Os frutos do milagre Gênesis 25: 19-26: 35
Introdução
Em Gênesis 21: 1-7 Sara e Abraão têm um filho, Isaque, na velhice.Algo que parecia impossível! Deus tem uma promessa para cada um de nós, ainda que pareça impossível.
Quando nós olhamos para a Bíblia, vamos descobrir que "bênção" (Hebraico - beraka ) no sentido secular significa apenas presente, dotação.
No Antigo Testamento, ele se refere principalmente aos dons de Deus. As primeiras pessoas foram abençoadas pelo Criador. A bênção de Deus foi identificada com o dom da vida, fertilidade, bem-estar e paz.
I. A bênção de Deus frutifica
A bênção de Deus não é um fim em si mesma, mas tem um propósito maior. Deus nos abençoa para que possamos ser canais de bênçãos para os outros. Ele nos capacita e nos capacita a abençoar os outros com amor, generosidade e serviço. Ao recebermos a bênção de Deus, somos chamados a ser uma bênção para o mundo ao nosso redor. "De graça recebestes, de graça dai." (Mateus 10:8b)
A vida de Abraão é um exemplo poderoso de como a bênção de Deus pode frutificar e abençoar não apenas a ele, mas também a todas as nações do mundo. Sua fé e dedicação a Deus o tornaram um canal de bênção para o mundo. Da mesma forma, Isaque tinha o hábito de meditar e buscar a vontade de Deus para sua vida. Em Gênesis 24:63, vemos como Isaque se aproximava de Deus em busca de direção. Deus deseja fazer milagres em nossas vidas para que possamos frutificar e abençoar aqueles ao nosso redor por meio da Palavra de Deus.
Após a prova da fé e a provisão divina, Deus renovou Suas promessas a Abraão, dizendo que sua descendência seria multiplicada e abençoada abundantemente. Obediência e fé resultaram em bênçãos duradouras e frutíferas para Abraão e sua posteridade. Gênesis 22:17-18 - "Multiplicarei a tua descendência..."
II. A bênção de Deus alcança aqueles que têm fé
Olhemos para a vida e missão de Abraão, um homem de fé exemplar, que entregou sua vida a Deus e se tornou uma bênção para todas as nações do mundo. Através de sua obediência e confiança em Deus, Abraão experimentou o fruto da bênção divina. Assim como Abraão, podemos nos inspirar em sua fé e entregar nossas vidas a Deus, confiando em Seu plano para nós.
A fé é preciosa e é compartilhada com os outros. Assim como a bênção, a fé nos lembra de que não estamos sozinhos, pois Deus cuida de nós. Assim como a luz e o calor do sol são uma bênção para a Terra, a luz de Deus é uma bênção para a humanidade quando Ele ilumina o Seu rosto sobre nós. A bênção é um presente dado por Deus a cada um de nós.
III. Os frutos dos milagres são para a glória de Cristo
Isaque e Jesus são exemplos de filhos da promessa que nasceram por intervenção divina. Enquanto os descendentes físicos de Abraão vieram através de Isaque, os descendentes espirituais vieram através de Jesus. Isaque é um tipo de Cristo, e assim são as bênçãos que Deus quer derramar sobre nossas vidas. Deus deseja que Cristo se manifeste através de nós, para que possamos ser canais de Sua graça, amor e poder neste mundo.
Outros estudos
Conclusão:
Devocional: As bênçãos de Deus são abundantes e maravilhosas em nossa vida. Quando nos dedicamos a Ele, buscando Sua vontade e vivendo pela fé, Ele nos abençoa e nos capacita a sermos instrumentos de bênção para os outros. Que possamos frutificar em todas as áreas de nossa vida, glorificando a Cristo em tudo o que fazemos. Que as bênçãos de Deus nos transformem em luz para o mundo, revelando o amor e a graça de nosso Salvador.
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.