Pregação: 4 Passos para Santificação Tiago 4:4b
Introdução:Tiago chama os crentes para estarem alertas ao perigo de serem espiritualmente amigos do mundo (Tg 4: 4). Em vez disso, o crente deve procurar ser amigo de Cristo - ele deve se submeter a Deus, aproximar-se de Deus, limpar suas mãos e purificar seu coração (vv. 7–8).
...Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4
Como filhos de Deus, precisamos seguir os passos para o processo de santificação, os cristãos devem demonstrar um em seu comportamento - uma atitude que evita o enredamento com o mundo.
Devemos estar sempre orando e jejuando como uma maneira de adorar e nos dedicar ao processo de honrar Deus com nossos corpos.
Pelos menos quatro passos são importantes para o cristão alcançar a santificação
1º Passo Confissão: - 1 Coríntios 6: 19-20 diz:
O Espírito Santo age na santificação. Através da Palavra (João 17:17; Ef 5:26) e nos convencendo do sacrifício da morte de Cristo (1 João 1: 7, Gal 6:14), cabe a ti escolha (Hb 12:14; 2 Timóteo2: 21-22) de entrar em um processo de santificação progressiva.
A santificação como começando na confissão dos pecados, leva a um processo ao longo de nossas vidas. “Sejam santos em toda a sua conduta.” (1 Pedro 1:15)
Você não é seu, pois foi comprado por um preço. Então glorifique a Deus com seu corpo.
A confissão é um dos 4 passos para a santificação. Reconhecemos que nossos corpos não são nossos e que temos a responsabilidade de ser mordomos sábios deles para a adoração a Deus. Para isso devemos reconhecer nosso pecados e confessar a Deus.
Reserve um momento para considerar como você cuida do corpo que Deus lhe deu.
Confesse qualquer pecado que Deus traga à sua mente e comprometa-se a seguir sua orientação.
A confissão nos leva ao segundo passo:
2. Passo a Regeneração (Tito 3: 5)
- Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Tito 3:5
Aqui (o novo nascimento), e a semente incorruptível da Palavra de Deus (1 Pedro 1:23) e do Espírito Santo (João 3: 5-8; Tito 3: 5) desempenham um papel transformação da mente de forma que você possa ver as maravilhas de Deus e o adorá-lo.
Coração que adora. Salmo 139: 14
Às vezes é difícil reconhecer que Deus nos fez como sua imagem.
Nós lutamos com problemas de auto-imagem e olhamos para nós mesmos, e não sentimos que devemos adorar e louvar a Deus. Nosso criador.
O poder do Espírito Santo que santifica nossos corações e é a grande causa da santificação, somos nós que devemos mortificar nossos desejos carnais.
Mas a Bíblia nos diz que Deus pensou muito em como ele nos criou e nos fez exatamente de acordo com seu plano e que ele busca aqueles que adorem em Espírito e verdade.
Tire algum tempo para louvar a Deus apesar de tudo que você possa imaginar. Leia Salmo 139: 1-18 e fale sobre quão importante seu corpo é para Deus.
Às vezes, continuamos com um estilo de vida prejudicial, porque nos preocupamos mais com conforto temporário do que saúde a longo prazo.
Mas a Bíblia nos diz que Deus pensou muito em como ele nos criou e nos fez exatamente de acordo com seu plano e que ele busca aqueles que adorem em Espírito e verdade.
Tire algum tempo para louvar a Deus apesar de tudo que você possa imaginar. Leia Salmo 139: 1-18 e fale sobre quão importante seu corpo é para Deus.
3. Passo a Consagração João 5: 6
Consagrar (ou separar) algo para uso sagrado, como o decreto de Deus que os utensílios em seu serviço no tabernáculo seria santificado com o propósito específico de servir Deus (Ex. 13: 2; 40: 9).
Deixamos de viver uma vida consagrada, separada e dedicada ao Senhor. O Processo de santificação inclui a entrega a Deus.
Humildemente, pedimos a Deus que nos conceda bênçãos ao nos comprometermos com uma vida saudável.
Compartilhe preocupações e ore um pelo outro especificamente.
4. Passo a Renovação Colossenses 3: 5-9
Em Colossenses 3: 5-9, o apóstolo Paulo lista açõesque influem diretamente na nossa santificação: imoralidade, impureza, paixão, desejo maligno, cobiça, raiva, ira, malícia, calúnia e conversa obscena. Cada um desses traços impactam os outros negativamente, em graus variados.
Por outro lado, Paulo pede a vivificação de alguns traços, à medida que (v. 10) “nos revestimos do novo eu, que é o ser renovado em conhecimento segundo a imagem de seu criador. ”
Paulo nos exorta a ter corações compassivos, bondade, humildade, mansidão, paciência e perdão(v. 12)
Agradecemos a Deus pela vida de que desfrutamos e pelo grande trabalho que ele fará em nossas vidas ao buscarmos honrá-lo com nossos corpos.
Veja também
- 3 Metas de Ano Novo para o CrenteTiago 4:15
- A felicidade acima das Circunstâncias Salmo 23
- Pregação sobre Propósito na Vida CristãEfésios 2:10
Conclusão:
Nossa tomada de decisão cresce na santificação conforme nossa vontade será cada vez mais conforme a vontade de nosso Pai celestial.
Descobriremos que é cada vez mais verdade que não amamos as coisas de o mundo (Gálatas 5:22, “amor, alegria, paz, paciência” ), mas deleite-se em fazer a vontade de Deus
Atualizado em 03-09-2021
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.