Espiritualidade - Pessoa natural vs Espiritual.
- Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14
Segundo o Apóstolo Paulo o “homem natural” (aqueles que não têm o Espírito de Deus) "não percebe as coisas do Espírito de Deus" porque são "discernidas espiritualmente".
O termo usado pelo apóstolo não se refere à descoberta do significado de uma passagem, mas à aplicação do significado para a vida.
O homem natural não pode julgar corretamente as crenças e convicções espirituais do povo de Deus.
Você tem agido como o natural ou o espiritual?
Você consegue entender as promessas de Deus para sua vida?
Precisamos ter a mente de Cristo através do Seu Espírito e através das escrituras para entender as verdades de Deus que Ele nos revelou
1. Conhecer as coisas de Deus como elas são:
O termo γινώσκω ("saber"), usado aqui nos remete a ideia de "abraçar as coisas como elas realmente são".
Assim, o natural não acolhe nem abraça as realidades encontradas no texto bíblico.
A partir da análise do texto, é evidente que a 'pessoa natural é o oposto da 'pessoa espiritual. Qual desses você tem sido?
Agora o ministério do Espírito, no que diz respeito ao discernimento, é ajudar o crente a aplicar, ver o valor, e significado de um texto para sua própria vida, momento e situação.
Isso deve tornar-se um modo de vida.
Deus comunica sua revelação (mistérios ou sabedoria de Deus) através do Espírito de Deus e, portanto, está diretamente envolvido na vida da pessoa espiritual.
2. Conhece a sabedoria de Deus
A pessoa que é espiritual (o cristão) tem o Espírito que lhe revela tudo referente à Palavra de Deus.
Assim, Paulo pode dizer " quem é espiritual avalia todas as coisas (espirituais) ".
Em outras palavras, através da reveladora obra do Espírito, o crente pode conhecer a sabedoria de Deus. Ele pode entender a condição espiritual do incrédulo.
Por outro lado, a pessoa que falta o Espírito não pode compreender a sabedoria de Deus, por causa disso, ele “não está em posição de julgar como'tolo'.
3. Conhece a Doutrina da Salvação
O único juiz que o cristão estará perante é Jesus.
A diferença entre o homem natural e o homem espiritual é principalmente que o homem espiritual fundou sua fé na revelação do Plano de Deus para a Salvação.
Aquele que é continuamente transformado no Espírito de Deus (1 Cor 2:12, através da compreensão - οἶδα) pulsa com a própria mente de Cristo (1 Cor 2:16).
A pessoa espiritual pode discernir o que é e o que não é do evangelho e da salvação, e se um homem realmente prega a verdade de Deus.
Veja também:
Conclusão
A espiritualidade cristã é a diferença entre pessoa natural e espiritual.A pessoa espiritual compreende as 'experiências vividas' através de uma vida de transformação e obediência a Deus.
O Espírito de Deus é o comunicador das coisas espirituais para pessoas espirituais permitindo assim entender os dons que Deus lhes concedeu com a renovação contínua da mente o que facilita a transformação do cristão incompreensível para o incrédulo.
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.