10 tipos de Métodos de Crítica Bíblica
- A crítica superior refere-se principalmente a todas as análises / metodologias literárias, exceto a crítica "textual". Isso inclui: Fonte, Forma, Redação, Tradição, Literário, Cultural / Socio-Científico, Canônico, entre outros.
- Crítica Inferior refere-se à “crítica textual”, que trata do estudo de manuscritos para determinar o mais próximo possível a leitura original de uma escrita.
- Crítica Textual : tenta chegar ao texto original comparando e estudando todas as cópias disponíveis
- Crítica à fonte : tenta encontrar a (s) fonte (s) por trás dos documentos existentes. (Por exemplo, Welhausen e a teoria JEDP para o Pentateuco do AT, o Problema Sinóptico no NT).
- Crítica de forma: Salienta a tradição oral e a transmissão por trás dos textos escritos da Bíblia. Ele disseca a Bíblia em pequenos pedaços de tradição. Ele atomiza o texto. Procura encontrar a forma oral original.
- Crítica de redação: estuda a edição do material bíblico por autores individuais dos livros individuais. Ele analisa cada livro como um todo, tentando determinar o objetivo teológico pretendido pelo autor humano em reunir e editar os trechos da tradição. Ele vê os livros da Bíblia como um conjunto, em contraste com a crítica de forma, que examina pequenas partes.
- Crítica à tradição: estuda a história da tradição por trás do texto para ver como a tradição no texto evoluiu para o que existe. Sobrepõe-se à Crítica de Forma e Redação e ao Método Escolar da História das Religiões. >
- Crítica literária: enfatiza a beleza dos textos bíblicos, do ponto de vista estético, olhando para dispositivos retóricos, poesia, narrativa, desenvolvimento de enredo, personagens, componentes estruturais do texto, etc.
- Crítica ao cânone: vê todo o cânone como a limitação e extensão das Escrituras reveladas para a Igreja e tenta interpretar as Escrituras com base na posição de um livro no cânon.
Fonte:
https://evidenceforchristianity.org/images/stories/class_i_biblical_criticism_history.ppt
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.