Publicidade

Livro de Ester: Estudo, Esboço e Resumo

Resumo Bíblico: Livro de Ester.

O que significa Ester?


Título Ester ( rTes]a, 'ester) é um nome persa derivado da palavra persa para "estrela". O significado é adequado, pois Ester é a estrela deste livro que leva seu nome. Seu nome hebraico, Hadassah, significa "murta (-árvore)" ( hS;dæh} cf. 2:7).

O título do livro deriva do personagem principal do livro. O nome persa Ester significa "estrela" para alguns, referindo-se a deusa Ishatar. 

Seu nome hebraico Hadassah significa "murta", que Deus usa como uma ilustração da beleza de Israel quando Ele a redime do exílio (Isa. 55:13). 

Publicidade

Quem escreveu o Livro de Ester?


Há diversas opiniões de estudiosos sobre a autoria. A posição mais segura deve ser admitir que não sabemos.

O relato mostra tantos detalhes da vida persa e judaica que é difícil supor um autor que não fosse judeu e conhecesse bem os costumes persas. 

Alguns sugerem Esdras ou Neemias como autor, mas o vocabulário e o estilo de Ester não combinam com nenhum desses dois livros. Outros sustentam que Mardoqueu escreveu a obra, mas o capítulo 10 implica que sua carreira já havia terminado a menos, é claro, que este capítulo tenha sido adicionado mais tarde. Portanto, ninguém sabe realmente quem escreveu o livro


D ATA : 

Os eventos do livro se encerram em 473 aC , é razoável presumir uma data pouco depois disso – talvez após o reinado de Xerxes (terminando em 464 aC ), mas o mais tardar em 435 aC , quando o palácio de Susa foi destruído pelo fogo, um evento não mencionado em Ester.

Os eventos em Ester acontecem em Susa, a capital da Pérsia, ao longo de uma década entre 483-473 aC .
O rei persa mencionado no livro foi Xerxes I, também conhecido como Assuero, que reinou de 486-464 aC .Banquete de Xerxes' ocorreu em seu 3 rd ano ( 1: 3; 484 aC ) e plano de Hamã contra os judeus começou em seu 12º ano (3: 7; 473 aC ) 

Publicidade

Destinatários : 

Os primeiros leitores de Ester constituíram as comunidades pós-exílicas durante o tempo de Neemias e Malaquias e o período intertestamentário – provavelmente inicialmente na Pérsia, mas logo em Israel, quando o livro foi copiado e distribuído. Estas relações providenciais de Deus em favor deles teriam sido uma tremenda fonte de encorajamento tanto para os judeus na Pérsia como para os judeus que viviam em Israel.

Livro de Ester e o Exílio

Sem Ester, a Escritura permaneceria em silêncio quanto ao estado da maioria dos judeus pós-exílicos que escolheram permanecer na Babilônia quando um pequeno remanescente de seus irmãos retornou à terra.

Os livros de Esdras e Neemias afirmam o cuidado providencial de Deus sobre o pequeno remanescente que retornou, Já o Livro de Ester revela que Deus até graciosamente com os que ficaram.

Ester é o único livro bíblico com a história dos judeus fora da terra durante os tempos dos gentios (586 aC até o retorno de Cristo). Isso pode explicar por que ele aparece como o último livro histórico na Bíblia.

Exegese

Deus reverteu o plano de massacre de Hamã sobre sua própria cabeça através de Mordecai e Ester para que Israel pós-exílio soubesse que ele ainda defende a Aliança Abraâmica.

A razão pela qual o Israel pós-exílio deveria estar comprometido com Deus é porque ele reverteu o plano de massacre de Hamã sobre sua própria cabeça através de Mardoqueu e Ester para cumprir a Aliança Abraâmica.
    I. Ameaça: Deus colocou estrategicamente Mardoqueu e Ester para frustrar a conspiração de Hamã de exterminar os judeus para cumprir a Aliança Abraâmica (Ester 1–4).
        A. Ester substituiu a deposta rainha Vasti como intervenção de Deus para salvar seu povo da aniquilação como nação (1:1–2:18).
        B. A conspiração de Hamã para matar os judeus ocorreu logo depois que Mardoqueu frustrou uma conspiração para assassinar o rei para mostrar Deus protegendo os judeus através de Ester para defender a Aliança Abraâmica (2:19–4:17).
    II. Triunfo: Deus reverteu o plano de massacre de Hamã sobre sua própria cabeça através de Mardoqueu e Ester para cumprir a Aliança Abraâmica (Ester 5–10).
        A. Mardoqueu triunfou sobre Hamã como prova da fidelidade de Deus para com aqueles que o temem (5:1–8:2).
        B. Israel triunfou sobre os seus inimigos e começou a celebrar anualmente a Festa de Purim como prova da fidelidade de Deus à Aliança Abraâmica (8:3–9:32).
        C. O Senhor exaltou Mardoqueu ficando atrás apenas de Xerxes devido à sua preocupação altruísta pelos judeus, o que mostra a bênção de Deus sobre aqueles que buscam o bem-estar dos outros (Ester 10).

