Estudo sobre o Versículo em Tudo Dai Graças - 1 Tessalonicenses 5: 16–24
1 Tessalonicenses 5: 16–24 destaca os ensinamentos de Paulo que a resposta do cristão ao amor de Deus em Cristo é regozijar-se, orar e dar graças (1 Tess. 5: 16-18) .
Tessalônica era um porto estratégico e capital da província romana de Macedônia.
Era uma cidade próspera de talvez 200.000 habitantes quando o apóstolo Paulo chegou lá em sua segunda jornada missionária. Ele argumentou na sinagoga e vários tementes a Deus responderam rapidamente (Atos 17:10). Isso resultou em uma multidão sendo formado para se opor a Paulo e Silas e eles logo partem da cidade.
Paulo depois enviou Timóteo para ministrar em Tessalônica e Timóteo enviou de volta a Paulo um bom relatório sobre os crentes lá. Paulo respondeu com esta carta provavelmente escrita por volta de 51 dC
Que diferença uma palavra pode fazer?
Quando lemos este versículo, muitos de nós não interpretamos para agradecer por tudo.
E se, em vez de ler o que achamos que diz, lemos o que realmente existe: em tudo, dai graças.
Em tudo, não por tudo. E não, dar graças apenas por boas coisas, mas dar graças pelo mal, dar graças em nossos tempos de provação, nossos tempos de dor. Todos são a maneira de Deus nos refinar em Seu fogo, nos aproximar de nós. Ele através de Seu Filho e do Espírito Santo.
Publicidade
Para quem esta passagem está escrita?
Esta passagem existe no final de uma carta à Igreja. Estes versos são escritos para os cristãos.
Os sete primeiros versos são lei. Eles ensinam a Igreja a viver sua fé. É claro que eles convencerão os cristãos de que nós não estamos vivendo de acordo com a vontade de Deus para nós.
Ao mesmo tempo, esta passagem nos instrui sobre a vontade de Deus para nosso viver em Cristo. Como crentes batizados, sempre nos regozijamos, oramos continuamente, agradecemos em todas as circunstâncias, etc
Nossos agradecimentos ou a falta deles não devem ser uma resposta ao nosso presente circunstâncias, mas para a vida futura que Deus planejou para nós.
Ele tem algo que precisamos aprender com cada provação, toda alegria. Nossas vidas devem ser uma celebração contínua de agradecimento e louvor por tudo que Deus nos deu; bom ou ruim. Este caminho levará a uma sensação de alegria e paz isso só pode ser encontrado no pai. É a vontade de Deus
Em tudo dai graças, isso significa tudo - bom, ruim e indiferente
As cartas aos tessalonicenses estavam cheias de referências à nossa esperança em Cristo e nossa firmeza na vida como resultado dessa esperança.
Paulo concluiu esta primeira carta com instruções para uma vida santa, que inclui um chamado para viver uma vida de confiança e Ação de graças.
Existem apenas duas maneiras de encarar a vida: a maneira natural de reclamar, murmurar e resmungando; a outra maneira é: " Em tudo, dai graças " - "contar toda a alegria quando você cair em várias provações (Tiago 1: 2) - “regozije-se cada vez mais” (1 Tessalonicenses 5:16)
É a coisa mais fácil do mundo reclamar. Nós reclamamos do clima, uma vizinho, chefe, nossa esposa ou marido, filhos, pais etc. Deus nos ordena: em tudo dai graças.
A gratidão é uma marca de maturidade. A ingratidão é uma marca de imaturidade.
Nós devemos "dar graças ”em todas as coisas. A Palavra de Deus nos diz: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus.a seu respeito ”(1 Tessalonicenses 5:18).
Dar graças significa expressar gratidão; um reconhecimento feito para expressar um sentimento de favor ou bondade recebido.
Deus é bom em todos os momentos e em todas as circunstâncias. Ele é digno de nossa contínua ação de graças e louvor.
Quem? Como é o caso de todas as Escrituras, Deus é o personagem central. Ele é o Deus soberano de toda a criação. Ele é todo amoroso, onipotente, onisciente. Nada O frustra ou escapa à sua atenção. Podemos confiar nele completamente, descansar nele e agradecer-lhe.
Estudo da Palavra
• “agradeça” - ser grato; expressar gratidão
• “em” - um ponto ou posição fixa no local ou hora
• “todas as circunstâncias” - completamente, tudo
• “pois esta é a vontade de Deus” - desejo, escolha, propósito. É a disposição graciosa de Deus em nossa direção. (Ver também 1 Tes 4: 3)
• "para você" - continuamente em direção a você
• "em Cristo Jesus" - na esfera de Cristo.
Veja também:
Conclusão
1. Seja sempre alegre
2. Orar continuamente
3. Agradeça em todas as circunstâncias
Fontes
http://www.newhopeministrycc.org/SeminarGradPkts/Packet3/StudyonRejoicePkt3.pdf
https://files.lcms.org/wl/?id=TWJbok7Igiwjt2FA14F7PTh9wpQz07G2
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.