Publicidade

Pregação sobre Acepção de Pessoas: Amar como Jesus mandou Tiago 2:8,9

Pregação sobre Jesus Te Ama. Tu amas Cristo?

  • Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. Tiago 2:9
  • E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Atos 10:34

Tiago nos adverte sobre a tendência humana de mostrar favoritismo com base em critérios externos, como aparência, riqueza ou posição social. No entanto, como seguidores de Jesus, somos chamados a amar todos os nossos semelhantes, independentemente de sua aparência, origem étnica, status social ou qualquer outra diferença superficial. Jesus nos ensinou a amar nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39), o que inclui amar a todos indiscriminadamente.
    

1. Deus não há acepção de pessoas. Romanos 2:11


Muitas pessoas gostam do status – elas se sentem confortáveis. Resistem à diferentes.  Palavras erradas podem confundir a mensagem. Vivem com uma Pré-ocupação do pensamento. Mente fechada e  preconceito.

Qualquer pessoa que se sinta superior a outro ser humano com base em raça, cor, etnia, tribo, QI, riqueza, poder ou status simplesmente não entende a palavra de Deus. Algumas escrituras serão suficientes para esclarecer o ponto: Gênesis 1:27 Deut. 10:17 Mal. 2: 10a  Marcos 12: 30-31 

Porque para com Deus não há acepção de pessoas. Romanos 2:11 ... não há parcialidade com Deus.

Nunca se veja como melhor do que qualquer outra pessoa. Na verdade, preciso considerá-los mais do que eu mesmo!

Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; Atos 10:34

Publicidade

2. Se você ama Jesus, você ama ao próximo e não há acepção de pessoas

A acepção de pessoas é contrária ao coração de Deus. Ela desvaloriza o indivíduo e promove divisões e preconceitos. Quando mostramos favoritismo, estamos indo contra o mandamento de amar o próximo como a nós mesmos. Tiago destaca que, ao mostrarmos acepção de pessoas, estamos cometendo pecado e nos tornamos juízes com critérios injustos.

Várias vezes em seu último discurso, Jesus deu o Comando " Amar um ao outro ". E se pularmos até o fim do evangelho de João, encontramos palavras que Jesus dirigiu a Pedro:

João 21:16  - Simão, filho de Jonas, se você me ama, apascente minhas ovelhas.

Nesta passagem, Jesus mostrou a Pedro que o amor a Cristo é manifestado pelo cuidado com os outros. Jesus falou em pastorear suas ovelhas. É o trabalho de um pastor: cuidar, nutrir, proteger. 

O amor nos pede para sentir-se preocupado com os outros, buscar seu bem-estar.
Desde o início, quando Deus comunicou sua vontade aos homens, houve apenas dois mandamentos: ame a Deus. Amar os outros .

No Novo Testamento, lemos que os crentes ajudaram a assembleias ameaçadas pela fome. Em Atos 6 e 1 Timóteo 5, ajudou e alimentou as viúvas. Paulo freqüentemente agradece igrejas que têm pago pelo transporte e despesas dos missionários. O dinheiro deles foi colocado serviço e cuidados pessoais . De certa forma, a igreja estava trabalhando somam um mútuo para apoiar um ao outro.

Mesmo nos dez mandamentos, descobrimos que o primeiro fala de amor a Deus e este último fala de amor a outros.
Um dia antes de sua crucificação, Jesus ordenou a seus discípulos novamente
" Aqui está o meu mandamento: amem-se como eu os amei. "

3. Se você ama Jesus, você tem paixão pelas almas

Somos salvos por nossa fé em Cristo e pelo que ele realizou no atravessar. Mas ter apenas a verdadeira doutrina não garante e João nos dá várias provas.

Uma verdadeira doutrina, um verdadeiro amor a Deus, uma verdadeira salvação, uma vida
transformada pelo Espírito Santo todas essas verdades internas e aparecem espirituais, são tornadas visíveis pelo amor. O cristão autêntico se manifesta por seu amor pelas almas.

Conclusão

Não torcerás a justiça, não farás acepção de pessoas ...Deuteronômio 16:19. O Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas. Efésios 6:9

Deus não faz acepção de pessoas
  • Pedro experimentou isso (Atos 10:34-43)
  • Lembra os irmãos no “conselho” (Atos 15:9)
  • Ele é o Deus de judeus e gentios (Romanos 3:29)
  • Ele é o Senhor de todos (Romanos 10:12)
  • Ele chama todos para a salvação (Romanos 9:24)
  • Deus não reconhece diferenças físicas quando se trata de salvação (Gálatas 3:26-29)

Aqui está um amor concreto. Se você disser "Sim, eu amo Jesus, a verdade disso o amor será manifestado pelo amor por seus irmãos e irmãs Cristo e pelas almas perdidas. 

Apenas duas leis! Por esses dois mandamentos, podemos governar o mundo todo. E nesta epístola  João nos diz que, de fato, esses dois mandamentos são apenas um. Deus amou o mundo que deu o seu único filho (João 3:16). Amor sacrificial, amor ativo, amor concreto.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)