7 Lições que aprendemos com Sofrimento na Bíblia
Introdução:A palavra "aflições", em geral, se refere a todo e qualquer tipo de sofrimento, dor e angústia.
Perseguição, pestes, epidemias, doença, dificuldades financeiras, trauma emocional: tudo isso e muito mais são aflições em potencial que enfrentamos.
A
verdade sobre o sofrimento
• Deus permite o sofrimento (Salmos
66:10-12)
• Deus nos apoia enquanto sofremos (Salmos
66:19-20)
• Deus nos recompensa depois que sofremos (Salmos
66:12)
• A presença de Deus nos dá calma (Isaías 41:10;
Mateus 28:19-20)
• A Providência de Deus nos Dá Conforto
(Romanos 8:28)
1. Lição: O Sofrimento como fonte de motivação
Devemos lembrar que vivemos em um mundo caído.Sofrimento aqui não é a exceção; é a norma. Além disso, Jesus prometeu Seus seguidores sofreriam: “No mundo você terá aflições” (Jo16:33).
No entanto, há algo que preciso lhe dizer o sofrimento não é o fim. Não pare agora. É hora de começar ou recomeçar.
A Bíblia nos ensina em 2 Samuel 12:18-24 que Davi depois de pecar e ser repreendido viu o seu filho morrer, mesmo depois de chorar, orar e jejuar pela vida da criança. Grande dor e sofrimento sentiu.
Os servos de Davi pensaram: Como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria. Davi esperava que Deus tivesse compaixão.
Contudo ao saber da morte Davi levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou e consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher.
Não tem como eliminar a dor sofrida, mas é preciso continuar. Transformar a dor em motivação e consolar os que choram.
Deus te convida a se levantar e seguir adiante.
2. Lição: Os Sofrimentos são testes para você avaliar a sua vida
O sofrimento pode testar a sua força e estrutura (Mt 7: 24-27). Ele pode testar a genuinidade da sua fé (1 Pedro 1: 6-7). Ele pode testar sua motivação e nosso trabalho (1 Cor. 3: 12-15). Ele podem testar seus relacionamentos (Prov. 17:17), mas acima de tudo ele ele pode produzir caráter cristão em nós (Rom. 5: 3-5).Paulo e Silas tomaram muitos açoites e foram lançados na prisão, n o cárcere interior o carcereiro prendeu os seus pés no tronco. Atos 16:23-25
Grande sofrimento sofreram esses homens naquele momento.
Porém como eles terminaram o dia?
A Bíblia diz que perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
Isso mesmo o sofrimento produz um caráter cristão, pois acima de tudo, você ainda pode ser um instrumento para ajudar a outras pessoas a conhecerem Deus e se transformarem.
Depois de um grande acontecimento naquele lugar o carcereiro perguntou: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? Atos 16:30. Ele e sua família foram alcançadas e o mesmo homem anunciou a Paulo e Silas, posteriormente: Os magistrados mandaram que vos soltasse agora, pois, saí e ide em paz. Atos 16:36
3. Lição: Cristo levou sobre si os nossos sofrimentos (Romanos 8:17; Fil.3:10; 1:24).
O sofrimento também pode nos dar uma perspectiva renovada. Em Lucas 7:44, Jesus ensina que aquele a quem muito é perdoado, ama muito. Quando enfrentamos dificuldades, apreciamos mais profundamente a graça e a misericórdia de Deus. A história do rei Josias em 2 Reis 22:19-20 mostra como o sofrimento pode nos levar a buscar a Deus com maior fervor e nos alinhar com Seus caminhos.
4. Lição: Nossos sofrimentos podem destruir o orgulho e produzir paciência e humildade (Dt. 8: 1-5; II
5. Lição: Você não está sozinho
Às vezes, podemos pensar que o sofrimento é um sinal de que Deus nos abandonou.
Noé (Gn 6-8) Jó (Jó 1) Maria (Mateus 1) Paulo (2 Coríntios 11:24-28) Jesus (Mateus 27:46)
No entanto, a Bíblia nos mostra que muitos servos fiéis de Deus enfrentaram sofrimento. O apóstolo Paulo, por exemplo, suportou grande sofrimento em seu ministério (2 Coríntios 11:24-28). E o próprio Jesus, na cruz, clamou: "Eli, Eli, lamá sabactâni?" (Mateus 27:46), expressando uma sensação momentânea de desamparo. O sofrimento não é um sinal de abandono, mas pode ser parte do plano de Deus para nossa santificação.
6. Lição: O Sofrimento Pode ser Usado para a Glória de Deus (Salmos 51:17; Êxodo 14:4, 18; 2 Coríntios 1:3-4)
O sofrimento pode ser usado para manifestar a glória de Deus. Davi, no Salmo 51:17, declara que o coração quebrantado e contrito é aceitável a Deus. Em Êxodo 14, Deus usou a situação aparentemente sem saída do povo de Israel para demonstrar Seu poder. 2 Coríntios 1:3-4 nos assegura que Deus é um Deus de todo conforto, e Ele nos consola para que possamos consolar outros em suas tribulações.
7. Lição. O Sofrimento nos Refina (Salmos 66:10-12)
Em Salmos 66:10-12, o salmista nos lembra que o sofrimento pode ser como um fogo que purifica a prata. Assim como a prata é refinada no calor, nossas vidas são refinadas pelo sofrimento. Ele nos confronta com nossas fraquezas, nos molda e nos transforma em pessoas mais maduras espiritualmente. Em vez de fugir do sofrimento, devemos permitir que ele nos refine, confiando que Deus tem um propósito maior.
Conclusão
Compartilhe nas Redes Sociais!