Pregação sobre Atitude e Ousadia diante de Deus | Hebreus 11
Viver pela fé e ter atitude de confiança, esperança, visão e amor diante de Deus
1. Atitude de confiança
Quando usamos a palavra esperança, geralmente nos referimos a um estado emocional de desejo em nossos corações com relação ao que gostaríamos que acontecesse no futuro, mas não temos certeza de que isso acontecerá. Existe um tipo de esperança que não nos envergonha (Rom. 5.5).No entanto, quando a Bíblia fala de esperança, não se refere a um desejo de um resultado futuro incerto, mas a um desejo de um resultado futuro que seja absolutamente certo.
Com base em nossa confiança nas promessas de Deus, podemos estar totalmente confiantes sobre o resultado. Quando Deus dá ao Seu povo uma promessa para o futuro, e a igreja a agarra, diz-se que essa esperança é a "âncora da alma" (Hb 6:19). Uma âncora é aquela que protege o navio contra deriva sem rumo no mar. As promessas de Deus para amanhã são a âncora para os crentes hoje.
2. Atitude de Esperança
Quando a Bíblia diz que a fé é aquilo que se espera (Hb 11: 1), acreditamos que ela está falando de algo que tem peso ou significado - algo de extremo valor.Porque posso confiar na promessa de Deus para amanhã, há substância na minha esperança; minha esperança não é apenas uma fantasia ou uma projeção de desejos baseada em sonhos ociosos. Pelo contrário, é baseado em algo substantivo.
Abraão creu em Deus.
Ele partiu, sem saber para onde estava indo, viajando para um país e um futuro que nunca tinha visto. (Hb 11:10).
Na sua raiz, é isso que é crer. É crer em Deus. A vida cristã é sobre crer em Deus. Trata-se de viver de acordo com cada palavra que procede de Sua boca (Dt. 8: 3; Mt. 4: 4). É sobre segui-Lo em lugares onde nunca estivemos, em situações que nunca experimentamos, em países que nunca vimos - porque sabemos quem Ele é. Atitude de ousadia.
A peregrinação da vida cristã é uma peregrinação de confiança e crença.
Começa quando Deus gera confiança em nossos corações. No primeiro estágio de nossa experiência cristã, abraçamos Cristo e confiamos nEle para nossa redenção, mas toda a peregrinação do cristão está enraizada e fundamentada nessa confiança, nessa confiança.
Todo o processo é definido por viver em fé (Col. 2: 6). Por isso Deus disse ao profeta Habacuque: "Os justos viverão pela sua fé".
4. Atitude de quem tem visão espiritual
O autor usa uma referência a um dos sentidos do corpo humano através do qual adquirimos conhecimento, o sentido da visão. Essa atitude não se opõe à bíblia, pois o Novo Testamento nos chama a confiar no evangelho não com base em algum salto irracional na escuridão, mas com base no testemunho de testemunhas oculares que relatam nas Escrituras sobre o que elas falam.A Bíblia nunca afirma que devemos pular na escuridão. De fato, a injunção bíblica é que as pessoas saiam das trevas e entrem na luz (cf. João 3:19).
Não se trata de uma atitude cega no sentido de ser arbitrária, extravagante ou uma mera expressão do desejo humano. Se fosse esse o caso, por que o autor de Hebreus diria que a fé é "a evidência de coisas não vistas"?
A idéia é a seguinte: não sei o que o amanhã trará, mas sei que Deus sabe o que o amanhã trará.
4ª Atitude de Amar a Deus e todas as pessoas
“ Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente. Este é o grande e principal mandamento. E um segundo é assim: você deve amar o seu próximo como a si mesmo. ” (Mateus 22: 36-40)
Ore a Deus constantemente. Tome essa atitude.
Na oração, você pode agradecer e adorar a Deus, pedir Sua ajuda, confessar seus pecados e orar pelos outros. “ Não andeis ansiosos por nada, mas em tudo, pela oração e súplica com ação de graças, dêem a conhecer os vossos pedidos a Deus. ”
Leia o Evangelho de João; leia o capítulo um a cada dia. “ Como bebês recém-nascidos, anseie pelo leite puro da palavra, para que por ele cresçam no respeito à salvação ... ” (I Pedro 2: 2) “ Se alguém me ama, guardará a minha palavra ” Jesus em ( João 14:23)
Conclusão
Os justos viverão pela fé. Esta declaração é citada três vezes no Novo Testamento (Rom. 1:17; Gal. 3:11; Heb. 10:38); é um motivo central nos escritos de Paulo. Isso significa que Deus fica satisfeito quando Seu povo vive confiando Nele. Como Jesus em Seu conflito com Satanás no deserto, quando Jesus lembra ao Diabo que o homem não vive apenas de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus ( Mat. 4: 4).Compartilhe nas Redes Sociais!