A Visão em Habacuque 2
Resumo da Visão
- Habacuque 2: 1 Habacuque observa e aguarda a resposta do Senhor.
- Habacuque 2: 2 O Senhor dá a visão clara a Habacuque.
- Habacuque 2: 3 O Senhor promete cumprir a visão clara no tempo designado.
- Habacuque 2: 4 O Senhor enfatiza que pessoas justas viverão pela fé nEle.
Habacuque testemunhou injustiça, violência e maldade na terra. Até pior, Deus parecia estar em silêncio durante tudo isso. Mas Ele pediu a Habacuque que confiasse em Suas promessas.
As ações de Habacuque manifestam sua "firme confiança de que Deus tem ainda mais a falar e fazer, e paciente e persistente esperando e observando aquela palavra e ação divinas."
O profeta fez sua reclamação no capítulo anterior; e agora ele sobe a torre de vigia. Ele olha adiante para a resposta de Deus. Isso, para dizer o mínimo, é respeitoso em nossas relações com o Todo-Poderoso
(Eu irei) vigiar para ver o que Ele falará comigo - os profetas do AT são repetidamente referidos como atalaias de Deus (Jr 6:17; Ezequiel3:17; Ez 33:7; Os. 9:8), vigiando Seu povo e vigiando para receber comunicação dEle para falar com as pessoas que estava vigiando. Suas mensagens como vigia muitas vezes tinham o sentido de dar um aviso ao povo
Visão de Fé
- O justo (aqueles que foram justificados) viverá pela (ou fora) da fé
- Também encontrado em Romanos 1:17 e Hebreus 10:38
Deus convida o profeta a colocar-se em posição de atenta espera para ouvir a resposta que será dada (Habacuque 2:1). A visão que lhe é revelada tem como foco a justiça divina e o juízo que virá sobre aqueles que praticam a injustiça. Deus assegura que, embora demore, o cumprimento da Sua justiça é certo: "Pois a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado; mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará" (Habacuque 2:3).
A visão em Habacuque 2 ensina que a justiça de Deus prevalecerá e que o Seu juízo virá sobre aqueles que praticam a maldade. Deus alerta sobre a arrogância dos ímpios e como sua conduta está destinada a trazer consequências sobre si mesmos. Ao mesmo tempo, o justo deve perseverar na fé e na retidão, confiando na fidelidade de Deus e vivendo de acordo com a Sua vontade (Habacuque 2:4).
A visão funciona quando caminhamos em direção a ela. (Habacuque 2:2)
A. Escreva a visão.
B. Leia a visão.
C. Fale a visão.
- No final, a visão falará, mas no começo você deve falar com a visão.
Primeiro, deveria ser escrito tão grande e claro que até mesmo uma pessoa correndo não poderia deixar de entender. Em segundo lugar, era tão urgente que o leitor se apressaria em espalhar a palavra para outras pessoas. Ambos devem, é claro, caracterizar nosso testemunho de Deus.
A ideia pode ser que "pode executar" significa " executar rapidamente com os olhos. " Em outras palavras, leia a mensagem com facilidade. De qualquer forma, a ideia de correr com a visão registrada em tabuletas sugere que a mensagem é importante e urgente.
A visão ainda é para o tempo designado – Quando é o “tempo designado?”
Observe que Deus sabe quando o tempo designado se concretizará. Essa verdade deve nos confortar. Aquele que é "o Alfa eo Ômega, o princípio e o fim" (Ap 21:6) define o cronograma de "designação" da história mundial (Gl 4:4, cp Mc 1:15, Ef 1:10 =Primeira Vinda do Messias) e só Ele sabe quando o ato final será realizado (Mt 24:36, 37, Mc 13:32 = Segunda Vinda do Messias).
A verdadeira Visão
A visão clara vem de Deus e de Sua Palavra.Se eu escrever minha visão da igreja de Deus, ela precisará ser corrigida e aprovada por Deus.
Não se deixe enganar por seus olhos físicos, este processo exigirá fé e visão espiritual.
Devemos escrever a visão de tal maneira que os filhos de Deus possam realizá-la.
- A certeza da graça de Deus - Habacuque 2: 4b.
- A certeza da glória de Deus - Habacuque 2:14c.
- A certeza do governo de Deus - Habacuque 2:20
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.