Pregação sobre Davi e Golias: Ele decidiu enfrentar! E você? 1 Sam 17
Introdução: Segundo o texto da Bíblia que relata a história de Davi e Golias ao chegar no acampamento, Davi viu a situação e ouviu o "desafio" de Golias 1 Sam 17:20-24, mas Eliabe (filho mais velho de Jessé) repreende Davi, chamando-o de "insolente" v. 28 ele sugere que Davi era "negligente" v. 28. Aquela voz que sempre quer nos desanimar.
Davi tem uma reação completamente diferente dos soldados; ele fica boquiaberto de espanto com a reação deles e imediatamente pergunta o que está acontecendo.
Conforme é explicado a ele, ele descobre que Saul está tão desesperado para que alguém vá e lute contra o gigante que ele oferece todos os tipos de incentivos financeiros - v25 !
Mas nem mesmo a oferta de casamento com a princesa, enorme riqueza e isenções de impostos para toda a família por toda a vida tentarão alguém a se voluntariar para o que eles pensam ser uma certa missão suicida - e uma que os escreveria na história como o homem que custou os israelitas sua liberdade pelos próximos anos.
Aqui vemos a batalha épica de todos os tempos... dois indivíduos se enfrentando, David com o que parecem ser probabilidades imbatíveis.. (1 Sam. 17:33)
De um lado, Golias, homem adulto (e mais um pouco), força física incomparável, totalmente armado com um capacete, armadura, lança e uma espada, escudo e portador de escudo, ele era um campeão de batalha experiente, confiante e seguro de si
Do outro, Davi, jovem, inexperiente (nunca viu ação em um campo de batalha), não fisicamente grande ou forte o suficiente para ostentar até mesmo uma armadura de homem adulto médio e sai armado apenas com uma tipoia.
Mas Davi decidiu lutar...
1. Em uma Batalha como Davi e Golias é preciso tomar uma decisão 1 Sam 17:17-30
Saul ouviu falar das perguntas de Davi e o chamou v. 31 e Davi "tranquilizou" o rei e se ofereceu para lutar contra Golias v. 32.
Davi viveu com o Deus vivo toda a sua vida.
- Ele esteve nas colinas, observando as ovelhas, olhando para o céu refletindo sobre a maravilha da criação de Deus.
- Ele buscou a ajuda de Deus repetidas vezes quando se deparou com animais selvagens, leões e ursos, que ameaçaram suas ovelhas.
- E ele viu como Deus o protegeu e lhe deu a vitória sobre aqueles animais selvagens.
Então ele olha para aquele filisteu gigante do outro lado do vale e vê apenas outro homem que se opõe a Deus e que no final morrerá nas mãos de Deus' 1 .
Davi decidiu lutar. E você? Faça como Davi.
No entanto Saul rejeitou a “oferta” de Davi v. 33 pois era apenas um jovem e Golias fora um guerreiro "desde a juventude".
Algumas pessoas não acreditam em você? Deus acredita!
Algumas pessoas não acreditam em você? Deus acredita!
Perceba que a fé de Davi contrasta com a incredulidade de Saul, mas Davi não desiste e a resposta de Davi a Saul vv. 34-37a é de que essa não seria sua primeira "batalha". Como pastor, ele defendeu e atacou leões e ursos que tentavam capturar o rebanho. Golias era apenas mais um leão ou urso.
Quantos leões matamos por dia? Se tiver fé em Deus você estará sempre vencendo batalhas.
Publicidade
Publicidade
2. Em uma Batalha como Davi e Golias Você precisa convencer a você e aos outros
Deus o havia libertado do urso e do leão ... Ele o livraria desse "filisteu incircunciso que provocou os exércitos do Deus vivo".... não importa quão bom pastor ele fosse, mas ele estava confiante em Deus
A oferta de Saul a Davi vv. 37b-39:
Então, Saul ficou convencido. Primeiro, ele deseja as bênçãos de Deus para ele. Ele oferece a David sua própria armadura.
Então, Saul ficou convencido. Primeiro, ele deseja as bênçãos de Deus para ele. Ele oferece a David sua própria armadura.
Davi recusou ... ele não podia andar nem o havia usado anteriormente em batalha.
3. Em uma Batalha como Davi e Golias você precisa se preparar 1 Samuel 17:40
Davi se prepara para a batalha v. 40. Ele usará seu armamento "confiável" (o cajado do pastor e seu estilingue). Ele seleciona 5 pedras do riacho.
A verdadeira arma de Davi? Fé = crença e confiança em Deus.
No entanto, Deus ainda espera que reconheçamos nossas próprias responsabilidades Tiago 2: 14-26.
Golias despreza Davi como seu oponente ... ele obviamente foi "insultado" v. 42. Ele desprezou a escolha de armas de Davi ... ele amaldiçoou Davi por seus deuses v. 43. Golias se orgulha de alimentar a carne de Davi aos pássaros e animais v. 44.
