Esboço de Pregação: Você sabe de que lado Jesus está?
O Senhor está do teu lado.
1 - Jesus está do seu lado porque ele não te condena (João 8: 1–11)
Os mestres da lei trouxeram uma mulher a Jesus que havia sido pego cometendo adultério. Os acusadores queriam humilhar a mulher e prender Jesus.Eles trouxeram a mulher para fora em lugar público, pronto para ser apedrejada. Nós vemos que:
Jesus não agiu às pressas, mas permaneceu calmo e no controle de si mesmo.
Jesus não agiu às pressas, mas permaneceu calmo e no controle de si mesmo.
Ele não aprovou o pecado, mas ele estava disposto a enfrentar os poderosos, proteger a mulher e Ele ensinou perdão ao invés de condenação. Ele foi motivado pelo amor e desejo de reconciliação.
Não importa a sua condição. Se você está sendo apedrejado pelos homens ou destruído pelo pecado. Cristo está do seu lado. Condena o pecado, mas perdoa o pecador.
2 - Jesus está do seu lado porque ele te ama
Ele amava seu próximo, o que foi mostrado na maneira como ele tratava pessoas de fora (por exemplo, curar a mulher que estava sangrando em Lucas 8: 40–48).Ele esteve com os pecadores (por exemplo, Zaqueu em Lucas 19: 1–10), tratava as mulheres com dignidade e respeito (por exemplo, Marta e Maria em Lucas 10: 38–42) e amou seus inimigos (Lucas 23:34).
Ele também ensinou outras pessoas a seguirem seu exemplo (Mateus 5–7; Lucas 10: 25–37). Jesus ensina que os mandamentos mais importantes são amar a Deus e amar os seu próximo. Amar a Deus de todo o coração significa ser mudado para se tornar mais parecido com ele e ter seu coração.
Jesus usa a parábola do bom samaritano para mostrar como é esse amor na prática (Lucas 10: 25–37)
Publicidade
3 - Jesus está do seu lado porque ele tem compaixão de ti
Jesus devolveu dignidade e valor àqueles que foram desprezados e marginalizados.Quando olhamos para a vida de Jesus registrado nos evangelhos, vemos que Sua compaixão era uma característica marcante em todos os momentos. Ele se importava profundamente com as pessoas ao Seu redor e Se inclinava para atender às suas necessidades. Essa mesma compaixão está disponível para cada um de nós hoje.
A compaixão de Jesus manifesta-se em cura:
Mateus 14:14 nos diz que, quando Jesus viu uma grande multidão, Ele foi movido de compaixão e curou os enfermos. Sua compaixão o levou a tocar vidas e trazer restauração física, emocional e espiritual. Não importa qual seja a sua condição, Jesus tem compaixão de você e deseja trazer cura e restauração à sua vida.
A compaixão de Jesus manifesta-se em perdão:
Lucas 7:47 fala sobre uma mulher pecadora que expressou profunda gratidão e amor a Jesus. Ele disse a ela: "Os seus muitos pecados estão perdoados, porque ela amou muito". Jesus não apenas perdoou seus pecados, mas também teve compaixão dela e reconheceu sua fé e arrependimento. Da mesma forma, Jesus tem compaixão de nós em nossas fraquezas e pecados, oferecendo-nos perdão e a oportunidade de começar de novo.
A compaixão de Jesus manifesta-se em ensino e orientação:
Marcos 6:34 nos mostra que, quando Jesus viu as multidões, Ele teve compaixão delas e começou a ensinar-lhes muitas coisas. Ele sabia que as pessoas estavam perdidas e necessitadas de orientação espiritual. Jesus está do seu lado, pronto para ensiná-lo e guiá-lo em cada passo do caminho. Ele tem compaixão das suas dúvidas, inquietações e incertezas, e quer iluminar o seu caminho com a Sua sabedoria e amor.
Recomendados:
Conclusão
Jesus foi motivado pelo amor, não pelo poder ou posição. Ele explicou suas ações e as usou para ensinar e desafiar outras pessoas. Ele modelou uma lição de serviço altruísta, mostrando a seus seguidores o caminho que eles são chamados para tomar. Jesus está do seu lado. E você está do lado dele?Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.