Publicidade

7 Lições que aprendemos com Sofrimento na Bíblia João 16:33

7 Lições que aprendemos com Sofrimento na Bíblia

Introdução:

A palavra "aflições", em geral, se refere a todo e qualquer tipo de sofrimento, dor e angústia.

Perseguição, pestes, epidemias, doença, dificuldades financeiras, trauma emocional: tudo isso e muito mais são aflições em potencial que enfrentamos.

A verdade sobre o sofrimento
• Deus permite o sofrimento (Salmos 66:10-12)
• Deus nos apoia enquanto sofremos (Salmos 66:19-20)
• Deus nos recompensa depois que sofremos (Salmos 66:12)
• A presença de Deus nos dá calma (Isaías 41:10; Mateus 28:19-20)
• A Providência de Deus nos Dá Conforto (Romanos 8:28)

• A perspectiva de Deus nos dá contexto (2 Reis 22:19-20) 

1. Lição: O Sofrimento como fonte de motivação

Devemos lembrar que vivemos em um mundo caído.

Sofrimento aqui não é a exceção; é a norma. Além disso, Jesus prometeu Seus seguidores sofreriam: “No mundo você terá aflições” (Jo16:33).


No entanto, há algo que preciso lhe dizer o sofrimento não é o fim. Não pare agora. É hora de começar ou recomeçar.

A Bíblia nos ensina em 2 Samuel 12:18-24 que Davi depois de pecar e ser repreendido viu o seu filho morrer, mesmo depois de chorar, orar e jejuar pela vida da criança. Grande dor e sofrimento sentiu.

Os servos de Davi pensaram: Como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria. Davi esperava que Deus tivesse compaixão.

Contudo ao saber da morte Davi levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou e consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher.

Não tem como eliminar a dor sofrida, mas é preciso continuar. Transformar a dor em motivação e consolar os que choram.

Deus te convida a se levantar e seguir adiante.

Publicidade

2. Lição: Os Sofrimentos são testes para você avaliar a sua vida

O sofrimento pode testar a sua força e estrutura (Mt 7: 24-27). Ele pode testar a genuinidade da sua fé (1 Pedro 1: 6-7). Ele pode testar sua motivação e nosso trabalho (1 Cor. 3: 12-15). Ele podem testar seus relacionamentos (Prov. 17:17), mas acima de tudo ele ele pode produzir caráter cristão em nós (Rom. 5: 3-5).

Paulo e Silas tomaram muitos açoites e foram lançados na prisão, n o cárcere interior o carcereiro prendeu os seus pés no tronco. Atos 16:23-25

Grande sofrimento sofreram esses homens naquele momento.

Porém como eles terminaram o dia?

A Bíblia diz que perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.

Isso mesmo o sofrimento produz um caráter cristão, pois acima de tudo, você ainda pode ser um instrumento para ajudar a outras pessoas a conhecerem Deus e se transformarem.

Depois de um grande acontecimento naquele lugar o carcereiro perguntou: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? Atos 16:30. Ele e sua família foram alcançadas e o mesmo homem anunciou a Paulo e Silas, posteriormente: Os magistrados mandaram que vos soltasse agora, pois, saí e ide em paz. Atos 16:36

Estás sofrendo? Ore e cante hinos a Deus.

3. Lição: Cristo levou sobre si os nossos sofrimentos (Romanos 8:17; Fil.3:10; 1:24).

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre... Isaías 53:4

O próprio Cristo nos alerta em João 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Não deixe as dores e sofrimentos paralisarem você. Tenha bom ânimo. Levante-se e caminhe em frente.

O Sofrimento nos Dá Perspectiva (Lucas 7:44; 2 Reis 22:19-20)

O sofrimento também pode nos dar uma perspectiva renovada. Em Lucas 7:44, Jesus ensina que aquele a quem muito é perdoado, ama muito. Quando enfrentamos dificuldades, apreciamos mais profundamente a graça e a misericórdia de Deus. A história do rei Josias em 2 Reis 22:19-20 mostra como o sofrimento pode nos levar a buscar a Deus com maior fervor e nos alinhar com Seus caminhos.