Resumo do Livro de Ester

  • (1: 1-22) Rei mau
  • (2: 1-23) Nova Rainha
  • (3: 1-15) Vilão Exaltado
  • (4: 1-5: 8) Herói desavisado
  • (5: 9-7: 10) Justiça Poética
  • (8: 1-10: 3) Reversão Gloriosa

Esboço do Livro de Ester.

I. Uma rainha destronada e uma rainha descoberta, 1: 1-2: 23
A. O grande banquete, 1.1-9
B. A relutância de Vasti em se expor à multidão bêbada, 1:10-12
C. O rebaixamento de Vasti como chefe das esposas, 1.13-22
D. A busca pela nova rainha, 2: 1-4
E. A descoberta e aprovação de Ester, 2: 5-18
A revelação de uma trama de F. Mordecai, 2: 19-23

II. Os esquemas de Hamã contra o povo judeu na Pérsia, 3: 1-7:10
A. O ódio de Hamã por Mardoqueu, 3: 1-6
B. Decreto de Hamã, 3: 7-15
C. Lembrete de C. Mardoqueu a Ester, 4: 1-17
D. Os dois banquetes de Ester, 5: 1-7: 10
1. O primeiro banquete, 5: 1-8
2. O esquema contra Mordecai, 5: 9-14
3. A recompensa de Mordecai e a humilhação de Hamã, 6: 1-14
4. O segundo banquete e o enforcamento de Hamã, 7.1-10

III. A libertação do povo judeu, 8: 1-9: 32
A. Uma reversão real, 8.1-14
B. Alegria entre o povo judeu, 8: 15-17
C. Dois dias de libertação, 9: 1-17
D. A Festa do Purim, 9: 18-32
4. A preeminência de Mardoqueu, 10: 1-3


Ester registra uma história histórica de como uma conspiração para exterminar toda a população judaica é evitada pelas obras providenciais de Deus por meio da judia piedosa, a rainha Ester. 

O relato cita a ameaça aos judeus (Ester 1–4) e o triunfo dos judeus sobre aqueles que ameaçavam sua existência (Ester 5–10). O capítulo 9 celebra a preservação da nação na Festa de Purim – um lembrete anual da fidelidade de Deus em seu favor.

Livro de Ester: Estudo, Esboço e Resumo



Veja também

OBSERVAÇÕES SOBRE ESTER:

POSIÇÃO NA BÍBLIA: 
• 17º livro da Bíblia
• 17º livro no Antigo Testamento
• 12 de 12 livros de história (Josué - Ester)
• 49 livros a seguir.

CAPÍTULOS: 10
VERSOS: 167

O livro de Ester relata uma tentativa de extermínio de judeus durante o exílio. O cenário é o império persa sob o rei Xerxes I, também conhecido como Assuero (hebraico)e Khshayarsha (persa). Ele reinou de 486-465 aC e o próprio livro de Ester cobreo período 483-473 aC É escrito como se fosse um evento passado (1: 2) após a época de Xerxes I, entãodeve ter sido escrito depois de 465 AC, mas antes do fechamento do cânon com Malaquias ao redor425 aC Ele se encaixa cronologicamente entre o sexto e o sétimo capítulos de Esdras 

■ Nenhuma vez o nome de Deus aparece no Livro de Ester.
■ A providência de Deus é abundante ao longo do livro.
■ O período tecnológico do Livro de Ester é de cerca de 10 anos.
■ Ester é dirigida às multidões de judeus que não fizeram retornar à Judéia. Eles permaneceram no exílio voluntário.
■ A providência de Deus é abundante ao longo do livro.
• Ele garante que os feitos de Mardoqueu sejam registrados em os registros do palácio.
• Ele orienta a admissão de Ester na corte do rei.
• Ele orienta o momento das duas festas de Ester.
• Ele está envolvido na insônia de Assuero e na cura ele usa isso.
• Ele vê que os pousios de Haman serão usados ​​em maneira inesperada.
• Ele dá um grande favor a Ester aos olhos do rei.
• Ele produz o novo decreto.
• Ele traz a vitória dos judeus.

■ O Livro de Ester se encaixa entre o sexto e o sétimo capítulos de Esdras, utilizando 10 dos 58 anos durante esse intervalo, e em algum lugar no período de 81 anos entre o retorno liderado por Esdras e aquele liderado por Zorobabel.
■ O Livro de Ester fornece o único retrato bíblico de a maioria dos judeus que permanecem na Pérsia  do que retornar à Judéia.
■ A forca de 75 pés de altura construída por Haman seja comparável a um edifício de 7 andares hoje.
■ A festa judaica de Purim foi iniciada para lembrar as entregas  dos judeus da destruição planejada por Haman.

“... Mas quem sabe se não foi para uma conjuntura como esta que você foi elevada à condição de rainha?” " Ester 4:14 (NAA/SBB)

Citação:
https://biblestudydownloads.org/
Willmington, Harold, "The Chapters of Esther" (2018). Um esboço aliterado para os capítulos da Bíblia . 34  http://digitalcommons.liberty.edu/outline_chapters_bible/34
https://delraybaptist.org/wp-content/uploads/The-Book-of-Esther-Introduction-and-Outline-October-2019.pdf
http://foundationinstitute.org/uploads/classes/Outline_of_Esther.pdf
https://www.fbcaa.org/BibleStudies/outlines/EstherOutline.pdf
S. Barnes




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)