais marinhos, pássaros, bestas, gado, animais rastejantes
  • Homem "gentil"
  • Um tipo não pode se transformar em outro tipo
  • Categorias definidas e distintas
  • Há variação dentro de um tipo
  • Esses "tipos" ainda são reconhecidos hoje

Criação no Novo Testamento

Todo escritor do NT se refere aos primeiros capítulos de Gênesis
  • Jesus Cristo se referiu a cada um dos sete primeiros capítulos de Gênesis
  • Quase todos os livros do NT têm referências a Gênesis 1-11 , especialmente Gênesis 1-2
  • Todo capítulo de Gênesis 1-11, exceto o capítulo 8, é mencionado em algum lugar do NT
  • Todo escritor do NT aceitou esses primeiros capítulos como historicamente precisos
  • Remoção de Gênesis 1-11
  • 1 Cor. 15: 38-39: “Mas Deus lhe dá um corpo como Ele queria, e para cada uma das sementes um corpo próprio. Toda carne não é a mesma carne, mas há uma carne de homens, outra carne de animais e outra carne de pássaros e outra de peixe. ”
  • 1 Cor. 15:40, corpos celestes e terrestres :
  • Celestial: Gênesis 1: 14-19
  • Terrestries: Gênesis 1: 1-5
  • 1 Cor. 15:41 - diferentes glórias do sol , lua , estrelas , ...
  • João 1: 3 - "Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada foi feito."

  • Col. 1: 16,17 - “… Todas as coisas foram criadas por meio dele e para ele. E Ele está diante de todas as coisas, e Nele todas as coisas consistem. ”
  • Efe 3: 9 - “... escondido em Deus, que criou todas as coisas por Jesus Cristo.”
  • Heb. 1: 1-3 - "... através de quem também Ele fez os mundos."
  • 1 Tim. 2: 13-15 - “Porque Adão foi formado primeiro, depois Eva.”
  • 1 João 3:12 - refere-se a Caim e Abel
  • Judas 11 - refere-se a Caim
  • Judas 14 - refere-se a Enoque (7ª geração depois de Adão)
  • Apo 3:14 "... o começo da criação de Deus"
  • 4:11; 10: 6; 14: 7 - Deus como criador de todas as coisas
  • Apo. 17 e 18 em comparação com a primeira Babilônia nos Gênesis 10 e 11
  • Apo 21 e 22 descrevem a criação dos novos céus e nova terra, assim como Gênesis 1 e 2 descrevem a criação do primeiro céu e terra.
  • João 1: 1-3: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada foi feito.
  • Heb. 1:10 , “E: 'Tu, Senhor, no princípio puseste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos.'”
  • 1 João 2:13 : “Escrevo-vos, pais, porque conhecestes aquele que é desde o princípio”.

NT Referências ao Gen. 1-11

  • ROM. 5: 12-19, "... através de um homem, o pecado entrou no mundo e a morte ..."
  • ROM. 8: 18-25 - efeitos de grande maldição na terra
  • 1 Cor. 11: 7-12 - relação entre homem, mulher, criação e Deus
  • 1 Cor. 15: 21-22 - "como em Adão, todos morrem"
  • 1 Cor. 15: 45-46 - “o primeiro homem que Adão se tornou um ser vivo” - referência a Gênesis 2: 7
  • 2 Cor. 11: 3 - "como a serpente enganou Eva"
Publicidade

Referências sobre a Criação no Antigo Testamento

  • Ex. 31:17 (Moisés) “É um sinal entre Mim e os filhos de Israel para sempre, pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra ...” - criação literal de seis dias
  • Jos. 24: 2-4 (Josué) “… seus pais, incluindo Terá, pai de Abraão e pai de Naor,…” - aceita o relato de Gênesis 11 dos ancestrais de Abraão
  • II Reis 19:15 (Ezequias) “Você fez o céu e a terra.” - fala da criação
  • 1 Cron. 1: 1-28 “Adão, Sete, Enoque,…” - repete genealogias de Gênesis 5, 10, 11
  • Nee. 9: 6 (Neemias) “Você criou o céu,… a terra e tudo sobre ela, os mares e tudo o que neles há…” - refere-se à criação
  • Mais referências do OT à criação
  • Jó 9: 5-9; 12:15; 26: 7-13; 31:33; 38: 4-7 (Jó) refere-se à Criação e ao Dilúvio
  • Sal. 8: 3-8 - Deus dando domínio sobre a terra ao homem
  • Sal. 33: 6-9 - atos criativos instantâneos de Deus no começo
  • Sal. 90: 2-3 - criação e queda do homem
  • Sal. 148: 1-5 - refere-se a atos criativos de Deus
  • Sal. 29 e 104 - descreva eventos durante e após o grande dilúvio
  • Prov. 8: 22-31 - refere-se à criação
  • Isaías , Jeremias , Ezequiel , Miquéias , Zacarias