Golias despreza Davi como seu oponente ... ele obviamente foi "insultado" v. 42. Ele desprezou a escolha de armas de Davi ... ele amaldiçoou Davi por seus deuses v. 43. Golias se orgulha de alimentar a carne de Davi aos pássaros e animais v. 44.
O inimigo sempre vai procurar te menosprezar, desprezar e ameaçar.
Davi diz a Golias que o derrubará, cortará a cabeça e alimentará a carne dos filisteus aos pássaros e animais v. 46b
Davi enfrenta Golias
Davi tem duas razões motivadoras…
- A Terra inteira saberia que existe apenas 1 Deus ... Jeová, o Senhor Deus de Israel v. 46b
- Esta “assembléia” (Israel) saberia que Deus não livra Seu povo por espada ou lança ... a batalha é Dele e Ele derrotará Seus inimigos v. 47
Eles se aproximam v. 48. Davi coloca uma pedra em seu estilingue e o joga contra Golias ... a pedra afunda na testa de Golias ... o gigante cai morto v. 49, Davi pega a espada do gigante e corta a cabeça. 50-51a
Se vamos enfrentar e vencer gigantes em nossas vidas, devemos começar vendo os gigantes como eles realmente são; Davi viu um Golias enorme e supostamente imbatível de maneira muito diferente de seus colegas israelenses (1 Sam. 17:26).
A arma secreta de Davi: fé; (1 Sam. 17:45-47; 50 “não havia espada na mão de Davi” )
(1 Sam. 17:39) Por que ele deixaria sua armadura em casa? Não precisava de proteção física, desde que Deus estivesse com ele
Os artifícios do homem para vencer nossos gigantes que enfrentamos nos trazem pouco benefício; nos pesa; fornecer nada mais do que uma falsa sensação de segurança ( compare comissão limitada Mat. 10:9-11) ; Desenvolvemos uma falsa sensação de segurança:
a. Saúde
b. Dinheiro
c. posses
d. Habilidades
e. Conexões
f. Tudo isso pode falhar com você; falsa sensação de segurança, mas Deus não falhará!
Davi também sabia que seu Deus não poderia ser derrotado, nem qualquer homem se Deus estivesse do lado daquele homem.
a. Davi seleciona apenas cinco pedras (quantas você teria levado?)
As consequências da batalha entre Davi e Golias vv. 51b-53
A motivação de Davi não era a “recompensa lucrativa” oferecida por Saul v. 25.
Quando os filisteus viram seu campeão cair, ficaram com medo e fugiram do v. 51b. Israel não tem mais medo ... eles perseguem o inimigo em fuga e os matam v. 52.
A Fé de Alguém Pode Ser Contagiosa!
(1 Sam. 15:22) ; Israel aprendeu uma lição valiosa; assim que esse adolescente corado e esquelético derrotou um gigante por meio de sua fé, de repente o exército israelita não vê nada a temer e persegue seu inimigo
Fortalecendo sua fé e mostrando corajosamente aos outros que a fé está trabalhando em você... contagiando os outros ao seu redor.
Veja também
- Como ser confiante para alcançar a vitória como Josué? Josué 1: 7-9
- Deus quer te dar Visões. Ezequiel 1:1
- +100 Temas para Culto da Vitória, com Esboço
Conclusão
O povo de Deus ainda luta contra Golias (oponentes assustadores e intimidadores) Não batalhas físicas ... conflitos espirituais. Ef 6: 10-18.
Nós/você às vezes sofremos da mesma amnésia que esses homens? Esquecer de quem somos e quem somos? Esquecemos o poder, a graça, a majestade e a beleza daquele a quem servimos?
Não somos apenas 'A Igreja', somos a ' igreja de Deus '!
- Você não é apenas um cristão, você é filho de Deus .
- Você tem Deus ao seu lado, trabalhando para você, prometido a você; ele está observando e esperando e fará tudo o que for necessário para o seu bem.
- Você não está sozinho nisso – ele tem um exército de anjos pronto para ajudar se necessário! Isso não é apenas ingênuo, isso é a verdade, o fato da questão.
Não esqueçamos quem somos, o que somos e a quem servimos.
A exortação de Paulo é paralela ao que Davi enfrentou naquele dia em que enfrentou e derrotou Golias. Por suas forças e habilidades, Davi não poderia ter derrotado Golias
Em nossas próprias forças e habilidades, não podemos derrotar as “hostes espirituais da iniquidade” vv. 10-13. Davi viu que a batalha era do Senhor ... ele sabia que era mais forte que armas literais.
Também devemos aceitar que a batalha é do Senhor e nos armar com o que Deus fornece "... na força de Seu poder" v. 10
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.