Estudo Bíblico sobre Mateus 6:33 - Buscai Primeiro o Reino de Deus.
É mais do que apenas ter uma consciência de que Deus é o primeiro e maior que as outros coisas.
Em Mateus 6:33, Ele nos diz para "procurar primeiro Seu reino e Sua justiça, e todas as demais coisas serão acrescentadas. "Todas" essas coisas "são as necessidades básicas da vida mencionado nos versículos anteriores.
Significado das palavras em Mateus 6:33 (1)
Grego: zeteita de próton ten basileian [tou theou] kai ten dikaiosunen autou, kai tauta pantaprostethesetai umin.
Buscai (Seek - zeteo ) significa tentar aprender onde algo está ou tentar encontrar como uma busca pelo que está perdido. Buscar no presente contexto fala de um foco único, como quando o olho de alguém é "único" (claro) (Mt 6:22, notas 23)
Primeiro ( próton de protos = líder, principal, proeminente, mais importante) significa primeiro em tempo, lugar, ordem, importância. A palavra primeiro indica a primeira e sempre dominante preocupação de uma pessoa
Reino ( basileia de basileus = um soberano, rei, monarca) denota soberania, poder real, domínio. Basileia também pode referir-se ao território ou povo sobre quem um rei governa.
Justiça ( dikaiosune [estudo de palavras] de dikaios [estudo de palavras]) = ser adequado ou correto no sentido de ser totalmente justificado ou de acordo com o que Deus requer) é a qualidade de ser reto.
Todas ( pas ) significa tudo, sem exceção e no contexto todas "essas coisas", as coisas que "precisamos" (não a ganância) para viver esta vida para oglória de nosso Pai que estás nos céus
Adicionado - Acrescentado ( Prostithemi de prós = ou além + tithemi = put) meios para acrescentar algo a uma quantidade existente. Nós temosalimentos e roupas para hoje, mas Deus adicionará os itens essenciais necessários no futuro, conforme a necessidade surgir.
1. Prioridade: Primeiro devemos buscar o reino de Deus
Mateus 6:33 Esta é a chave para tudo
Reino - significa o domínio de um rei (governante)
O nosso é um reino espiritual - Jo. 18:36, Lc. 17: 20-21
Como vimos o verbo “buscar” implica estar continuamente absorvido em uma busca por algo ou em um esforço árduo e diligente para obtê-lo. Cristo se refere a dois objetos de nossa busca:
Jesus nos ordena a buscar Seu reino. Nossa busca envolve uma escolha. Deus não nos força a procurá-lo. A Bíblia diz que Seu espírito nos atrai (João 6:44), mas Ele não nos força. Ele nos ama primeiro, mas não nos obriga amá-lo. Não podemos buscar a Deus apenas por acidente. A busca deve ser uma escolha deliberada. Você deve ter o coração que diz: “ Abra os olhos do meu coração, Senhor, para que eu O veja.
2. Prioridade: Buscar o reino de Deus requer dedicação
Devemos buscar com zelo que o governo e o poder de Deus sejam demonstrados em nossas vidas e nossas assembléias (igreja local).
Devemos orar para que o reino de Deus venha no grande poder do Espírito Santo para salvar os pecadores, para destruir os demoníacos, para curar os enfermos, para engrandecer o nome do Senhor Jesus.
“ O Reino de Deus é essencialmente a vontade de Deus , onde Deus governa e reina. Existe quando e onde há aceitação voluntária e submissão ao Seu domínio e controle. ”
Lucas 17: 20-21
É presumido que os discípulos de Jesus procuram o reino de Deus e sua justiça.
O foco do comando é ver Deus "primeiro." Esta palavra não se refere ao que vem primeiro na série, ordem ou processo. É o primeiro em prioridade. Buscar primeiro o reino de Deus e sua justiça é ser o mais coisa importante em sua vida. Colocar qualquer coisa à frente de Deus é a pior coisa que você pode Faz. Busque a Deus primeiro em sua família.Dessa maneira, devemos perceber que o premiado Reino de Deus que buscamos não é apenas'festa no céu.
3. Prioridade: Buscar o reino deve ser um objetivo
Nossas vidas geralmente ficam tão ocupadas com as atividades diárias que podemos ficar sem espaço para Deus.Existe a tentação de organizar nossas vidas em torno de nosso individualismo, necessidades ou objetivos. Em algum lugar da lista tentar encontrar um pouco de tempo para Deus aqui e ali. Isto é exatamente o oposto do que Jesus nos instrui a fazer. Buscar primeiro o Reino de Deus deve ser um objetivo.
4. Não se preocupe, busque o Reino de Deus.
Com a ajuda do Espírito Santo, devemos buscar obedecer aos mandamentos de Cristo, possuir Sua justiça, permanecer separados do mundo e manifestar Seu amor para com todos. Portanto, em vez de nos preocuparmos com nossas necessidades e desejos, nossa ambição deve ser buscar primeiro o reino de Deus e Sua justiça, sabendo que, ao fazermos isso, Ele se comprometeu com a fidelidade ao pacto para responder.
Para obter uma lista de " todas essas coisas " a que Jesus se refere, observe o contexto das palavras de Jesus no versos seguintes (Mt 6: 25ss). Jesus está falando sobre comida e roupas e as necessidades da vida, e nos dizendo para não preocupe-se com “estas coisas”, mas antes busque primeiro o Seu Reino, “todas essas coisas” serão adicionadas.
E o que é esse “ reino ” que devemos buscar? Romanos 14:17 nos diz “o reino de Deus não é comida nem bebida; mas justiça, e paz e alegria no Espírito Santo. ” Não é uma questão do que comemos ou bebemos, mas sim de vivendo uma vida de piedade e paz e alegria no Espírito Santo. Coloque Deus em primeiro lugar! Essa frase é um sermão em si! Há nenhum lugar para lealdade dividida ou compromisso indiferente no plano de Deus. Deixe Deus ser o primeiro em sua vida! Coloque Deus em primeiro lugar!
>>A oração é Poder. 1 Reis 18: 36-45
>>A Palavra de Deus nos dá Vitória Mateus 4:1
Conclusão
Esta é a fé em Deus. Se você buscar a Deus primeiro, Deus adicionará tudo de que você precisa. É um questão de fé. Hebreus 11: 6 diz: “E sem fé é impossível agradá-lo, pois quem quer que se aproxime de Deus deve acreditar que ele existe e que recompensa aqueles que o procuram. ” Também é uma questão de foco. A palavra "adicionado" significa colocar ao lado. Se você se concentrar em suas necessidades, nunca as atenderá. Mas se você foco no reino de Deus e sua justiça, Deus colocará o que você precisa ao seu lado. O Salmo 37:25 diz: “Fui jovem e agora sou velho, mas tenho não vi o justo abandonado por seus filhos implorando por pão. ”Compartilhe nas Redes Sociais!