Pregação: 3 Faces da Ceia do Senhor
Introdução: A maior parte do que sabemos sobre a Ceia do Senhor vem de dois principais lugares da Bíblia. Um está em 1 Coríntios 11: 23-32. O outro é encontrado nos Evangelhos. Mateus, Marcos e Lucas nos dão detalhes sobre o que as pessoas costumam chamar de "a última ceia".
A Ceia do Senhor deve ser um momento de grande alegria para todos os cristãos. isto é a mesa do Senhor. Só ele tem o direito de convidar alguém para comer com ele.
1. A Ceia do Senhor É uma ordenança.
A Ceia do Senhor é uma ordenança porque foi instituída diretamente por Jesus para ser observada pela Sua igreja. É um mandamento dado por Ele para que os discípulos de todas as gerações se reúnam e comam do pão e bebam do cálice em Sua memória. É uma expressão tangível de comunhão com Cristo e com os irmãos na fé.
A Bíblia diz que durante a primeira comunhão, o Senhor Jesus, na noite em que Ele foi traído, pegou o pão e partiu. Em um ato muito simples, Ele pegou pão e tomou vinho e deu ao discípulos. Quando tomamos a Ceia do Senhor não a transformamos em uma grande ritual. Apenas observamos a ordenança de Cristo.
Ceia do Senhor é uma ordenança sagrada e significativa na vida da igreja. É um momento de lembrança, gratidão, renovação e comunhão. Que possamos participar dessa ordenança com reverência, discernindo o corpo do Senhor e vivendo em união e amor uns com os outros.
Publicidade
“ E ele pegou o pão, deu graças e quebrou, e deu a eles, dizendo: 'Este é o meu corpo dado para você; faça isso em memória de mim. '”Lucas 22:19 Todo o propósito da Ceia do Senhor é que lembremos o que Jesus fez na Cruz.
Publicidade
“ Da mesma forma, depois da ceia, ele tomou o cálice, dizendo: 'Este cálice é o novo aliança no meu sangue, que é derramada por você. '”Lucas 22:20
2. A Ceia do Senhor É um lembrete.
1 Coríntios 11:23-25 cita o Senhor Jesus chamando Sua Igreja para seguir Seu exemplo de pegar o pão e o cálice com a frase “fazei isto em memória de Mim." Cristo instituiu esta prática em Mateus 26:26-29 e por causa do comando “faça isso”, não é opcional para o cristão. Também é uma prática estabelecida pela autoridade de Cristo, não pela igreja.
Somos chamados a lembrar do sacrifício de Jesus na cruz, onde Ele deu o Seu corpo e derramou o Seu sangue para a remissão dos nossos pecados. É um momento de profunda gratidão e adoração, reconhecendo a obra redentora de Cristo em nossa vida.
A Ceia do Senhor é simbólica e representa a morte de Cristo para nossa lembrança, tanto quanto os memoriais no Antigo Testamento fizeram com que Israel se lembrasse da obra de Deus em seunome (Josué 22:9-16)
3. A Ceia do Senhor É um símbolo.
Os elementos pão e vinho são claramente simbólicos. Nosso Salvador simplesmente tomou o pão ázimo e vinho da ceia da Páscoa e os usou como elementos a serem usados na comunhão, para simbolizar Seu corpo e sangue
Quando Jesus disse que este pão é meu corpo e este cálice é meu sangue, ele não quis dizer isso literalmente. Quando Ele disse isso, ainda não tinha ido à cruz. Ele não tinha morrido ainda. Obviamente, Ele está falando de um símbolo, não de Seu sangue real.
Jesus disse uma vez: "Eu sou a porta". Isso significa que Ele é um pedaço de madeira? Ele disse: "Eu sou o pão da vida. ”Isso significa que Ele é um pão? Não. Ele está dando simbolismo.
Veja também
- Em Memória de Mim: 3 Coisas para Lembrarmos na Ceia ! 1Coríntios 11:23-25
- Lembrem-se de Mim 1 Coríntios 11
- A Ceia do Senhor: Domínio, Ambiente e Elementos 1 Coríntios 11:23
Conclusão
A Ceia do Senhor é uma declaração de fé. “Sempre que você come este pão e bebe este cálice, proclama a morte do Senhor até ele vem."1 Coríntios 11:26 Quando você toma a Ceia do Senhor, está pregando um sermão. Nós olhamos para a cruz. Estamos ansiosos pelo fato de que Jesus está voltando - e Ele diz que faça isso até que Ele volte. Jesus não ficou morto. Ele está voltando novamente.Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.