João 20:29 Bem-aventurados os que não viram e ainda creram.
Introdução:João 20:29. Neste versículo, Jesus disse a Tomé: "Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram". Essas palavras de Jesus nos convidam a uma fé profunda e sincera.
Jesus declarou "Bem-aventurados os que não viram e creram". Ele estava enfatizando que a verdadeira bem-aventurança, a verdadeira felicidade, é alcançada por aqueles que confiam em Deus.
Mas Jesus vai além e nos diz que bem-aventurados os que não viram e ainda creram.
1. Crer nos Milagres!
Após a ressurreição de Jesus, Ele apareceu aos discípulos, mas Tomé não estava presente. Quando os outros discípulos relataram que tinham visto o Senhor, Tomé expressou sua dúvida e declarou que só acreditaria se pudesse ver e tocar nas feridas de Jesus. Foi então que Jesus apareceu novamente e dirigiu essas palavras a Tomé.
Tomé ainda não tinha acreditado na Ressurreição.
Vejamos um homem de Fé. Uma fé que vê o……….desconhecido. Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu. João 4:50. Nem sempre entendemos por que Jesus faz o que faz ou nos pede para fazer certas coisas que ele diz para fazer.
Uma fé que vê……….ALÉM. Sua fé vai além de si mesmo. Chegou a incluir sua família.
Ele viu Jesus como o Salvador. Seu filho foi salvo duas vezes!!!!!
João 20:
Maria Madalena: “Eu vi o Senhor” (18)
Os outros discípulos: “Vimos o Senhor” (25).
Tomé: “Meu Senhor e meu Deus” (28)
2. Crer nas Promessas
Crer nas promessas de Deus é um ato de fé que nos fortalece e nos sustenta. A Bíblia está repleta de promessas poderosas que Deus fez ao Seu povo ao longo da história, muitas dessas promessas são válidas para nós hoje.
Podemos ter confiança absoluta em Suas palavras, pois Ele não falha e não nos desapontará. Hebreus 10:23: "Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel". Este versículo nos lembra que Deus é fiel em cumprir Suas promessas.
Deus é um Deus de Promessas. Você conhece Abraão? Gênesis 12:1-3
Abraão é um exemplo de alguém que creu nas promessas de Deus, mesmo quando as circunstâncias pareciam impossíveis. Ele foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, confiando que Ele era capaz de cumprir o que havia prometido. Romanos 4:20-21: "Diante da promessa de Deus, todavia, não vacilou por incredulidade, antes foi fortificado na fé, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera".
As promessas a Abraão
1. Terra
2. Nação
3. Bênção a Todas as Nações
Abraão exemplifica essa fé. Que você precisa desenvolver.
“O que precisamos não é primariamente informativo, nos dizendo coisas sobre Deus e sobre nós, mas precisamos testemunhar o Senhor
3. Crer no Céu!
Descrito como um paraíso - Lucas 24:43, II Cor. 12:2; Apoc. 2:7. A palavra grega “paradeisos” foi emprestada dos persas e usada na Septuaginta para se referir a um jardim. Lugar de beleza.
A habitação de Deus (Sl 33:13). Uma cidade projetada e construída por Deus - Heb. 11:10
Uma casa com muitos quartos (mansões) - João 14:1-2. Um país melhor- Heb. 11:16
Onde uma inumerável companhia de anjos está reunida. (Hb 12:22). Esta assembléia é descrita pela palavra grega “ paneguris ” como uma reunião com a finalidade de celebrar uma festa pública.
- Um lugar de adoração a Deus - Ap. 22:3
- Um lugar de reencontro-I Tess. 4:17
- Um lugar de descanso - Ap. 14:13
- Um lugar de luz eterna – Ap. 22:5
- Um lugar de perfeita justiça - Ap 22:26
Veja também:
Conclusão
Ser cristão é como pintar uma imagem. Devemos proclamar e descrever Jesus como Senhor que sempre convida o pecador para aceitá-lo'Você consegue ver?
Você pode receber as novidades do evangelho em sua vida?
Seja uma testemunha de Cristo
João 20:29 “Bem-aventurados os que não viram e ainda creram”
Compartilhe essa mensagem com quem não consegue ver. Mostre a luz. Evangelize.
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.