Significado do Nome El Shaddai
Texto Bíblico: Gênesis 17:1
Desenvolvimento: Significado e Aplicação do nome El Shaddai na Bíblia
Introdução
Ao longo da Bíblia Hebraica, Deus revela diferentes nomes para si mesmo para Israel. Esses nomes refletem conceitos teologicamente significativos de quem é Deus. Os nomes os ajudaram e nos ajudam a entender quem é Deus.
Deus tem uma série de nomes diferentes em contextos bíblicos diversos. Conhecendo os nomes de Deus dará força à sua fé para confiar no Senhor como nunca antes! Proclamando Seus nomes fortalecerá seu relacionamento com Deus, bem como sua compreensão bíblica.
1. O Nome El Sahddai
El Shaddai é usado pela primeira vez em Gn 17: 1. Uso na Bíblia: No Antigo Testamento, El Shaddai ocorre 7 vezes. El Shaddai é usado pela primeira vez em Gênesis 17: 1.
O próprio “Shaddai” ocorre 48 vezes nas escrituras. Há versões da Bíblia que traduzem “ElShaddai ”como“ Deus Todo-Poderoso ”.
Significado e derivação: El é outro nome que é traduzido como "Deus" e pode ser usado em conjunto com outras palavras para designar vários aspectos do caráter de Deus.
El Shaddai - Deus Todo-Poderoso, Deus das montanhas, Deus o Todo-Suficiente (denotando firme, alto, sólido)
“ EU SOU El Shaddai. Viva em minha presença, seja perfeito, e eu concederei uma aliança entre mim e você e os tornarei muito numerosos. E Abrão inclinou-se em terra ” Gênesis 17:2-3
“ E os servos do rei da Síria lhe disseram: “ Os deuses deles são deuses das colinas, e por isso eram mais fortes do que nós. Mas vamos lutar contra eles na planície, e certamente seremos mais fortes do que eles. ” 1 Reis 20:23
Deus diz “Eu sou El-Shaddai” ou “Eu sou o Deus Todo-Poderoso”. O nome “El-Shaddai ”comunica o poder e a soberania de Deus. Deus é todo poderoso, e tudo está de acordo com seu propósito e plano.
O Deus todo-suficiente do Poderoso. É uma expressão que reflete na força de Deus, majestade e poder. Geralmente é traduzido como: Deus Todo-Poderoso. “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo habitará à sombra do Todo-Poderoso”. (Salmo 91:1)
A onipotência significa que Deus é capaz de fazer toda a Sua santa vontade.
Deus pode fazer qualquer coisa que esteja em harmonia com Seus outros atributos - Gênesis 18: 10-14, Jeremias 32: 15-17, Mateus 19:26
O poder de Deus é ilimitado
Os propósitos de Deus nunca são frustrados, pois Ele tem o poder de realizar Sua vontade
Apocalipse 19: 6
Gênesis 18:14
Mateus 19:26
Isaías 44:26
Jeremias 32:17
2. Outras Aplicações na Bíblia
Outra palavra muito parecida com Shaddai, do qual muitos acreditam que derivou, é shad, que significa "peito" em hebraico. Conectado com a palavra para Deus, El, isso denota um Deus que livremente dá nutrição e benção, Ele é o nosso sustentador.
Outras referências do nome El Shaddai no Antigo Testamento: Gn 17: 1; Gn 28: 3; Gênesis 35:11; Gen43:14; Gn 48: 3.
É o nome pelo qual os patriarcas conheceram a Deus. Como mais tarde explicou a Moisés: “Eu apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como Deus Todo-poderoso ”(Êxodo 6: 3). É o nome que é usado cerca de trinta vezes em Jó para encorajarde2 7 aquele homem em meio a suas provações. Aqui em Gênesis, o nome ocorre regularmente com a promessa divina de descendentes (17: 1-2; 28: 3; 35:11; 48: 3-4).
Veja também
3. O uso indevido dos nomes de Deus
Blasfêmia - atribuir o mal a Deus ou equiparar um ser humano pecaminoso a Deus ou usar o nome de Deus como uma vulgaridade Levítico 24: 11,16 Apocalipse 16: 9
Profanado: por conduta imoral, maus exemplos Levítico 18:21, 19; 12, 20: 3, 21: 4-6, 21: 9, Hebreus 12:16
Vaidade - usar o nome de Deus levianamente, como para fazer um juramento ou voto que você não tem intenção de cumprir. Êxodo 2: 7, Deuteronômio 5:11
Oculto - usar os nomes de Deus para fins mágicos ou ocultos
Profanação - dar a glória de Deus a outro Isaías 48:11, Jeremias 7:30, Ezequiel 20; 39, 43: 4-9
Conclusão
Santificar o nome de Deus é considerá-lo com completa adoração e admiração. O nome de Deus é de extrema importância (Nee 9:5); portanto, devemos reservar-se uma posição de grande significado em nossas mentes e corações. Nós nunca devemos tomar seu nome em vão (Exd 20:7; Lev 22:32), mas sempre alegrar-se nele e pensar profundamente sobre o seu verdadeiro significado.Fonte:
http://peacecw.org/Sermons/archive
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.