- Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. Lucas 10:36,37
Vá e faça o mesmo! Lucas 10:37
Jesus conta que um homem caiu nas mãos dos salteadores, os quais o deixaram meio morto, moribundo. Um sacerdote vendo-o, passou de largo. Também um levita vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; Lucas 10:30-33
O Samaritano agiu de uma maneira que não correspondia aos códigos de sua cultura ao cuidar do ferido em necessidade ao longo da estrada.
Ele também agiu sem considerar as prescrições de bom senso, se ele sabia das difíceis relações que envolviam seus povos.
Esse é o desafio que Deus tem para você. Vá e faça o mesmo!
1. Caridade: Vá faça o mesmo, como Jesus fez por você
Através de sua morte substitutiva e ressurreição subsequente, Jesus nos resgata da escravidão ao pecado e da sentença de morte isso foi por causa do nosso pecado.
Não apenas isso, mas, sendo o último bom samaritano, Jesus cumpre a lei que não poderíamos, ganhando assim a vida eterna para aquele que nele crê.
Jesus é o grande samaritano, o grande samaritano que diz para você e eu: “Vai e faça o mesmo” (Lucas 10:37). Vá, seja um bom Samaritano para as pessoas que você conhece ao longo da vida.
Vá e anuncie a salvação.
2. Caridade: Vá e faça o mesmo valorizando o próximo
É em passagens como estas que descobrimos que Jesus Cristo, veio não apenas para revelar Deus ao homem, mas também para nos mostrar quem somos, para nos mostrar a verdadeira humanidade.
Deus quer que Seus filhos valorizem toda vida humana do jeito que Ele faz, e o samaritano é um exemplo de homem que está vivendo uma vida verdadeiramente humana.
Hoje vivemos uma discussão como divisões em lados. Cada um quer defender suas posições até mesmo agindo de forma agressiva. Mas o desafio de Cristo é outro.
O samaritano valorizava mais o ferido do que suas roupas que ele usava para atar as feridas do inimigo. Ele valorizava esse moribundo mais do que o caro óleo e vinho, mais do que o dinheiro que gastou, e mais do que sua própria segurança na estrada perigosa.
Ele valorizava esse ser humano como Deus faz, e Jesus nos diz para "ir, e fazer o mesmo" (Lucas 10:37)
3. Caridade: Vá e faça o mesmo quebrando os preconceitos
Foi o samaritano que cruzou o limite, que ignorou a fronteira, que nos mostra o que parece ser o próximo.O Próximo é compassivo, misericordioso e disposto a cobrar um custo pelo bem deoutro - não importa quem é esse outro.
Vá e faça - Jesus diz - ultrapasse o limiar de sua auto-estima.interesse nos impulsos de compaixão que dão vida, humanizam e resgatam.
Somos simultaneamente indiciados e convidados para um mundo sem preconceitos e divisões de qualquer natureza - onde todo mundo é nosso irmão.
Veja também:
>> Aprendendo com Neemias a viver nos dias de Hoje Neemias 2 - 7
>> Aprendendo com Neemias a viver nos dias de Hoje Neemias 2 - 7
>> Ainda que...me alegrarei no Senhor | Habacuque 3:17
Conclusão
A posição padrão quando solicitada a assistência não é pensar em como Justifico recusar me envolver, mas como devo ser o próximo de quem exige minha (nossa?) assistência, em vez de oferecer a duvidosa sugestão de que outra pessoa venha mais tarde e forneça o suporte necessário.Você está disposto a ser o próximo que Jesus pode nos convida a ser?
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.