Publicidade

Pregação sobre Salmo 46: Refúgio, presente e exaltado.

Pregação sobre Salmo 46: Refúgio, presente e exaltado.

O salmista quando escreveu o salmo 46 estava enfrentando tempos difíceis. 

Era uma canção cantada em adoração pelos filhos de Corá, um grupo de Levitas, músicos. Foi escrito durante o reinado do rei Ezequias por volta de 700 aC, logo após Jerusalém ser sitiada por um exército assírio. 

No Antigo Testamento, Isaías o profeta registra os eventos perturbadores em Isaías 36,37. 

O salmista sentiu como se estivesse na panela de pressão da vida e não pudesse sair. Portanto, sob a orientação do Espírito Santo, o Salmo 46 nos lembra o que devemos fazer diante de tempos difíceis.

Confiar em Deus que Ele está no controle!

Publicidade
A referência figurativa à presença de Elohim em Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, as santas moradas. Salmos 46 é uma declaração literal da presença e assistência oportuna de Deus que está no meio dela, ela não se abalará; Deus a ajudará quando amanhecer. 46: 5

A presença rejuvenescedora de Deus em Jerusalém 46: 4-5

Embora tudo o mais seja abalado, Sua cidade não. Embora o cenário seja de caos e conflito, Deus está no meio dela e Ele não será abalada. Ele é uma ajuda muito presente em tempos de problemas e a razão pela qual não precisa ter medo. 

A cidade que não será movida é uma cidade eterna. Seus membros são aqueles que residem em Cristo. 

O Salmo 46:5 nos lembra dessa verdade maravilhosa: "Deus está no meio dela; ela não será abalada". 

1.O Salmo 46 é um salmo de confiança

O salmo de confiança começa com a declaração inicial de Deus como “refúgio”. O termo comum “refúgio” ( הסחמ ) é emparelhado com outro termo comum, “força”. A força e o refúgio de Deus são encontrados “nos problemas” (a mesma frase ocorre em Sl 31:8). Porque Deus é refúgio e força, o salmista declara: “Portanto” “não tememos” (ou “não temeremos”). A declaração de confiança que “não tememos” é uma característica frequente dos salmos de confiança. Mas o “portanto” para conectar o “refúgio” providencial de Deus e a confiança do salmista é crucial. O salmista só consegue permanecer confiante por causa da mão protetora de Deus em meio a terríveis ameaças.

46:1–3. O salmista declarou que Deus é o Refúgio ( maḥseh , "abrigo do perigo") e Força dos crentes. Em outras palavras, eles encontram segurança e coragem confiando Nele, que está sempre presente para ajudá -los em seus problemas. Portanto, os santos não precisam temer , mesmo que muitos perigos venham contra eles. A linguagem é hiperbólica, para descrever quão grandes podem ser os perigos que podem vir. Não importa o que aconteça, aqueles confiando nEle estão seguros

2. O Salmo 46 revela a presença de Deus

A primeira estrofe culminou com quatro frases em cascata retratando o mal natural rebelde que ameaça o povo - "quando a terra tremer", “quando as montanhas tremem”, “quando suas águas se enfurecem”, “quando as montanhas se erguem”. A Estrofe responde a isso com uma imagem tranquila da presença protetora de Deus — “Um rio!” O rio simboliza a vontade vivificante e a presença do Criador: “suas correntes fazem alegre a Cidade de Deus, o Altíssimo santifica a sua morada”. A “Cidade de Deus”, é claro, é Jerusalém - a morada escolhida por Deus

O verbo-chave “abalado” - que ocorreu anteriormente no versículo 2 para descrever o mal natural “quando as montanhas tremerem” - é invertido aqui para dizer que a Cidade de Deus“ não será abalada”. Novamente, observe que a confiança do salmista não é autoconfiante .gerado de dentro dos aspectos humanos da cidade, mas é gerado pela presença, providência e proteção de Deus.

Salmo 46:4–5. O salmista observou que a paz de Jerusalém - a cidade de Deus com o lugar santo onde Deus habitou (ou seja, fez Sua presença conhecida) - foi assegurado por Deus . A presença do Senhor era como um rio tranquilo (em contraste com as perigosas torrentes, v. 3). (Cf. Isaías 8:6; 33:21, onde o Senhor é comparado a um rio circundando Sua cidade.) Porque Deus estava dentro dela , a cidade não se pode abalar.

3. Deus será exaltado na terra  Salmo 46:8–11. 


O salmista exortou os santos a observarem os poderosos feitos salvadores de Deus. Essas ações retratam como Deus traz paz ao Seu povo, destruindo armas por toda a terra. O próprio Deus chama o povo a confiar nEle e saber que Ele é Deus , pois será exaltado em todo a terra . Os versículos 8–10, sem dúvida, encorajaram muito o povo de Jerusalém, como o versículo final (v. 11)reitera (cf. v. 7).

A Cidade de Deus que é salva no salmo não é a Jerusalém histórica, mas a Jerusalém do fim dos dias. Só então, no alvorecer da era messiânica, Jerusalém permanecerá sob sólida proteção divina. Alternativamente, espiritualizando Jerusalém enquanto a Jerusalém física foi repetidamente destruída, a Jerusalém espiritual sobreviverá ao longo de todas as gerações.

Pregação sobre Salmo 46: Refúgio, presente e exaltado.
Veja também
  1. Pregação sobre Salmo 23: Por que o Senhor é o meu pastor? 
  2.  5 Exemplos de Fé
  3. 7 Benefícios de Viver uma vida de Confiança em Cristo  

Conclusão


Deus deseja que nos submetamos a ele voluntariamente. O salmista nos convida a rever as obras de Deus através dos séculos. Como ele entregou o tempo ao Seu povo, tanto nas Escrituras como ao longo da história da igreja. Até pense sobre sua própria vida e como Deus tem feito milagres entre nós quando O vimos prover, proteger e livrar-nos. Como devemos responder a este Deus que se mostrou como nosso refúgio, como nosso recurso e como nosso governante?

O Salmo 46:5 nos assegura que Deus está no controle, independentemente das circunstâncias. Ele está presente em meio às aflições, fortalecendo-nos e sustentando-nos. Ele está ao nosso lado, mesmo quando nossa fé é fraca, e nos ajuda a crescer em confiança e dependência d'Ele. E, acima de tudo, Ele é capaz de lidar com o nosso pecado e nos oferecer a salvação através de Jesus Cristo. Que possamos descansar em Sua soberania, confiando que Ele tem o controle de todas as coisas. Que possamos entregar nossas vidas a Ele e viver de acordo com Sua vontade. 




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)