Mais sobre a criação na Bíblia

  • Sal. 8: 3-8: “Quando considero os teus céus, a obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ordenaste,…”
  • Gênesis 2: 1: “Assim foram terminados os céus e a terra, e todo o exército deles”.
  • Gênesis 1:16 : “Deus fez duas grandes luzes: a luz maior para governar o dia, e a luz menor para governar a noite. [Ele fez] as estrelas também. ”
  • Gênesis 1:17 : “Deus os pôs no firmamento dos céus, para iluminar a terra”
  • Deus declarou que sua obra era “boa”, Gênesis 1: 4, 10, 18, 21, 25
  • Deus declarou que Sua obra era “muito boa” no final do sexto dia, Gênesis 1:31
  • Todos os animais conscientes eram comedores de plantas, v. 30
  • Adão e Eva eram comedores de plantadores, v. 29
  • Gênesis 7: 21-22: “E toda a carne morreu que se moveu sobre a terra; ... "
  • O mundo que era então ( 2 Pedro 3: 6 )
  • Águas acima dos firmamentos ( Gn 1: 7 )
  • Firmamento, magreza estendida, céu ( Gn 1: 8 )
  • Sistema do rio edênico ( Gênesis 2: 10-14 )
  • Referência ao rompimento das fontes das profundezas ( Gênesis 7:11 )
  • Nee. 9: 6, “... Tu fizeste o céu, o céu dos céus, com todo o seu exército, ... E tu preservas todos eles. ...
  • Col. 1: 16,17: “Porque por Ele foram criadas todas as coisas que estão no céu e na terra. Todas as coisas foram criadas através dele e para ele. E Ele está diante de todas as coisas, e Nele todas as coisas consistem. ”
  • Heb. 1: 2,3 “… pelo seu Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas, por meio de quem também fez os mundos; sendo o brilho de Sua glória e a imagem expressa de Sua pessoa e sustentando todas as coisas pela palavra de Seu poder, quando Ele tinha por Si ... ”
  • Segunda Lei da Termodinâmica
  • Ps. 102: 25-27: “Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas você resistirá; Sim, todos envelhecerão como uma roupa; Como uma capa, você os mudará, e eles serão mudados. ”
  • É. 51: 6: “Levante os olhos para os céus e observe a terra embaixo. Pois os céus desaparecerão como fumaça, a terra envelhecerá como uma roupa ...
  • 1 Pet. 1: 24-25 “” Toda carne é como erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. A grama murcha e sua flor cai, mas a palavra do Senhor dura para sempre. ”

Estudo Bíblico sobre a Criação do Mundo

Cristo refere-se à Criação

  • Mat. 19: 4-5: “Você não leu que Aquele que os criou no princípio os fez homens e mulheres, e disse 'por esta razão um homem deve deixar seu pai e mãe e se unir a sua esposa e os dois se tornarão uma carne. "
  • Marcos 13:19 - refere-se ao início da criação que Deus criou
  • Confirmado o Dilúvio e Noé: Mateus 24: 37-39
  • Criação confirmada de homens e mulheres no começo: Marcos 10: 6
  • Mat. 24:37 , os dias de Noé como aqueles em que Cristo vem
  • Mat. 24:39 , o dilúvio levou todos eles
  • Lucas 17: 26-27 , o dilúvio veio e destruiu todos eles
  • 1 Pet. 3:20; 2 Pet. 2: 4-5; 3: 5-6 , o mundo naquela época foi destruído, ou seja, Dilúvio global
  • Heb. 11: 7 , ele condenou o mundo

Publicidade

Deus ordenou que a luz existisse por Sua Palavra

  • Gênesis 1: 3-5: “Então Deus disse: 'Haja luz'; e havia luz. ... "
  • 2 Cor. 4: 6 , “Porque é o Deus que ordenou que a luz brilhasse das trevas, que brilhou em nossos corações para dar a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.”
  • Heb. 1: 3 , “e sustentando todas as coisas pela palavra de Seu poder,
  • Heb. 11: 3: “Pela fé entendemos que os mundos foram moldados pela palavra de Deus, de modo que as coisas que são vistas não foram feitas de coisas que são visíveis.

Bíblia : mensagem consistente sobre a criação

  • Gênesis 2: 7 Isa 45:12 Ef 3: 9
  • Gênesis 5: 2 Isa 57:16 Col 1: 16-17
  • Dt 4:32 Mateus 19: 4 2 Pet 1: 3
  • Sal 89:47 1Cor 12:18 Rev 4:11
  • Ne 9: 6 Marcos 10: 6 João 1: 1-3
  • Atos 4:24 1 Cor 8: 6 Hb 11: 3
  • Evolução : acidente casual
  • O Dilúvio - Mundial ou Local?


 

Aproveite este Estudo Bíblico para reuniões e Escola Bíblica Dominical

Entendemos que e ste texto bíblico sobre a criação não representa um documento de ciência natural. A Bíblia não é um livro científico o que o Livro de Gênesis demonstra um Deus é Soberano na criação do mundo numa perspectiva do criacionismo. Confira 3 Momentos da Criação: Jardim do Éden, Adão e Eva. Genêsis 2-3

Referências
(1)Morgan, Rebecca J., "Uma Interpretação de Gênesis 1: 1-2: 3 à Luz das Antigas Tradições do Oriente Próximo e da Ciência Moderna" (2013). Honra College Capstone Experiência / Projetos de Tese. Documento 408. http://digitalcommons.wku.edu/stu_hon_theses/408

(2)http://digitalcommons.spu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1015&context=tow_project

(3) http://www.pathlights.com/Bible-Study-Course/02-Began.pdf

https://absg.adventist.org/pdf.php?file=2022:2Q:TE:PDFs:ETQ222_01.pdf




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)