Pregação sobre Pestes: O Abrigo do Altíssimo
Introdução: Deus protege de todo mal aqueles que confiam nEle. Os muitos termos para proteção, abrigo, refúgio são enfatizados no Salmo 91.
Mesmo sabendo que estamos não estamos livres da morte desse corpo. No Salmo 91 aprendemos que o salmista se dirige a nós, encorajando-nos a confiar em Deus, para que nenhum dano venha acontecer conosco (vv. 1-13);. Confiança para vencermos pestes, doenças, chagas, coronavírus, etc.
Ele o colocará acima do perigo. Ele responderá quando você o invocar. Ele estará com você em apuros. Ele vai te honrar. Ele irá satisfazê-lo com uma vida longa e boa. Ele permitirá que você veja e tome posse de Sua salvação
I. A confiança na proteção de Deus
No Salmo 91, o salmista começa declarando que aquele que habita no abrigo do Altíssimo e se refugia à sombra do Todo-Poderoso pode descansar seguro. Versículos 1 e 2 dizem: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei".
Deus responde nos vv. 14-16 do Salmo 91 reforçando as palavras do orador sobre o abrigo do Altíssimo (v. 1). Se os perigos são de demônios ou perigos de peste, guerra e animais selvagens. Ele é o nosso abrigo . . . proteção . . . refúgio e fortaleza.
Deus é o nosso lugar seguro. Mesmo havendo confinamento, quarentena e medo sei que meu refúgio vem do Senhor.
Deus é o nosso lugar seguro. Mesmo havendo confinamento, quarentena e medo sei que meu refúgio vem do Senhor.
II. A promessa de livramento das pragas e perigos
O salmista continua a descrever a proteção de Deus diante de perigos específicos. Versículos 3 e 4 afirmam: "Certamente ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel".
Asas revelam a cobertura da proteção divina, asas abertas de um pássaro (Sls 17.8; 36.8), como as asas dos querubins em ambos os lados da Arca (Êx 25.17-22).
Nos versos 5-6: Deus protege todos de noite e dia, escuridão (quando não há luz) e meio - dia (a luz mais brilhante). Á noite ,talvez um ataque de forças demoníacas (Cântico 3.8). Peste e flagelo também podem ser demônios. 7-9:
Deus livra das armadilhas do mal que levam à destruição v.3(v.3) como um pássaro amoroso, imenso e terno, protegendo sua ninhada v.43. Seja da noite ou ataques durante o dia - Deus protege v.5, você permanecerá intocado v.7. Os anjos do Senhor receberão ordens para proteger os fiéis(vs.11-13)
Deus livra das armadilhas do mal que levam à destruição v.3(v.3) como um pássaro amoroso, imenso e terno, protegendo sua ninhada v.43. Seja da noite ou ataques durante o dia - Deus protege v.5, você permanecerá intocado v.7. Os anjos do Senhor receberão ordens para proteger os fiéis(vs.11-13)
III. A segurança na fidelidade de Deus
O salmo prossegue com mais promessas de livramento e proteção divina. Versículos 9 e 10 afirmam: "Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda".
Mesmo se todos aqueles que não têm a proteção de Deus caírem quem confia em Deus estará seguro. Verso 8: Os ímpios, os que não creem em Deus. 11-12: O “guardião do salmista” anjos ”(Êx 23.20; Sl 34.8; 103.20); possivelmente os protetores contra as forças demoníacas mencionado no vv. 5-6.
O salmo conclui com uma promessa de longevidade e livramento para aqueles que amam a Deus e O conhecem. Versículos 14 e 15 dizem: "Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei e o glorificarei".
Conclusão:
O Salmo 91 nos ensina que podemos confiar na proteção e fidelidade de Deus diante das pragas e perigos que nos cercam. Nossa confiança está naquele que é o Altíssimo, o Todo-Poderoso, o nosso refúgio seguro. Ele nos guarda, nos livra e nos dá segurança em meio às adversidades. Que possamos cultivar uma fé sólida e uma vida de obediência a Deus, confiando plenamente em Suas promessas.
Quando enfrentarmos as tribulações, lembremo-nos de que as pragas não nos alcançarão, pois o Senhor está conosco. Que esse conhecimento nos traga paz, segurança e encorajamento em todas as circunstâncias da vida.
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.