Os guerreiros oram! Pregação sobre o Salmo 144 Versiculo 1
- Bendito seja o SENHOR, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra; Salmos 144:1
A palavra para "peleja (guerra)" no Salmo 141:1 se refere ao combate corpo a corpo com o inimigo. As mãos de Davi estão preparadas para manejar a espada.
E você está preparado para manejar a Palavra como um obreiro aprovado?
Já a palavra para "batalha" é um termo mais amplo que também pode se referir a lutarà distância, como com arco e flecha (ou, no caso de David, com uma Funda). Davi usaria seus dedos no uso dessas armas. Deus não apenas protege Davi, mas também o prepara para ser o ungido rei guerreiro de Israel.
Além disso o Salmo 144 revela o reconhecimento pela proteção no passado.
A Oração pela libertação do perigo presente a espera de uma resposta favorável e conclui que Felizes são as pessoas de quem o Senhor é Deus!
1. Uma oração inspirada no passado
Louvor pela proteção de Deus. Salmo 144: 1-2. Deus é minha ROCHA, força e Refúgio. Salmo 46: 1 “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro sempre presente na angústia”.
Davi atribui as VITÓRIAS na batalha ao SENHOR. O salmista compôs a salmo recorrendo a vários salmos, especialmente os salmos 18. 1
Ele procurou inspirar nova geração de fiéis com a esperança e a confiança de Davi. Esses refugiados abandonados retornaram a Jerusalém da Babilônia sob a liderança de Neemias e Esdras. Eles enfrentaram enormes desafios. Eles estavam sob constante ameaça cercando poderes hostis e eles enfrentaram a difícil tarefa física de reconstruir Jerusalém.
O salmista procurou inspirar o povo de Deus pela aplicação oportuna da confiança de Davi no Senhor.
Deus é minha FORÇA. Semelhante a uma fortaleza. “Um lugar seguro e inacessível, possivelmente no alto, onde pode habitar ou residir, com foco na segurança e proteção da área.
2. Uma Oração Inspirada no Presente
Palavra hebraica para 'rocha' - tsur. Destaca a estabilidade e proteção de Deus que Ele fornece em batalha.
Em primeiro lugar, louve a Deus em reconhecê-lo como sua única fonte. O Salmo 144: 1 bem conhecido entre os militares.
Você não pode alcançar ou tentar nada sem treinamento. Aprenda a usar armas e que armadura de Deus seja valiosa para você.
Como vou enfrentar uma batalha?
Faça como Davi. Preparado. Maneja bem a Palavra. A vitória não vem de um lugar de luta; vem de se render a Deus Ele prepara nossas mãos para a guerra e nossos dedos para a batalha
Deus é a plataforma de onde eu luto e minha força está Nele. Ele lutará conosco; Essa é a oração do guerreiro.
3. Deus é o comandante
Deus é meu libertador. Salve-me do perigo. Usado 3x no Salmo 18 (18: 3, 44, 49).
O foco de Davi é a batalha. Comparação da capacidade de DEUS com a fraqueza do HOMEM (Salmo 144:3-4)
A batalha não é um pavor para quem teme ao Senhor, que anda na sua luz e que também conhece a sua bondade (versículo 149, 159).
Veja também:
- Quem busca, acha. Jeremias 29:13
- 3 Coisas que Acontecem quando Clamamos a Deus Jeremias 33:3
- +100 Temas para Culto da Vitória, com Esboço
Conclusão
David sabe como sua força veio para combater a boa luta da fé. As mãos mostram capacidade de trabalhar. Nesse parece que é a capacidade de combater os inimigos de Davi, que também são inimigos de Deus.Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.