4. Lição: Nossos sofrimentos podem destruir o orgulho e produzir paciência e humildade (Dt. 8: 1-5; II

Cor. 12: 7-10;
Humildade e paciência nos colocam em posição de poder ministrar a outros na
da mesma maneira que Jesus fez. II Coríntios 12: 7-10

José depois de ser vendido por seus irmão e de ficar preso injustamente superou to o sofrimento e se tornou um homem vencedor.

Depois de todo o calvário pelo qual foi submetido, agora forte e poderoso o que ele disse a seus irmãos?

Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Gênesis 45:4,5

José entendeu que para conservação da vida ele passou por todo aquele sofrimento. Não havia espaço para orgulho, vingança ou tristeza, mas era hora de celebrar a vida.


5. Lição: Você não está sozinho


Por serem fiés a Deus Sadraque, Mesaque e Abednego foram lançados em uma Fornalha pelo rei Nabucodonosor.

No entanto o Rei se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.

O Rei disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus. Daniel 3:24,25

>Seja qual for a fornalha que representa o seu sofrimento o Filho de Deus está junto de ti. Ele quer entrar em seu coração.

Às vezes, podemos pensar que o sofrimento é um sinal de que Deus nos abandonou. 

Noé (Gn 6-8) Jó (Jó 1) Maria (Mateus 1) Paulo (2 Coríntios 11:24-28) Jesus (Mateus 27:46)

No entanto, a Bíblia nos mostra que muitos servos fiéis de Deus enfrentaram sofrimento. O apóstolo Paulo, por exemplo, suportou grande sofrimento em seu ministério (2 Coríntios 11:24-28). E o próprio Jesus, na cruz, clamou: "Eli, Eli, lamá sabactâni?" (Mateus 27:46), expressando uma sensação momentânea de desamparo. O sofrimento não é um sinal de abandono, mas pode ser parte do plano de Deus para nossa santificação.

Publicidade

6. Lição: O Sofrimento Pode ser Usado para a Glória de Deus (Salmos 51:17; Êxodo 14:4, 18; 2 Coríntios 1:3-4)

O sofrimento pode ser usado para manifestar a glória de Deus. Davi, no Salmo 51:17, declara que o coração quebrantado e contrito é aceitável a Deus. Em Êxodo 14, Deus usou a situação aparentemente sem saída do povo de Israel para demonstrar Seu poder. 2 Coríntios 1:3-4 nos assegura que Deus é um Deus de todo conforto, e Ele nos consola para que possamos consolar outros em suas tribulações.

7. Lição. O Sofrimento nos Refina (Salmos 66:10-12)

Em Salmos 66:10-12, o salmista nos lembra que o sofrimento pode ser como um fogo que purifica a prata. Assim como a prata é refinada no calor, nossas vidas são refinadas pelo sofrimento. Ele nos confronta com nossas fraquezas, nos molda e nos transforma em pessoas mais maduras espiritualmente. Em vez de fugir do sofrimento, devemos permitir que ele nos refine, confiando que Deus tem um propósito maior.

Conclusão

Hoje estamos vivendo em mundo assolado por uma peste.

Uma Pandemia que assola a humanidade.

Isso significa devemos estar preparados para uma guerra espiritual. Nosso inimigo é implacável e impiedoso, por isso, devemos ser sóbrios e vigilantes em todos as circunstância da vida.

Aprendemos que Deus permite frequentemente "crescimento e mudança". Nós e toda essa sociedade precisa aprender que o foco das nossas vidas deve ser buscar a Deus. As aflições deste mundo não podem nos tirar a vida eterna, a salvação e a Terra Prometida. É hora da igreja mostrar que estamos olhando para Cristo.

Todo louvor ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

É momento de compartilhar o conforto de Deus. II Coríntios 1: 3-7

Amém!




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)