Introdução: Em tempos de grande tristeza, as pessoas geralmente ficam distantes porque elas nem sempre sabem como reagir.
Muitas coisas na vida - sofrimento, luto, decepção, solidão - podem trazer tristeza, até mesmo desespero. Nesses momentos, você pode se perguntar: "Onde posso pedir ajuda?"
O Senhor está perto daqueles que estão desanimados; ele salva aqueles que perderam toda a esperança. (Salmo 34:18).
Ele enxugará todas as lágrimas dos olhos. Na eternidade não haverá mais morte, nem mais tristeza, choro ou dor. As coisas antigas desapareceram. (Apocalipse 21: 4).
É encorajador saber que é nesses momentos de muita dor que Deus deseja nos abordar para nos confortar e nos proteger da dor que nos aflige.
Quem é cristão há anos sabe que isso é verdade. No entanto, precisamos que essa verdade seja dita para nós, pois é tão fácil esquecer que Deus tem um plano mesmo nos tempos difíceis!
Na aflição, o conforto vem de Deus: Uma Palavra de Consoladora
1. O conforto vem quando deixamos de pensar nossa tristeza.
Naomi pensou mais em suas enteadas do que em si mesma. Ela queria ter certeza de que Rute e Orpa encontrariam a felicidade. Estar interessado nas necessidades dos outros nos ajuda a ter uma maior perspectiva.
Publicidade
Publicidade
Uma mensagem bíblica de conforto, como as palavras do apóstolo Paulo encontradas em 2 Coríntios 1: 3, 4 apontam para uma fonte inesgotável de consolo - Jeová Deus.
Em tempos de pesar e tristeza, podemos encontrar conforto e esperança na Palavra de Deus. Deus abençoa aquelas pessoas que sofrem. Nele elas vão encontrar conforto! (Mateus 5: 4). Não pense no Problema, pense nas coisas de Deus.
Em momentos como estes de certa forma somos fracos, mas uma palavra de conforto espiritual do Espírito vem nos ajudar. Por exemplo, quando não sabemos por quem orar, o Espírito intercede por nós de maneiras que não podem ser expressas em palavras. (Romanos 8:26).
2. O conforto vem quando confortamos os outros
Rute recuperou a alegria porque confortou aqueles que estavam tristes.
Rute queria estar com Naomi. Ela deixou seu país e sua família. Jurou ficar com Noemi (versículos 16-17) e Ela nunca se deixou influenciar pelas ações dos outros ou pelas Partida de Naomi, nem pela decisão de Orpa de voltar para ela família.
Ela se tornou uma mulher rica e respeitável (2.11-12). Sua conduta levou Boaz a se comportar com respeito por ela. Boaz era como um redentor para ela, aquele que redime sua parentes.
Deus quer que nos alcancemos com compaixão sincera, para compartilhar o amor que Ele compartilhou conosco proferindo palavras de conforto.
Jesus Cristo disse em Seu famoso Sermão do Monte Mateus 5: 4 "Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados." e em Mateus 11:28 convida a você: "Venha a mim, todos os cansados e sobrecarregados, e eu lhe darei descanso."
3. O conforto vem na confiança em Deus na provação
Aqueles que confiam em Deus serão consolados na provação (Mateus 5.4).
Deus sabe o que estamos passando. Deus quer que tenhamos fé em sua fidelidade.
Depois de enfrentar “grandes e severos problemas”, o salmista busca alívio e conforto de nosso Deus justo que faz “obras maravilhosas”. Salmos 71:21 diz: “Aumentarás a minha grandeza e confortar-me-ei de todos os lados.”
O apóstolo Paulo escreveu à Igreja de Deus em Corinto em 2 Coríntios 1: 3-4 "...Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que possamos consolar os que estão em dificuldade, com o conforto de que nós mesmos somos consolados por Deus ”.
A Palavra de Deus contém Suas promessas e exemplos do fiel cumprimento dessas promessas e conhecê-la nos dá conforto. Salmos 119: 50. “Este é o meu conforto na minha aflição, porque a tua palavra me deu vida.”
Veja também
- >> Pregação sobre Benção: Os frutos do milagre. Gênesis 25: 19-26: 35
- >> Não Desista! Hebreus 10: 35-39
- >> Jesus: O primeiro e o último Apocalipse 1:17
- >> Livro de Rute: Estudo Bíblico e Resumo, com Esboço
conclusão
Não é porque somos filhos de Deus que não não sofrerá. Como vivemos neste mundo, estamos expostos a muita dor. Infelizmente, não temos a possibilidade para escapar do sofrimento, mas podemos ter certeza de que nesses tempos difíceis Deus estará lá para nos confortar
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.